Bolo Furado de Morango

Depois de ter visto esta receita aqui fiquei ansiosa por experimentar, até que chegou o dia!!! Alterei apenas o sabor do pudim, fiz de morango! Quem provou gostou e eu também, é claro.

Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 chávenas de açúcar
- 2 chávenas de farinha
- 1/2 chávena de óleo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de aroma de baunilha
- 1 litro de leite
- 2 pacotes de pudim de morango
- 8 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar o óleo e o aroma batendo mais um pouco. Misturar o fermento com a farinha e adicionar ao creme, envolver sem bater. Untar com margarina um pirex, deitar a massa do bolo e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.



Enquanto o bolo coze, fazer o pudim de acordo com as instruções da embalagem. Reservar mantendo quente. Assim que o bolo terminar a cozedura, retirar do forno, fazer uns furos por todo o bolo até ao fundo do pirex, com o cabo de uma colher de pau, os furos devem ser largos. Deitar o pudim quente por cima de todo o bolo, de forma a que todos os furos fiquem preenchidos. Deixar arrefecer e servir. Conservar no frio.



É muito, muito bom, mas de um dia para o outro, ainda fica melhor. Experimentem!



Para mais dicas, o melhor mesmo é consultarem o blog de onde retirei a receita. Para a próxima, vou mesmo fazer de chocolate. Obrigado pela partilha!!!
Aproveito também para desejar tudo de bom para 2010 e que venham mais iguarias deliciosas de todos os cantos do Mundo! Beijocas Grandes para todos e Feliz Ano Novo!!!

2010Muito obrigada pela vossa
AMIZADE e
CARINHO!

Porta Chaves Feltro

Aqui está a minha amiga Rosinha!
Um porta chaves, feito por mim, em feltro e bordado à mão.



É simpática a minha Rosinha, não é?

Feliz Natal!!!

Já encontrou esta estrela? Se sim, pode entrar, se não continue a tentar... Aqui está a minha porta de entrada, se chegou até aqui, toque à campainha, para entrar pela porta, porque pela chaminé, não vai conseguir entrar, está protegida contra possíveis invasores!!! Incluindo o Pai Natal, ih! ih! ih!








Ficou bonita a minha porta de entrada, não ficou?



Mas para o ano, vou ter que fazer uma bem maior, quando me veio a ideia só tinha um bocadinho de feltro e tinha que a começar logo a fazer, para não perder a coragem.



Feliz Natal Para Todos

Boas Festas




Com esta simples Estrelinha de Natal, que fiz em feltro para decorar a minha porta de entrada, aproveito para desejar a todos aqueles que têm passado por aqui desde que iniciei esta aventura BOAS FESTAS - Que o Pai Natal deixe no vosso sapatinho aquilo que mais desejarem e que o Menino Jesus encha todos os corações de Amor, Paz e Amizade.

Lulas Estufadas com Massa

Ingredientes:
- lulas
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 tomates pelados
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de azeite
- 1 caldo knorr marisco
- 1 dl de vinho branco
- 1 raminho de coentros
- 200 g de búzios
- sal e pimenta q.b.



Preparação:
Refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Junte o tomate, a massa de pimento, o vinho branco, o caldo de marisco e as lulas cortadas ás rodelas. Tape e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Adicione água na quantidade necessária para cozer a massa, deixe ferver, junte os búzios e rectifique os temperos. Polvilhe generosamente com coentros picados. Sirva.



Bolo de Canela, Noz e Ananás







Ingredientes:
- ½ cháv. (de chá) de óleo
- 1 cháv. (de chá) de leite
- 2 cháv. (de chá) de açúcar
- 2 cháv. (de chá) de farinha
- 6 ovos
- 1 c. (de sopa) de canela em pó
- 70 g de nozes moídas
- 4 rodelas de ananás trituradas

Preparação:
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. De seguida, peneire a farinha, junte o açúcar e a canela em pó. À parte, junte o óleo, o leite e os ovos. Adicione ao preparado anterior batendo com a batedeira. No final junte as nozes moídas e o ananás. Envolva tudo muito bem. Verta para a forma e leve ao forno até cozer.
É muito bom, foi a primeira vez que fiz esta versão. Como tinha umas rodelas de ananás no frigorífico pensei dar-lhes uso juntando-as à receita do meu bolo tradicional de canela, ao qual juntei também as nozes. Ficou muito fresco e delicioso! Experimentem.

Massada de Tamboril



Ingredientes:
- 200 g de macarrão
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 3 tomates pelados
- 1 dl de azeite
- 1 raminho de coentros
- 500 g de lombos de tamboril
- 1 dl de vinho branco
- sal e pimenta q.b.



Preparação:
Coza a massa em água e sal e um fio de óleo, até ficar al dente. Entretanto, corte a cebola em meias-luas e pique os alhos e o tomate. Refogue tudo isto em azeite, juntamente com metade dos coentros, e refresque então com o vinho. Acrescente depois o tamboril cortado em pedaços e um pouco de água a ferver, tempere, tape e cozinhe 15 minutos. Por fim, envolva a massa, cozinhe mais 5 minutos e rectifique temperos. Polvilhe com os restantes coentros e sirva.

Semifrio de Ananás e Chocolate


Ingredientes:
- 1 torta de chocolate
- 4 ovos
- 5 dl de leite
- 40 g de farinha Maisena
- 3 pacotes de gelatina de ananás
- 2 folhas de gelatina incolor
- rodelas de ananás e cerejas q.b.





Preparação:
Num tachinho, dissolva 2 pacotes de gelatina no leite quente e junte depois a Maisena, previamente dissolvida em um pouco de leite e as gemas dos ovos. Misture bem e leve a lume brando, mexendo sempre até borbulhar, retire e deite num outro recipiente, para que pare de ferver e deixe arrefecer. Mexa ocasionalmente, para que não solidifique. Forre os lados e o fundo de um aro, com fatias de torta. Bata as claras em castelo firme. Assim que o creme estiver frio, misture as claras e envolva com cuidado. Mal acabe de envolver, espalhe este preparado por cima da torta e alise. Leve ao frio, para prender bem. Dissolva o restante pacote de gelatina em 200 ml de água quente, mexa bem e adicione 200 ml de água fria. Misture e deixe arrefecer. Espalhe as rodelas de ananás por cima do semifrio, enfeitando a gosto com cerejas. Demolhe as folhas de gelatina em água fria cerca de 4 minutos. Depois derreta-as e junte-as á gelatina de ananás. Quando a gelatina começar a ganhar consistência, espalhe-a sobre o ananás. Leve ao frio, para solidificar bem, de preferência de um dia para o outro. Desenforme com cuidado, passando com uma faca pelos lados. Sirva bem fresco.



A gelatina solidificou um bocadinho de mais!


É uma sobremesa muito suave.


Atrevam-se!


Vai este pedaçinho?

Estrelas de Morango / Simples


Ingredientes:
- 1 massa quebrada
- doce de morango q.b.




Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa quebrada. Com a ajuda de um cortador em forma de estrela médio, corte estrelas em toda a massa. Depois com um cortador mais pequeno, corte estrelas em apenas metade das estrelas já cortadas. O interior que retirei, deixei assim, fazendo estrelas simples. Depois, com muito cuidado transferi o contorno da estrela para cima da estrela inteira. Preenchi o interior com o doce de morango e levei ao forno cerca de 20 minutos. As simples cozem mais rápido.

Foi uma experiência muito interessante, mas algo trabalhosa... Pensei que seria mais simples, de qualquer modo, não estava com grande inspiração para usar aquela massa e achei que seria mais fácil. Mas valeu o esforço... Primeiro dei uma simples há minha pequenita, ela comeu e pediu mais, depois dei-lhe uma com recheio, e ela já não queria outra coisa... Eu pergunto: " - Queres uma simples?" e ela responde: " - Doce, doce..."

Eu gosto dos dois tipos!!!

Entrecosto Assado com Castanhas


Ingredientes:
- entrecosto
- batatas
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- sal
- pimenta
- coentros picados
- 1 c. de sopa de massa de pimento
- castanhas
- azeite





Preparação:
Num pirex coloque a cebola e os dentes de alho cortados ás rodelas. Coloque as folhas de louro partidas aos bocadinhos. Tempere o entrecosto com sal e pimenta. Dissolva a massa de pimento num bocadinho de azeite e envolva bem na carne. Deite as batatas cortadas aos cubos e temperadas de sal por cima da cebola, assim como o entrecosto. Ligue o forno a 190º C. Polvilhe com os coentros picados e regue tudo com um fio de azeite. Se gostar pode colocar um bocadinho de vinho branco, desta vez, não o fiz. Leve ao forno cerca de 45 minutos. A meio da assadura, vire as batatas e o entrecosto. Quase no fim, junte as castanhas. Retire do forno e bom apetite!




Estava irresistível!!!

Decorações de Natal

Hoje venho mostrar-vos algumas das minhas decorações de Natal. Espero entretanto conseguir fazer mais algumas coisas, mas tenho que esperar pela imaginação. Para mim, nem todos os dias são criativos...


Esta vela, foi um trabalho que fiz há uns anos num mini curso, em que se aprendia apenas a decorar as velas com parafina. Escolhi esta rosa artificial, que foi mergulhada em parafina por diversas vezes, para ficar com um aspecto encerado. Depois foi só aplicar o laçarote.


Este foi um mini centro de mesa que fiz o ano passado para a mesa de Natal. Como ainda estava tudo bom, decidi montar tudo de novo. Para a realização de um centro de mesa como este, é necessário um pequeno pote, oásis, papel de alumínio, nozes, arame, flores de natal (artificial), azevinho (artificial), vela e uma linha, para pendurar as bolinhas de alumínio. E que tal?


Costumo fazer um centro de mesa com plantinhas naturais que se encontram no mato, mas é mesmo nas vésperas de Natal. Se este ano o conseguir fazer, assim que me for oportuno venho aqui partilhar com vocês.


Esta é apenas uma decoração que eu comprei e que também está pendurada numa das paredes da sala, mesmo ao lado da árvore de Natal. A árvore de Natal, já está feita, mas falta o presépio, que vai ser montado apenas uns dias antes da véspera de Natal. Depois mostro tudo junto. Ok?

Bolo de Ananás e Coco


Ingredientes:
- 1 lata de ananás
- 125 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 4 ovos
- 150 g de farinha
- 35 g de coco ralado
- 4 c. (de sopa) de calda de ananás
- cerejas e caramelo q.b.



Preparação:
Unte uma forma com manteiga. Ligue o forno a 180º C. Escorra o ananás e reserve a calda. Barre a forma com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. Disponha cerejas no centro das rodelas. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas e misture bem. Peneire a farinha e misture-lhe o coco. Envolva esta mistura na massa, alternando com as claras batidas em castelo e a calda do ananás que reservou. Verta a massa na forma e coza, durante 45 minutos. Desenforme morno.




Afinal...





Acabei por não colocar as correntes que fiz, na árvore de Natal. Optei por as pendurar na parede com os corações que fiz em tecido para decorar a árvore do ano passado. Juntei 2 correntes e no fim de cada elo pendurei um coração com um laçinho de cetim. Gostam?

Mousse Gelada



Ingredientes:
- 10 biscoitos de chocolate
- 1 lata de leite condensado
- 4 dl de natas frias





Preparação:
Comece por esmagar os biscoitos de chocolate e junte o leite condensado, misturando bem. Por fim, envolva as natas batidas em neve. Coloque a mousse numa forma de silicone e leve ao congelador durante cerca de três horas. Retire e coloque no frio, 30 minutos antes de servir. Decore a gosto.





Utilizei um dos meus phisális, que agora estão em grande produção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...