Croissants Folhados de Ovos e Amêndoa










Ingredientes:
- 1 massa folhada redonda
- 1 cháv. (de chá) de creme de ovos
- 80 g de miolo de amêndoa picado
- 1 gema para pincelar
- açúcar e amêndoa picada para polvilhar q.b.

Para o creme de ovos
- 180 g de açúcar
- 4 gemas
- 1,5 dl de água

Preparação:
Estenda a massa folhada. Corte a massa folhada em triângulos. Recheie com creme de ovos e polvilhe com o miolo de amêndoa picado. Enrole cada triângulo, dando-lhe a forma de croissant. Bata a gema com um garfo e pincele, com esta, os croissants de massa folhada. Polvilhe com a amêndoa picada. Leve ao forno para cozer à temperatura de 180º C, durante cerca de 25 minutos, num tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal, que também deve untar. Depois de prontos, retire do forno e passe os folhados por açúcar. Para fazer o creme de ovos, leve o açúcar com a água ao lume. Tape e quando começar a ferver destape e aguarde 3 minutos. Deixe arrefecer. Numa tijela, bata as gemas e vá vertendo a calda. Leve, novamente, ao lume para engrossar, mas sem deixar ferver.

Chapéu Inverno - Crochet




Mais um chapéu feito por mim em crochet para a minha filhota! Ela adora e fica uma fofura. Gostam?

Delícia de Limão e Canela



Ingredientes:
- 5 dl de leite
- 1 pau de canela
- 1 limão (casca)
- 2 c. (de sopa) de maisena
- 100 g de açúcar
- 4 gemas
- 150 g de palitos de La Reine
- canela em pó q.b..




Preparação:
Reserve um pouco de leite e leve o restante ao lume, com o pau de canela e a casca de limão. Retire do calor, quando ferver, e separe a canela e a casca de limão. Entretanto, dissolva a maisena no leite frio e junte-lhes o açúcar e as gemas. Mexa bem e adicione-lhes, mexendo sempre, o leite quente. Leve ao lume, em banho-maria, e não parando de mexer, até engrossar. Remova do calor e deixe arrefecer ligeiramente. Numa taça de servir, deite um pouco de creme, por cima coloque uma camada de palitos de La Reine e termine com o restante creme. Deixe arrefecer. Decore a gosto com canela em pó e sirva bem fresco.



Esta receita foi retirada de um suplemento da revista TV7Dias.

Farófias Rápidas com Doce de Ovos


Ingredientes:
- 4 claras
- 4 c. (de sopa) de açúcar
- 4 gemas
- 180 g de açúcar
- água e leite q.b..


Preparação:
Numa taça grande indicada para microondas, bata as claras em castelo e depois junte as 4 c. (de sopa) de açúcar, continuando a bater até obter um merengue bem firme. Leve o preparado ao microondas na potência máxima, cerca de 2 minutos. Retire e coloque colheradas de farófias num prato de servir. Depois coloque o restante açúcar num tachinho e cubra com água. Leve ao lume até obter ponto de pérola. Retire do lume e deixe amornar. Entretanto, bata as gemas com um garfo juntamente com um pouco de leite e misture-lhes em fio e mexendo sempre, a calda de açúcar. Leve de novo a lume brando, não parando de mexer, para não talhar nem se pegar ao fundo e deixe cozinhar, até obter a consistência desejada. Deite colheradas de doce de ovos por cima das farófias e decore a gosto com canela. Sirva bem fresco.

Rabanadas


Ingredientes:
- 1,2 l de leite
- 6 c. (de sopa) de açúcar
- ½ limão (casca)
- 2 paus de canela
- 6 ovos
- 8 fatias de pão de forma
- açúcar e canela q.b..



Preparação:
Ferva o leite com o açúcar, a casca de limão e os paus de canela. Retire e deixe arrefecer. Entretanto, bata os ovos e coloque óleo a aquecer. Passe as fatias de pão pelo preparado de leite e depois pelos ovos batidos. Frite-as de ambos os lados. Retire e escorra sobre papel absorvente. Enquanto estão quentes, passe as rabanadas por uma mistura de açúcar e canela e sirva-as.


Tronco de Chocolate








Ingredientes:
Para a massa
- 6 ovos
- 150 g de açúcar
- 150 g de farinha
- 1 c. (de café) de fermento em pó
- 1 limão (raspa)
- manteiga e açúcar q.b..

Para o creme de chocolate
- 200 g de manteiga
- 200 g de açúcar em pó
- 3 c. (de sopa) de chocolate em pó
- 1 c. (de chá) de óleo



Preparação:
Para fazer a massa, bata bem os ovos com o açúcar. Envolva a farinha peneirada com o fermento e a raspa do limão. Coloque num tabuleiro untado e polvilhado. Coza a 190º C, por 20 minutos. Retire depois da massa cozida e desenforme sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar. Para o creme, bata bem a manteiga com o açúcar peneirado com o chocolate e por fim envolva o óleo. Continue a bater, até obter um preparado homogéneo. Barre o bolo com parte do creme, enrole e deixe arrefecer. Corte uma fatia de uma das pontas da torta e coloque por cima, imitando um tronco. Barre o tronco com o restante creme. Decore com raspas de chocolate e açúcar em pó. Sirva-a decorada a gosto.

Fisális - A Colheita de Janeiro




Esta foi definitivamente a última colheita! Foi o consegui escapar deste tempo! Nos primeiros dias de Janeiro, acabei por podar uma grande parte da planta e tive que a tapar com um pano, para que a geada não desse cabo do resto. Tenho outra planta noutro local, mas dessa nada escapou! Mas penso que já está a rebentar por baixo. Tive que apanhar os frutos ainda verdes por fora, mas aproveitei todos os que já se encontravam laranjinhas por dentro. Entretanto os papelotes vão secando e os frutos mantêm o seu aroma agradável à mesma e são deliciosos. No entanto, a plantinha continuou com alguns frutos, em menor quantidade, é claro, porque muitos foram retirados e continua a dar flôr! Vamos ver o que acontece!

Fisális - A Colheita de Dezembro




Esta foi a minha última colheita do mês de Dezembro desta fruta linda e deliciosa! Cerca de 125 g!!! Entretanto veio o gelo e deu cabo daquilo quase tudo... e estava tão linda a minha plantinha. Agora tenho que lá ir dar um jeito naquilo e ver o que é que se aproveita!

Moldura de Feltro Personalizada 2










Aqui está a minha segunda encomenda! Fiquei tão contente! A minha comadre pediu-me para eu lhe fazer uma moldura igual à que eu lhe tinha oferecido com o nome e a fotografia da minha afilhada, para ela poder oferecer a uma pessoa amiga. Pensei, igual não, tem que ser diferente! Então ficou como mostram estas últimas fotografias, mas depois de tanto olhar para aquilo, achei que não estava bom, que faltava algo, mas o quê? Então decidi, arrancar algumas letras e colocar umas mais coloridas para lhe dar algum contraste. Acho que foi a melhor opção, ficou mais alegre e depois nos olhinhos das flores, coloquei um bocadinho de brilhantes, para dar um look mais fashion! O que vos parece? Acham que fiz a escolha acertada? A minha comadre gostou muito da moldura e acho que quem a recebeu também!

O Nosso Presépio





Depois da árvore de natal e de algumas decorações que fiz, não queria deixar de vos mostrar também o nosso presépio, que foi feito pelo meu marido mesmo no dia 24 de Dezembro... Não queríamos sujeitar o menino Jesus e as outras figurinhas a alguns apertos! Mas posso dizer-vos que correu tudo bem! O mesmo não posso dizer das figurinhas da minha mãe, que se esta quadra demora muito mais tempo este ano a minha mãe teria que comprar novas figurinhas. Ainda assim, algumas ainda tiveram que ir até à enfermaria! A Di não as poupou, foram poucas as que ficaram ilesas... Umas até iam almoçar com ela. Ela escolhia quase sempre a vaca e o burro...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...