Torta Recheada com Manga


Ingredientes:
Para a massa
- 6 ovos
- 200 g de açúcar
- 190 g de farinha
- 1 c. (de chá) de fermento em pó





Para o recheio- 2 c. (de sopa) de açúcar
- 1 c. (de sopa) de farinha
- 400 g de polpa de manga






Preparação:
Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar. Peneire a farinha com o fermento e junte ao preparado. Verta dentro de um tabuleiro com 30 por 30, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha, e leve a cozer a 190ºC, por 20 minutos. Para o recheio, misture o açúcar com a farinha e a polpa de manga. Leve ao lume e mexa com uma vara de arames, até ferver e engrossar um pouco. Retire do lume e reserve. Retire a massa do forno e disponha-a sobre uma folha de papel vegetal, polvilhada com açúcar. Recheie com o preparado de manga e enrole cuidadosamente com a ajuda do papel. Deixe arrefecer. Decore a gosto.






Notas:
- Utilizei papel vegetal anti-aderente, o que torna facilitada a tarefa de untar e polvilhar o tabuleiro, que fica limpinho!
- Decorei com açúcar em pó, com uns moldes feitos por mim!





Receita retirada da revista Cozinha Semanal.

Bifinhos de Peru com Molho de Laranja



Ingredientes:
- bifinhos de peru
- 1 limão (sumo)
- 2 dl de azeite
- 2 dentes de alho
- 1/2 laranja
- 1 raminho de coentros
- sal grosso q.b.




Preparação:
Tempere os bifinhos com sal e sumo de limão e deixe marinar por cerca de 20 minutos. Decorrido o tempo, grelhe-os lentamente dos dois lados. Enquanto isso, prepare o molho, colocando num copo misturador o azeite com os dentes de alho, o sumo de meia laranja e os coentros. Triture bem e reserve. Acompanhe os bifinhos a gosto e regue-os com o molho que preparou anteriormente.

Notas:
- Eu acompanhei com um arroz de grelos, que estava uma delícia!
Receita adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha.

Strogonof de Peru



Ingredientes:
- 2 bifes de peru
- 1 pacote de natas
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- azeite
- sal
- pimenta
- coentros picados q.b.




Preparação:
Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe cozinhar um bocadinho. Junte a folha de louro, os bifes de peru cortados ás tirinhas e temperados de sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até as tirinhas estarem douradinhas e junte os cogumelos. Passados uns minutinhos, envolva bem as natas mas não as deixe ferver. Desligue o lume e polvilhe com os coentros picados. Acompanhe a gosto.



Eu acompanhei com esparguete cozido, mas com arroz ainda fica melhor!

Colheradas de Nozes e Caramelo


O leite com o miolo de noz a repousar!



Já com o caramelo!




Ingredientes:
- 2 dl de leite
- 100 g de miolo de noz moído
- 80 g de açúcar
- 1 dl de caramelo
- 3 gemas
- 1 c. (de sopa) de maisena
- 1 c. (de sopa) de água
- 7 folhas de gelatina
- 4 dl de natas batidas
- metades de noz
- caramelo q.b..




Preparação:
Leve o leite ao lume até ferver. Junte-lhe o miolo de noz moído e deixe repousar, durante cerca de 30 minutos. Misture o açúcar. Leve de novo ao lume, até ferver. Retire do calor e adicione, em fio e mexendo sempre, o caramelo. À parte, bata as gemas com um garfo e acrescente-lhes, aos poucos e sem parar de bater, o leite com o caramelo. Por fim, junte a maisena, dissolvida na água. Leve ao lume, em banho-maria, até ganhar espessura. Amoleça a gelatina em água fria. Esprema e incorpore no preparado anterior. Deixe arrefecer e envolva as natas bem batidas. Transfira para uma forma rectangular e leve ao frigorífico até solidificar. Para servir o semifrio, desenforme e decore com metades de noz e caramelo.





Colheradas foi um nome adaptado a esta sobremesa, uma vez que o nome original é Semifrio de Nozes e Caramelo... mas é que isto correu tão mal, mas tão mal, que só me apetecia pôr a cabeça debaixo de água fria!!! Já fiz este semifrio algumas vezes, que até é do agrado da família, e ao consultar o meu livro de receitas, reparei que desde que tenho o blog ainda não o tinha feito, talvez por falta de paciência para partir as nozes! Então, neste último fim-de-semana lá me propus a fazê-lo. Estava tudo a correr tão bem... Até que me lembrei de utilizar uma forma de silicone... Coloquei lá o preparado e levei ao frigorífico para no dia seguinte desenformar. Antigamente forrava uma forma rectangular com película aderente... E corria sempre bem... De manhã, depois de tomar o pequeno almoço, estava tão ansiosa por ver o efeito do semifrio, que saiu uma grande trapalhada... Tudo partido, só me apetecia chorar... Eu descolei o semifrio a toda a volta, mas parece que não foi o suficiente, um autêntico desastre, que não me atrevi a fotografar! Fui sair e comecei a pensar numa forma de dar a volta ao caso, senão aquilo ia tudo para o lixo, mas não podia ser, depois de tanto trabalhinho a partir as nozes, não!!!... lembrei-me do que costumo fazer com as farófias e não fui de modas... Assim que cheguei a casa, agarrei numa colher de servir e toca a transformar o que era para ser um semifrio num doce de colheradas, que depois decorei com caramelo! E assim ficámos com uma sobremesa bem diferente do que era esperado para o nosso almoço de domingo. Até foi giro, porque a curiosidade era muita para quem não sabia o que era aquilo... Resumindo, estava muito bom e o aspecto, nem sempre é o mais importante, é claro que ajuda, mas penso que o meu resultado final até não ficou assim tão mau. Se tiverem oportunidade não deixem de experimentar, porque é muito bom para quem gosta de caramelo e nozes como eu! Para não se correr riscos, sempre se pode colocar o preparado numa taça de servir, sem ser necessário desenformar! Experimentem!

Espirais com Bacon, Cogumelos, Salcichas e Cenoura



Ingredientes:
- 200 g de espirais
- 200 g de tiras de bacon
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 lata de salsichas
- 1 cenoura
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- azeite q.b.



Preparação:
Leve ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Deixe ferver e coloque a massa. Numa frigideira leve ao lume a cebola picada e o alho, regue com azeite e deixe refogar. Junte o bacon e deixe fritar até ficar dourado. Entretanto, lave e escorra os cogumelos, junte-os ao refogado e deixe cozinhar. No fim, junte as salsichas cortadas ás rodelas e a cenoura ralada, envolva tudo e deixe refogar mais uns minutos. Retire e reserve. Escorra a massa, e acompanhe com a mistura reservada. Bom Apetite!


Massada de Salmão e Camarão


Ingredientes:( Para 2 pessoas )

-180 g de macarrão grosso
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 tomates pelados
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de azeite
- 1 caldo knorr marisco
- 1 dl de vinho branco
- 1 raminho de coentros
- 2 postas de salmão
- 200 g de miolo de camarão
- coentros picados, sal e pimenta q.b.





Preparação:
Coza a massa em água e sal e um fio de azeite, até ficar al dente. Entretanto, corte a cebola em meias-luas e pique os alhos e o tomate. Refogue tudo isto em azeite, juntamente com o raminho de coentros, e refresque então com o vinho. Acrescente a massa de pimento e o caldo de marisco. Depois o peixe cortado em pedaços, o miolo de camarão e um pouco de água a ferver, tempere, tape e cozinhe 10 minutos. Por fim, envolva a massa, cozinhe mais 5 minutos e rectifique temperos. Polvilhe com os coentros picados e sirva de imediato.


BOM APETITE!!!



O molhinho estava uma maravilha!

Bolos Podres




Ingredientes:
- 1 dl de água
- 2 dl de azeite
- 1 c. (de chá) de canela
- 1 c. (de chá) de erva-doce moída
- 380 g de farinha
- 130 g de açúcar
- manteiga
- farinha
- amêndoas inteiras sem pele
- açúcar q.b.







Preparação:
Num tacho, junte a água, o azeite, a canela e a erva-doce. Leve ao lume, até ferver. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha. Ligue o forno a 200º C. Junte a farinha peneirada e o açúcar, e acrescente-lhes a mistura do azeite ainda quente. Amasse, até estar tudo bem ligado e molde pequenos bolinhos. Disponha-os no tabuleiro, com algum espaço entre si, e coloque em cada um deles uma amêndoa, fazendo pressão, de forma a que o fruto não se solte com facilidade. Leve ao forno, durante 15 minutos. Quando os retirar do calor, passe-os, ainda quentes, por açúcar. Sirva-os.









Notas:
- Eu utilizei papel vegetal anti aderente, que é muito mais prático, do que estar a untar o tabuleiro, é só estender e já está.
- Convém espaçar bem os bolinhos, porque como se pode ver na foto, eles alargam um bocadinho e depois dão beijinhos uns aos outros, de qualquer modo, não há problema, porque ao serem passados por açúcar essas pequenas imperfeições desaparecem.
- É muito importante colocar as amêndoas inteiras, porque lhes dão um gostinho muito bom.






Espero que gostem!



Receita retirada de um suplemento da revista TV7Dias.

Maruca Estufada com Amêijoas e Pimento



Ingredientes:
- 2 postas de maruca
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 tomates pelados
- 1 dl de azeite
- 1 raminho de coentros
- 1 dl de vinho branco
- 1 pimento vermelho
- 200 g de amêijoas
- sal e pimenta q.b.





Preparação:
Corte a cebola em meias-luas e pique os alhos e o tomate. Refogue tudo isto em azeite, juntamente com metade dos coentros, e refresque então com o vinho. Acrescente depois o peixe, o pimento cortado em tirinhas e um pouco de água a ferver, tempere, tape e cozinhe 15 minutos. Por fim, junte as amêijoas, tape o tacho e cozinhe mais 5 minutos. Rectifique temperos e polvilhe com os restantes coentros e sirva.

Feliz Dia dos Namorados!!!

Poncho Tricot










Depois do poncho que consegui fazer para a minha filhota, pensei fazer um também para a minha afilhada. Encontrei uns novelos bem coloridos e achei que iria ficar o máximo! E não me enganei, ela é linda, loirinha e com uns olhos azuis lindos! Ficou uma fofura! Também me aventurei a fazer um gorro... Depois de ter sonhado como é que o iria conseguir fazer, pus mãos à obra e acho que até me saí bem, para a primeira vez! O gorro tem a vantagem de crescer com a criança, basta desenrolar mais ou menos a dobra. Gostaram do resultado final?





Pastéis de Nata



Ingredientes: Para 12 Unidades
- 1 massa folhada redonda
- 4 gemas
- 6 c. (de sopa) de açúcar
- 1 ½ c. (de sopa) de maisena
- 0,5 l de leite
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão



Preparação:
Comece por preparar o creme. Dissolva a maisena em um pouco de leite. Bata bem o açúcar e as gemas. Adicione depois o leite, a maisena, o pau de canela e a casca de limão. Leve tudo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Estenda a massa e corte-a em círculos pequenos. Forre forminhas de silicone com a massa e transfira-as para um tabuleiro. Verta o creme sobre as forminhas e leve-as ao forno por 30 minutos a 200º C. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme-os. Sirva-os, polvilhados com canela e açúcar em pó. Esqueci-me desta parte!


Esparguete à Bolonhesa





Ingredientes:
- 500 g de carne de vaca picada
- 1 linguiça
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 tomate
- azeite
- sal
- pimenta
- vinho branco
- coentros
- esparguete

Preparação:
Pique a linguiça e misture-a com a carne de vaca picada. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com o azeite. Junte a carne e deixe cozinhar, mexendo até a carne perder o tom avermelhado Adicione o tomate picado e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta, tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 45 minutos, sobre lume muito brando, mexendo de vez em quando. Entretanto coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite, quando estiver cozido, escorra bem e sirva misturado com a carne. Polvilhe com coentros picados.

Poncho Tricot e Croché










Aqui está o meu primeiro poncho em tricot! E eu que não percebia nada disto, e continuo a não perceber... Ofereceram um à minha filhota e eu resolvi experimentar. Foi o que resultou. Até acho que não me saí mal. O dela tinha 2 pompons e franjas a toda a volta, eu neste decidi fazer 3 apenas 3 flores e um bocadinho de crochet a toda a volta, fica mais simples. Gostam?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...