Últimos Doces e Docinhos da Festa

Nada de mais, gelatina de maracujá no fundo e cubinhos de gelatina de tutti frutti no cimo acompanhadas de gomas em forma de minhocas!




Salada de Frutas


Torcidos Folhados de Canela



Mousse de Chocolate de 2 Sabores


E assim termino a apresentação dos docinhos da festa da pequena... Espero que tenham gostado!

Molotof de Canela com Doce de Ovos

Mais uma receitinha da festa...

Ingredientes:
Para o Molotof
- 12 claras
- 12 c. (de sopa) de açúcar
- 2 c. (de sopa) de canela
- manteiga para untar a forma

Para o Doce de Ovos
- 200 g de açúcar
- 200 ml de água
- 6 gemas

Preparação:
Ligue o forno a 180º C e coloque lá dentro um tabuleiro com água. Bata as claras em castelo e quando estiverem bem firmes, junte o açúcar batendo mais um pouco. No final adicione a canela e bata até que fique bem envolvida. Unte uma forma de chaminé com manteiga. Verta no seu interior o preparado de claras e leve ao forno, em banho-maria, durante 15 minutos. Deixe arrefecer no interior do forno e desenforme só quando já estiver frio. Entretanto prepare o doce de ovos: Coloque o açúcar num tachinho e cubra com a água. Leve ao lume até obter ponto de pérola. Retire do lume e deixe amornar. Bata as gemas com um garfo e misture-lhes em fio e mexendo sempre, a calda de açúcar. Leve de novo a lume brando, não parando de mexer, para não talhar nem se pegar ao fundo e deixe cozinhar, até obter a consistência desejada. Cubra com doce de ovos e decore a gosto. Eu coloquei apenas pequenas pérolas.

Esta receita foi adaptada do blog da risonha (Cozinha da Risonha). Que ficou logo debaixo de olho assim que eu a vi e esta era uma boa oportunidade para a experimentar! É uma excelente sugestão para amantes de canela como eu! Não ficou com um aspecto muito bonito, porque não controlei bem o tempo, o que não costuma ser normal, mas num entra e sai de formas e olhar e não olhar para o relógio... É que este tipo de sobremesas tem o seu timing no forno... Para a próxima vou estar mais atenta. De qualquer modo, obrigado Risonha por esta doce partilha!

Farófias Rápidas com Leite Creme

Mais uma receitinha da festa...



Ingredientes:
- 8 claras
- 8 c. (de sopa) de açúcar
- 1 saqueta de leite creme instantâneo
- canela em pó q.b.


Preparação:
Numa taça grande indicada para microondas, bata as claras em castelo e depois junte o açúcar, continuando a bater até obter um merengue bem firme. Leve o preparado ao microondas na potência máxima, cerca de 2 minutos. Retire e coloque colheradas de farófias num prato de servir. Prepare o leite creme de acordo com as instruções da embalagem. Deixe arrefecer um pouco e espalhe-o por cima das farófias. Decore a gosto com canela e sirva bem fresco.

Bolos Podres

Mais uma receitinha da festa...


A receita já se encontra aqui! Não tem nada que enganar... sai sempre bem... ou não, desta vez algumas amêndoas tinham um bocadinho de tendência a cair, mas nada de grave... Estes bolinhos podem ser guardados durante alguns dias numa caixinha fechada, porque são uns bolinhos secos, que não levam ovos... e sabem sempre bem em qualquer altura!

Pudim Duo de Gelatinas

Mais uma receitinha da festa!




O modo de preparação desta maravilha colorida, já se encontra aqui! Mas desta vez escolhi o sabor de morango e de limão... um contraste muito saboroso! Decorei com metades de morangos e metades de rodelas de limão. Espero que gostem desta sugestão.

Bolo Rei Folhado

Mais uma receitinha da festa...


A receita original, já se encontra aqui, mas desta vez optei por juntar 25 g de sultanas e 25 g de pinhões! Tem um sabor e um aspecto diferente, mas continua delicioso!

Bolo Formiga

Mais uma receitinha da festa!







A receita já se encontra aqui, mas desta vez, fiz apenas metade da receita, o que se revelou muito bom, porque ficou um bolo mais pequeno. Nem tive oportunidade de o provar, desapareceu todo! Devia de estar bom. Decorei-o com pintarolas e missangas de chocolate.

Lagarta de Chocolate

Um miminho para a festa!!!



Ingredientes:
- 190 g de manteiga
- 200 g de chocolate em pó
- 200 g de bolacha maria
- 100 g de açúcar em pó
- 1 ovo
- coco ralado q.b.


Preparação:
Derreta a manteiga sem fervê-la. Junte o chocolate com as bolachas grosseiramente partidas. Amasse e adicione aos poucos a manteiga derretida. Incorpore o açúcar e o ovo e amasse bem novamente. Molde bolinhas de vários tamanhos, envolva-as em papel de alumínio e coloque-as no frigorífico. Retire as bolinhas do frigorífico e elimine o papel. Polvilhe-as com coco ralado e monte a lagarta. Decore a gosto. Eu utilizei fruta cristalizada para fazer os olhos, o nariz e a boca. Usei também um lacinho de organza rosa, pintarolas, coco ralado verde e gomas em forma de minhocas.




Já tinha visto a idéia em alguns blogs e chegou a hora de a pôr em prática. Espero que gostem.
Aproveito para desejar a todos os pais um dia muito feliz, se possível na companhia dos filhotes!

Charlote de Manga

Mais uma receitinha da festa!!! Foi a primeira vez que a fiz e até não correu muito mal...





Ingredientes:
- 1 torta de manga - maracujá (Lidl)
- 7 folhas de gelatina incolor
- 1 lata de leite condensado
- 1 dl de leite de coco
- 5 dl de polpa de manga em conserva
- 6 dl de natas frias
- 50 g de açúcar






Preparação:
Coloque um aro sobre um prato de servir. Corte a torta às fatias e forre as paredes e o fundo do aro. Para a mousse, demolhe as folhas de gelatina em água fria, por dois minutos. Escorra e derreta em banho-maria. Misture ambos os leites com a polpa de manga e envolva a gelatina no preparado, assim como as natas batidas com o açúcar. Transfira a mousse para o aro e leve ao frio para solidificar. Decore a gosto.

Para decorar utilizei um bocadinho do creme do bolo formiga, uma fatia de manga natural e um fisális!



Esta receita foi adaptada da revista Cozinha Semanal.

Bolinhos de Coco

Mais uma receitinha... Simples ou com cereja!?



Ingredientes:
- 125 g de coco ralado
- 60 g de açúcar
- 1 ovo
- cerejas em calda q.b.

Preparação:
Dentro de uma tigela bata ligeiramente o ovo completo com o açúcar. Acrescente aos poucos o coco ralado e misture muito bem. Com as mãos, molde pequenas bolas imperfeitas (não devem ficar lisas). Se gostar, em cada bolinho espete uma cereja, senão deixe simples, como eu fiz em alguns. Arrume-os dentro de um tabuleiro e leve ao forno durante 10 a 12 minutos. Retire-os quando apresentarem um bonito tom dourado. Sirva os bolinhos dentro de caixinhas de papel frisado.

Queijadas Delícia

Mais uma receitinha da festa... Não são muito doces, mas são mesmo uma delícia!



Ingredientes:
- 125 g de açúcar
- 2 ovos
- 2,5 dl de leite
- 2 c. (de sopa) bem cheias de farinha
- 2 c. (de sopa) de miolo de amêndoa triturado
- 2 c. (de sopa) de manteiga derretida
- açúcar em pó q.b.


Preparação:
Aqueça o forno a 180º C. Unte forminhas redondas com manteiga e reserve. Misture o açúcar, os ovos e a farinha. Ferva o leite e verta-o, em fio, sobre o creme anterior. Adicione o miolo de amêndoa triturado e a manteiga; mexa até estar bem envolvido. Distribua o preparado pelas formas e leva ao forno, em banho-maria, por 35 minutos. Retire do calor e deixe arrefecer. Desenforme as queijadas, disponha-as em forminhas de papel frisado. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Pudim de Laranja

Mais uma receitinha da festa...



Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata-medida de sumo de laranja
- 6 ovos
- ½ lata-medida de leite meio-gordo
- raspa de ½ laranja
- caramelo líquido q.b.


Preparação:
Envolva o leite condensado com o sumo de laranja e a raspa de laranja. Em seguida, junte-lhes os ovos e, por fim, o leite comum. Mexa bem com uma vara de arames. Unte uma forma de chaminé com caramelo e verta o preparado. Leve ao forno a 190ºC, em banho-maria, por cerca de 50 minutos. Findo o tempo, retire, deixe arrefecer e desenforme para um prato de servir. Decore com rodelas de laranja e sirva fresco.

Arroz Doce sem Ovos

Aqui está uma das primeiras receitas que fizemos e que não podia deixar de faltar na mesa, uma vez que para mim, festa que é festa tem que ter sempre arroz doce, nem que seja só um bocadinho, mas não é, que desta vez eu não o provei?! Mas pelo que me pareceu estava bom. Foi a primeira vez que o fiz sem ovos. Acho que é uma boa opção.



Ingredientes:
- 125 g de arroz
- 1 pitada de sal
- 0,5 l de leite
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- 125 g de açúcar
- canela em pó q.b.




Preparação:
Coza o arroz, em 0,5 l de água, juntamente com uma pitada de sal; quando estiver praticamente no final, reduza o lume para o mínimo e deixe evaporar mais um pouco. Entretanto, ferva o leite com o pau de canela, a casca de limão e o açúcar. Junte a pouco e pouco este preparado ao arroz e deixe engrossar a gosto, mexendo ocasionalmente. Retire do calor, coloque-o num prato de servir e deixe arrefecer. Sirva decorado com canela em pó.


Notas: Os moldes que utilizei para decorar o arroz doce com canela, foram feitos por mim.

Festa de Aniversário da Filhota





A minha filhota fez 2 aninhos no passado dia 27 de Fevereiro. O tempo passa muito rápido... Como era sábado fizemos uma festinha para a pequena, que adorou!!! Ela estava radiante e super contente, correu, brincou, enfim eram quase 23 h e ela ainda dizia: "ohoh não é cedo!" Hoje deixo-vos estas 2 fotos, tiradas do cimo da mesa dos salgados e do cimo da mesa dos doces. Nos próximos dias vou tentar publicar as receitas dos doces... Tive uma grande ajuda da minha comadre, que me ajudou nos preparativos culinários! Em relação aos salgados, fizemos orelha de porco, lombo assado simples e com linguiça, patê de atum e delícias do mar, quiche de frango assado... Mas desses não há fotografia aproximada para mostrar, esqueci-me... Dos doces, só há fotografias deles inteiros, não deu para tirar quando já estavam abertos, fica para uma próxima... Espero que gostem das iguarias que preparámos para cerca de 70 convidados entre adultos e crianças.

Queijadas de Laranja




Ingredientes:
- 5 dl de leite
- 1 c. (de sopa) de manteiga
- 250 g de açúcar
- 100 g de farinha
- 4 ovos
- 1 laranja (raspa e sumo)
- manteiga
- açúcar
- raspas de laranja q.b.




Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com açúcar. Aqueça o leite com a manteiga. À parte, misture bem o açúcar com a farinha, os ovos, a raspa e o sumo de laranja. Junte o leite quente ao preparado e distribua pelas formas. Coloque-as num tabuleiro com água quente e leve-as ao forno, a cozer, durante 35 minutos. Retire e deixe arrefecer. Desenforme as queijadas e decore-as raspas de laranja. Sirva-as.





Notas:
- Eu utilizei formas de silicone dentro de formas de alumínio, para serem mais fáceis de manusear, mas estou a pensar sinceramente em voltar à moda antiga, porque as queijadas ficam maiores se utilizar apenas as de alumínio, tenho é que as untar...





Para aí são quantas?



Continuação de um bom dia!




Até breve!

Pudim de Manga



Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata-medida de polpa de manga
- 6 ovos
- 1 lata-medida de leite meio-gordo
- caramelo líquido q.b.



Preparação:
Envolva o leite condensado com a polpa de manga. Em seguida, junte-lhes os ovos e, por fim, o leite comum. Mexa bem com uma vara de arames. Unte uma forma de chaminé com caramelo e verta o preparado. Leve ao forno a 190ºC, em banho-maria, por cerca de 50 minutos. Findo o tempo, retire, deixe arrefecer e desenforme para um prato de servir. Decore com rodelas de manga e sirva fresco.




Notas:
- A receita original duplica o leite condensado e os ovos, eu preferi fazer assim, apenas com metade desses dois ingredientes, e correu bem. Ou seja, a receita original diz: 2 latas de leite condensado e 12 ovos. O meu pudim deu para 8 pessoas! E não sobrou nadinha... nadinha... de nada! Espero que gostem!
Receita adaptada da revista Cozinha Semanal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...