Torta de Leite Condensado


Ingredientes:
Para a massa
- 4 ovos
- 100 g de açúcar
- 100 g de farinha
- 0,5 dl de leite

Para o recheio
- 1 lata de leite condensado cozido

Para a cobertura
- 150 g de chocolate em tablete
- 1 dl de natas



Preparação:
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal untado. Ligue o forno a 180º C. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme. Junte o leite aos poucos. Bata as claras em castelo e envolva-as ao preparado, alternando com a farinha. Verta a massa no tabuleiro e leve-o ao forno por cerca de 15 m. Retire e deixe arrefecer. Vire o bolo sobre um pano, polvilhado com açúcar em pó e descole o papel vegetal. Com uma espátula, espalhe o leite condensado sobre a torta e enrole-a com o auxílio do pano. Ferva as natas com o chocolate, até derreter. Apare as extremidades da torta e com um pincel espalhe o chocolate derretido pela torta. Decore a gosto.




Notas:- Receita retirada da revista Maria.

- A receita original dizia para polvilhar com raspas de chocolate branco e decorar com framboesas e hortelã.

- Como não tinha chocolate branco nem framboesas, decidi colocar apenas as folhinhas de hortelã e uma cerejinhas cristalizadas.



Vai uma fatia?

Pudim de Leite Condensado



Ingredientes:- 1 lata de leite condensado
- 6 ovos
- 1 lata-medida de leite meio-gordo
- 1 limão
- caramelo líquido q.b.




Preparação:Numa tigela, misture o leite condensado com os ovos e a raspa de meio limão, com o auxílio de uma vara de arames. Adicione o leite e mexa tudo muito bem. Unte com caramelo líquido uma forma canelada e coloque o preparado. Leve ao forno a 190ºC, em banho-maria, durante cerca de 45 minutos. Retire depois de cozido, deixe arrefecer completamente e vire para um prato de servir. Decore com o restante limão cortado às rodelas finas e sirva fresco.



Notas:- Receita retirada da revista Cozinha Semanal N.º 421.



Vai uma fatia? Ou este bocadinho todo?

Massa Colorida



Ingredientes: ( Para 2 pessoas )
- 200 g de massa cotovelos
- 200 g de tiras de bacon
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 lata de milho
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- ½ pimento vermelho
- ½ cerveja
- azeite e coentros picados q.b.





Preparação:
Leve ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Deixe ferver e coloque a massa. Numa frigideira leve ao lume a cebola picada e o alho, regue com azeite e deixe refogar. Junte o bacon e deixe fritar até ficar dourado. Entretanto, lave e escorra os cogumelos, junte-os ao refogado e deixe cozinhar. No fim, junte o milho, o pimento cortado em cubinhos e os coentros, refresque com a cerveja e deixe ferver mais uns minutos. Escorra a massa e cubra com a mistura anterior, envolvendo tudo muito bem.

Banana Frita



Ingredientes:
- 1 banana
- 1 laranja (sumo)
- 2 c. (de sopa) de manteiga
- 1 c. (de sopa) de mel
- canela em pó q.b.



Preparação:
Coloque numa frigideira a manteiga, deixe aquecer e junte depois a banana inteira descascada. Deixe fritar de ambos os lados com uma casca de laranja. Junte depois o sumo de laranja e o mel. Deixe engrossar um bocadinho e desligue. Coloque a banana num prato, regue com o molho e polvilhe generosamente com canela em pó. Sirva.


Notas:
- Vi esta receita na RTP1 no Programa Praça da Alegria e decidi experimentar!

- É uma excelente aposta, devido ao seu sabor sofisticado!

Torta com Curd de Limão


Ingredientes:
Para a massa
- 4 ovos
- 100 g de açúcar
- 100 g de farinha
- 2 c. de sopa de água quente

Para o recheio
- curd de limão e canela em pó q.b.




Preparação:
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal untado. Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas envolvendo bem. Adicione depois a àgua quente, e por fim a farinha peneirada, envolvendo delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno cerca de 15 m. Retire e deixe arrefecer. Vire o bolo sobre um pano, polvilhado com açúcar em pó e descole o papel vegetal. Com o auxílio de uma espátula, espalhe o curd de limão sobre a torta, polvilhe com canela em pó e enrole-a com o auxílio do pano. Deixe arrefecer e depois apare as extremidades. Sirva a torta, decorada a gosto.




Notas:
- Esta receita foi retirada do blog da Nani mas teve que ser adaptada ao meu tabuleiro.

- Optei por polvilhar o recheio com um bocadinho de canela em pó, para lhe tentar cortar aquele... não sei bem explicar, estou a tentar arranjar respostas para aquele sabor... que é uma novidade para mim, quando voltar a fazer, talvez me consiga explicar, mas até lá vou ter que trocar umas idéias!

- Como o meu curd ficou bastante espesso, coloquei-o numa seringa e foi só dar largas há imaginação! ih! ih! ih! Tanta imaginação até me dá vontade de rir... enfim foi o que saiu... depois foi só polvilhar com chocolate granulado.



Para quem é que vai esta fatia?

Curd de Limão




Ingredientes:
- sumo de 3 limões
- 175 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- raspa de 2 limões
- 3 ovos





Preparação:
Leve ao lume uma caçarola com o sumo de limão, a raspa, o açúcar e a manteiga, até derreter a manteiga e iniciar fervura. Desligue, à parte bata os ovos e junte lentamente à mistura anterior através de um passador fino. Mexa bem, e leve de novo ao lume mexendo sempre, até levantar fervura, mantenha por 5/10 minutos ou até o creme se agarrar ás costas da colher. Retire, deixe arrefecer e guarde em frascos esterilizados.





Notas:
- Esta receita foi retirada do blog da Nani. Segui à risca as suas indicações. Nada de alterações!

- Pode-se dizer que é especial, nunca tinha provado, mas ao ver a receita, fiquei curiosa e decidi experimentar. Acho que precisa de uns pequenos ajustes, é que o meu creme não dava para regar e sim para barrar! Deixei estar os 10 minutos ao lume porque achei que se ficasse mais espesso seria mais fácil barrar uma torta.

- Acho que não vou ficar por aqui, novas experiências aproximam-se!

Macarronete com Amêijoas



Ingredientes: (2 Pessoas)
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 250 g de miolo de amêijoa
- 4 c. (de sopa) de polpa de tomate
- 2 dl de natas
- 1 c. (de sopa) de coentros frescos picados
- 200 g de macarronete
- sal e pimenta q.b.




Preparação:
Descasque a cebola e os alhos, pique-os e refogue-os no azeite. Junte-lhes o miolo de amêijoa e salteie por alguns minutos. Adicione a polpa de tomate e as natas. Tempere com sal, pimenta e junte-lhes os coentros. Deixe ferver durante 5 minutos. Entretanto, coza o macarronete em água e sal, de acordo com as instruções da embalagem. Envolva-o com o preparado anterior; deixe apurar e sirva de seguida.

Notas:
- Receita adaptada de um suplemento de cozinha da revista Tv 7 Dias.

- Em vez de manteiga, utilizei azeite e como não tinha macarrão, utilizei macarronete.

- Este pratinho é verdadeiramente delicioso! Experimentem!

Maruca Estufada com Amêijoas e Delícias do Mar


Ingredientes:( Para 2 pessoas )
- 200 g de macarrão
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 3 tomates pelados
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de azeite
- 1 raminho de coentros
- 2 postas de maruca
- 1 caldo knorr marisco
- ½ pimento vermelho
- amêijoas, delícias do mar, sal e pimenta q.b.




Preparação:

Coza a massa em água e sal, até ficar al dente. Entretanto, refogue a cebola, os alhos picados e a folha de louro no azeite. Junte o tomate picado, a massa de pimento, o caldo de marisco, o pimento cortado em tiras, a maruca e um bocadinho de água. Tape e deixe cozinhar. Quase no final da cozedura, junte as amêijoas e deixe ferver mais uns minutos. No fim coloque as delícias do mar inteiras, polvilhe com coentros picados, tape e desligue. Acompanhe com a massa.

Filetes de Pescada com Arroz de Feijão



Ingredientes:
- filetes de pescada
- ovo
- farinha
- sal
- pimenta
- limão
- azeite
- alho
- arroz
- caldo knorr galinha
- feijão cozido
- coentros picados





Preparação:
Tempere os filetes de pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Num tachinho coloque azeite e os dentes de alho cortados às rodelas grossas. Frite um bocadinho e depois junte o arroz, mexendo sempre até absorver o azeite. Adicione depois com cuidado água a ferver e o caldo knorr. Mexa bem e deixe cozer. Quase no final, junte o feijão, envolvendo bem. Polvilhe com coentros picados, tape e desligue. Com uma faca afiada, corte os filetes de pescada ao meio. Passe os filetes de pescada por farinha e depois por ovo batido. Frite os filetes em azeite bem quente. Escorra sobre papel absorvente e sirva acompanhando com o arroz.





Servidos?

Bolo de Bolacha e Leite Condensado




Ingredientes:
- 2 pacotes de natas
- 6 folhas de gelatina
- 1 lata de leite condensado cozido
- 2 pacotes de bolacha maria
- café forte q.b.




Preparação:
Bata as natas bem firmes. Adicione depois a lata de leite condensado cozido e continue a bater. Junte depois as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e derretidas com um bocadinho de natas. Envolva tudo muito bem. Num prato de servir, disponha um aro e coloque no seu interior, uma camada de bolacha molhada em café e outra de creme e assim sucessivamente até terminar os ingredientes, tendo em conta que a última camada tem que ser de creme. Polvilhar com bolacha ralada e decorar a gosto.




Notas:- Esta receita foi retirada do blog Doce Tentação. Das receitas que vi do género esta foi a que mereceu a minha especial atenção, não sei se pela decoração se pelos ingredientes, mas que é uma maravilha, lá isso é!


- As únicas alterações que fiz à receita original, foi aumentar a quantidade de folhas de gelatina e utilizar bolacha maria tradicional.




- Na decoração também decidi utilizar morangos e colocar o meu último fisális da minha última apanha, que foi no início de Abril. Agora a minha plantinha já está a iniciar a nova produção!

- Bem, mas como sempre, a decoração não escapou... Assim que a sobremesa foi colocada na mesa, o fisális foi o primeiro a desaparecer e logo de seguida os morangos, assim como a bolacha ralada, que a pequena achava ser açúcar...

Farófias Rápidas com Creme de Café



Ingredientes:
- 5 claras
- 5 c. (de sopa) de açúcar
- 5 gemas
- 2,5 dl de leite
- 60 g de açúcar
- 40 g de farinha
- 1 café expresso forte
- miolo de pinhão q.b.





Preparação:
Numa taça grande indicada para microondas, bata as claras em castelo e depois junte o açúcar, continuando a bater até obter um merengue bem firme. Leve o preparado ao microondas na potência máxima, cerca de 2 minutos. Retire e coloque colheradas de farófias num prato de servir. Depois faça o creme de café. Numa tigela misture as gemas com o açúcar, a farinha, o café e o leite. Leve o preparado anterior ao lume até ferver. Retire do calor, deixe amornar e verta por cima das claras cozidas. Sirva polvilhado com o miolo de pinhão. Sirva bem fresco.

Notas:
Esta receita foi adaptada da revista Cozinha Semanal.

Teve que ser adaptada porque lá descrevem o procedimento tradicional para cozer as claras... mas eu agora já não dispenso o microondas, que torna o procedimento muito mais rápido. Daí tive que adaptar a quantidade de leite e açúcar.

A quantidade de creme resultante é mais que suficiente... Bem aproveitado até dava para rechear uma torta... Para a próxima, quem sabe!

Mas desta vez, foi mesmo à pressa era meio dia quando começei a bater as claras e o almoço era ao meio dia e meia. Ficou prontinho a tempo, a loiça lavada e tudo arrumado.

Torta Formiga




Ingredientes:
Para a massa
- 4 ovos
- 100 g de açúcar
- 2 c. (de sopa) de água morna
- 100 g de farinha com fermento
- 25 g coco ralado
- 25 g de chocolate granulado
- manteiga e açúcar em pó q.b.




Para o recheio
- 100 g de chocolate em tablete para culinária
- 1 dl de leite
- 1 c. (de chá) de manteiga






Preparação:
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal untado. Ligue o forno a 180º C. Bata bem as gemas, junte-lhes metade do açúcar e a água morna. Bata mais um pouco. À parte, levante as claras em castelo e, no final, adicione-lhes o restante açúcar. Bata de novo. Envolva as claras batidas, no preparado de gemas, assim como a farinha peneirada, o coco ralado e o chocolate granulado. Verta a massa no tabuleiro e leve-o ao forno por 15 minutos. Retire e deixe arrefecer. Vire o bolo sobre um pano, polvilhado com açúcar em pó e descole o papel vegetal. Parta o chocolate em pedacinhos e leve-os ao lume, em banho-maria, com o leite e a manteiga, mexendo sempre até obter a consistência desejada. Deixe arrefecer. Espalhe este creme sobre a torta e enrole-a com o auxílio do pano. Apare as extremidades e sirva a torta, decorada a gosto com o restante creme.






Notas:
Esta receita não foi retirada de nenhum lado em especial, apenas me lembrei do bolo formiga e resolvi adaptar para uma torta. Achei que seria uma idéia engraçada. Mas o que é que me fez lembrar isso?

Ora pois bem, queria fazer um bolinho para acompanhar um café depois de uma longa caminhada que o meu marido ia fazer com umas pessoas amigas, muito Amigas mesmo! Como foram elas que me deram a receita do Bolo Formiga e em forma de homenagem, resolvi passar a idéia do bolo a torta. Para ser diferente e até quem sabe um bocadinho original?!?

Adorei! Ficou uma delícia... Acho que elas também gostaram.
Mas o melhor mesmo é experimentarem, para saberem do que é que vos falo.






Pudim de Claras e Coco Boca Doce





Ingredientes:
- 9 claras
- 9 c. (de sopa) de açúcar
- 4 c. (de sopa) de caramelo líquido
- 1 pudim de ananás
- coco ralado e manteiga q.b.








Preparação:
Bata as claras em castelo bem firme. Depois junte o açúcar, o caramelo líquido e 3 colheres de sopa de coco ralado, batendo mais um pouco até estar tudo bem incorporado. Unte uma forma com manteiga. Verta no seu interior o preparado das claras e leve a cozer em forno aquecido a 180º C, durante 9 minutos. Deixe arrefecer completamente no interior do forno. Desenforme depois de frio. Entretanto, prepare o pudim de acordo com as instruções da embalagem e deite por cima do pudim de claras. Decore a gosto com coco ralado. Leve ao frigorífico e sirva bem fresco.




Notas:

- Esta receita foi retirada do blog da minha amiga Tita, que tem receitas absolutamente aprovadas e deliciosas! Os meus parabéns por mais esta maravilha.

- Fiz este pudim para levar para um almoço de domingo em casa do meu sogro. Éramos 7 à mesa e 8 comeram esta delícia... É que entretanto apareceram visitas! Até disseram que era uma homenagem ao Sporting, mas não era de todo a minha intenção, porque lá para aqueles lados acho que se joga com outras cores, mas tinha lá por casa coco verde e resolvi experimentar os dois tipos para dar um outro colorido!

- Em relação à receita original, não fiz grandes alterações, apenas não utilizei o tabuleiro com água, não variei a temperatura e só retirei o pudim de claras do forno passadas umas horas... Assim estava mesmo frio e não ia abater mais, porque sempre abate um bocadinho, mas não mais que a altura inicial antes de ir para o forno, certo?





Vai esta fatia?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...