Pudim de Leite Condensado



Ingredientes:- 1 lata de leite condensado
- 6 ovos
- 1 lata-medida de leite meio-gordo
- 1 limão
- caramelo líquido q.b.




Preparação:Numa tigela, misture o leite condensado com os ovos e a raspa de meio limão, com o auxílio de uma vara de arames. Adicione o leite e mexa tudo muito bem. Unte com caramelo líquido uma forma canelada e coloque o preparado. Leve ao forno a 190ºC, em banho-maria, durante cerca de 45 minutos. Retire depois de cozido, deixe arrefecer completamente e vire para um prato de servir. Decore com o restante limão cortado às rodelas finas e sirva fresco.



Notas:- Receita retirada da revista Cozinha Semanal N.º 421.



Vai uma fatia? Ou este bocadinho todo?

Massa Colorida



Ingredientes: ( Para 2 pessoas )
- 200 g de massa cotovelos
- 200 g de tiras de bacon
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 lata de milho
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- ½ pimento vermelho
- ½ cerveja
- azeite e coentros picados q.b.





Preparação:
Leve ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Deixe ferver e coloque a massa. Numa frigideira leve ao lume a cebola picada e o alho, regue com azeite e deixe refogar. Junte o bacon e deixe fritar até ficar dourado. Entretanto, lave e escorra os cogumelos, junte-os ao refogado e deixe cozinhar. No fim, junte o milho, o pimento cortado em cubinhos e os coentros, refresque com a cerveja e deixe ferver mais uns minutos. Escorra a massa e cubra com a mistura anterior, envolvendo tudo muito bem.

Banana Frita



Ingredientes:
- 1 banana
- 1 laranja (sumo)
- 2 c. (de sopa) de manteiga
- 1 c. (de sopa) de mel
- canela em pó q.b.



Preparação:
Coloque numa frigideira a manteiga, deixe aquecer e junte depois a banana inteira descascada. Deixe fritar de ambos os lados com uma casca de laranja. Junte depois o sumo de laranja e o mel. Deixe engrossar um bocadinho e desligue. Coloque a banana num prato, regue com o molho e polvilhe generosamente com canela em pó. Sirva.


Notas:
- Vi esta receita na RTP1 no Programa Praça da Alegria e decidi experimentar!

- É uma excelente aposta, devido ao seu sabor sofisticado!

Curd de Limão




Ingredientes:
- sumo de 3 limões
- 175 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- raspa de 2 limões
- 3 ovos





Preparação:
Leve ao lume uma caçarola com o sumo de limão, a raspa, o açúcar e a manteiga, até derreter a manteiga e iniciar fervura. Desligue, à parte bata os ovos e junte lentamente à mistura anterior através de um passador fino. Mexa bem, e leve de novo ao lume mexendo sempre, até levantar fervura, mantenha por 5/10 minutos ou até o creme se agarrar ás costas da colher. Retire, deixe arrefecer e guarde em frascos esterilizados.





Notas:
- Esta receita foi retirada do blog da Nani. Segui à risca as suas indicações. Nada de alterações!

- Pode-se dizer que é especial, nunca tinha provado, mas ao ver a receita, fiquei curiosa e decidi experimentar. Acho que precisa de uns pequenos ajustes, é que o meu creme não dava para regar e sim para barrar! Deixei estar os 10 minutos ao lume porque achei que se ficasse mais espesso seria mais fácil barrar uma torta.

- Acho que não vou ficar por aqui, novas experiências aproximam-se!

Macarronete com Amêijoas



Ingredientes: (2 Pessoas)
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 250 g de miolo de amêijoa
- 4 c. (de sopa) de polpa de tomate
- 2 dl de natas
- 1 c. (de sopa) de coentros frescos picados
- 200 g de macarronete
- sal e pimenta q.b.




Preparação:
Descasque a cebola e os alhos, pique-os e refogue-os no azeite. Junte-lhes o miolo de amêijoa e salteie por alguns minutos. Adicione a polpa de tomate e as natas. Tempere com sal, pimenta e junte-lhes os coentros. Deixe ferver durante 5 minutos. Entretanto, coza o macarronete em água e sal, de acordo com as instruções da embalagem. Envolva-o com o preparado anterior; deixe apurar e sirva de seguida.

Notas:
- Receita adaptada de um suplemento de cozinha da revista Tv 7 Dias.

- Em vez de manteiga, utilizei azeite e como não tinha macarrão, utilizei macarronete.

- Este pratinho é verdadeiramente delicioso! Experimentem!

Maruca Estufada com Amêijoas e Delícias do Mar


Ingredientes:( Para 2 pessoas )
- 200 g de macarrão
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 3 tomates pelados
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de azeite
- 1 raminho de coentros
- 2 postas de maruca
- 1 caldo knorr marisco
- ½ pimento vermelho
- amêijoas, delícias do mar, sal e pimenta q.b.




Preparação:

Coza a massa em água e sal, até ficar al dente. Entretanto, refogue a cebola, os alhos picados e a folha de louro no azeite. Junte o tomate picado, a massa de pimento, o caldo de marisco, o pimento cortado em tiras, a maruca e um bocadinho de água. Tape e deixe cozinhar. Quase no final da cozedura, junte as amêijoas e deixe ferver mais uns minutos. No fim coloque as delícias do mar inteiras, polvilhe com coentros picados, tape e desligue. Acompanhe com a massa.

Filetes de Pescada com Arroz de Feijão



Ingredientes:
- filetes de pescada
- ovo
- farinha
- sal
- pimenta
- limão
- azeite
- alho
- arroz
- caldo knorr galinha
- feijão cozido
- coentros picados





Preparação:
Tempere os filetes de pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Num tachinho coloque azeite e os dentes de alho cortados às rodelas grossas. Frite um bocadinho e depois junte o arroz, mexendo sempre até absorver o azeite. Adicione depois com cuidado água a ferver e o caldo knorr. Mexa bem e deixe cozer. Quase no final, junte o feijão, envolvendo bem. Polvilhe com coentros picados, tape e desligue. Com uma faca afiada, corte os filetes de pescada ao meio. Passe os filetes de pescada por farinha e depois por ovo batido. Frite os filetes em azeite bem quente. Escorra sobre papel absorvente e sirva acompanhando com o arroz.





Servidos?

Farófias Rápidas com Creme de Café



Ingredientes:
- 5 claras
- 5 c. (de sopa) de açúcar
- 5 gemas
- 2,5 dl de leite
- 60 g de açúcar
- 40 g de farinha
- 1 café expresso forte
- miolo de pinhão q.b.





Preparação:
Numa taça grande indicada para microondas, bata as claras em castelo e depois junte o açúcar, continuando a bater até obter um merengue bem firme. Leve o preparado ao microondas na potência máxima, cerca de 2 minutos. Retire e coloque colheradas de farófias num prato de servir. Depois faça o creme de café. Numa tigela misture as gemas com o açúcar, a farinha, o café e o leite. Leve o preparado anterior ao lume até ferver. Retire do calor, deixe amornar e verta por cima das claras cozidas. Sirva polvilhado com o miolo de pinhão. Sirva bem fresco.

Notas:
Esta receita foi adaptada da revista Cozinha Semanal.

Teve que ser adaptada porque lá descrevem o procedimento tradicional para cozer as claras... mas eu agora já não dispenso o microondas, que torna o procedimento muito mais rápido. Daí tive que adaptar a quantidade de leite e açúcar.

A quantidade de creme resultante é mais que suficiente... Bem aproveitado até dava para rechear uma torta... Para a próxima, quem sabe!

Mas desta vez, foi mesmo à pressa era meio dia quando começei a bater as claras e o almoço era ao meio dia e meia. Ficou prontinho a tempo, a loiça lavada e tudo arrumado.

Pudim de Claras e Coco Boca Doce





Ingredientes:
- 9 claras
- 9 c. (de sopa) de açúcar
- 4 c. (de sopa) de caramelo líquido
- 1 pudim de ananás
- coco ralado e manteiga q.b.








Preparação:
Bata as claras em castelo bem firme. Depois junte o açúcar, o caramelo líquido e 3 colheres de sopa de coco ralado, batendo mais um pouco até estar tudo bem incorporado. Unte uma forma com manteiga. Verta no seu interior o preparado das claras e leve a cozer em forno aquecido a 180º C, durante 9 minutos. Deixe arrefecer completamente no interior do forno. Desenforme depois de frio. Entretanto, prepare o pudim de acordo com as instruções da embalagem e deite por cima do pudim de claras. Decore a gosto com coco ralado. Leve ao frigorífico e sirva bem fresco.




Notas:

- Esta receita foi retirada do blog da minha amiga Tita, que tem receitas absolutamente aprovadas e deliciosas! Os meus parabéns por mais esta maravilha.

- Fiz este pudim para levar para um almoço de domingo em casa do meu sogro. Éramos 7 à mesa e 8 comeram esta delícia... É que entretanto apareceram visitas! Até disseram que era uma homenagem ao Sporting, mas não era de todo a minha intenção, porque lá para aqueles lados acho que se joga com outras cores, mas tinha lá por casa coco verde e resolvi experimentar os dois tipos para dar um outro colorido!

- Em relação à receita original, não fiz grandes alterações, apenas não utilizei o tabuleiro com água, não variei a temperatura e só retirei o pudim de claras do forno passadas umas horas... Assim estava mesmo frio e não ia abater mais, porque sempre abate um bocadinho, mas não mais que a altura inicial antes de ir para o forno, certo?





Vai esta fatia?


Porta Chaves Feltro Personalizado






Aqui está o meu primeiro porta chaves personalizado em feltro! E para quem é que foi? Para o meu maridinho, claro está! De vez em quando ele também tem direito a um miminho! Gostam?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...