Bolo de Amêndoa com Creme de Ovos



Ingredientes:
Para o bolo
- 100 g de miolo de amêndoa com pele
- 100 g de miolo de amêndoa sem pele
- 200 g de manteiga
- 300 g de açúcar
- 6 ovos
- 150 g de farinha
- 1 c. (de café) de fermento





Para o creme de ovos
- 4 gemas
- 4 c. (de sopa) de açúcar
- 4 c. (de sopa) de água




Preparação:
Triture as amêndoas até ficarem em pó. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a manteiga derretida e bata mais um pouco. Junte depois a amêndoa triturada e por fim, a farinha previamente peneirada com o fermento, envolvendo bem sem bater. Deite numa forma redonda untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180º C cerca de 45 m. Retire e deixe arrefecer. Entretanto, prepare o creme de ovos. Misture as gemas com o açúcar e a água. Leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar e obter a consistência desejada, tendo o cuidado de não deixar ferver. Retire do lume e continue a mexer mais um pouco. Deixe arrefecer e cubra o bolo. Decore a gosto com canela em pó.





Notas:
- Quando fiz este bolinho, era para comemorar um aniversário (e surpreender, ou não a aniversariante), mas como a aniversariante decidiu fazer o seu próprio bolinho, não a quis contrariar. Resumo, ficou com uma "prendinha" a menos!

- Bem, como o bolinho era muito grande apenas para 3 e como já não ia de encontro ao objectivo inicial, o melhor seria diminuir o bolo.

- Então, se bem o pensei, melhor o fiz... Cortei o bolinho ao meio, congelei a parte do fundo, que brevemente (espero) irei utilizar como base de fundo de um semifrio qualquer!

- A outra parte coloquei no pratinho, e experimentei fazer o creme de ovos desta maneira, porque normalmente costumo fazer o ponto de açúcar e só depois junto as gemas. Coloquei por cima do bolinho, mas um gostinho a canela fica sempre bem, certo?

- Lá coloquei por cima o meu novo molde, que foi feito com grande entusiasmo, e ASNEIRA!!! O creme de ovos estava muito fresco e ficou bastante agarrado ao molde e não ficou (pelo menos para mim) como eu esperava, queria que o desenho ficasse mais definido!

- Com creme de ovos acho que nunca mais vou tentar esta técnica. Com o creme Custard funciona bem, pelo menos tem resultado.





Mesmo assim, aceitam esta fatia?

Babete em Ponto Cruz






Aqui está um babete que eu bordei em ponto cruz para a minha menina! Ela já não é muito disto, mas enfim, às vezes até dá jeito... Quando eram realmente precisos, não me dediquei a tal tarefa... Mas vale mais tarde do que nunca, certo?

Doce de Pudins Boca Doce com Bolachas


Ingredientes:
- café forte q.b.
- bolachas maria q.b.
- 1 pudim Boca Doce de caramelo
- 1 pudim Boca Doce de chocolate
- 1 pacote de natas
- 2 c. (de sopa) de açúcar



Preparação:
No fundo de uma taça de vidro coloque duas camadas de bolachas embebidas em café. Prepare o pudim de caramelo, seguindo as instruções da embalagem e coloque por cima das bolachas. Volte a colocar duas camadas de bolachas embebidas em café e por cima, deite o pudim de chocolate, preparado também de acordo com as instruções da embalagem. Coloque novamente duas camadas de bolachas embebidas no restante café. Bata as natas firmemente, acrescente-lhes o açúcar e bata mais um pouco. Deite por cima das bolachas e decore a gosto. Sirva bem fresco.



Notas:
- Eu decorei com missangas coloridas e de chocolate.

- Muito simples e eu ADORO!!!

Batatinhas a Murro no Microondas


Ingredientes:
- batatinhas novas q.b.
- sal grosso q.b.





Preparação:
Lave muito bem as batatinhas. Pique-as com a ajuda de um garfo a toda a volta. Coloque-as num recipiente que possa ir ao microondas e tempere-as a gosto com o sal grosso. Tape e leve ao microondas cerca de 10 minutos na potência máxima. Retire para um prato de servir e FORÇA aí na batatinha. Um valente murro! Tempere a gosto com azeite e vinagre.

Notas:
- Estas batatinhas foram acabadinhas de apanhar e souberam-me tão bem!

- Para mim e para a pequenita, o gozo maior é a parte do murro!

- Acompanhei com umas espetadas de peru grelhadas e com uma salada de alface, pepino e tomate.

- Depois de umas horitas a apanhar batatas nada melhor do que me vingar nelas e é bem rapidinho! Aprendi com a minha mãe!...

- O tempo de cozedura varia consoante o tamanho das batatas e da quantidade, mas é uma questão de ir verificando...

- Espero que apreciem esta minha sugestão!

- E FORÇA AÍ NA BATATINHA!!!

Bolo Colchão de Noiva com Creme e Massa Folhada



Aqui está a receita do meu bolo de aniversário! Espero que gostem! Eu ADOREI!!! Vou repetir esta receita, mas certamente com algumas variantes, quanto mais não seja no que diz respeito à decoração...




Ingredientes:
- 1 massa folhada rectangular

Para o bolo- 6 ovos, 250 g de açúcar, 100 g de fécula de batata, 1 c. (de sopa) de farinha, 1 c. (de chá) de fermento, sumo de ½ limão.

Para o creme
- 6 gemas, 7,5 dl de leite, 60 g de farinha custard, 165 g de açúcar, 1 limão (casca), 1 pau de canela.





Preparação:Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa folhada no tabuleiro do forno, pique-a com um garfo e leve-a ao forno, até ficar dourada. Depois de cozida, retire-a do forno e reserve. Enquanto a massa folhada coze, bata as claras em castelo. Depois, sem bater, misture o açúcar e a farinha. Mexa bem e junte as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão. Verta o preparado para um tabuleiro previamente forrado com papel vegetal anti-aderente e leve ao forno cerca de 30 minutos. Retire e reserve. Prepare agora o creme para o recheio e cobertura. Leve o leite ao lume, juntamente com a casca de limão e o pau de canela, até ferver. Numa tigela misture o açúcar com as gemas e bata bem. Junte depois a farinha custard e mexa bem. Adicione o leite coado e em fio, mexendo sempre. Leve esta misture ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer um pouco, mexendo ocasionalmente. Num prato de servir, coloque a massa folhada aparada na medida do bolo. Barre generosamente com o creme e cubra com o bolo reservado. Barre o bolo todo com o restante creme e decore a gosto.




Notas:- A receita do bolo partiu do blog da Anabenfica, acho que ainda não tive oportunidade de lhe deixar um comentário, mas assim que vi o bolinho que ela fez para o seu marido, fiquei rendida ao aspecto exterior! Depois segui a ligação para outros bolos que ela fez e disse tenho que experimentar!





- A receita do creme partiu do blog da Juliana Santos, quando vi um bolo de aniversário que ela fez, achei que este creme seria a opção ideal, e não me enganei!




- Juntei a massa folhada, porque achei que seria uma combinação interessante.



- Agora vamos à decoração. Depois de ter montado o bolo, chegou a vez de juntar um bocadinho de chocolate em pó ao creme, até obter a cor desejada. Coloquei o creme na seringa, e lá fui eu dar largas à imaginação! E eu que nunca me tinha atrevido a escrever nada, prefiro usar moldes, mas acho que até me safei, o creme é mesmo bom!



- Comprei os canudinhos de chocolate no Lidl e intercalei-os com aparas da massa folhada, que lá conseguiram escapar às investidas da minha filhota! A marota não me queria deixar decorar o bolo, já me estava a passar, até que o pai teve a feliz ideia de a levar a ver a horta. Ela queria chupar tudo! Assim que vê um creme diz: -"Mãe? Posso chupai?". Eu quando era mais pequenina também adorava rapar as tigelas...



- A palmeira e as joaninhas fazem parte de alguns enfeites que já tinha lá por casa e achei que dão um colorido muito bonito aos bolos.

- Gostaram?


Uma verdadeira delícia e vale sempre a pena experimentar coisas novas em ocasiões especiais!

Fita de Finalista










Aqui está uma fita de finalista que fiz para a minha amiguinha Sofia! Uma linda menina que passou para o 10.º ano! Muitos Parabéns! Espero que tenhas gostado deste meu miminho... Foi o que se pode fazer em 2 dias! Tudo feito por mim! Gostam?

Semifrio de Morango com Palitos La Reine


Ingredientes:
- 1 saqueta de gelatina de morango
- palitos La Reine q.b.
- 6 folhas de gelatina vermelha
- 300 g de morangos
- 120 g de açúcar
- 1 pacote de natas



Preparação:
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e deixe arrefecer um pouco. Depois passe os palitos La Reine na gelatina e disponha-os no fundo de uma forma de fundo amovível. Reserve. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Arranje os morangos, corte-os em pedaços, junte o açúcar e leve a lume brando, mexendo sempre até se desfazerem. Triture bem e depois passe a polpa por um coador fino. Junte as folhas de gelatina espremidas e mexa bem para diluírem. Deixe arrefecer. Bata as natas bem firmes e junte-as delicadamente ao preparado de morango já frio. Verta na forma sobre os palitos e leve ao frio até solidificar. Desenforme e decore a gosto.


Notas:- Para a decoração utilizei mais uma vez um molde feito por mim, polvilhando com chocolate em pó para obter o resultado final. Uma fatia de laranja, um morango e uma framboesa. (Das muitas que a família Nunes me ofereceu, mas sobre isso, falamos mais lá para a frente!)

- É muito, muito bom! Experimentem…

- Se alguém tiver interesse em saber como é que executo os moldes para a decoração dos meus bolos e sobremesas, deixe aqui um comentário, sobre essa mesma vontade!

- Gostava muito de sortear um molde, que pode ser personalizado, (dentro das minhas capacidades, é claro!) à vontade do freguês, mas para isso preciso de saber quem são os interessados. Se não houver ninguém interessado, fica a boa intenção!!!




Vai uma fatia?






Devo dizer que este prato teve um final infeliz, partiu-se!

Meti-me Num Grande 31!!!


É isso mesmo, ontem ( 18/07/2010 ) fiz 31 aninhos! E não podia deixar de partilhar com vocês esta minha grande alegria de estar mais velhota e cheia de cabelos brancos! E é claro, o bolinho que preparei para celebrar esta data! Ainda sobrou um bocadinho, se vierem a correr ainda podem provar!


Em relação à receita, se alguém estiver interessado, vai ter que esperar uns diazitos, porque foi a primeira vez que experimentei este bolinho e agora estou em fase de compilação da receita, retirei um bocadinho daqui, outro bocadinho dali e agora falta passar a limpo para o meu livrinho de receitas. É que realmente, este bolinho é mesmo muito bom! Espero que gostem!

Frango Estufado com Couve Lombarda


Ingredientes:
- 1 frango
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- 2 tomates pelados
- 1 dl de azeite
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de vinho branco
- 1 chouriço
- couve lombarda
- sal e pimenta q.b.



Preparação:
Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione a cenoura, o chouriço ás rodelas, o frango cortado em pedaços e tempere com sal e pimenta. Junte o tomate, a massa de pimento e refresque com o vinho branco. Acrescente um bocadinho de água e deixe estufar durante alguns minutos. Acrescente depois a couve e deixe cozer. Rectifique os temperos e acompanhe com arroz de alho frito.

Torta de Laranja


Ingredientes:- 8 ovos
- 180 g de açúcar em pó
- 1 c. (de sopa) de farinha de trigo
- 1 c. (de sopa) de maisena
- 1,5 dl de sumo de laranja
- 1 c. (de café) de canela em pó
- 80 g de manteiga
- manteiga, açúcar q.b.



Preparação:
Numa tijela, misture o açúcar com as farinhas, a canela e o sumo. Junte os ovos, sem bater demais para não ganhar espuma. Derreta a manteiga e junte-a ao creme de ovos. Misture bem. Deite a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e bem untado com manteiga. Leve a cozer em forno bem quente durante cerca de 25 minutos. Verifique se está cozida e retire do forno. Vire o tabuleiro com cuidado sobre um pano polvilhado com açúcar. Enrole a torta cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Sirva-a bem fresca.


Notas:
- Esta receita já faz parte do meu livro de receitas há muitos anos.

- Quando tenho muitos ovos, gosto de repetir a experiência, porque nunca sai sempre igual, mesmo utilizando os mesmos ingredientes. Mas desta vez, decidi acrescentar a farinha maisena.

- Por vezes coloco apenas a mistura num pirex e levo ao forno. Em vez de torta, fica tarte. É igualmente bom. Como se costuma dizer, quem gosta, gosta sempre! Certo?

- Esta torta foi especialmente concebida para adoçar a boca depois de um petisco de caracóis. Os 3 kg de caracóis foram tão rápidos a desaparecer, que nem tive tempo de os fotografar, mas provei... De qualquer modo a foto dos ditos, fica para uma próxima!



Vai uma fatia?

Feijoada de Chocos


Ingredientes:( Para 2 pessoas )
- chocos
- feijão encarnado
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 cebola média
- 1 dl de azeite
- 1 chouriço corrente
- 100 g de bacon
- 2 c. (de sopa) de polpa de tomate
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de vinho branco
- 1 cenoura
- coentros picados
- sal, pimenta e piri-piri q.b.



Preparação:
Demolhe o feijão em água abundante. No dia, coza o feijão em água temperada com um fio de azeite. Escorra-o, tendo o cuidado de reservar a água da cozedura. Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione a cenoura, o enchido cortado ás rodelas, o bacon, os chocos cortados em pedaços, um pouco de coentros picados e tempere com pimenta. Adicione a polpa de tomate, a massa de pimento e refresque com o vinho branco. Junte um pouco de feijão e se necessário um pouco da água da cozedura e deixe estufar um pouco. Acrescente depois o restante feijão cozido, um pouco da água da cozedura, os restantes coentros picados e rectifique os temperos. Sirva a feijoada com arroz de alho frito, ou outro a seu gosto!




Notas:
- Depois do sucesso da feijoada de caracóis, decidi voltar a repetir a dose, mas desta vez de chocos e apenas para 3.

- Ficou aprovada! Por mim pelo menos...

Semifrio de Pêssego



Ingredientes:
- 2 ovos
- 260 g de açúcar
- 5 c. (de sopa) de óleo
- ½ limão (raspa)
- 100 g de farinha com fermento
- 6 folhas de gelatina incolor
- 4 dl de natas
- 500 g de pêssego em calda
- manteiga, farinha e canela em pó q.b.




Preparação:
Unte com manteiga uma forma redonda e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Separe as claras e bata-as em castelo. Bata muito bem as gemas com 100 g do açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Adicione o óleo, a raspa, a farinha peneirada e, por fim, as claras em castelo. Verta na forma e leve a cozer, a meio do forno, durante 20 minutos. Deixe arrefecer. Demolhe a gelatina em água fria. Bata as natas firmemente, adicione-lhes o açúcar restante e bata mais um pouco. Reduza 400 g de pêssego a puré com a varinha mágica. Escorra bem a gelatina e leve-a a lume brando, juntamente com metade do puré de pêssego, mexendo até dissolver. Retire do lume e junte ao restante puré de pêssego. Incorpore as natas batidas. Coloque um aro sobre o prato de servir e, no fundo deste, coloque o bolo, cortando-o à medida do aro. Corte o restante pêssego aos pedacinhos e espalhe sobre o bolo. Verta depois o preparado de pêssego e natas. Leve ao frigorífico para solidificar. Desenforme, polvilhe com canela em pó e decore a gosto.




Notas:
- Esta receita foi adaptada do suplemento n.º 44 - O melhor da Cozinha Portuguesa, da revista Tv 7 Dias.

- A receita mereceu apenas uns ajustes que eu achei serem necessários, uma vez que a minha mãe já a tinha feito. Ela substituiu o bolo por fatias de torta de compra, o que simplifica em muito o processo, mas reparou que com apenas 2 dl de natas tinha obtido uma camada muito baixa de creme e optou por duplicar a receita. Eu como já sabia desse pormenor fiz logo a dobrar.

- Mas desta vez eu decidi fazer a receita completa com o bolo e tudo. Devo confessar que quando retirei o bolo do forno, aquilo me parecia uma autêntica bolacha, mas na altura de servir, até se revelou bastante satisfatória a altura de bolo.

- Também acrescentei os tais pedacinhos de pêssego antes de colocar o creme de pêssego, o que revela uma textura diferente e dá uma certa frescura ao semifrio.

- Para a decoração, utilizei um bocadinho de chocolate derretido, fatias de pêssego e um morango.

- E em vez de polvilhar com chocolate em pó, optei pela canela, a minha mãe também já o tinha feito e gostei muito.



Espero que gostem... fresquinho é uma verdadeira delícia!



Vai um pedacinho?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...