Queques de Chocolate



Ingredientes:
- ½ cháv. (de chá) de óleo
- 1 cháv. (de chá) de leite
- 2 cháv. (de chá) de açúcar
- 2 cháv. (de chá) de farinha com fermento
- 6 ovos
- 125 g de chocolate em pó

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. De seguida, peneire a farinha, junte o açúcar e o chocolate em pó. À parte, junte o óleo, o leite e os ovos. Adicione ao preparado anterior batendo com a batedeira. Verta para formas de queques em silicone e leve ao forno até cozer. Retire e deixe arrefecer em cima de uma rede.

Notas:- Estes queques foram feitos com a massa que sobrou do bolo de chocolate da mensagem da publicação anterior. Levei-os ao forno ao mesmo tempo que o bolo e a meio da cozedura do bolo, retirei os queques.

- Ficaram bem fofinhos! E são óptimos para um lanchinho em qualquer altura.

Bolo de Chocolate da Fernanda com Creme de Cacau Magro


Ingredientes:
Para o bolo
- ½ cháv. (de chá) de óleo
- 1 cháv. (de chá) de leite
- 2 cháv. (de chá) de açúcar
- 2 cháv. (de chá) de farinha com fermento
- 6 ovos
- 125 g de chocolate em pó



Para o creme
- 1 pacote de natas
- 3 c. (de sopa) de cacau magro em pó
- 2 c. (de sopa) de açúcar



Preparação:
Ligue o forno a 180º C. De seguida, peneire a farinha, junte o açúcar e o chocolate em pó. À parte, junte o óleo, o leite e os ovos. Adicione ao preparado anterior batendo com a batedeira. Verta para uma forma de silicone e leve ao forno até cozer. Retire e deixe arrefecer em cima de uma rede. Depois prepare o creme, junte todos os ingredientes num tachinho e leve a lume brando, mexendo sempre até obter a consistência desejada. Deite por cima do bolo, deixando escorrer. Decore a gosto.




Notas:
- Esta receita foi-me dada pela minha vizinha a D. Fernanda. Para mim é um bolo delicioso. Quando comi em casa dela toda a gente falava do bolo e eu tive que provar. Já tinha experimentado várias receitas mas esta foi a que realmente me agradou mais e aí para a diferenciar das outras dei-lhe o nome da autora.

- Fica um bolo bem grandinho, mas desta vez utilizei uma forma de silicone em forma de flor e coloquei a restante massa em formas de queques em silicone.

- O creme, normalmente faço com chocolate em pó, mas como já não tinha mais, optei por utilizar o cacau.

- Decorei com coco ralado e fica uma combinação bem simpática para amantes de coco como eu! Quem teve a oportunidade de provar este bolinho gostou e eu também gostava de ter comido mais uma fatia, mas vai ter de ficar para uma próxima, porque o bolo desapareceu num instantinho!

Petingas Assadas no Forno






Ingredientes:( Para 4 pessoas )
- 500 g de petingas
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- azeite
- vinagre
- sal
- farinha
- pimentão doce
- piri-piri q.b.

Preparação:
Num pirex coloque a cebola e os dentes de alho cortados às rodelas. Junte a folha de louro cortada aos pedacinhos, regue generosamente com azeite e salpique com vinagre. Amanhe as petingas, tempere-as com sal e depois passe-as por farinha. Disponha-as cuidadosamente no pirex por cima da cebola. Polvilhe com pimentão doce e piri-piri a gosto. Regue novamente com azeite e leve ao forno a 180º C cerca de 45 minutos ou até as petingas ficarem douradinhas. Acompanhe a gosto.

Notas:
- Esta receitinha é da minha mãe! E as quantidades são a gosto.

- Acompanhei estas petingas com migas e batatinhas a murro feitas no microondas.

As Minhas Migas




Ingredientes:
- folhas de couve
- feijão cozido
- broa de milho
- dentes de alho
- folha de louro
- sal e azeite q.b.

Preparação:
Lave as folhas de couve, enrole-as e corte em juliana. Leve-as a cozer em água temperada de sal. No final da cozedura junte o feijão cozido. Num tacho refogue no azeite os dentes de alho com a folha de louro e a broa de milho esfarelada. Junte as couves bem escorridas com o feijão e envolva bem. Sirva de imediato.

Notas:
- Eu acompanhei as migas com umas batatinhas fritas e umas espetadinhas de perú. Soube-me tão bem! Foi a primeira vez que fiz migas e lá foi a minha mãezinha que me deu umas dicas.

Um Fruto da Missa de Alviobeira







Aqui está um fruto da missa de Alviobeira... Passo a explicar:
- Sou uma pessoa assídua da missa Dominical de Alviobeira e por vezes à saída da mesma, somos brindados com pequenos miminhos feitos pelas crianças com a ajuda das respectivas catequistas. Numa das vezes, foi-me entregue um cartãozinho com uma frase e com uma sementinha! Claro que eu sabia que se tratava de uma semente de girassol! Resolvi guardar a sementinha até que a decidi colocar num vasinho para ver se nascia alguma coisa! E nasceu! Fiquei tão contente. É que eu adoro girassóis e ainda não me tinha oposto a comprar umas sementinhas, foi preciso receber aquele miminho, para ver o meu desejo tornar-se uma realidade. Entretanto, transplantei o girassol para a terra e foi vê-lo crescer de dia para dia até que me decidiu brindar com toda a sua beleza! É lindo!!!

Moldura de Feltro Personalizada 5










Pois muito bem, esta moldura foi feita por mim, especialmente para oferecer à pequena Inês, que completou 3 aninhos, no passado mês de Julho. Gosto de colocar a foto dos pequenos, mas como não tinha nenhuma dela, fica ao critério dos pais, que espero que tenham gostado!

Relógio em Ponto Cruz







Em primeiro lugar tenho que agradecer à minha Amiga do blog Doces & Cia porque foi ela que teve a amabilidade de me enviar os esquemas para que eu pudesse fazer este relógio, que para mim é muito fofinho. Eu quando vi as fotos no blog dela tive imensa vontade de o fazer para a minha filhota. Mas este vai ser oferecido a uma pessoa muito especial. Em breve, vou ter que fazer um novamente e aí sim, para a minha filhota. Ah! Este funciona muito bem!

Bacalhau Assado com Batatinhas a Murro



Ingredientes:
- postas de bacalhau
- batatinhas
- sal
- pimenta
- dentes de alho
- azeite




Preparação:
Asse as postas de bacalhau. Depois lasque-as aos bocadinhos e tempere com os dentes de alho picados, regando a gosto com azeite. Envolva muito bem. Entretanto, lave bem as batatinhas. Pique-as com um garfo e coloque-as num recipiente próprio para microondas. Polvilhe com sal grosso e leve ao microondas cerca de 12 minutos ou até estarem cozidas. Coloque-as num prato e dê-lhes um murro. Tempere a gosto com azeite e vinagre. Sirva de imediato acompanhando com o bacalhau assado.

Notas:
- Eu acompanhei com uma saladinha de tomate e pepino temperada especialmente com o tempero para saladas.

Carne de Porco com Miolo de Camarão



Ingredientes:
- carne de porco em rojões
- 1 c. (de sopa) de massa de pimentão
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 dl de vinho branco
- 1 dl de azeite
- miolo de camarão
- cogumelos laminados
- batatas
- 1 raminho de coentros
- sal e pimenta q.b.





Preparação:
Coloque os rojões dentro de um recipiente com a massa de pimentão, os alhos esmagados, o louro, o vinho, o sal e a pimenta. Deixe marinar 30 minutos. Core os rojões bem escorridos no azeite. Verta a marinada sobre a carne e leve a estufar, em lume brando, 15 minutos. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Frite-as em óleo abundante. Escorra-as e reserve. No final da cozedura da carne, junte o miolo de camarão e os cogumelos laminados, deixando cozinhar mais um bocadinho. Retire do lume e acrescente as batatas. Sirva polvilhado com os coentros picados.

Notas:
- Este prato era para ser uma carne de porco à alentejana, mas na altura de colocar as amêijoas, reparei que não tinha e tive que improvisar. Mas estava mesmo convencida que as tinha! Não é a mesma coisa, mas é igualmente bom.

- Acompanhei com uma saladinha de alface, tomate e pepino.

Filetes de Pescada Panados com Coco Ralado


Ingredientes:
- filetes de pescada
- ovo
- farinha
- sal
- pimenta
- limão
- coco ralado
- pão ralado




Preparação:
Tempere os filetes de pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Com uma faca afiada, corte os filetes de pescada na diagonal. Passe os filetes de pescada por farinha, depois por ovo batido e por último numa mistura em partes iguais de pão e coco ralado. Frite os filetes em azeite bem quente. Escorra sobre papel absorvente e sirva acompanhando a gosto.



Notas:
- Vi esta sugestão algures numa revista e tive imensa curiosidade em experimentar. Assim que tive oportunidade, lá experimentei e adorei!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...