Tirinhas de Perú com Arroz de Passas e Pinhões


Ingredientes:
- 2 bifes de perú
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- arroz
- passas de uva
- pinhões
- caldo de galinha
- azeite
- cerveja
- sal
- pimenta
- coentros picados




Preparação:
Num tachinho coloque uma porção de azeite e refogue metade da cebola picada com um dente de alho. Junte os pinhões, as passas de uva e refogue mais um pouco. Junte o arroz envolvendo bem e deixe fritar um bocadinho. Junte depois o caldo de galinha a ferver e deixe cozinhar. Entretanto leve ao lume uma frigideira com azeite, a restante cebola e os dentes de alho cortados em rodelas. Deixe cozinhar um bocadinho. Junte a folha de louro, os bifes de perú cortados ás tirinhas e temperados de sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até as tirinhas estarem douradinhas e junte os cogumelos. Passados uns minutinhos, junte cerveja a gosto, deixando apurar um pouco. Desligue o lume e polvilhe com os coentros picados. Acompanhe com o arroz e com uma salada a gosto.




Notas:

- Eu acompanhei este arroz com uma saladinha de alface, tomate e cenoura!

- Estava mesmo bom e é claro que alguém andou à procura dos pinhões no meio do arroz! Os olhinhos da pequena D. quando viram o que estava no pratinho pareciam duas estrelinhas no céu a brilhar...

- Beijos e até breve...


Quadrados Entrelaçados com Doce de Laranja


Ingredientes:- 1 massa folhada rectangular
- doce de laranja
- cerejas cristalizadas
- chocolate picado



Preparação:Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa folhada e corte-a em pequenos quadrados. Dobre-os em guardanapo e corte em "V", sem separar o vértice. Abra o quadrado e entrelace as pontas. No centro de cada um deles, coloque um pouco de doce de laranja. Em alguns coloque uma metade de cereja e nos restantes coloque chocolate picado. Leve ao forno, por cerca de 25 minutos.













Notas:- Com as aparas da massa fiz pequenos rolinhos. Coloquei um bocadinho de chocolate picado, enrolei, achatei ambos os lados, pincelei com água e salpiquei com chocolate granulado.

- Quem se deliciou com esses pequenos mimos foi mesmo a pequena D. Só lhe escapou um, porque ela quis partilhar comigo!

- Já tinha visto esta ideia de entrelaçar a massa em várias revistas e desta vez, decidi mesmo por mãos na massa, para ver se era capaz.

- Ao princípio, não estava a correr muito bem, porque em vez de quadrados tinha rectângulos, porque decidi dividir a massa em oito partes, sem pensar no efeito pretendido. Depois optei mesmo por aparar para obter quadrados. Só a fazer é que se aprende, sim, porque na minha cabeça parecia super fácil, e realmente é, basta pensar um bocadinho com a cabeça!

- Um Beijo e até breve...

Molotof de Canela com Doce de Ovos e Amêndoa Torrada


Ingredientes:

Para o molotof
- 14 claras
- 14 c. (de sopa) de açúcar
- 2 c. (de sopa) de canela
- manteiga para untar a forma

Para o doce de ovos
- 2 gemas
- 2 c. (de sopa) de açúcar
- 2 c. (de sopa) de leite

Para a decoração- amêndoa palitada torrada




Preparação:

Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e quando estiverem bem firmes, junte o açúcar batendo mais um pouco. No final adicione a canela e bata até que fique bem envolvida. Unte uma forma de chaminé com manteiga. Verta no seu interior o preparado de claras e leve ao forno, durante 14 minutos. Deixe arrefecer no interior do forno e desenforme só quando já estiver frio. Entretanto prepare o doce de ovos. Junte as gemas, o açúcar e o leite num tachinho. Misture bem e leve ao lume mexendo sempre até obter a consistência desejada. Retire para outro recipiente e deixe arrefecer. Decore o molotof com o doce de ovos e com a amêndoa torrada.


Notas:
- Como já tinha uma boa quantidade de claras congeladas, resolvi repetir a receita que fiz pela primeira vez no último aniversário da minha filhota.

- Devo dizer que dessa vez não correu mal, mas desta correu ainda melhor! Ficou uma delícia...




Alguém é servido?

Serradura de Cacau com Boca Doce


Ingredientes:
- 30 biscoitos ou bolachas de cacau
- 1 pudim Boca Doce de leite condensado
- 1 pudim Boca Doce de morango
- 1 l de leite
- 8 c. (de sopa) de açúcar




Preparação:
Triture os biscoitos de cacau e coloque uma parte no fundo de uma taça de servir. Prepare o pudim de leite condensado, com 0,5 l de leite, seguindo as instruções do fabricante e deite por cima dos biscoitos ralados. Leve ao frio, enquanto prepara o outro pudim, procedendo do mesmo modo que o anterior. Retire a forma do frio e deite cuidadosamente por cima uma camada de biscoitos ralados e depois o pudim de morango. Leve novamente ao frio e antes de servir, polvilhe com nova camada de biscoitos ralados, decorando a gosto. Sirva bem fresco.



Notas:
- Como tinha uma grande quantidade destes biscoitos decidi dar-lhes uso. Quando os comprei eram para fazer um semifrio de fisális, mas com receio que não corresse bem, acabei por não o fazer... Agora decidi dar-lhes uso. A pequena D. de vez em quando lá come alguns e eu também, mas 800 g de biscoitos é muito biscoito e na altura foram os únicos que encontrei.

- Aproveitei também para experimentar o pudim Boca Doce de leite condensado que a minha amiga Marlene me enviou, já tinha tido curiosidade em experimentar, mas nunca comprei. Mais uma vez, Obrigado Marlene!

- Aproveitei mais uma vez para usar um dos meus moldes, que polvilhei com uma bolacha maria ralada para realçar!

- Ficou uma sobremesa bem boa!




Beijos e até breve...

Migas com Feijão Branco


Ingredientes:
- folhas de couve
- feijão branco cozido
- broa de milho
- dentes de alho
- folha de louro
- sal e azeite q.b.




Preparação:
Lave as folhas de couve, enrole-as e corte em juliana. Leve-as a cozer em água temperada de sal. No final da cozedura junte o feijão cozido. Num tacho refogue no azeite os dentes de alho com a folha de louro e a broa de milho esfarelada. Junte as couves bem escorridas com o feijão e envolva bem. Sirva de imediato.



Notas:
- Eu acompanhei estas migas com umas espetadas de perú. Estavam mesmo muito boas...

Parabéns Pai!!!


Este foi o bolinho que preparei para o dia de aniversário do meu Pai, que foi na passada segunda-feira. Completou 63 aninhos na nossa companhia. O bolo estava uma delícia... Hoje fica apenas esta fotografia, em breve publico a receita e mais fotografias. Espero que gostem!

Beijos e até breve...

Massa Gratinada


Ingredientes: ( Para 4 pessoas )
- 200 g de massa cotovelos
- 200 g de tiras de bacon
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 lata de milho
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 200 ml de molho béchamel
- azeite e queijo mozarella q.b.



Preparação:
Leve ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Deixe ferver e coloque a massa. Numa frigideira leve ao lume a cebola picada e o alho, regue com azeite e deixe refogar. Junte o bacon e deixe fritar até ficar dourado. Entretanto, lave e escorra os cogumelos, junte-os ao refogado e deixe cozinhar. No fim, junte o milho, envolva tudo e deixe refogar mais uns minutos. Retire e reserve. Ligue o forno a 230º C. Escorra a massa, coloque-a num pirex e cubra com a mistura reservada. Envolva tudo e cubra com o molho béchamel. Por fim, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até gratinar.



Notas:
- Adoro massas! E estas souberam-me mesmo bem...

Bolo de Chocolate da Fernanda


Ingredientes:
- ½ cháv. (de chá) de óleo
- 1 cháv. (de chá) de leite
- 2 cháv. (de chá) de açúcar
- 2 cháv. (de chá) de farinha com fermento
- 6 ovos
- 125 g de chocolate em pó




Preparação:
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. De seguida, peneire a farinha, junte o açúcar e o chocolate em pó. À parte, junte o óleo, o leite e os ovos. Adicione ao preparado anterior batendo com a batedeira. Verta para a forma e leve ao forno até cozer, durante 50 minutos aproximadamente.



Notas:
- Mais uma vez, voltei a repetir esta receita de bolo de chocolate.

- Perguntei ao P que bolo é que ele queria. A resposta foi, de chocolate!

- Perguntei se podia experimentar uma receita nova, só para ver a sua reacção, mas optei por não arriscar pelo menos desta vez... Este bolo é muito rápido de confeccionar e fica-me sempre bem.

- Decorei com metades de miolo de noz!

- E sim, ficou mesmo como eu gosto... Húmido! Fofo!... Uma verdadeira maravilha!






Beijos e até breve...

Almôndegas com Esparguete


Ingredientes: ( Para 3 pessoas )
- 500 g de carne de vaca picada
- 1 cebola
- 1 gema
- 1,5 dl de azeite
- 2 dentes de alho
- 2 tomates
- 1 c. (de sopa) de polpa de tomate
- 1 dl de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 c. (de sopa) de coentros picados
- esparguete, farinha, sal e pimenta q.b.



Preparação:
Coloque a carne num recipiente e junte-lhe meia cebola picada e a gema. Tempere com sal e pimenta e envolva bem. Passe as mãos por farinha e molde pequenas bolas de carne. Concluída esta operação, aqueça o azeite e frite-as lentamente. Retire-as com uma escumadeira e reserve-as num local quente. À parte, pique a restante cebola e os alhos e refogue em lume brando no azeite que serviu para fritar a carne. Junte-lhe o tomate sem pele, nem sementes e cortado em cubos, a polpa e a folha de louro. Mexa bem e tempere com sal e pimenta. Refresque com o vinho branco, distribua as almôndegas e deixe apurar. Coza o esparguete em água temperada de sal. Depois de cozido, escorra bem. Coloque o esparguete num prato e ao centro disponha a carne e o molho. Polvilhe com os coentros picados e sirva de imediato.



Notas:
- Receita adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha N.º 58 - Janeiro 2001.

- Esta foi a primeira vez que eu me aventurei a fazer almôndegas e até me correu bem. Depois de procurar algumas receitas, foi esta a eleita!

- Espero que tenham gostado! Beijos e até breve...

Bolo de Dióspiro


Ingredientes:
- 1 gema
- 250 g de açúcar
- 2 c. (de sopa) de manteiga derretida e arrefecida
- 3 dióspiros maduros (450 g de polpa)
- 1 c. (de chá) de canela
- raspa de ½ laranja grande
- raspa de ½ limão grande
- ¼ c. (de chá) de sal
- 300 g de farinha
- 2 c. (de chá) de fermento
- ½ cháv. (de chá) de nozes picadas
- 1 clara



Preparação:
Bata a gema e adicione progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim, introduza as nozes e junte a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher. Leve a cozer a 180º C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, aproximadamente 1 hora. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar em pó.






Notas:
- Pois é, desta vez, parece que me correu melhor, pelo menos ficou um bolinho mais estufado!

- Quem provou, gostou muito e nem diria que era feito na maioria com este ingrediente especial que é o dióspiro.

- Escolhi 3 dióspiros médios e depois de limpos pesei a polpa, que triturei de seguida, para ficar uma mistura mais homogénea.

- Assim, com o peso da polpa é mais fácil encontrarmos o termo certo que pretendemos para o bolo.

- Por exemplo, a minha mãe se quizesse fazer este bolo teria que utilizar certamente 4 dióspiros, porque os dela são relativamente mais pequenos!

- Espero que gostem e experimentem esta delícia, porque não se vão arrepender. Até eu que não sou nada fã desta fruta, gosto muito do bolo!

- Ah! Mas graças a uma dica que vi aqui, até já me atrevo a comer um de vez em quando e até me sabe bem. Agradeço muito a dica! Foi uma grande ajuda para superar as minhas reticências...

- Beijos e até breve...

Dióspiro com Pinhões e Canela



Agora que me aventurei a comer dióspiros, lembrei-me de juntar à canela uns pinhões, por um lado para convencer a pequena D a comer, por outro para inovar! É uma boa combinação e resulta muito bem! Eu gostei! A marota é que se ficou apenas pelos pinhões... Frutos secos é mesmo com ela...

Queques de Dióspiro






Como tinha comprado uma forma redonda nova, decidi experimentar nela o bolo de dióspiro, mas como não sabia o que ia acontecer, decidi não colocar a massa toda na forma e dividir a restante por duas formas de queques.

Também para ver o resultado e poder apreciar o bolo mais rapidamente. Surpresa das surpresas, os queques ficaram mais estufados que o bolo em si! Proporcionalmente até cresceram mais e estiveram muito menos tempo no forno, como acontece com os outros tipos de queques.

Se calhar a culpa do bolo ficar ligeiramente enqueijado foi a entrada das formas dos queques a meio da cozedura do bolo.

Mas como isto tudo me ficou a morder atrás da orelha, e como já se tinha comido aquele bolo todo, não fui de modas e no dia seguinte tive que tirar as teimas para chegar a alguma conclusão e disse para mim mesma que desta vez ia tentar fazer tudo certinho, nada de dividir massa por forminhas, nem abrir o forno a meio da cozedura... Será que me correu melhor?

Depois conto!!! Fica prometido.

Beijos e até breve!

O Meu Fisális e o Inverno













Pois é! O Inverno está quase aí e de vez em quando, vai-nos pregando umas partidinhas com muito vento, muita chuva,... Um destes dias quando cheguei ao pé da minha plantinha depois de um pequeno e leve temporal, parecia que alguém se tinha deitado em cima dela... A estrutura de canas cedeu e ficou tudo caído.

Está cheia de flores e frutos ainda verdes... certamente já não vão chegar a amadurecer! Assim que caírem as primeiras geadas, adeus, não há mais nada para ninguém. Este ano, não me está nada a apetecer tapá-la toda como fiz o ano passado. Se se queimar, queimou...

Nas últimas fotografias podemos ver que se não fizermos uma estrutura para orientar a planta, ela vai crescer alastrando-se pelo chão. Assim, os frutos ficam feios, porque estão sempre em contacto com a terra. Estas nasceram aqui e eu deixei-as crescer à sua vontade. Só para ver o resultado!

Beijos e abraços... Até breve!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...