Semifrio de Bolo Escuro com Leite Condensado









Ingredientes: Para o bolo- 100 g de açúcar
- 50 g de farinha
- 50 g de cacau magro em pó
- 3 ovos grandes
- 1 c. (de chá) de fermento em pó

Para o creme- 1 lata de leite condensado
- 4 claras
- 2 dl de natas
- 5 folhas gelatina incolor

Para os ovos moles- 4 gemas
- 4 c. (de sopa) de açúcar
- 4 c. (de sopa) de água

Preparação:
Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas e bata cerca de 5 m. Adicione depois a farinha misturada e peneirada com o cacau e com o fermento, envolvendo delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno cerca de 15 m. Retire e deixe arrefecer. Prepare o creme: Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Bata as natas em chantilly e junte depois o leite condensado, envolvendo suavemente. Bata as claras em castelo e envolva na mistura anterior. Leve as folhas de gelatina a derreter com 1 c. (de sopa) do preparado anterior e incorpore depois na mistura. Coloque o bolo num prato de servir e volte a colocar o aro da forma. Sobre a base do bolo, coloque o creme. Leve ao frigorífico até solidificar. Prepare depois os ovos moles. Num tachinho, junte as gemas, o açúcar e a água. Leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer. Na altura de servir, retire do frio e desenforme cuidadosamente, passando uma faca a toda a volta. Decore a superfície com os ovos moles.

Notas:
- Uma vez já tinha tentado fazer este semifrio, mas fiquei só pela parte do bolo... na altura pensei, mas isto não tem altura nenhuma!!! Quando fui a partir o bolo é que vi que a altura até era suficiente... Manias!!!

- Assim sendo, a receita ficou em lista de espera...

- Chegou o dia!!! Nada melhor que um almoço de domingo em família para apreciar esta delícia! Ficou mesmo muito bom. Nem os mais esquisitos reclamaram...


- Hoje também é um dia muito ESPECIAL!!! A minha filhota completa HOJE 3 Aninhos!!!

Quadro Ponto Cruz Sala



Este quadro foi feito através do esquema que podemos encontrar na Revista Linhas & Pontos N.º 43 de Outubro de 2000. Foi um quadro que terminei no final do ano passado. Como podem ver demorei cerca de 10 anos para o fazer. Mas mais vale tarde do que nunca!...


Escrevi que era para a sala, mas ainda não está lá... Vai ter que esperar um bocadinho, para ser convenientemente enquadrado no espaço... Espero que gostem.


Beijos e Bom Fim-de-semana...

Bolo Rei em Fevereiro

Ingredientes:
- 1 embalagem de farinha para Pão de Brioche
- 220 ml de água
- 100 g de frutos secos (pinhões, nozes, amêndoas) em pedaços
- 50 g de passas de uva
- raspa de ½ laranja
- 2 c. (de sopa) de Vinho do Porto
- fruta cristalizada, nozes, geleia e açúcar em pó q.b.

Preparação:
Deite a farinha numa tigela, junte a água e amasse à mão cerca de 10 minutos. Junte os frutos secos, as passas, a raspa de laranja e o Vinho do Porto, amassando mais uns minutos. Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela enfarinhada. Tape-a com um pano, coloque num lugar quente e deixe levedar 1 hora. Depois, retire a massa para uma superfície enfarinhada e molde o Bolo Rei. Coloque-o no tabuleiro do forno previamente forrado com uma folha de papel vegetal anti-aderente, tape com um pano e deixe levedar em lugar quente por 2 horas. Pincele o bolo com geleia, decore com fruta cristalizada e frutos secos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, por cerca de 35 minutos. Retire do forno e volte a pincelar com geleia. Enfeite com montinhos de açúcar.

Notas:
- Pois é, isto é tudo bem melhor fora de época!

- Mas a verdade, é que a ideia de fazer um Bolo Rei, me andava às voltas na cabeça há muito tempo... e na altura do Natal, com prendas, decorações de casa, querer fazer tudo e mais alguma coisa, lá ficou o Bolo Rei para trás...

- Então, no passado fim-de-semana, voltei a pôr mãos no Bolo Rei... Voltei, sim, porque eu sou insistente...

- No fim-de-semana anterior tentei fazer o meu primeiro Bolo Rei e foi um desastre... Quer dizer... saboroso era, mas não cresceu quase nada!!! E porquê? Porque aqui a Martinha é apressada e por mais vezes que tivesse lido a receita e as próprias instruções da embalagem da farinha, não deixei levedar correctamente a massa... Foi asneira atrás de asneira...

- Até que disse para mim, tu és capaz!!! Quando o vi a crescer no forno, até dei risinhos de contente!!! Quando o retirei do forno pairava a dúvida... Mas será que está bem cozido?

- Sim. Correu bem. Estava bom e desapareceu num instante.

- Resumindo, às vezes vale a pena insistir!

- Agora deixo-vos as fotos do 1.º e do 2.º Bolo Rei...





2.º Bolo Rei




Bem mais apetitoso! Com o tempo acho que vou chegar lá!!!

O Novo Poncho da D




Não é um poncho totalmente novo!!! A novidade é que apenas acrescentei as voltas cor de laranja e as laranjinhas ao centro... A pequena D cresceu e o poncho que tinha feito o ano passado estava a ficar pequenote, então decidi acrescentar mais umas voltinhas... E assim, vamos tendo um poncho sempre com a mesma base, mas cada vez maior... maior...

Bifes de Perú com Bacon, Cogumelos, Salcichas e Molho Carbonara




Ingredientes:
- 2 bifes de perú
- 1 pacote de natas Carbonara
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 lata de salcichas
- 100 g de tiras de bacon
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- cerveja
- azeite
- sal e pimenta q.b.

Preparação:
Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe cozinhar um pouco. Junte a folha de louro, os bifes de perú cortados ás tiras e temperados de sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até as tiras estarem douradas, junte depois o bacon e os cogumelos. Passados uns minutinhos, junte a cerveja e deixe apurar um pouco. No final junte as salcichas cortadas às rodelas e incorpore as natas Carbonara. Desligue o lume e sirva de imediato, acompanhando a gosto.

Notas:
- Lá voltei a experimentar as natas, quando se gosta, logo se pensa em repetir... Desta vez, acrescentei as salcichas, que são quase sempre do agrado dos mais pequenos.

- Beijos e até breve...

Porta Chaves + Porta Canetas








Aqui está mais um modelito!!! Desta vez consegui fazer algo que fizesse "pendant". Utilizei mais uma vez as sobras das minhas calças de ganga e um novelo matizado, que na minha opinião é bem alegre! Gostei muito deste conjunto! A letra A é para identificar a futura dona deste conjunto!

Lombo de Porco Estufado com Pimento




Ingredientes:
- 1 lombo de porco
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- 2 tomates pelados
- 1 dl de azeite
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 1 dl de vinho branco
- 1/2 pimento vermelho
- sal e pimenta q.b.

Preparação:
Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione a cenoura, o lombo e tempere com sal e pimenta. Junte o tomate, a massa de pimento, o pimento cortado em tiras e refresque com o vinho branco. Acrescente um bocadinho de água e deixe estufar durante alguns minutos. Rectifique os temperos e acompanhe a gosto.


Bom Domingo!

Tiras de Perú com Bacon, Cogumelos e Molho Carbonara






Ingredientes:
- 3 bifes de perú
- 1 pacote de natas Carbonara
- 1 lata de cogumelos laminados
- 100 g de tiras de bacon
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- cerveja
- azeite
- sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe cozinhar um pouco. Junte a folha de louro, os bifes de perú cortados ás tiras e temperados de sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até as tiras estarem douradas, junte depois o bacon e os cogumelos. Passados uns minutinhos, junte a cerveja e deixe apurar um pouco. No final incorpore as natas Carbonara. Desligue o lume e sirva de imediato, acompanhando a gosto.

Notas:
- Foi a primeira vez que experimentei este tipo de natas e foi do agrado geral! Ninguém reclamou... Até fiquei admirada...

- Acompanhei com esta massa que adoro e com uma saladinha de tomate, alface e cenoura raladinha! Bem ao gosto da pequena D!

- Beijos e até breve.

1 Torta 2 Decorações Diferentes










Torta de Amêndoa com Recheio Cremoso
Ingredientes:

Para a massa
- 5 ovos
- 190 g de açúcar
- 115 g de farinha
- 60 g de miolo de amêndoa com pele moída
- 1 c. (de café) de fermento em pó
Para o recheio- 2,5 dl de leite
- 50 g de açúcar
- 35 g de farinha
- 1 ovo
- 2 gemas
- 3 gotas de aroma de baunilha
- 1 pitada de sal fino

Preparação:Bata os ovos com o açúcar, até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Peneire a farinha com o fermento e junte o miolo de amêndoa. Envolva, aos poucos, ao preparado inicial. Transfira para um tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha. Leve ao forno a 190 º C, durante cerca de 25 minutos. Desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar em pó. Depois de colocar o tabuleiro no forno, comece a preparar o recheio. Misture o açúcar com a farinha, o ovo, as gemas, a baunilha e o sal. Incorpore a mistura no leite e leve a lume brando, num tachinho, mexendo sempre com uma vara de arames até cozer e espessar. Barre generosamente o bolo com o creme e enrole com a ajuda do pano. Deixe arrefecer. Depois apare as extremidades da torta e decore a gosto com o restante creme.

Notas:- Passo então a explicar o título: "1 Torta 2 Decorações Diferentes"

- Depois de colocar a torta no prato de servir e aparar as pontas perguntei: -" Posso barrar a torta com o resto do creme?" Até já sabia a resposta...

- Como metade da torta ia viajar até ao Baixo Alentejo a sugestão foi colocar o creme apenas na metade que ficava! Assim sendo, optei primeiro por fazer a decoração na totalidade da torta com açúcar em pó e com a ajuda dos meus moldes em forma de pinheirinho. Não ficou nada de especial, deveria escolher os moldes mais pequeninos, como a torta é redonda, o molde não fica bem definido. Depois cortei a torta ao meio e embalei logo a que ia viajar!!!

- Depois voltei a polvilhar a torta com mais açúcar em pó para eliminar os pinheirinhos e coloquei o restante creme numa seringa e decorei. Depois polvilhei com canela em pó. Troquei o bico e fiz uns montinhos. O creme ficou bastante cremoso, uma verdadeira tentação com gostinho a baunilha!

- Espero que tenham gostado destas minhas duas sugestões. Pois eu adorei!

Beijos e até breve...

Torta Folhada de Maçã com Frutos Secos








Ingredientes:- 1 massa folhada rectangular
- 4 maçãs pequenas
- 1 limão (sumo)
- açúcar
- canela em pó
- pinhões
- amêndoa laminada
- passas de uva
- vinho do porto
- doce de ovos

Preparação:Ligue o forno a 200º C. Desenrole a massa folhada em cima do tabuleiro de ir ao forno. Com um corta massas a gosto, corte figuras e reserve. Depois apare a massa folhada, pique-a toda com um garfo e espalhe uma quantidade de açúcar e canela a gosto. Coloque as passas de uva de molho num bocadinho de Vinho do Porto. Descasque as maçãs e coloque por cima o sumo de limão. Rale-as com a ajuda de um ralador grosso e disponha em cima da massa folhada. Volte a salpicar com açúcar e canela a gosto. Escorra as passas de uva e espalhe-as pela massa folhada, juntamente com os pinhões e com a amêndoa. Enrole em forma de torta e com a ajuda de uma faca dê-lhe uns cortes. Pincele a torta com o doce de ovos e sobreponha a gosto as figuras reservadas. Leve ao forno por cerca de 35 minutos. Deixe que arrefeça e sirva.

Notas:- Isto é, uma delícia! É só o que consigo dizer depois de ter comido a última fatia!!!

- Entre corações, estrelas, sinos, luas,... escolhi... os Corações!!! Love, Love, Love...

- Espero que gostem da decoração! É um bocadinho a fazer lembrar o dia que se aproxima... O Dia de São Valentim!!! Experimentem se tiverem oportunidade e surpeendam a vossa cara-metade...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...