Filetes de Panga Panados com Pescada e Arroz de Grelos





Ingredientes:
- filetes de panga
- pescada
- coentros picados
- ovos
- farinha
- sal
- pimenta
- limão
- azeite
- arroz
- grelos

Preparação:
Tempere os filetes de panga e a pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Leve ao lume um tachinho com água e deixe ferver. Junte os grelos e tempere com sal. Acrescente depois o arroz e deixe cozer. Escorra a água e tempere com um fio de azeite. Reserve. Com uma faca afiada, corte os filetes em tiras. Passe os filetes pelos coentros picados, depois por farinha e de seguida por ovo batido. Frite os filetes em azeite bem quente. Escorra sobre papel absorvente. Depois passe a pescada por farinha e frite de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente. Sirva os filetes e a pescada com o arroz de grelos reservado.

Bom Apetite!!!

Delícia de Custard e La Reine




Ingredientes:
- ½ l de leite
- 2 c. e ½ (de sopa) de custard
- 3 c. (de sopa) de açúcar
- 50 g de manteiga
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- palitos La Reine
- café forte e canela em pó q.b.

Preparação:
Passe os palitos La Reine pelo café e cubra o fundo de um pirex com os mesmos. Reserve. Dissolva o custard em ¼ de litro de leite e misture bem. Adicione os restantes ingredientes e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher, até se obter um creme. Depois coloque o creme por cima dos palitos reservados e deixe arrefecer. Polvilhe a gosto com canela em pó e sirva fresco.


Apetecia-me fazer uma sobremesa que não me desse muito trabalho, porque estava cansada e com pouca imaginação. Foi o que saiu para um almoço de Domingo em casa dos meus pais. Espero que gostem!



Bacalhau com Natas, Cenoura e Béchamel






Ingredientes:
- bacalhau previamente demolhado
- batatas
- dentes de alho
- folha de louro
- cebola grande
- cenoura ralada
- azeite
- béchamel
- natas para culinária
- sal, pimenta, noz moscada
- gemas de ovo
- sumo de limão
- pão ralado para polvilhar

Preparação:
Coza o bacalhau em pouca água, limpe-o de pele e espinhas e desfie-o em lascas. Reserve 2 dl da água de cozer o bacalhau. Refogue no azeite o alho picado, as cebolas cortadas às rodelas e a folha de louro. Quando as cebolas estiverem transparentes e macias, junte a cenoura ralada e o bacalhau desfiado, deixando refogar um pouco. Descasque as batatas, corte-as aos quadradinhos e frite-as em óleo até ficarem brancas e moles. Adicione as batatas ao refogado de bacalhau e tempere a gosto com sal, pimenta e noz-moscada. À parte, junte as natas para culinária ao molho béchamel com 2 gemas de ovo (previamente desfeitas na água de cozer o bacalhau) e o sumo de ½ limão. Ligar aproximadamente 1/3 deste molho ao preparado de bacalhau. Deite a mistura num tabuleiro que possa ir ao forno e cubra com molho béchamel. Polvilhe com pão ralado e leve a gratinar.

Notas:
- Já não fazia a minha tradicional receita de bacalhau com natas há já algum tempo e desta vez decidi juntar a cenoura ralada.

- Não juntei o molho todo, apenas o necessário para que depois não ficasse muito mole.

- Ficou uma delícia! Bem crocante...
- Não quantifiquei os ingredientes, porque foi um bocado a olho e ao gosto do freguês!

Torta Dia do Pai








Torta Recheada com Chantiliminut e Doce de Morango
Ingredientes:
Para a massa
- 6 ovos
- 200 g de açúcar
- 95 g de farinha
- 95 g de fécula de batata
- 1 c. (de café) de fermento em pó

Para o recheio- 100 g de chantiliminut em pó
- 1,5 dl de leite frio
- doce de morango a gosto

Preparação:
Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar. Adicione depois a farinha peneirada com o fermento e a fécula de batata, envolvendo delicadamente. Verta dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal anti-aderente e leve a cozer a 190ºC, por 15 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Numa tigela junte o chantiliminut em pó com o leite e bata até obter a consistência desejada. Barre o bolo generosamente com o creme obtido e depois espalhe doce de morango a gosto. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Decore a gosto.

Notas:- Desta vez utilizei o tabuleiro mais fundo que vinha com o forno. Quando acabei de verter a massa, fiquei um bocadinho assustada, porque a massa mal chegava... mas com a ajuda do salazar lá estiquei a massa para os cantinhos...

- Depois lá me aventurei a experimentar o já famoso chantiliminut... agradou-me tanto o sabor como a consistência.

- O doce de morango que utilizei foi comprado no Lidl e como é relativamente espesso, tive que colocar o doce num tachinho ao lume para que ficasse mais leve e fácil de espalhar.

- Enrolei a torta e levei-a ao frigorífico cerca de 1 hora. Quando retirei o pano, a torta ficou sem uns bocadinhos de "pele", nada de muito grave, mas não dava para fazer a decoração que eu queria com açúcar em pó, porque não se iria notar...

- Então como vi que aquela "pele" saía fácilmente, decidi retirar tudo!

- Fui procurar o meu molde em forma de coração e com a ajuda de um passador e do chocolate em pó fiz a decoração.

- Depois foi só juntar o bonequinho e a placa previamente plastificada e espetada num palito!

- A pequena D disse: "- Olha pai! É o nosso bolo de anos! - Mãe! Posso tirar o boneco?"

- Realmente ela tinha razão, se não fosse ela, lá em casa não se podia comemorar este dia. E claro, o boneco não ficou lá muito tempo...

Algumas Imagens da Minha Cidade...Tomar















... vistas do Castelo!!! E claro... com esta pequena curiosidade que achei muito interessante e romântica!!!

As Minhas Frésias 2












É verdade, não me canso mesmo nada destas flores! Adoro-as... E já estou a pensar comprar novos bolbos para poder ter outras cores. Quem um dia me deu estes bolbos, é uma pessoa muito especial, que já não está entre nós... Ela disse-me: "-Põe lá isto no teu jardim, já que gostas tanto de flores! Não sei como se chamam, mas cheiram muito bem..."


Foi isso mesmo que eu fiz, e o resultado é o que podem ver. Dentro de uma jarra duram muito tempo, porque todos os botões vão abrindo e o cheirinho, esse é mesmo indescritível!...


Estas fotos foram tiradas em 12 de Março.

As Minhas Frésias







Aqui estão as minhas flores preferidas! Elas libertam um aroma simplesmente fantástico! Fiquei muito feliz quando vi que estavam a começar a florir! Estas fotos foram tiradas no dia 2 de Março...

Bolo de Amêndoa e Canela com Creme Russo


Aqui está a receita do bolo do 3.º Aniversário da minha filhota...

Ingredientes:

Para a 1.ª massa- 200 g de açúcar
- 200 g de manteiga
- 4 ovos
- 220 g de farinha
- 1 c. (de sobremesa) de canela em pó
- 125 g de amêndoa com pele moída

Para a 2.ª massa- 200 g de açúcar
- 200 g de manteiga
- 4 ovos
- 220 g de farinha
- 1 c. (de sobremesa) de canela em pó
- 125 g de amêndoa sem pele moída

Para o recheio e cobertura- 400 g de preparado para creme russo (Casa Januário)
- 4 dl de leite frio

Preparação:Bata o açúcar com a manteiga, até ficar em creme. Junte os ovos, um a um, sem parar de bater. Por fim, envolva a farinha, a canela e a amêndoa. Unte um tabuleiro com manteiga e forre com papel vegetal, que também deve untar. Verta a massa no tabuleiro e leve a cozer em forno quente a 180º C, durante cerca de 30 minutos. Depois retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede. Repita todo o procedimento para a 2.ª massa. Depois coloque o preparado para creme russo num recipiente e junte o leite. Bata com uma batedeira até obter a consistência desejada. Num prato de servir coloque o primeiro bolo. Barre generosamente com o creme russo e sobreponha o segundo bolo. Barre o bolo todo com o restante creme russo e decore a gosto.

Notas:


- O bolo foi idealizado com base na minha receita Quadrados de Mel e Canela, onde optei por retirar o mel e reduzir as quantidades de açúcar, manteiga e farinha para utilizar apenas 4 ovos, uma vez que queria fazer dois bolos iguais mas ao mesmo tempo diferentes. Assim num utilizei amêndoa com pele e no outro amêndoa sem pele.

- Para escrever a dedicatória, juntei um bocadinho de cacau magro em pó ao creme russo e utilizei uma seringa com um bico fininho.

- Espalhei coco ralado verde a toda a volta, coloquei a decoração e as velinhas.

- No final, utilizei outra seringa para fazer os montinhos a toda a volta na base do bolo.

- Foi a primeira vez que utilizei o preparado para creme russo e ADOREI!!!

- O pior foi depois para arrumar toda aquela confusão!

- O melhor foi ver a alegria dela quando viu o bolo!!! Estava muito Feliz!

Maçãs Duquesa com Pêssego







Ingredientes:- 3 maçãs
- 1 pêssego em calda
- 1 cháv. de farinha
- 1 cháv. de açúcar
- 4 ovos
- 5 dl de leite
- 2 c. (sopa) de margarina
- margarina e canela em pó q.b.

Preparação:Descasque as maçãs e limpe-as do caroço, corte-as em rodelas finas ou meias luas e vá-as colocando no tabuleiro untado em camadas, salpicando cada camada com um pouco de açúcar. Depois coloque por cima o pêssego também cortado em meias luas. Aqueça bastante o forno. À parte, numa tigela, primeiro misture bem a farinha com o açúcar e uma pitada de canela em pó. De seguida junte o leite e os ovos batidos e mexa tudo muito bem. Espalhe este polme sobre as maçãs e o pêssego no tabuleiro e por cima de tudo espalhe bocadinhos de margarina. Leve a cozer em forno bem quente, durante cerca de 30 minutos. Convém verificar pois as maçãs devem ficar bem lourinhas por cima. Retire e deixe arrefecer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...