Molotof de Caramelo






Ingredientes:12 claras, 12 c. (de sopa) de açúcar, 5 c. (de sopa) de caramelo líquido, manteiga para untar a forma.

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e quando estiverem bem firmes, junte o açúcar batendo mais um pouco. No final adicione o caramelo líquido e bata até que fique bem envolvido. Unte uma forma de chaminé com manteiga. Verta no seu interior o preparado de claras e leve ao forno, durante 12 minutos. Deixe arrefecer no interior do forno e desenforme só quando já estiver frio. Cubra com caramelo líquido.

Notas:- Uma receita bem simples e deliciosa!

Feijoada de Lulas









Ingredientes:
Lulas, feijão encarnado, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 cebola média, 1 dl de azeite, 1 chouriço corrente, 100 g de bacon, 2 c. (de sopa) de polpa de tomate, 1 c. (de sopa) de massa de pimento, 1 dl de vinho branco, 1 cenoura, coentros picados, sal, pimenta e piri-piri q.b.

Preparação:
Demolhe o feijão em água abundante. No dia, coza o feijão em água temperada com um fio de azeite. Escorra-o, tendo o cuidado de reservar a água da cozedura. Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione a cenoura, o enchido cortado ás rodelas, o bacon, as lulas cortadas em pedaços, um pouco de coentros picados e tempere com pimenta. Adicione a polpa de tomate, a massa de pimento e refresque com o vinho branco. Junte um pouco de feijão e se necessário um pouco da água da cozedura e deixe estufar um pouco. Acrescente depois o restante feijão cozido, um pouco da água da cozedura, os restantes coentros picados e rectifique os temperos. Sirva a feijoada com arroz de alho frito.

Ninho de Páscoa e um Adeus...





















Ingredientes:

Para a massa
¼ cháv. (de chá) de óleo, ½ cháv. (de chá) de leite, 1 cháv. (de chá) de açúcar, 1 cháv. (de chá) de farinha com fermento, 3 ovos, raspa de limão q.b.

Para o recheio e cobertura
1 embalagem de mousse de chocolate instantânea, 2,5 dl de leite, raspas de chocolate e amêndoas q.b.

Preparação:
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. De seguida, peneire a farinha, junte o açúcar e a raspa de limão. À parte, junte o óleo, o leite e as gemas. Adicione ao preparado anterior batendo com a batedeira. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa. Verta na forma e leve ao forno até cozer, cerca de 40 minutos. Retire e deixe arrefecer em cima de uma rede. Entretanto, coloque o conteúdo da embalagem da mousse numa tigela e junte-lhe o leite. Bata por três minutos e reserve. Desenforme o bolo sobre o prato de servir e com a ajuda de uma faca corte-o no sentido horizontal. Recheie a gosto com uma parte da mousse reservada e sobreponha-lhe depois a outra parte do bolo. Barre o bolo a toda a volta com a restante mousse e preencha também a cavidade interior. Polvilhe com raspas de chocolate e decore a gosto com amêndoas coloridas. Sirva fresco.

Notas:
- Sempre pensei, nesta Páscoa vou fazer um Ninho! Mas não sabia bem que receita devia escolher, mas a minha balança ajudou-me... não é que ela decidiu avariar-se? Só a mim, e a esta hora? Estas coisas electrónicas só me dão dores de cabeça... Resultado, ingredientes medidos à chávena...

- Adorei o resultado, a receita escolhida foi a do meu bolo de chocolate, mas sem chocolate, optei por utilizar a mousse, que era só preciso bater...

- Fiz apenas metade da receita, porque usei uma forma mais pequena, para obter um Ninho mais fofinho!

- No Domingo de Páscoa, lá decorei o meu bolinho e levei-o para o almoço em casa dos meus pais...

- O telefone tocou momentos antes da sobremesa... A minha avó G (mãe da minha mãe) tinha acabado de nos deixar... aos 86 anos!

- Avó! Nunca me vou esquecer daquele pãozinho que tu cozias no forno a lenha e me davas bem molhadinho e passado por açúcar, uma verdadeira delícia que eu adorava sempre que te ia visitar quando era mais pequenina! Sempre gostámos de coisas doces, não foi?

- Descansa em Paz!

Festa dos Tabuleiros - 1.ª Saída das Coroas






















No passado dia 24 de Abril, a Festa dos Tabuleiros teve início com a 1.ª Saída das Coroas e Pendões em honra do Espírito Santo.


O Cortejo Principal dos Tabuleiros, realiza-se a 10 de Julho de 2011, onde cerca de 650 tabuleiros vão desfilar, nas principais ruas da cidade de Tomar!


A minha Cidade!

Macarronete Riscado com Tamboril e Delícias do Mar







Ingredientes: ( Para 2 pessoas )
- 200 g de macarronete riscado
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 tomates pelados
- 1 dl de azeite
- 1 raminho de coentros
- 1 rabo de tamboril
- 1 dl de vinho branco
- 1 caldo knorr marisco
- 1 c. (de sopa) de massa de pimento
- 4 delícias do mar
- sal e pimenta q.b.

Preparação:
Refogue a cebola, os alhos picados e a folha de louro no azeite. Junte o tomate, a massa de pimento, o vinho branco, o caldo de marisco e o tamboril cortado em pedaços. Tape e deixe cozinhar por uns minutos. Adicione água na quantidade necessária para cozer a massa, deixe ferver, junte o macarronete e rectifique os temperos. No final da cozedura acrescente as delícias do mar e polvilhe generosamente com coentros picados. Sirva.

Notas:
- Este prato para mim é mesmo muito bom! Até a pequena Diana diz: "-A mãe fez um jantar muito bom!"

Massada de Choquinhos






Ingredientes:
Chocos, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 cebola média, 1 dl de azeite, 1 chouriço corrente, 100 g de tiras de bacon, 2 c. (de sopa) de polpa de tomate, 1 c. (de sopa) de massa de pimento, 1 dl de vinho branco, 1 cenoura, 1 caldo knorr marisco, ervilhas, macarrão, coentros picados, sal e pimenta q.b..

Preparação:
Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione a cenoura, o chouriço cortado ás rodelas, o bacon, os chocos cortados em pedaços, um pouco de coentros picados, tempere com pimenta e deixe refogar um pouco mexendo ocasionalmente. Acrescente a polpa de tomate, a massa de pimento, o caldo de marisco; refresque com o vinho branco e um pouco de água. Deixe ferver, acrescente as ervilhas, tape e deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione água na quantidade necessária para cozer a massa, deixe ferver, junte o macarrão e rectifique os temperos. No final da cozedura polvilhe generosamente com coentros picados. Sirva.

Notas:
- Massada de Choquinhos porque os chocos ficaram bem pequeninos!

Torta Marmoreada com Recheio de Bolocrem






Ingredientes:
Para a massa
6 ovos, 200 g de açúcar, 190 g de farinha, raspa de limão, 1 c. (de sopa) de chocolate em pó.

Para o recheio
150 g de Bolocrem em pó, 150 g de açúcar, 4,5 dl de água fria.

Preparação:
Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar e com a raspa de limão. Adicione depois a farinha peneirada envolvendo delicadamente. Retire uma parte para uma taça e junte o chocolate em pó, envolvendo bem. Verta a massa amarela dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal anti-aderente e depois espalhe a massa de chocolate em riscos no sentido do comprimento. Leve a cozer a 190ºC, por 20 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Numa tigela junte o bolo cream em pó com o açúcar e com a água; bata até obter a consistência desejada. Barre o bolo generosamente com o creme obtido. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano, apertando bem. Deixe arrefecer e decore a gosto.

Notas:
- Decorei com açúcar em pó e com canela, usando um molde feito por mim.

- Foi a primeira vez que utilizei Bolo Cream, mas acho que para uma próxima vez, vou colocar um bocadinho menos de açúcar, só para experimentar!


- Uma Páscoa muito Doce e Feliz!!!

Entrecosto Grelhado com Molho de Laranja







Ingredientes:
- entrecosto
- 1 limão (sumo)
- 2 dl de azeite
- 2 dentes de alho
- 1 laranja
- 1 raminho de coentros
- sal grosso q.b.

Preparação:
Tempere o entrecosto com sal e sumo de limão e deixe marinar por cerca de 20 minutos. Decorrido o tempo, grelhe lentamente. Enquanto isso, prepare o molho, colocando num copo misturador o azeite com os dentes de alho, o sumo de meia laranja e os coentros. Triture bem e reserve. Sirva o entrecosto com um acompanhamento a gosto e regue com o molho que preparou anteriormente.

Notas:
- Eu acompanhei com arroz de grelos e com algumas fatias de laranja grelhadas apenas de um dos lados.

Duo Boca Doce com Cuajada




Ingredientes:
1 pudim boca doce de caramelo, 1 pudim boca doce de chocolate, 2 saquetas de cuajada, 1 l de leite, 8 c. (de sopa) de açúcar.

Preparação:
Deite o conteúdo da saqueta de pudim de caramelo numa caçarola, juntamente com 1 saqueta de cuajada e adicione metade do açúcar. Junte, pouco a pouco, ½ l de leite, mexendo até dissolver bem. Leve a levantar fervura em lume brando e deixe cozer durante 2 minutos, mexendo sempre. Deite numa forma de silicone, previamente passada por água fria, e deixe arrefecer sem mexer. Repita todo o procedimento para o pudim de chocolate e coloque-o depois por cima do pudim de caramelo. Sirva fresco, decorando a gosto.

Notas:
- Para a decoração, utilizei a cobertura líquida de sabor a chocolate da Royal e um morango.


- Aproveito para vos desejar uma Santa Páscoa!


Rolo Folhado de Maçã com Frutos Secos











Ingredientes:1 massa folhada rectangular, 4 maçãs pequenas, 1 limão, açúcar, canela em pó, pinhões, amêndoa laminada, passas de uva q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 200º C. Desenrole a massa folhada em cima do tabuleiro de ir ao forno. Pique toda a massa folhada com um garfo e espalhe uma quantidade de açúcar e canela a gosto. Descasque as maçãs e coloque por cima o sumo de limão. Rale-as com a ajuda de um ralador grosso e disponha em cima da massa folhada. Volte a salpicar com açúcar e canela a gosto. Espalhe as passas de uva pela massa folhada, juntamente com os pinhões. Enrole em forma de rolo e com a ajuda de uma faca dê-lhe uns cortes. Espete a amêndoa laminada a gosto. Leve ao forno por cerca de 35 minutos. Deixe que arrefeça e sirva.

Notas:- Deixe arrefecer se conseguir, porque eu gosto dela ainda morninha!

- Bom apetite e até breve...

Quiche de Atum com Bacon











Ingredientes:
200 g de bacon em pedaços, 2 latas de atum, 150 g de queijo flamengo em fatias, 1 massa folhada, 1 c. (de sopa) de salsa picada, 2 dl de natas, 3 ovos, sal e pimenta q.b..

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com o bacon em pedaços e deixe cozinhar até ficar douradinho e crocante. Escorra e deixe arrefecer. Escorra o atum e corte o queijo em tiras. Forre uma tarteira com a massa folhada, pique o fundo com um garfo, espalhe por cima o bacon frito, e, por último, espalhe o atum ligeiramente esmagado, a salsa e o queijo. Numa tigela, misture as natas com os ovos, tempere com um pouco de sal e pimenta, mexa bem, verta sobre a tarte e leve ao forno durante 40 minutos. Ao fim desse tempo, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva a tarte morna ou fria decorada a gosto.

Notas:
- Esta receita foi adaptada da Dica da Semana de 24 de Março de 2011.

- Utilizei apenas 2 dl de natas e 3 ovos.

- Ficou muito boa! Mas no dia seguinte, ainda estava melhor!!!

Torta Recheada com Chantiliminut e Chocolate Líquido Royal








Ingredientes:

Para a massa
- 6 ovos
- 200 g de açúcar
- 190 g de farinha com fermento
- raspa de limão a gosto

Para o recheio
- 150 g de chantiliminut em pó
- 2,3 dl de leite frio
- cobertura líquida sabor chocolate Royal a gosto

Preparação:

Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar e com a raspa de limão. Adicione depois a farinha peneirada envolvendo delicadamente. Verta dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal não aderente e leve a cozer a 190ºC, por 15 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Numa tigela junte o chantiliminut em pó com o leite e bata até obter a consistência desejada. Barre o bolo generosamente com o creme obtido e depois espalhe a gosto o chocolate líquido. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Decore a gosto.


Notas:

- Mais uma vez lá saiu a "pele" da torta... Até estava a correr bem, mas na parte mais importante lá começou a sair... marota... acho que o problema é do pano!


- Para a próxima vou usar o pano que usava anteriormente, pode ser esse o problema.


- Adorei esta cobertura líquida da Royal! Misturada com o chantiliminut parece mesmo mousse de chocolate.


- Quando fiz a torta fiquei indecisa, não sabia se havia de espalhar a cobertura de chocolate por cima do chantiliminut, ou se havia de bater tudo junto. Optei pela primeira hipótese, mas a segunda também não deve estar muito longe de se tornar uma realidade!


- Para a decoração foi só espalhar novamente fios da cobertura líquida de chocolate, e salpicar com missangas coloridas!


- Ficou um mimo! Fofinha e deliciosa!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...