Tiras de Perú com Bacon, Cogumelos e Linguini









Ingredientes:
2 bifes de perú, 1 lata de cogumelos laminados, 100 g de tiras de bacon, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, linguini, cerveja, azeite, sal, pimenta q.b.

Preparação:
Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe cozinhar um pouco. Junte a folha de louro, os bifes de perú cortados ás tiras e temperados de sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até as tiras estarem douradas, junte depois o bacon e os cogumelos. Passados uns minutinhos, junte a cerveja e deixe apurar um pouco. Leve ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Deixe ferver e coloque a massa. Deixe cozer e sirva com as tirinhas de perú. Acompanhe com uma salada a gosto.

Massa Gratinada










Ingredientes: ( Para 4 pessoas )
180 g de espirais, 200 g de tiras de bacon, 1 lata de cogumelos laminados, 1 lata de milho, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho, 200 ml de molho béchamel, azeite e pão ralado q.b..

Preparação:
Leve ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Deixe ferver e coloque a massa. Numa frigideira leve ao lume a cebola picada e o alho, regue com azeite e deixe refogar. Junte o bacon e deixe fritar até ficar dourado. Entretanto, lave e escorra os cogumelos, junte-os ao refogado e deixe cozinhar. No fim, junte o milho, envolva tudo e deixe refogar mais uns minutos. Retire e reserve. Ligue o forno a 230º C. Escorra a massa, coloque-a num pirex e cubra com a mistura reservada. Envolva tudo e cubra com o molho béchamel. Por fim, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno até gratinar.

Favas Guisadas






Ingredientes:
Favas, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 cebola, 1 dl de azeite, 1 chouriço corrente, 1 morcela, 1 entremeada, 200 g de bacon, 2 c. (de sopa) de polpa de tomate, 1 c. (de sopa) de massa de pimento, 1 dl de vinho branco, hortelã, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Descasque os dentes de alho e a cebola; pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione os enchidos cortados ás rodelas, a entremeada cortada aos cubos, tempere com pimenta e deixe refogar um pouco. Adicione a polpa de tomate, a massa de pimento e refresque com o vinho branco. Acrescente depois as favas e cubra com água, deixe cozer. No final rectifique os temperos e junte um raminho de hortelã. Sirva de imediato.

Notas:
- Estas favinhas foram mesmo apanhadas na minha horta! Fresquinhas e acabadas de apanhar... Souberam-me mesmo bem!

Crepes com Doce de Morango e Chantiliminut









Ingredientes:200 g de farinha, 2 ovos, 3 dl de leite, 1 c. (de sopa) de óleo, 1 pitada de sal fino, doce de morango, chantiliminut q.b..

Preparação:Misture a farinha, os ovos, o leite, o óleo e o sal, até obter um preparado homogéneo. Deixe descansar por dez minutos. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e coloque massa até cobrir o fundo. Deixe cozinhar de um lado e do outro. Repita a operação até terminar a massa. Barre os crepes com o doce de morango e coloque um pouco de chantiliminut. Enrole e sirva decorado a gosto.

Notas:- Foi a minha primeira aventura com crepes, mas acho que até me correu bem a experiência!

- Polvilhei com canela em pó e usei um morango.

- Esta receita foi adaptada da revista Cozinha Semanal n.º 423 - 14 a 20/1/2010.

Arroz de Perú no Forno









Ingredientes:
1 perna de perú, 2 dentes de alho, 1 cebola, 1 chouriço, arroz, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza a perna de perú numa panela com água temperada de sal, os dentes de alho e a cebola descascada. Depois de cozida, retire e desfie a carne. Utilize a água de cozedura da perna de perú para cozer o arroz. Depois de cozido, espalhe uma camada de arroz no fundo de um pirex, coloque uma camada de perú desfiado e termine com o restante arroz. Espalhe rodelas de chouriço por cima do arroz e leve ao forno durante 20 minutos a 180º C. Acompanhe com uma salada a gosto.

Notas:
- A idéia era assar a perna de perú no forno com umas batatinhas novas, mas para ser diferente e mais rápido optei por confeccioná-la desta maneira.

- Até parecia pato!?!

Torta Recheada com Chantiliminut e Morango Líquido



















Ingredientes:

Para a massa6 ovos, 200 g de açúcar, 190 g de farinha, raspa de limão.

Para o recheio150 g de chantiliminut em pó, 2,3 dl de leite frio, cobertura líquida sabor morango Royal a gosto, raspas de chocolate.

Preparação:
Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar e com a raspa de limão. Adicione depois a farinha peneirada envolvendo delicadamente. Verta dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal anti-aderente e leve a cozer a 190ºC, por 15 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Numa tigela junte o chantiliminut em pó com o leite e bata até obter a consistência desejada. Barre o bolo generosamente com o creme obtido; depois espalhe a gosto o morango líquido e raspas de chocolate. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Apare a torta e decore a gosto.

Notas:- Mais uma para variar um bocadinho!


- É tão rápida a fazer, como a comer... Gulosos!!!

Tamboril com Amêijoas









Ingredientes:( Para 2 pessoas )
400 g de tamboril, 1 dl de vinho branco, 1 dente de alho, 2 dl de azeite, 200 g de amêijoas, 1 raminho de coentros, sal, pimenta q.b..

Preparação:
Corte o tamboril em pedaços; tempere-os com sal, pimenta e metade do vinho branco. Descasque e lamine o alho. Refogue-o no azeite e core os pedaços de tamboril. Deixe ganhar cor e junte o vinho branco restante. Acrescente as amêijoas e depois de abrirem, tempere-as com sal e pimenta. Polvilhe com os coentros picados e acompanhe a gosto.

Notas:
- Acompanhei com linguini e gostei... é uma combinação interessante! É massa!!!

- Receita adaptada do suplemento n.º 146 - O melhor da Cozinha Portuguesa, da revista Tv 7 Dias.

Boca Doce com Cuajada e Morangos

Ao almoço...











Ao jantar...














Ingredientes:
1 pudim boca doce de morango, 1 saqueta de cuajada, 0,5 l de leite, 4 c. (de sopa) de açúcar.

Preparação:Deite o conteúdo da saqueta de pudim numa caçarola, juntamente com a cuajada e adicione o açúcar. Junte, pouco a pouco, o leite, mexendo até dissolver bem. Leve a levantar fervura em lume brando e deixe cozer durante 2 minutos, mexendo sempre. Deite em pequenas formas de silicone, previamente passadas por água fria, e deixe arrefecer sem mexer. Sirva fresco, decorando a gosto.

Notas:- Eu decorei com morangos cortados aos pedaçinhos, envolvidos em açúcar amarelo e uma folhinha de hortelã!

- Ao jantar a decoração ficou a cargo das coberturas líquidas da Royal, morango e chocolate para o meu marido e morango apenas para mim. Ele teve direito a dois pudins e também a umas raspas de chocolate. Guloso!

Flores No Meu Jardim...
























Flores, uma das minhas perdições... Mas são lindas, não são?

No meio existe salsa!!!

Penne com Cenoura e Atum Gratinado









Ingredientes: ( Para 2 pessoas )
200 g de massa penne, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 2 c. (de sopa) de polpa de tomate, 2 c. (de sopa) de azeite, 2 latas de atum, 200 ml de molho béchamel, queijo ralado e sal q.b..

Preparação:
Coza a massa em água e sal e reserve. Entretanto, refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Junte a polpa de tomate e, mais tarde, o atum e a cenoura ralada. Deixe ao lume por uns minutos, mexendo de vez em quando, para não pegar. Misture o preparado de atum com a massa e metade do molho béchamel. Envolva bem e de seguida, verta este preparado num pirex de ir ao forno. Cubra com o restante molho e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar.

Notas:
- Ficou fantástico, com uma cobertura excelente... Eu perco-me com estas massas!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...