Bolo Recheado com Creme Russo e Cobertura de Mousse de Chocolate











Ingredientes:
Para a massa
5 ovos, 170 g de açúcar, 160 g de farinha, raspa de limão.

Para o recheio125 g de creme russo, 1,25 dl de leite frio.

Para a cobertura1 embalagem de mousse de chocolate instantânea, 2 dl de leite frio.

Preparação:
Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar e com a raspa de limão. Adicione depois a farinha peneirada, envolvendo delicadamente. Verta dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal anti-aderente e leve a cozer a 180ºC, por 15 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Coloque o preparado para creme russo num recipiente e junte o leite. Bata com uma batedeira até obter a consistência desejada. Divida o bolo ao meio e coloque uma parte num prato de servir. Barre o bolo generosamente com o creme obtido e sobreponha-lhe a outra parte de bolo. Coloque depois o conteúdo da embalagem da mousse numa tigela e junte-lhe o leite. Bata por cinco minutos e barre o bolo todo com a mousse. Decore a gosto.

Notas:- Aqui está o bolinho comemorativo do 2.º Convívio do Caracol, realizado lá em casa!

- Depois de uns caracóis simples, uns caracóis à Portuguesa e uns caracóis doces, nada melhor que um bolinho para marcar o dia!

- Ao ver as fotos do ano passado, verifiquei que a confecção dos caracóis ia coincidir com a mesma data este ano, ou seja, o primeiro fim-de-semana de Junho. E como alguns dos participantes no petisco dos caracóis eram quase os mesmos, mas também tivemos estreantes! Então decidi promover este encontro a CONVÍVIO!!!

- Foi uma risota quando viram o bolo! E disseram: "- E porque não?"

- Foi uma tarde muito bem passada, no convívio e na prova dos vários tipos de caracóis.

- Agora já começámos a planear o convívio do próximo ano! Com novas receitas e uns miminhos para alegrar os convidados!

Caracóis Folhados




Ingredientes:
70 g de açúcar, 1 pau de canela, 4 gemas, 1 massa folhada rectangular, 200 g de fruta cristalizada e frutos secos.

Preparação:
Leve 0,5 dl de água ao lume com o açúcar e o pau de canela. Deixe ferver até obter uma calda. Desfaça as gemas com um garfo e verta-lhes a calda de açúcar. Leve de novo ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer. Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada. Cubra-a com o creme de ovos e sobreponha-lhe a fruta cristalizada picada. Enrole e corte em fatias. Disponha as fatias ligeiramente afastadas umas das outras, num tabuleiro forrado com papel vegetal anti-aderente. Leve ao forno a 200º C, por cerca de 35 minutos. Deixe que arrefeça e sirva.

Notas:

- Utilizei fruta cristalizada, pinhões, passas de uva e amêndoa palitada.

Caracóis à Portuguesa









Durante o mês de Maio, pelo segundo ano consecutivo, o meu marido andou a apanhar caracóis. Sempre que vinham uns aguaceiros, lá andava ele... Durante esse tempo, fomos alimentando os bichinhos com umas folhinhas de alface bem fresquinhas. Uns dias antes do Grande Dia, comeram farelos. Dizem que é bom e não custa nada tentar. Pelo meio, foram tomando umas banhocas, onde o meu marido ia eliminando aqueles que iam morrendo... Mas o Grande Dia chegou e lá foi ele dar-lhes a banhoca final!!!

Foram separados pequenos para uma panela pequena, grandes para uma panela grande! Dos pequenos não tenho foto, estava tão entretida a comê-los que me esqueci... mas foram confeccionados da maneira mais simples, apenas com os temperos abaixo mencionados. Também foram os primeiros a ser servidos!

Depois foi então a vez dos maiores, que dão menos trabalho a comer e como vinham acompanhados do chouriço e do bacon, ainda melhores!

Agora deixo-vos a receita. Espero que gostem...

Caracóis à Portuguesa

Ingredientes:
3 kg de caracóis, 1 ramo orégãos, 2 folhas louro, 2 caldos knorr galinha, 1 limão, 4 dentes de alho, 1 cebola, 1 chouriço, 1 pedaço de bacon, sal, pimenta e piripiri q.b.

Preparação:
Lave bem os caracóis em água corrente até não deitarem qualquer sujidade. Coloque-os numa panela grande e cubra com água dois dedos acima dos caracóis. Leve a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos caracóis da casca. Quando começar a ferver, coloque o lume no máximo, adicione os temperos, juntamente com o chouriço e o bacon cortado em tirinhas grossas. Deixe ferver cerca de 30 minutos e no final, rectifique os temperos. Conserve-os no líquido da cozedura até à altura de servir. Sirva quente num prato com um pouco de caldo da cozedura. Coma com o auxílio de palitos.

Notas:
- Pois é, parece que desta vez me correu mesmo bem este petisco, porque foram muito comentados!

- Valeu a pena!

Casa Campestre






Uma casa campestre que veio alegrar o meu hall de entrada! O esquema foi elaborado a partir da revista Linhas & Pontos n.º 55 de Outubro de 2001. Demorou algum tempo até estar concluído, mas valeu a pena.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...