Bolo de Chocolate e Simples Recheado com Bolo Cream







Ingredientes:


Para a massa de chocolate
4 ovos, 133 g de açúcar, 127 g de farinha, 1 c. (de sopa) de chocolate em pó, 1 c. (de sopa) de cacau magro em pó, raspa de limão q.b.

Para a massa simples
4 ovos, 133 g de açúcar, 127 g de farinha, raspa de limão q.b.

Para o recheio
150 g de Bolo Cream em pó, 125 g de açúcar, 4,5 dl de água fria.

Para a cobertura
1 embalagem de mousse de chocolate instantânea, 2 dl de leite frio.

Preparação:Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar e com a raspa de limão. Adicione depois a farinha peneirada com o chocolate em pó e com o cacau, envolvendo delicadamente. Verta dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal anti-aderente e leve a cozer a 180ºC, por 15 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Repita todo o procedimento para a massa simples. Coloque o bolo de chocolate no tabuleiro de servir e prepare o recheio. Num recipiente junte o Bolo Cream em pó, o açúcar e a água. Bata com a batedeira até obter a consistência desejada. Barre o bolo generosamente com o creme obtido e sobreponha-lhe o bolo simples. Coloque depois o conteúdo da embalagem da mousse numa tigela e junte-lhe o leite. Bata por cinco minutos e barre o bolo todo com a mousse. Decore a gosto.

Notas:
- Aqui está o bolinho que preparei para uma pessoa muito especial, a minha Mãe!

- Para escrever a dedicatória e decorar o bolo a toda a volta utilizei os seguintes ingredientes: 1 gema, 1,25 dl de leite, 10 g de farinha custard, 25 g de açúcar.
Numa tigela bata bem o açúcar com a gema. Junte a farinha custard e mexa. Adicione depois o leite e leve esta misture ao lume até engrossar, mexendo sempre. Retire e deixe arrefecer um pouco. Coloque o creme numa seringa de pasteleiro e decore o bolo a seu gosto.

- Utilizei também missangas de chocolate e coco ralado verde.

- Como ela gosta muito de animais, achei que esta galinha com pintainhos seria a decoração ideal!

- Mas não foi fácil concretizar a decoração! Já tinha o bolo todo barrado com a mousse de chocolate quando o meu marido me pediu ajuda na rua... ao voltar, vi a minha traquina a correr para a sala... Pudera!!! Quando olhei para o bolo, já ela lá tinha andado com a espátula a espalhar mais creme!

- Nesse dia ela estava mesmo impossível!!! Fazia asneiras atrás de asneiras...

- Mas o bolo lá conseguiu chegar inteiro a casa da avó Hirondina! A minha querida MÃE!!!

Espirais com Chocos e Ervilhas




Ingredientes:

Chocos, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 cebola média, 1 dl de azeite, 1 chouriço corrente, 100 g de tiras de bacon, 2 c. (de sopa) de polpa de tomate, 1 c. (de sopa) de massa de pimento, 1 dl de vinho branco, 1 cenoura, 1 caldo knorr marisco, ervilhas, espirais, coentros picados, sal e pimenta q.b.


Preparação:
Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione a cenoura, o chouriço cortado ás rodelas, o bacon, os chocos cortados em pedaços, um pouco de coentros picados, tempere com pimenta e deixe refogar um pouco mexendo ocasionalmente. Acrescente a polpa de tomate, a massa de pimento, o caldo de marisco; refresque com o vinho branco e um pouco de água. Deixe ferver, acrescente as ervilhas, tape e deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione água na quantidade necessária para cozer a massa, deixe ferver, junte as espirais e rectifique os temperos. No final da cozedura polvilhe generosamente com coentros picados. Sirva.

Iscas de Porco com Arroz Branco




Ingredientes:
Iscas de porco, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, azeite, cerveja, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Numa frigideira coloque uma porção de azeite e refogue os dentes de alho cortados às rodelas. Depois, junte a folha de louro e as iscas temperadas de sal e pimenta. Vire as iscas ocasionalmente até estarem douradinhas. Junte cerveja a gosto, deixando apurar um pouco. Desligue o lume. Acompanhe com arroz branco e com uma salada a gosto.

Notas:
- De vez em quando gosto muito deste pratinho! Com batatas cozidas também é uma boa opção. Mas sempre que pergunto: - "Batatas ou arroz?" A resposta é Arroz!!!

Crepes com Doce de Fisális, Pêssego e Amêndoas




Ingredientes:100 g de farinha, 1 ovo, 2 dl de leite, 1 c. (de sopa) de óleo, 1 pitada de sal fino, doce de fisális, canela em pó, pêssego, 2 bolas de gelado a gosto, amêndoa laminada torrada e uma folhinha de hortelã.

Preparação:Misture a farinha, o ovo, o leite, o óleo e o sal, até obter um preparado homogéneo. Deixe descansar por dez minutos. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e coloque massa até cobrir o fundo. Deixe cozinhar de um lado e do outro. Repita a operação até terminar a massa. Barre os crepes com o doce de fisális, polvilhe a gosto com canela em pó e enrole. Sirva com duas bolas de gelado a gosto, pêssego cortado aos pedaçinhos, polvilhe com a amêndoa laminada e decore com a hortelã.

Notas:
- O risco foi feito com cobertura líquida de sabor a chocolate da Royal.

- Depois é só ir molhando o crepe no chocolate e é uma delícia!

Bolo Recheado com Chantiliminut










Ingredientes:

Para a massa
6 ovos, 200 g de açúcar, 190 g de farinha, raspa de limão.

Para o recheio e cobertura
250 g de chantiliminut em pó, 3,85 dl de leite frio.

Preparação:Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar e com a raspa de limão. Adicione depois a farinha peneirada envolvendo delicadamente. Verta dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal anti-aderente e leve a cozer a 190ºC, por 15 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Numa tigela junte o chantiliminut em pó com o leite e bata até obter a consistência desejada. Divida o bolo ao meio e coloque uma parte num prato de servir. Barre o bolo generosamente com o creme obtido e sobreponha-lhe a outra parte de bolo. Barre o bolo todo com o restante creme e decore a gosto.

Notas:
- O meu tabuleiro tem 35 x 22 cm.

- Fiz umas linhas com a cobertura líquida de sabor a chocolate da Royal e depois usei um palito das espetadas para riscar essas linhas. No final utilizei a minha seringa e decorei o bolo a toda a volta.

- Missangas de chocolate e um morango, eis o bolo do AMOR!!!

Esparguete com Perú e Amêndoas



Ingredientes:
Bife de perú, courgete, alho francês, amêndoas laminadas, esparguete, tomate, orégãos, azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coloque as amêndoas laminadas numa frigideira não aderente e deixe corar, mexendo ocasionalmente. Depois retire e reserve. Lave bem a courgete e o alho francês e corte ambos em rodelas e depois em metades. Leve ao lume novamente a frigideira não aderente e deixe cozinhar os legumes de ambos os lados. Retire e reserve. Entretanto, coza o esparguete em água temperada de sal. Numa frigideira, coloque um bocadinho de azeite e core o bife de perú previamente cortado em tirinhas e temperado com sal e pimenta a gosto. Lave bem o tomate e corte-o em cubos. Tempere com um fio de azeite, uma pitada de sal e orégãos. Num recipiente junte então o esparguete cozido, os legumes salteados, o tomate e o perú, envolvendo tudo muito bem. Polvilhe generosamente com a amêndoa laminada torrada e sirva.

Notas:
- Depois de ter visto a receita da actriz Joana Seixas no programa da SIC "Boa Tarde", pensei que teria de experimentar.

- Mas na dúvida, decidi acrescentar umas tirinhas de perú, não fosse alguém reclamar!

- Ficou uma combinação bem interessante e a repetir! Não sobrou nadinha e até foi elogiada, a receita claro!

Crepes com Doce de Fisális, Morangos e Gelado



Ingredientes:
100 g de farinha, 1 ovo, 1,75 dl de leite, 2 c. (de sopa) de óleo, 1 pitada de sal fino, doce de fisális, canela em pó, morangos, 2 bolas de gelado de morango, raspas de chocolate e uma folhinha de hortelã.

Preparação:Misture a farinha, o ovo, o leite, o óleo e o sal, até obter um preparado homogéneo. Deixe descansar por dez minutos. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e coloque massa até cobrir o fundo. Deixe cozinhar de um lado e do outro. Repita a operação até terminar a massa. Barre os crepes com o doce de fisális, polvilhe a gosto com canela em pó e enrole. Sirva com duas bolas de gelado, morangos aos pedaçinhos, polvilhe com raspas de chocolate e decore com a hortelã.

Notas:- O almoço até pode não ser bem aquilo que nos apetece... mas depois desta maravilha... não há palavras para a descrever!

- Demorei tempo a experimentar, mas agora não quero outra coisa!

- Uma combinação muito interessante, onde dei uso ao meu doce caseiro de fisális do ano passado... daqui a uns tempos já tenho fisális novos e ainda não comi o doce todo do ano passado!

Semifrio Rosado Boca Doce





Ingredientes:
1 torta de morango, 7 folhas de gelatina incolor, 2 saquetas de pudim de morango Boca Doce, 5 c. (de sopa) de açúcar, 6 dl de leite, 2 dl de natas, 50 g de chocolate de culinária, morangos q.b..

Preparação:Forre as paredes de uma forma redonda, com fundo amovível e 24 cm de diâmetro, com uma tira de papel vegetal. Corte a torta em fatias e forre o interior da forma com elas; reserve. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Junte, num tacho, os pudins de morango, o açúcar e o leite. Misture e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver. Retire do lume, junte as folhas de gelatina escorridas e deixe arrefecer um pouco. Batas as natas, até ficarem firmes. Adicione-as ao creme e envolva bem. Deite o preparado na forma, com a ajuda de uma concha, e reserve no frigorífico até solidificar. Entretanto, prepare a decoração. Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Faça um cartuxo com papel vegetal e encha-o com o chocolate. Desenhe umas grelhas rectangulares com o chocolate , sobre uma folha de papel vegetal. Leve ao frio até secar. Retire o bolo do frio, desenforme-o cuidadosamente e decore com os enfeites de chocolate e morangos.

Notas:
- Esta receita foi realizada com base no suplemento n.º 144 - O melhor da Cozinha Portuguesa, da revista Tv 7 Dias.

- A torta que utilizei foi comprada no Lidl, que pelo seu tamanho é perfeita para esta forma. Posso dizer que é mesmo à medida, mas ainda me sobrou um bocadinho... mas antes assim! Gosto bastante desta torta, que não fica nada atrás das outras que tão bem conhecemos...

- Não ficou como a imagem que a revista publica porque esta torta é mais altinha, para ficar mais parecido teria que cortar a torta no sentido horizontal. Mas acho que assim também ficou bem e para servir é muito mais fácil de dividir! De qualquer modo não tinha idéia do que é que o creme ia preencher.

- Desta vez, decidi arriscar-me a fazer a decoração de chocolate! Ao início não estava a gostar nada... depois de tirar o chocolate do banho-maria, ficava logo duro e não dava para nada, mas como sou insistente, decidi ir juntando um bocadinho de leite e manteiga, até obter uma mistura que me agradasse.

- Lá consegui! A minha dúvida era se iria conseguir retirar depois os desenhos de chocolate sem os partir! Fiz para aí uns 8 desenhos! Deveria de conseguir retirar algum...

- No domingo à hora de almoço, lá fui eu com a traquitana às "costas"... (caixa com morangos, caixa com os chocolates ainda no papel vegetal, prato com sobremesa enformada) ...para o almoço em casa dos meus pais!

- Consegui salvar apenas estes 3 chocolatinhos! A D. lá se deliciou com os restantes aos pedaçinhos! É que eu estava nervosa, nunca tinha feito aquilo! Sou pior que os miúdos...

- Mas resumindo, a sobremesa é muito boa e fresquinha! Espero que tenham gostado!!!

Massada de Lulas com Ervilhas





Ingredientes:
lulas, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 cebola média, 1 dl de azeite, 1 chouriço corrente, 100 g de tiras de bacon, 2 c. (de sopa) de polpa de tomate, 1 c. (de sopa) de massa de pimento, 1 dl de vinho branco, 1 cenoura, 1 caldo knorr marisco, ervilhas, macarronete riscado, coentros picados, sal e pimenta q.b..

Preparação:
Descasque os dentes de alho e a cebola, pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione a cenoura, o chouriço cortado ás rodelas, o bacon, as lulas cortadas em pedaços, um pouco de coentros picados, tempere com pimenta e deixe refogar um pouco mexendo ocasionalmente. Acrescente a polpa de tomate, a massa de pimento, o caldo de marisco; refresque com o vinho branco e um pouco de água. Deixe ferver, acrescente as ervilhas, tape e deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione água na quantidade necessária para cozer a massa, deixe ferver, junte o macarronete e rectifique os temperos. No final da cozedura polvilhe generosamente com coentros picados. Sirva.

Folhados de Pêssego ao Natural





Ingredientes:
1 massa folhada rectangular, doce de alperce, pêssego natural, cerejas cristalizadas q.b.


Preparação:
Estenda a massa folhada, sobre o tabuleiro do forno, utilizando o papel vegetal que vem com a massa. Com a ajuda de uma faca, divida a massa em 8 partes. Dobre um rebordo a toda a volta de cada parte. Espalhe o doce de alperce no centro do rectângulo. Corte o pêssego em fatias e disponha sobre o doce. Junte metades de cereja em cada rectângulo e leve a cozer no forno a 180º C durante 35 minutos.

Notas:
- Uma maravilha! Como tenho muitos pêssegos, decidi dar-lhes um uso diferente.

Sangria de Vinho Branco


Ingredientes:
Vinho branco, sumo de laranja natural, gasosa, pau de canela, laranja, limão, maçã, pêssego, gelo q.b.

Preparação:
Num jarro coloque a fruta toda cortada aos pedacinhos, juntamente com o pau de canela. Junte vinho branco, sumo de laranja e gasosa a gosto. Mexa bem e junte cubos de gelo. Sirva bem fresco.

Notas:
- Nada melhor que uma sangria bem fresquinha para acompanhar uns belos caracóis e desfrutar a paisagem! Foi uma tarde muito bem passada.

Caracóis à Marta



Ingredientes:

2 kg de caracóis, 1 ramo orégãos, 2 folhas louro, 2 caldos knorr galinha, 1 limão, 4 dentes de alho, 1 cebola, 1 chouriço, 1 pedaço de bacon, 1 linguiça, sal, pimenta e piripiri q.b.

Preparação:
Lave bem os caracóis em água corrente até não deitarem qualquer sujidade. Coloque-os numa panela grande e cubra com água dois dedos acima dos caracóis. Leve a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos caracóis da casca. Quando começar a ferver, coloque o lume no máximo, adicione os temperos, juntamente com o chouriço, a linguiça e o bacon cortado em tirinhas grossas. Deixe ferver cerca de 30 minutos e no final, rectifique os temperos. Conserve-os no líquido da cozedura até à altura de servir. Sirva quente num prato com um pouco de caldo da cozedura. Coma com o auxílio de palitos.

Notas:
- Voltei a ter o muro cheio de caracóis… e era uma pena não os aproveitar, não acham?

- Assim fiz um petisco bem bom!

Bolo de Bolacha

Ontem, 18 de Julho... Foi o dia do meu 32º aniversário e aqui está o bolinho que preparei para celebrarmos em família! Nada de especial... Apenas um bolinho de bolacha que já não fazia à muito tempo... Assim, deixo-vos algumas imagens e a receitinha! Espero que gostem...








Bolo de Bolacha
Ingredientes:
300 g de bolacha Maria, 150 g de açúcar em pó, 225 g de manteiga, 3 gemas, café bem forte q.b.

Preparação:
Faça café bem forte e deixe arrefecer completamente. Faça entretanto o creme. Bata muito bem a manteiga com o açúcar, até obter um creme muito cremoso e fofo. Adicione as gemas e bata até uniformizar o creme. Deite o café bem frio e sem açúcar dentro dum prato. Molhe as bolachas no café com muito cuidado para não as desmanchar. Coloque-as num prato de vidro ou de loiça. Uma ao meio e mais de volta. Espalhe por cima um pouco de creme, com a ajuda de uma espátula. Repita a operação até terminarem os ingredientes. A última camada, deve ser de creme. Decore a gosto.

Notas:
- Decorei com coco ralado verde a toda a volta e escrevi a dedicatória com a ajuda da cobertura líquida de sabor a chocolate da Royal. Se bem que alguém disse que eu deveria ter escrito " Parabéns Para Mim!" e não " Parabéns Marta", já que tinha sido eu a fazer o bolo.

- O papagaio tem tudo a ver comigo!!! Fala, fala, fala... Falei tanto, que até me esqueci de colocar os números nas velas... Esta cabeçinha... Mas também, só no fim quando já tinhamos comido o bolo é que alguém se lembrou!

- Para o ano há mais! Haja saúde...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...