Torta Recheada com Nutella e Cobertura de Ganache de Chocolate




Ingredientes:

Para a massa
6 ovos, 200 g de açúcar, 190 g de farinha, raspa de limão.

Para o recheio Nutella

Para a cobertura
2 dl de natas, 1 c. (de sopa) de manteiga, 2 c. (de sopa) de açúcar em pó, 200 g de chocolate.

Preparação:
Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar e com a raspa de limão. Adicione depois a farinha peneirada envolvendo delicadamente. Verta dentro de um tabuleiro, forrado com papel vegetal anti-aderente e leve a cozer a 180ºC, por 15 minutos. Retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha, polvilhado com açúcar em pó. Barre o bolo generosamente com o creme Nutella. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Para a cobertura de chocolate, leve ao lume as natas com a manteiga e o açúcar em pó. Junte o chocolate e misture até ficar homogéneo. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Apare as extremidades da torta e espalhe por cima o chocolate derretido. Decore a gosto.

Notas:
- Um bolo rápido para o lanche? Uma torta... (15 minutos no forno e já está)

- Um recheio para a torta? Creme Nutella... (É só abrir a embalagem e aplicar)

- Uma cobertura para a torta? A restante cobertura de chocolate dos Profiteroles!!! (E não se estraga nada)

- Simples, não acham? E muito delicioso... Foi uma tarde bem achocolatada!

- Ah! As pintarolas, sempre dão um bocadinho de cor e alegria…

Profiteroles com Recheio de Bolocrem








Ingredientes:

Para a massa
2 dl de água, 80 g de manteiga, 120 g de farinha, 4 ovos, casca de 1 limão, 1 pitada de sal.

Para a cobertura de chocolate
2 dl de natas, 1 c. (de sopa) de manteiga, 2 c. (de sopa) de açúcar em pó, 200 g de chocolate.

Para o recheio
150 g de Bolocrem em pó, 125 g de açúcar, 4,5 dl de água fria.

Preparação:
Leve ao lume a água com uma pitada de sal, a manteiga e casca de 1 limão. Ao ferver junte a farinha. Deixe cozer, mexendo sempre, até a massa se soltar do fundo do tacho. Deixe arrefecer um pouco e junte os ovos, batendo sempre até aumentar de volume. Coloque a massa no saco de pasteleiro e faça montinhos. Leve ao forno a 180º C num tabuleiro untado durante 20 minutos. Para a cobertura de chocolate, leve ao lume as natas com a manteiga e o açúcar em pó. Junte o chocolate e misture até ficar homogéneo. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Num recipiente junte o Bolo Cream em pó, o açúcar e a água. Bata com a batedeira até obter a consistência desejada. Coloque o creme obtido no saco de pasteleiro e recheie os profiteroles. Por fim, cubra-os com o creme de chocolate. Sirva fresco.

Notas:
- Esta receita foi realizada com base num dos pacotes de açúcar Sidul - Edição Chocolate.

- Já tinha visto várias receitas de profiteroles, e andava com uma vontade "escondida" de experimentar há já algum tempo... até que... agarrei num pacotinho vazio, que o meu cunhado tinha acabado de utilizar... li... e pareceu-me super fácil! E não é que é verdade! Guardei o dito pacotinho e disse para mim, que não ia escapar do próximo fim-de-semana.

- Como sabia que ia ter visitas ao lanche, depois de almoço, lá pus as mãos na massa. Nada melhor do que ter umas cobaias exteriores para apreciarem as minhas receitas. É que as cobaias de casa são sempre simpáticas, na medida do possível, não vá eu fazer greve e deixar de cozinhar!

- Para não fazer uma grande aventura, optei por fazer apenas metade desta receita que aqui estou a publicar agora, à excepção da cobertura de chocolate que fiz na totalidade. Como ia abrir um pacote de natas e não estava a pensar realizar mais nada com elas, porque já tinha outras coisas em mente, optei por depois dar outro fim ao restante creme de chocolate.

- Adorei a experiência! Foi muito divertido estar a injectar o creme para dentro dos profiteroles.

- As cobaias adoraram e disseram que não podiam ter ficado melhores... estavam no ponto certo... É claro, que depois desse comentário o meu ego ficou em alta!

Crepes com Recheio de Bolocrem





Ingredientes:


Para a massa 100 g de farinha, 2 ovos, 1,5 dl de leite, 1 c. (de sopa) de óleo, 1 pitada de sal fino, raspa de limão e canela em pó q.b.

Para o recheio
70 g de Bolocrem em pó, 50 g de açúcar, 2 dl de água fria.

Preparação:
Misture a farinha, os ovos, o leite, o óleo, o sal e a raspa de limão, até obter um preparado homogéneo. Deixe descansar por dez minutos. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e coloque massa até cobrir o fundo. Deixe cozinhar de um lado e do outro. Repita a operação até terminar a massa. Num recipiente junte o Bolocrem em pó, o açúcar e a água. Bata com a batedeira até obter a consistência desejada e reserve. Coloque os crepes num prato de servir e polvilhe a gosto com canela em pó. Com uma colher, distribua o creme obtido pelos crepes e enrole. Sirva decorado a gosto.

Notas: - Esta decoração ficou bem ao gosto da D! Pintarolas e Fisális molhado em chocolate...

- Uma delícia!!! Experimentem.

- Esta receita deu apenas para três crepes, 2 normais e 1 mais pequeno para a D, mas lá por ser mais pequeno, não muda nada, a decoração tem que ser igual!!!

Carne de Porco com Amêijoas e Pickles



Ingredientes:
900 g de carne de porco em rojões, 1 c. (de sopa) de massa de pimentão, 4 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 dl de vinho branco, 1 dl de azeite, 600 g de amêijoas, 1 kg de batatas, 1 raminho de coentros, 150 g de pickles, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coloque os rojões dentro de um recipiente com a massa de pimentão, alhos esmagados, o louro, vinho, sal e pimenta. Deixe marinar 30 minutos. Core os rojões bem escorridos no azeite. Verta a marinada sobre a carne e leve a estufar, em lume brando, 15 minutos. Entretanto, lave bem as amêijoas até ficarem limpas de areia. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Frite-as em óleo abundante. Escorra-as e reserve. No final da cozedura da carne, junte as amêijoas. Agite e deixe cozinhar até as amêijoas abrirem. Retire do lume e acrescente as batatas. Sirva polvilhado com os coentros e os pickles picados.

Courgette Panada



Ingredientes:
1 courgete pequena, 1 ovo, 1 c. (de sopa) de farinha, sal e pimenta q.b.


Preparação:
Lave a courgette, retire-lhe a casca deixando umas tirinhas, depois corte-a em rodelas finas e tempere com sal. Numa tigela bata muito bem o ovo com uma pitada de sal e pimenta, junte depois a farinha e envolva bem. Numa frigideira aqueça o azeite, passe a courgete pelo polme e com a ajuda de uma colher, leve a fritar. Deixe corar de ambos os lados e depois retire para um papel absorvente. Sirva.

Notas:
- Quem me deu esta receitinha e depois a provar, foi uma vizinha do prédio onde trabalho! Conversa puxa conversa e ela lá falou num petisco que os seus filhotes gostam muito e lhe pedem para fazer sempre que a veêm visitar! Ela já é bisavó... mora sozinha e sempre que pode vem fazer-me uma visita.

- Depois de provar, logo decidi experimentar, para ver se era bem sucedida... Não correu mal de todo, tenho é que aperfeiçoar a técnica para ficarem mais geitosas como as da minha vizinha!

Rectângulos de Amêndoa







Ingredientes:

Para a massa
300 g de farinha com fermento, 100 g de açúcar, 1 pitada de sal, 150 g de manteiga, 1 ovo, manteiga e farinha q.b.

Para a cobertura
1 dl de natas, 55 g de mel, 75 g de manteiga, 200 g de açúcar, 200 g de amêndoa palitada sem pele.

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha. Numa tigela, coloque todos os ingredientes para a massa, e amasse bem. Faça uma bola e deixe repousar por 10 minutos. Estenda-a com um rolo, polvilhando com farinha. Dê-lhe forma rectangular, deixando a espessura de 3 mm. Leve a cozer, no forno, cerca de 7 minutos. Retire e deixe arrefecer. Leve ao lume as natas, o mel, a manteiga e o açúcar, até ferver. Junte a amêndoa e leve de novo ao lume. Retire, verta sobre a massa, espalhe e leve ao forno, até alourar. Retire do forno e deixe arrefecer. Depois de frio, corte em rectângulos.

Notas:
- Esta receita foi adaptada do suplemento n.º 146 - O melhor da Cozinha Portuguesa, da revista Tv 7 Dias.

Folhadinhos de Maçã e Canela






Ingredientes:
1 massa folhada rectangular, 2 maças, doce a gosto (usei o meu de fisális), açúcar, canela, cerejas cristalizadas e sumo de limão q.b.

Preparação:
Desenrole a massa folhada em cima do tabuleiro do forno. Com um cortador de massas redondo corte várias rodelas de massa. Retire a massa excedente, deixando apenas os círculos. Com um cortador de massas mais pequeno, delimite o redondo interior, fazendo apenas uma breve pressão em todos os círculos. Pique o interior dos círculos com um garfo e com a ajuda de um pincel, espalhe o doce. Lave as maçãs, descasque-as e corte-as em fatias finas. Passe-as por sumo de limão. Escorra e passe as fatias de maçã por uma mistura de açúcar e canela. Disponha a maçã a gosto no interior dos círculos e junte um bocadinho de cereja cristalizada. Leve ao forno a 185º C cerca de 30 minutos. Retire e sirva.

Notas:
- Já tinha em mente fazer algo deste género, mas ainda não tinha comprado um cortador. A minha mãe arranjou-me um, mas não era bem o que eu queria...

- Nem imaginam o que utilizei para cortador!!! O medidor de leite em pó que vinha dentro das embalagens que cheguei a comprar quando a minha filhota era pequena. Na altura guardei alguns, porque achei que lhes poderia dar algum uso, e não é que foi verdade?!

- O da minha mãe utilizei para delimitar a parte interior!

- A massa que sobrou, misturei-a no açúcar e na canela, enrolei de qualquer maneira e comi-os assim que saíram do forno... o sabor era muito parecido com o das farturas...

- Uns miminhos bem gulosos, que me deixam sempre com água na boca e é impossível comer só um...

Flores no Meu Jardim






















Lá continuam as minhas meninas a dar o ar da sua graça… É com muita alegria, que eu tento fotografar o seu maior esplendor, o que nem sempre se torna uma tarefa muito fácil! Por vezes existe excesso de sol, e não dá para captar a sua verdadeira beleza! Tento dar o meu melhor na arte da fotografia…

Badoca Safari Park






































Lá está… Ir a Porto Côvo passar uns dias na praia e não tirar um dia para ir ver os animais, não é justo!!! Eles precisam de nós… E as crianças adoram! Espero que gostem das imagens que aqui publico e assim que tiverem uma oportunidade passem por lá, vai certamente valer a pena. Um dia muito bem passado na companhia dos animais e eles agradecem…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...