Pizza Crisp Number One

Ao receber o prémio fiquei admirada com as funções do forno microondas Whirlpool e a receita de pizza, que vinha com ele, ficou logo a olhar para mim! Tinha que experimentar se funcionava… Adorei, ficou uma pizza bem fininha e crocante… Como foi a primeira que fiz lá, resolvi chamar-lhe Number One. Agora deixo a receita e os ingredientes que utilizei.






Ingredientes:
Para a massa:
250 g de farinha, 15 g de levedura fresca, 150 ml de água, 30 ml de azeite, sal.
Para o recheio:
Polpa de tomate, cebola, queijo flamengo, bacon, cogumelos, salsichas, orégãos e queijo mozzarella ralado q.b.
Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 2 horas. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno microondas.
Notas:
- Uma experiência a repetir mais vezes…
- Ficou bem ao gosto do meu maridinho, fininha e estaladiça!

Torta de Cenoura Vaqueiro

Depois de ter experimentado a Torta do Marco, fiquei tentadaa fazer uma torta de cenoura, que nunca tinha feito por achar demasiadocomplicado… Fiz uma pesquisa aqui na net e encontrei esta receita, que mepareceu bastante simples e resolvi arriscar!







Ingredientes:
500 g de cenouras, sal, 40 g de vaqueiro, 1 laranja, 180 gde açúcar, 4 ovos, 50 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento em pó.



Preparação:
Raspe as cenouras, corte-as em palitos e coza em águatemperada com sal. Escorra bem e reduza-as a puré. Junte a vaqueiro e a raspada casca de laranja e misture bem. Adicione 180 g de açúcar e as gemas e bataaté obter um creme homogéneo. Bata as claras em castelo bem firme e, por fim,incorpore-as suavemente no preparado anterior, alternando com a farinhapeneirada com o fermento. Deite a massa num tabuleiro para tortas previamenteuntado e forrado com papel vegetal, igualmente untado com vaqueiro, e coza emforno quente (220ºC) durante 15 minutos. Desenforme sobre uma folha de papelvegetal polvilhada com açúcar e enrole.

Notas:
- Gostei do resultado final, é muito cremosa!
- É uma receita que na minha opinião, se adapta muito bem aumas queijadas de cenoura, quem sabe, se numa próxima oportunidade…
- A receita original dizia para no fim de fria, regar atorta com o sumo de laranja, mas ao provar as aparas achei melhor não o fazer…
- Ao levar a torta para casa dos meus pais, para o nossoalmoço de domingo, optei depois por decorar com um bocadinho de canela em pó,que lhe conferiu um gostinho ainda mais especial!
- Espero que gostem!
- Beijinhos e até breve…

Bolo Caracol de Baunilha e Chocolate

Vi esta ideia no blog Baunilha e Caramelo e decidi experimentar… Ficou uma delícia! É um bolo muito fresco e fofo. Recomendo vivamente!!! As únicas alterações que fiz, foi usar aroma de baunilha em vez do açúcar baunilhado e para o recheio e cobertura usei o preparado para creme russo, que eu adoro! Este creme com coco ralado deixa-me quase nas nuvens… Achei engraçado chamar-lhe bolo caracol, porque como é feito às voltas…







Agora deixo a receita como eu fiz: 
Bolo Caracol de Baunilha e Chocolate
Ingredientes:
Para o bolo de baunilha
3 ovos, 100 g de açúcar, 3 gotas de aroma de baunilha, 100 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento, 30 ml de leite.


Para o bolo de chocolate
3 ovos, 100 g de açúcar, 80 g de farinha, 20 g de chocolate em pó, 1 c. (de chá) de fermento, 30 ml de leite.


Para o recheio e cobertura
250 g de preparado para creme russo, 2,5 dl de leite frio.


Para a decoração
Coco ralado


Preparação: Bolo de baunilha
Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte um tabuleiro rectangular de 25x30 cm com manteiga, forre o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, o aroma de baunilha e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno, com a ajuda do papel vegetal retire o bolo da forma e deixe arrefecer.
Preparação: Bolo de chocolate
Peneire o chocolate em pó com a farinha e o fermento. Proceda de forma igual ao bolo de baunilha.
Montagem:
Apare as pontas de bolo e corte o bolo de chocolate em tiras com aproximadamente 5 cm de largura, obtendo 5 tiras de 5x25 cm. Repita o procedimento para o bolo de baunilha. Depois coloque o preparado para creme russo num recipiente e junte o leite. Bata com uma batedeira até obter a consistência desejada. Espalhe por cima das tiras de bolo, uma fina camada de creme. No prato de servir, comece por enrolar uma tira de chocolate, ficando o creme para dentro, como uma torta. Enrole uma tira de bolo de baunilha, começando no sítio onde acabou a anterior, evitando deixar espaços vazios no interior do bolo. Repita o procedimento para outra tira de bolo de baunilha. Posteriormente, repita o processo para 2 tiras de bolo de chocolate, seguidas por 3 tiras de bolo de baunilha e termine com 2 tiras de chocolate. Cubra o bolo com o restante creme. Polvilhe a gosto com coco ralado.
Notas:
- Eu AMEI! Do fundo do meu coração…
- O meu muito obrigado Andreia pela partilha de mais uma excelente receita!

Crepes com Doce de Fisális e Canela




Ingredientes:150 g de farinha, 2 ovos, 3 dl de leite, 1 c. (de sopa) de óleo, 1 pitada de sal fino, doce de fisális, canela em pó q.b.

Preparação:Misture a farinha, os ovos, o leite, o óleo e o sal, até obter um preparado homogéneo. Deixe descansar por dez minutos. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e coloque massa até cobrir o fundo. Deixe cozinhar de um lado e do outro. Repita a operação até terminar a massa. Polvilhe os crepes com canela e depois barre a gosto com o doce de fisális. Enrole e sirva decorado a gosto.

Notas:- Isto para mim, é uma sobremesa deliciosa! O meu marido diz que para ele é uma refeição!!!

- Sim, enche um bocadinho, mas para quem vai continuar a dar ao chinelo, não é muito!!!

- Quem não tiver este doce, pode sempre utilizar outro doce a gosto, que combine bem com a canela…

- Estes fisális apanhei-os à pouco tempo, os papelotes não estão bonitos (devido ao tempo), mas os fisális estão muito saborosos… Na manhã em que os fui apanhar, após o pequeno-almoço, comi alguns e souberam-me mesmo bem!

- Os do prato quem os comeu, foi mesmo a D…

Almôndegas Recheadas com Queijo Flamengo





Ingredientes:
Carne de porco picada, 1 gema, queijo flamengo, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 dl de azeite, 1 c. (de sopa) de polpa de tomate, 2 tomates maduros e limpos, 1 dl de vinho branco, 1 folha de louro, 1 c. (de sopa) de coentros picados, esparguete, farinha, queijo ralado, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coloque a carne numa tigela, envolva-lhe meia cebola picada e a gema. Tempere com sal e pimenta e envolva bem. Corte o queijo em cubos. Passe as mãos por farinha e molde pequenas bolas de carne, colocando um cubo de queijo no meio de cada uma. Reserve. Concluída esta operação, aqueça o azeite e frite-as lentamente. Retire-as com uma escumadeira e reserve-as num local quente. À parte, pique a restante cebola e os alhos e refogue em lume brando no azeite que serviu para fritar a carne. Junte-lhe o tomate sem pele, nem sementes e cortado em cubos, a polpa de tomate e a folha de louro. Mexa bem e tempere com sal e pimenta. Refresque com o vinho branco, distribua as almôndegas e deixe apurar. Coza o esparguete em água temperada de sal. Depois de cozido, escorra bem. Coloque o esparguete num prato e ao centro disponha a carne e o molho. Polvilhe com os coentros picados e queijo ralado. Sirva de imediato.

Notas:
- Utilizei queijo flamengo em fatias… O ideal seria comprar uma fatia grossa para depois cortar aos cubos, mas como não me apetecia ir de propósito às compras, usei o que tinha no frigorífico… Fiz assim: Juntei umas 3 fatias, cortei-as em tiras e depois em quadradinhos. Juntei quadradinhos até obter a altura desejada!

- Uma delícia! Gostam?

Pudim de Claras com Noz e Doce de Ovos






Ingredientes:
Pudim
12 claras, 200 g de açúcar, 70 g de miolo de noz triturado.


Doce de Ovos200 g de açúcar, 200 ml de água, 7 gemas.

Decoração
Miolo de noz (metades), canela em pó.

Preparação:Ligue o forno a 190º C. Bata as claras em castelo firme e, aos poucos, vá adicionando o açúcar. Junte o miolo de noz triturado. Unte com gordura e polvilhe com açúcar uma forma com buraco. Preencha com o preparado anterior e bata com a forma em cima de uma mesa para retirar o ar das claras. Leve ao forno por 15 minutos. Deixe arrefecer e desenforme. Prepare o doce de ovos. Coloque o açúcar num tachinho e cubra com a água. Leve ao lume até obter ponto de pérola. Retire do lume e deixe amornar. Entretanto, bata as gemas com um garfo e misture-lhes em fio e batendo sempre, a calda de açúcar. Leve de novo a lume brando, não parando de mexer, para não talhar nem se pegar ao fundo e deixe cozinhar, até obter a consistência desejada.
Depois de frio, cubra o pudim com o doce de ovos. Decore a gosto com o miolo de noz e com a canela. Sirva frio.

Notas:- Já tinha experimentado esta receita, e devido ao seu sucesso, decidi repetir a experiência, mas desta vez, utilizando uma forma com buraco.

- Também fiz o doce de ovos, que ficou mesmo ao meu gosto, no ponto certo! Só me dava vontade de o comer à colher!

- Para mim, esta sobremesa é mesmo especial, devido à sua facilidade e sabor… simplesmente fantástico!!!

- Espero que gostem… Beijocas grandes e até breve.

Torta de Laranja do Marco

Depois de ver o programa Você na TV, onde o Marco da Casa dos Segredos 2, explicou como preparava a sua tão famosa Torta de Laranja, também decidi experimentar, porque ele explicou tão bem, que o melhor mesmo era passar à prática!







Torta de Laranja do Marco

Ingredientes:

500 g de açúcar( usei 250 g )
50 g de farinha
10 g de fermento em pó
1 laranja grande (raspa e sumo)
15 g de manteiga derretida
10 ovos


Preparação:
Misturar o açúcar, a farinha e o fermento em pó. Juntar a raspa e o sumo de laranja. Adicionar os ovos e misturar bem. Antes de colocar no forno, juntar a manteiga. Untar uma forma e colocar o papel vegetal (também untado). Colocar no forno e deixar cozer durante aproximadamente 25 minutos (numa temperatura de 225 graus). Retirar do forno, colocar açúcar por cima e enrolar.

Notas:
- Eu AMEI! Coisa maiiiii lindaaaaa e deliciosa!

- Posso dizer que nunca tinha feito uma torta de laranja tão amarelinha e com aquele gostinho, que não sei explicar.

- Só utilizei metade do açúcar, porque comparei a receita com outras que já tinha experimentado e pareceu-me suficiente.

- Não me enganei, porque quem provou, apreciou bastante e disse que estava no ponto certo!

- Obrigado Marco, pelas excelentes Dicas!

- A temperatura indicada pelo Marco (225º C) é um bocadinho excessiva, como podem ver pelas fotos a torta ficou bem bronzeada, agora tenho feito a 180º C durante o mesmo tempo e fica mais clarinha, mas convém sempre vigiar!!!



 

Ganhei…

Ainda não vos contei, mas uns dias antes do Natal recebi um email que me deixou de boca aberta e só me apetecia rir, pular, gritar aos quatro ventos, enfim… Ganhei o prémio do “Chef do Mês de Novembro”, no decorrer do passatempo do site da NESTLÉ “O Chef do Mês!”

O que me deixou de boca aberta, foi mesmo por já ter tentado participar nos outros meses com várias receitas e nunca tinha ganho, até que no passado mês de Novembro, concorri com apenas uma receita e pensei :”É a minha última tentativa e seja o que Deus quiser!”

Como acedo à Internet num espaço público, mais propriamente na Biblioteca Municipal, (daí não ter muito tempo para comentar nos vossos blogs) tive mesmo que me conter, mas fiquei tão feliz!

Aqui está a foto do meu prémio:



Produtos realmente Fantásticos!


Obrigado NESTLÉ.

Bolo Rei

Aqui está o bolo-rei que preparei para o Dia de Reis! A receita é da minha mãe, que o ano passado também decidiu por as mãos na massa. Depois de ter analisado as minhas receitas, também ela foi à procura de uma que lhe agradasse! Descobriu uma de bolo rainha, que muito facilmente se adapta a bolo-rei. Espero que gostem, pois eu adorei! Ficou enorme e muito saboroso… Agora deixo a receita já com as adaptações da minha mãe e tal e qual como eu fiz…










Ingredientes:
750 g de farinha de trigo, 25 g de fermento de padeiro, 3 dl de leite, 1 ovo, 2 gemas, 100 g de açúcar, 75 g de manteiga, 1 c. (de sopa) de Vinho do Porto, raspa de 1 laranja, 1 c. (de sopa) de passas, 1 c. (de sopa) de pinhões, 100 g de nozes, 100 g de amêndoa laminada, 100 g de fruta cristalizada.

Decoração:
Ovo batido, frutos secos, fruta cristalizada, açúcar em pó e geleia q.b.

Preparação:
Misture 250 g de farinha de trigo com o fermento, o leite, o ovo e as gemas. Amasse bem e deixe levedar cerca de 30 minutos. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado e polvilhado com farinha. Noutro recipiente, amasse a restante farinha com o açúcar e a manteiga. Junte à massa anterior já levedada. Verta o Vinho do Porto e amasse. Envolva as passas na massa, assim como as nozes, as amêndoas, os pinhões e a fruta cristalizada. Amasse mais um pouco. Polvilhe a massa com farinha, tape-a com um pano e deixe-a levedar por 20 minutos. Com as mãos, dê a forma pretendida à massa. Coloque o bolo no tabuleiro e, com um copo enfarinhado, faça um buraco no centro. Ligue o forno a 190ºC. Pincele o bolo com ovo batido, decore-o com frutos secos, com fruta cristalizada e montinhos de açúcar em pó. Deixe descansar por 10 minutos. Leve-o, de seguida, ao forno e coza-o entre 25 a 30 minutos. Pincele-o com geleia e sirva.


Notas:

- Ficou no forno 35 minutos… Os primeiros 15 minutos só com calor por baixo e os restantes minutos com calor por cima e por baixo…

- Só coloco o açúcar em pó, depois de pincelar com a geleia! Manias…

Patê de Delicias do Mar e Atum




Ingredientes:
6 delícias do mar, 1/2 lata de atum, 1 ovo cozido, ½ cebola pequena, maionese, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Pique as delícias do mar com o ovo cozido, a cebola e o atum. Envolva bem e adicione maionese até obter a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta e reserve no frio até à hora de servir. Acompanhe com tostas.

Gorro de Inverno 3





Como não há 2 sem 3, resolvi fazer outro gorro, mas desta vez utilizei um bocadinho de rosa que tinha lá por casa. Fiz este para oferecer à “minha” outra menina, a minha afilhada B. Como ela é loirinha, ficou radiante, e eu também.

Sapo, sapinho…EVA




Ao fazer uma pesquisa aqui pela net, deparei-me com este amiguinho e achei que a pequena D ia adorar… Foi super fácil… Lata de salsichas vazia… Dobrar o rebordo para dentro e proteger o mesmo com borracha E.V.A.. Depois foi só passar o esquema para a borracha E.V.A., recortar e colar!

O mais engraçado é que o sapinho consegue segurar os lápis com as suas mãos!

E que tal?

Gorro de Inverno 2




Depois da primeira experiência, era fácil fazer um ajustado à cabecinha da D. Mas para não ser igual ao anterior, resolvi trocar as cores. Tinha comprado um novelo branco e outro azul que deu para fazer o primeiro, o segundo e ainda sobrou lã!

Bastou fazer uma volta a menos na parte redonda antes de começar com as duas cores.

Fica tão fofinha a minha D… Com os seus caracóis a sair pelos lados…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...