Arroz Ervilhas e Cenoura

Uma refeição simples e colorida, num daqueles dias em que não apetece fazer grande coisa para o jantar… Um arroz de ervilhas e cenoura, com uns croquetes e rissóis, bem acompanhados de uma salada de alface, tomate e milho…


Pizza Salame, Frango, Milho e Tomate

Eu quero, eu quero e eu também quero! Não vale a pena resistir… Mais uma para alegrar um jantar de domingo… Não dá muito trabalho e sabe mesmo bem! Espero que gostem…




Ingredientes:
Para a massa:
275 g de farinha, 17 g de levedura fresca, 165 ml de água, 33 ml de azeite, sal.

Para o recheio:
Polpa de tomate, cebola, fiambre, bacon, queijo flamengo, azeitonas, salame, frango cozido, milho, rodelas de tomate, orégãos e queijo mozzarella ralado q.b.

Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Polvilhe com farinha e tape a massa. Deixe-a levedar num local quente durante cerca de 2 horas. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno microondas, ou num forno normal até ficar douradinha.

Farófias com Doce de Morango

O que temos para a sobremesa? Fácil… Umas farófias feitas no microondas com doce de morango, uma pitada de canela, línguas-de-gato e rodelas de kiwi. Como encontrei no congelador duas claras sozinhas, resolvi dar-lhes uso. Como costumo fazer uma clara por pessoa, saíram estas duas lindas tacinhas…






Sirvam-se e estejam à vontade para saborear uma das tacinhas!

Semifrio Tricolor de Pudim e Bolacha

Tricolor? Deves estar a ver mal, Marta! Não, enganei-me, é trisabor… Para esta sobremesa muito simples utilizei um pudim Boca Doce de baunilha, um pudim Boca Doce de Caramelo, um pudim Boca Doce de Chocolate, 1 pacote e meio de bolachas maria e um bocadinho de caramelo líquido.

A ideia era fazer mesmo tricolor, quando fui à despensa ver se tinha todos os ingredientes, pensei ter visto uma saqueta de pudim de morango, mas quando lá voltei… Devo ter confundido com a de caramelo, porque a parte de cima da embalagem é ligeiramente rosada… Mas como já tinha começado a fazer a sobremesa, já não havia nada a fazer… Se olhássemos bem lá no fundo, conseguíamos ver a diferença das cores, tricolor à séria, fica para uma próxima…








Mas que é fantástica esta sobremesa, lá isso é… e muito simples, forrei uma forma redonda de alumínio com película aderente, depois coloquei um bocadinho de caramelo. Preparei o pudim de baunilha de acordo com as instruções do fabricante e coloquei uma parte por cima do caramelo. Depois coloquei uma camada de bolachas e o restante pudim. Voltei a repetir a operação com os outros dois pudins e terminei com bolacha. No dia seguinte, foi só desenformar… Mas estava com receio que aquilo se desmanchasse tudo, mas não. Como podem ver ficou bem sólido!

Pão com Chouriço no Crisp

O que temos para o lanche? Mais uma invenção no sentido da experiência… Pensei… Se faço uma pizza no microondas com o prato crisp, porque é que não posso fazer um pão com chouriço? Poder, posso… O que é que se perde? Entre outras coisas o chouriço… Mas se não experimentar!

Lá amassei a farinha, com o fermento, a água e o sal… Deixei levedar… Polvilhei a bancada com farinha, dividi a massa em duas partes… Estendi uma com o rolo da massa, coloquei as rodelas de chouriço e enrolei… Depois estendi também a outra parte com o rolo da masssa, coloquei chouriço e queijo ralado, depois enrolei… Coloquei uma folha de papel vegetal antiaderente no prato crisp, coloquei lá os dois pães, dei-lhes uns cortes com a tesoura e levei ao microondas na função crisp durante 15 minutos…

Eis o resultado! O que está “babado” é o que tinha o queijo… Uma maravilha, o meu marido a chegar da escolinha e a sair do microondas um Pão com Chouriço bem quentinho… Querem melhor? Escusado será dizer que comemos tudo ao lanche… Até a pequena que já tinha lanchado, quis voltar a comer… O jantar foi apenas uma sopinha de nabiças com uns baguinhos de arroz!










Para a massa:
275 g de farinha, 17 g de levedura fresca, 190 ml de água, sal q.b.
 

Para o recheio:
Chouriço e queijo mozzarella ralado q.b.
 

Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Polvilhe com farinha e tape a massa. Deixe-a levedar num local quente cerca de 45 minutos.

Caril de Chocos com Arroz Frito

Já não fazia um prato com caril há algum tempo e lembrei-me de o fazer com chocos, que adoro. O arroz frito foi o acompanhamento que escolhi, porque fica um arroz soltinho e muito saboroso. Espero que gostem.





Ingredientes:
Chocos, 1 cubo de caldo de marisco, 1 c. (de sopa) de caril, 1 limão, 2 cebolas picadas, 2 dentes de alho picados, 80 g de margarina, 2 dl de natas, coentros picados q.b.
 
Preparação:
Corte os chocos em pedaços e junte o sumo de limão. Doure as cebolas em margarina e junte o alho. Adicione os chocos, o caril, o caldo, os coentros picados, um copo de água, tape e deixe cozinhar em lume brando 25 minutos. Junte as natas e deixe engrossar. Sirva com arroz frito ou outro acompanhamento a gosto.

Beijocas e Bom Feriado!

Bolo de Cacau no Microondas Recheado

Ora bem, vamos lá ver se eu consigo explicar bem a trapalhada que eu fiz para realizar este bolo, de qualquer modo, se tiverem dúvidas, terei todo o gosto em as esclarecer assim que tiver oportunidade.

Esta receita foi adaptada de uma receita de bolo de cacau na caneca, que foi recentemente publicada no suplemento n.º 193 - O melhor da Cozinha Portuguesa, da revista Tv 7 Dias.

Mas como o que eu queria mesmo era um bolo “normal” decidi duplicar a receita… Só que coloquei o preparado numa forma um bocadito larga, resultado: fiquei quase com uma bolacha, então decidi repetir a receita novamente e aí juntei fermento em pó, porque apesar de ter usado farinha com fermento no primeiro, pareceu-me que o bolito não tinha crescido muito… Enquanto o outro bolito estava no microondas preparei o creme para rechear e cobrir o bolo…









Ingredientes

Para 1 bolo:
6 c. (de sopa) de leite, 2 c. (de sopa) de óleo, 8 c. (de sopa) de açúcar, 2 ovos, 2 c. (de sopa) de cacau em pó, 8 c. (de sopa) de farinha com fermento, 1 c. (de chá) de fermento em pó.
 

Para o recheio e cobertura:
1 cháv. (de chá) de leite, 1 casca de limão, 1 c. (de sopa) de farinha, 2 c. (de sopa) de açúcar, 2 gemas.
 

Preparação do bolo:
Deite o leite, o óleo e o açúcar numa taça e misture bem. Junte os ovos e mexa de novo. Acrescente o cacau, a farinha e o fermento em pó e mexa bem. Coloque o preparado numa forma de silicone e leve ao microondas, durante 4 minutos, na potência máxima. Prepare o recheio: Ferva o leite com a casca de limão. Num tacho, misture muito bem a farinha com o açúcar, junte-lhe as gemas e mexa bem. Adicione o leite, já sem a casca de limão, mexendo bem. Depois leve ao lume, até levantar fervura, sem parar de mexer. Retire do lume. Espalhe um bocadinho de creme em cima do bolo e volte a repetir todo o procedimento para um novo bolo. Coloque-o depois por cima do bolo já com o creme e cubra o bolo a toda a volta com o restante creme. Decore a gosto com canela em pó.
 

Notas:
- Resumindo, se repararem bem na última foto, dá para ver que o primeiro bolo não está tão fofo como o último, por isso aconselho mesmo a junção de fermento em pó a uma farinha com fermento.

- Foi uma experiência bem interessante e com 8 minutos no microondas temos assim um bolinho composto.

- Ficou um bolo fresco e não muito doce. Se tiverem curiosidade como eu, experimentem assim que tiverem oportunidade.

Torta de Laranja

Torta de laranja, é isso mesmo, gosto tanto desta receita, que ainda não decidi experimentar uma variante da mesma… Convidaram-nos para mais uma festa de aniversário, a terceira deste mês e pensei logo fazer esta maravilha. É muito rápida e não dá trabalho… Quem comeu disse que era muito boa e que não enjoava como muitas outras. E eu que o diga, lá aparei a torta e para onde foram as aparas? Estavam deliciosas!






Ingredientes:
10 ovos, 250 g de açúcar, 50 g de farinha, 10 g de fermento em pó, 125 g de sumo de laranja, 25 g de manteiga derretida, raspa de 1 laranja grande, manteiga e açúcar q.b.
 

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Numa tijela, misture o açúcar com a farinha, o fermento, a raspa de laranja e o sumo. Junte os ovos, ligue muito bem, sem bater demais para não ganhar espuma. Antes de colocar no forno, junte a manteiga. Deite a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve a cozer cerca de 25 minutos. Verifique se está cozida e retire do forno. Vire o tabuleiro com cuidado sobre um papel vegetal polvilhado com açúcar. Enrole a torta cuidadosamente com a ajuda do papel, apertando bem. Deixe arrefecer. Sirva-a cortada às fatias.
 

Notas:
- Já experimentaram?

- Se não a quiserem enrolar, podem colocar a mistura numa forma de silicone redonda e depois desenformar, que é o que a minha mãe faz, em vez de ser torta é tarte de laranja…

- Boa?

Pizza de Domingo

Mais um domingo, mais uma pizza para o jantar… Já nem vale a pena perguntar…







Ingredientes:

Para a massa:
275 g de farinha, 17 g de levedura fresca, 165 ml de água, 33 ml de azeite, sal.

Para o recheio:
Polpa de tomate, cebola, fiambre, bacon, cogumelos, milho, salame, queijo flamengo, azeitonas, orégãos e queijo mozzarella ralado q.b.


Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Polvilhe com farinha e tape a massa. Deixe-a levedar num local quente durante cerca de 2 horas. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno microondas ou num forno tradicional.

Notas:
- Desta vez a Di esteve a ajudar-me na colocação dos ingredientes em cima da massa, ajuda, come… estas são para mim…
- Optei por colocar as azeitonas inteiras, porque depois para mim, eram mais fáceis de tirar para o prato da Di!

Gelatina de Morango com Suspiros





Gelatina não tem nada que saber, não é verdade? Mas para ser diferente, para um almoço de sábado, decidi fazer esta variante… Que é deliciosa, e o meu marido adorou!

Faz-se a gelatina, deixa-se solidificar… Corta-se aos quadradinhos…

Numa taça de servir coloca-se uma camada de suspiros esmigalhados, depois quadradinhos de gelatina, mais uma camada de suspiros e mais uma camada de gelatina…

Como ainda tinha suspiros aproveitei para fazer este miminho. O que vos parece? São servidos… Duas tacinhas apenas, porque a Di não gosta de gelatina… Dá para acreditar? Todos os miúdos gostam de gelatina! Mas ela não…

Empadão de Esparguete Gratinado com Cogumelos







Ingredientes:
500 g de carne picada, 1 linguiça picada, 400 g de esparguete, 200 g queijo ralado, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 dl de azeite, 1 pitada de noz-moscada, polpa de tomate, cogumelos laminados, orégãos, sal, pimenta e vinho branco q.b.

Preparação:
Pique a cebola com os alhos e leve ao lume com o azeite deixando alourar. Junte a carne picada, a linguiça e deixe refogar um pouco, juntando os restantes ingredientes. Entretanto coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite, quando estiver cozido, escorra e reserve. Num pirex coloque uma camada de esparguete, outra de carne picada com cogumelos e termine com esparguete. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Sirva bem quente.
 

Notas:
- São servidos?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...