Bolo Recheado com Creme de Pasteleiro

Olá! Ouvi dizer que queriam a receita deste bolinho. Então aqui estou eu para a partilhar. Não tem nada de especial, aqui a novidade é que esta foi a minha primeira experiência com pasta de açúcar. Foi uma diversão! Comprei as pastas, dois tipos de cortadores e aventurei-me… O resultado foi este que se pode ver aqui… Espero continuar!
 
 







Ingredientes:
 

Para o bolo de limão
3 ovos
100 g de açúcar
100 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
30 ml de leite
raspa de 1 limão


Para o recheio e cobertura
Creme de pasteleiro


Para a decoração                                             
Amêndoa torrada picada
Cobertura líquida sabor Royal
Pasta de açúcar

 

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte um tabuleiro rectangular de 25x30 cm com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno, com a ajuda do papel vegetal retire o bolo da forma e deixe arrefecer.


Montagem:
No prato de servir, coloque metade do bolo. Prepare o creme de pasteleiro e aplique. Coloque a outra metade por cima e barre o bolo a toda a volta. Decore a gosto.

 

Espero que gostem e deixem o vosso comentário! Já agora o que acham do meu novo cabeçalho? Aceitam-se opiniões. Beijinhos.
 


Semifrio Surpresa Royal












Ingredientes:


Para a massa
3 ovos
75 g de açúcar
30 g de farinha com fermento
30 g de fécula de batata


Para o creme
6 folhas de gelatina vermelha
400 g de morangos
50 g de açúcar
4 dl de natas
2 dl de leite condensado


Para a surpresa
1 saqueta de gelatina Royal de morango
250 ml de água quente
250 ml de água fria


Para a decoração
chocolate de culinária
raspas de chocolate branco
amendoins cobertos com chocolate


Preparação:

Para a massa
Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas e bata cerca de 5 minutos. Adicione depois as farinhas misturadas e peneiradas, envolvendo delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno cerca de 12 minutos. Retire e deixe arrefecer.


Para a surpresa
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, e leve ao frigorífico até ganhar consistência. Depois corte a gelatina em cubos e reserve.


Para o creme
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume os morangos com o açúcar e cozinhe até que os morangos se comecem a desfazer. Retire-os do lume e reduza-os a puré. Junte-lhes as folhas de gelatina escorridas e mexa até se dissolverem, deixe arrefecer. Bata as natas até ficarem firmes e junte-lhes o leite condensado. Envolva delicadamente o puré de morango reservado, até ficar homogéneo.


Para a decoração
Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Faça um cartuxo com papel vegetal e encha-o com o chocolate. Desenhe formas a gosto com o chocolate, sobre uma folha de papel vegetal. Leve ao frio até secar.


Montagem
Coloque o bolo num prato de servir e volte a colocar o aro da forma. Verta um bocadinho de creme sobre a base do bolo e espalhe alguns cubos de gelatina. Coloque nova camada de creme e nova camada de cubos. Termine com creme de morango e alise a superfície. Leve ao frio, durante umas horas até solidificar. Retire o semifrio do frio, desenforme-o cuidadosamente e decore com os enfeites de chocolate, raspas de chocolate branco e amendoins cobertos com chocolate.

Notas:
- Com esta receita estou a participar no passatempo da Royal – “A sobremesa mais fresca do verão”.


- Passem por lá e espreitem todas as participações, porque vale bem a pena.



- Beijinhos e Bom Fim-de-Semana.



Salada com Palhais Entradas & Saladas Caprese





Depois de ter recebido o prémio, resolvi seguir algumas dicas da Cabra e preparei esta entrada para um jantar de família lá em casa. Todos gostaram e eu também!



Ingredientes:
1 Palhais Entradas & Saladas Caprese
Alface
Couve Roxa
Tomates Cereja


Preparação:
Em duas saladeiras tempere a alface e a couve roxa a gosto. Num prato de servir, disponha algumas folhas de alface e por cima a couve roxa. Junte uma embalagem de Palhais Entradas & Saladas Caprese e decore com uns tomatinhos cereja. A entrada está pronta a ser servida!


Notas:
- É ou não é uma maravilha?



Presente - Desafio Cabra Palhais





Hoje venho partilhar com vocês um presente, que já chegou há uns dias, por ter participado no desafio Chef Palhais onde participei com esta receita. É muito bom começar assim o dia e os restantes… Queijo para todos os gostos!!!

Quem é que não gosta de receber logo pela manhã um presentinho?

Algumas pessoas já tiveram a possibilidade de provar este miminho!

Adorei! Que venham mais passatempos!




Bolachinhas





Há uns tempos ofereci à minha mãe um dispara biscoitos… Ela experimentou e eu gostei muito das bolachinhas e depois também decidi experimentar, mas fiz a receita que vinha com o dispara biscoitos e este foi o resultado! Confesso que me deu um trabalhão e pensei se me tivessem oferecido isto a mim, explodia! Mas pronto, foi a primeira vez e tenho que dar o desconto!!! A minha mãe costuma fazer com as receitas que lhe retiro da net! Eu é que me armei em esperta!!! É para ver se eu aprendo, como diz a minha filhota!

Penso que a massa estava um bocadinho mole demais! E funcionava melhor com uns bicos do que com outros! Nem passei a receita para o meu livro... Safa!

Carne de Porco Colorida






Ingredientes:
900 g de carne de porco em rojões
1 c. (de sopa) de massa de pimentão
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 dl de vinho branco
1 dl de azeite
600 g de amêijoas
1 raminho de coentros
sal e pimenta



Preparação:
Coloque os rojões dentro de um recipiente com a massa de pimentão, alhos esmagados, o louro, vinho, sal e pimenta. Deixe marinar 30 minutos. Core os rojões bem escorridos no azeite. Verta a marinada sobre a carne e leve a estufar, em lume brando, 15 minutos. Entretanto, lave bem as amêijoas até ficarem limpas de areia. No final da cozedura da carne, junte as amêijoas. Agite e deixe cozinhar até as amêijoas abrirem. Retire do lume e sirva polvilhado com os coentros picados.


Notas:
- Um pratinho assim bem colorido, anima qualquer criança!

- Principalmente a minha, que adora massas!




Pizza Delícia do Mar








Ingredientes:

Para a massa:
275 g de farinha
17 g de levedura fresca
165 ml de água
33 ml de azeite
sal

Para o recheio:
polpa de tomate
cebola
bacon
salsichas
queijo flamengo
delícias do mar
azeitonas
orégãos
queijo mozzarella ralado
fio de azeite 


Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Polvilhe com farinha e tape a massa. Deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella e um fio de azeite. Coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno microondas, ou num forno tradicional.

Notas:
- Sim é sempre a mesma receita base de massa que faço! Se alguém me quiser deixar o link com uma sugestão diferente, agradeço!
- Estou disposta a novas experiências!

Refresco de Fisális





Por aqui está um calor que não se aguenta e por isso decidi trazer-vos um refresco que lá por casa já é habitual à mesa das refeições! Dá um bocadinho de trabalho, estar a descascar tantos fisális, mas é um sumo delicioso e com umas pedrinhas de gelo, temos o refresco ideal!

O giro da "coisa", foi quando eu me lembrei de espetar um fisális e um bago de uva numa palhinha, a minha filhota, quis logo provar... ela chupava, chupava e nada!!! A palhinha estava entupida com o que furou!!! Sou mesmo distraída...



Espero que apreciem esta minha sugestão e boas férias se for caso disso!



Pêssego com Gelado






Bem que me apetecia agora esta deliciosa sobremesa bem fresquinha, sim, porque aqui está um calor que não se aguenta! E além disso na hora de almoço andei a tosquiar as minhas plantas do jardim! Quando entrei em casa mais parecia um tomate! Eh! Eh! Manias, mas tenho que aproveitar esses poucos minutos, senão aquilo cresce para todo o lado e depois já não lhe tenho mão!



Se vissem o que fiz aos fisális! Depois partilho…



Hoje então fica uma metade de pêssego com uma bolinha de gelado de morango/baunilha da Olá, com o que restou do gelado de bolacha e molho de chocolate da Royal! Delicia…



Meloa com Gelatina





Para refrescar, nada melhor do que uma meloa da horta dos pais, bem docinha com gelatina de morango e uns bagos de uva lá da nossa horta! É claro que as crianças não resistem e os adultos também não!!! Foi uma rica sobremesa! Alguém quer provar?




Lata Entrançada E.V.A.

É preciso ter lata!!! Sim sem ela não conseguimos este efeito! E o que é que está por trás da lata?
Por trás de um grande Homem, já sabemos que há sempre uma grande Mulher e por trás de uma latinha? O que é que vamos encontrar?



Para isso temos que dar uma voltinha à latinha!!! É que o sol está para aquele lado e eles gostam muito de o acompanhar. Já sabem do que estou a falar?




Penso que sim! Aqui estão eles, os meus queridos girassóis que eu adoro.








Quem gostar ponha o dedo no ar! Como eu não consigo ver bem ao longe, se puderem deixar um comentário, eu agradeço! Beijos para todos e votos de uma boa semana!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...