Pescada Frita com Migas

Hoje trago uma refeição que é muito do meu agrado… Mas desta vez, para variar um bocadinho, juntei uns cubinhos de batata às migas.
 
 





 

Ingredientes:
folhas de couve
batatas aos cubinhos
feijão encarnado cozido
broa de milho
dentes de alho
folha de louro
sal
azeite
 


Preparação:
Lave as folhas de couve, enrole-as e corte em juliana. Leve-as a cozer em água temperada de sal juntamente com as batatas. No final da cozedura junte o feijão cozido. Num tacho refogue no azeite os dentes de alho com a folha de louro e a broa de milho esfarelada. Junte as couves bem escorridas com o feijão e as batatas. Envolva bem. Sirva de imediato.
 
Notas:
- Eu acompanhei estas migas com umas postinhas de pescada fritas! Estava tudo uma maravilha, pelo menos ninguém se queixou!
 
 
 

 

Lombo de Porco Aromatizado de Laranja com Castanhas e Laços Milaneza

No dia 25 Outubro, comemorou-se o dia mundial das massas e o Blog Cinco Quartos de Laranja em parceria com a Milaneza está a promover um desafio intitulado Um prato de massa Milaneza com um toque de laranja. Esta foi a receita que eu escolhi para participar no passatempo. Espero que gostem.
 
O produto Milaneza que escolhi foi Laços (Farfalle).
 




Ingredientes:
Lombo de porco
Cebola
Alhos
Louro
Azeite
Margarina
Sal
Pimenta
Raspa de 1 laranja
Sumo de 2 laranjas
Castanhas
Laços Milaneza

 

Preparação:
Corte o lombo de porco em fatias finas e tempere a gosto com sal e pimenta. Junte a raspa e o sumo de laranja. Deixe marinar durante 30 minutos. Coza a massa em água temperada com sal, de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Coza a massa em água temperada com sal , seguindo as indicações do fabricante. Reserve.Coza a massa em água temperada com sal , seguindo as indicações do fabricante. Reserve.Coza a massa em água temperada com sal , seguindo as indicações do fabricante. Reserve.Numa frigideira coloque o azeite, a margarina, a folha de louro e os alhos esmagados. Quando estiver quente, junte a cebola cortada em meias luas e o lombo bem escorrido, deixe fritar de um lado e depois vire para fritar do outro lado. Quando o lombo estiver frito, junte as castanhas e o sumo de laranja. Deixe apurar um pouco e sirva com a massa. Acompanhe com uma saladinha a gosto.




Bom Apetite!
 
 
 
 

Semifrio de Bolo de Cacau e Mousse de Morango

Há muito que os morangos caseiros já se foram, mas em boa hora congelei a polpa dos mesmos com o açúcar nas quantidades certas para agora poder realizar estas sobremesas! A decoração é que fica mais pobre, mas o sabor, esse é o mesmo de sempre. Nada melhor que os morangos caseiros da horta dos pais! Esta receita tinha-a visto numa edição de Abril da revista Maria e ficou logo debaixo de olho. Muito simples e até posso dizer que foi de rápida confecção, porque a parte dos morangos já estava feita.

Agora deixo a receita como estava descrito na revista. Espero que gostem e para o ano já sabem, se tiverem muitos morangos aproveitem é que eu já andava farta de comer tantos morangos e agora uma sobremesa destas é sempre bem-vinda e ninguém diz que não!


Pizza Sangria Tetley

Domingo, domingo, … O que é que querem para o jantar?
- PIZZA, pizza,…
 
Muito rápida, prática e melhor que as de compra! Pelo menos podemos fazer ao nosso gosto.
 
Esta sugestão também serviu para participar num passatempo, é o chamado 2 em 1!
 






Ingredientes:

Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal


Para o recheio:
polpa de tomate
cebola
queijo flamengo
bacon
fiambre
cogumelos
azeitonas
orégãos
sementes de sésamo
queijo mozzarella ralado

 
Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno microondas, ou num forno tradicional até ficar douradinha.
 
 
Notas:
- Sim, ainda ganhei um prémio com esta participação!
 
 
 
 

Semifrio Pudim de Morango e Chocolate

Já apresentei esta receita aqui, mas é sempre bom recordar, principalmente para quem chega aqui pela primeira vez…


É uma sugestão muito rápida e prática e não tem nada que saber, o mais engraçado, é que ao fim de três experiências deste género, os provadores manifestaram a falta de café nas bolachas!!! Só a mim, das outras vezes ninguém se queixou, se as passar por café a coisa pode não correr muito bem… A sugestão foi: - “Apenas uns borrifos!”
Portanto, fica a sugestão dos BORRIFOS de CAFÉ!


Enroladinhos de Porco, Fiambre e Queijo







Então para o dia de hoje temos uns rolinhos bem deliciosos.

 

Precisamos de umas bifanas de porco temperadas a gosto com sal e pimenta, fatias de fiambre e queijo.

 

Colocamos a bifana, a fatia de fiambre e a fatia de queijo. Enrolamos em forma de rolinho e prendemos com a ajuda de palitos. Numa frigideira colocamos um fio de azeite e um bocadinho de margarina, umas folhas de louro, uns alhos esmagados e cebola cortada às rodelas. Deixamos refogar um bocadinho e juntamos os rolinhos. Deixamos fritar de um lado e depois do outro. No final basta colocar um bocadinho de cerveja e deixar apurar o molhinho!

 

Acompanhamos com uma massinha e uma saladinha bem colorida temperada com sal, azeite, vinagre e algumas ervas aromáticas. Bom Apetite!

 

Beijinhos e bom fim-de-semana.



Mousse de Dióspiro

Continuando nos dióspiros que agora existem por todo o lado, pelo menos aqui e em enorme quantidade, tenho que lhes dar algum uso diferente, que o simples e assim poder alargar o leque de oferta do meu livro de receitas. Esta sugestão vi-a aqui e como rendeu uma quantidade bem grande, optei por não colocar o chantilly como a fonte o mencionava. Assim já é tão bom, que na minha opinião não vale a pena juntar mais umas calorias.
 



Ingredientes:
2 dl de natas
600 g de dióspiros bem maduros
3 gemas de ovos
2 claras
130 g de açúcar
2 folhas de gelatina incolor


Preparação:
Com uma faca bem afiada e algum cuidado, retire a casca aos dióspiros. Reduza, depois a puré e passe por uma peneira de rede. Bata as gemas com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Misture o puré ao preparado de ovos. Bata as natas em chantilly e envolva-as ao creme de dióspiro. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume, em banho-maria, as folhas de gelatina escorridas. Mexa, até se dissolverem, e incorpore no creme. Bata as claras em castelo bem firme e envolva cuidadosamente no preparado de dióspiro. Deite a mousse numa taça e leve ao frigorífico por umas 3 horas. Sirva bem fresca decorada a gosto.






Notas:

- Esta foi mais uma receita aprovada para os dióspiros. Todos gostaram da experiência, mesmo os que não gostam do fruto ao natural.

 

-É uma mousse muito fresca e agradável.

 

- O açúcar deve ser ajustado de acordo com a doçura dos dióspiros, no caso dos meus era capaz de retirar umas 20 gr, nada de especial.

 

- Os ovos, esses convém serem mesmo frescos!

 

- Eu já congelei polpa de dióspiro na quantidade certa para bolos e outras receitas que possam surgir.

 

- Será que vale a pena experimentar?
 
 
 
 

Bacalhau com Arroz e Grão





Naqueles dias em que não deixei nada a descongelar esta é uma das minhas soluções… Basta colocar o bacalhau e os ovos a cozer. Depois de ferver uns minutinhos, retiro o bacalhau para lascar e coloco o arroz para cozer. Rectifico os temperos e coloco novamente o bacalhau já em lascas. Quase no final da cozedura do arroz, junto um bocadinho de grão. Coloco no interior do tacho um fio de azeite e umas folhinhas de hortelã, que lhe dá aquele aroma! Depois é só descascar os ovos e empratar!!! Não se iludam esta azeitona não foi para mim! A pequena gosta muito delas assim como do grão.
Simples, rápido e prático? Penso que sim.

Semifrio de Dióspiro

Aqui está uma das minhas 3 receitas testadas e aprovadas do passado fim-de-semana, que se revelou bastante doce e agradável. Já tinha guardado esta receita há algum tempo e sempre com uma enorme curiosidade em experimentar. A sugestão veio do blog Artes Viagens e Sabores da Alcina.


Pizza Mozzarella

A melhor pizza de sempre, não sei explicar o porquê, mas soube-me mesmo bem! Estaladiça, crocante, deliciosa e bem acompanhada pelo novo chá gelado da Tetley! Voltei à massa base inicial e usei um copo bem redondinho para fazer de rolo da massa já dentro da forma… A preguiça!!! Ou a falta de tempo…
 







 
Ingredientes:
Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal
 
Para o recheio:
polpa de tomate
cebola
queijo flamengo
bacon
salsichas
pimento vermelho
azeitonas
fatias de queijo mozzarella
orégãos
queijo mozzarella ralado
fio de azeite
 
Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos(ou rolo) até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Polvilhe com orégãos e acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Termine com um fio de azeite e coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno microondas, ou num forno normal até ficar douradinha.
 
 
Notas:
- Orégãos, muitos orégãos!!!
- São servidos? Uma fatia grande ou pequena?
- Esta deu para 2 adultos e 1 criança que ADORA Pizza! Nunca deixa escapar um domingo, eu é que tenho que lhe dar a volta, quando quero fazer outro tipo de refeição!
 
 
 

Peito de Frango com Molho de Mostarda





Ingredientes:
peito de frango
sal
pimenta
sultanas
mostarda
azeite
vaqueiro
alho
louro
cerveja
tagliatelle


Preparação:
Tempere o peito de frango a gosto com sal e pimenta. Numa frigideira coloque um bocadinho de vaqueiro e azeite, os alhos esmagados e o louro. Junte depois o peito de frango e deixe corar de ambos os lados. Coloque sultanas a gosto e junte mostarda e cerveja, envolvendo bem. Deixe ferver um bocadinho e sirva com o tagliatelle.

 

No prato da minha filhota a primeira coisa a desaparecer foram mesmo as sultanas!
 
 
 
 

Vamos Espreitar?

O que anda lá pelos canteiros, ou não! Sim, porque a minha amiga salsa gosta de nascer onde lhe apetece e porque será?
 
Aqui temos cravos túnicos! Não são propriamente perfumados, mas são lindos!

Coloquei as sementes na terra em Agosto e agora já estão a dar flor.
 


Salsa, salsa e mais salsa… Eu aprecio mais os coentros!



Erva-cidreira que anda a ser atacada por uma praga qualquer, ainda não descobri!



Hortelã, que também não escapa aos roedores!



Hortelã-pimenta



Orégãos



As minhas frésias em grande crescimento!




O meu loureiro








Sementes de salsa



A minha única romã, a primeira de sempre!



Os meus espinafres!



Eu vi um Sapo!!!



Giro! Sempre que chega o Outono, aparecem sapos!!!




Gostaram de dar uma espreitadela? Beijinhos
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...