Bolo das 20

Aqui está o bolinho das 20! Podia ser o bolinho das 20 horas, o bolinho das 20 amigas, mas não é o bolinho das 20 colheres!!! Esta receita foi-me gentilmente enviada pela minha amiga Rita, numa altura em que me sentia mais desanimada. Mas depois de ter experimentado esta maravilha húmida e fofinha tudo mudou :) Graças também ao apoio e às mensagens que algumas pessoas me enviaram. Obrigada.
 




Agora a receita…

Ingredientes:
6 ovos
20 c. (de sopa) de açúcar
20 c. (de sopa) de farinha com fermento
20 c. (de sopa) de óleo
20 c. (de sopa) de leite
1 c. (de sopa) de canela em pó
nozes picadas a gosto


Preparação:
Bata bem as gemas com o açúcar até obter um creme volumoso. Junte depois o óleo e o leite e continue a bater. Peneire a farinha juntamente com a canela e adicione ao preparado anterior, envolvendo bem. Bata as claras em castelo bem firme e envolva na massa com uma colher. Junte o miolo de noz e coloque o preparado numa forma com buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 180ºC cerca de 35 minutos ou até estar cozido.







Notas:

- Eu adorei!

- Obrigada pela partilha e pelo apoio Rita!




- Beijinhos e bom fim de semana para todos.
 
 
 
 

Crepes com Creme de Pasteleiro e Chantilly




Ingredientes:
Para os crepes
125g de farinha sem fermento
2 ovos
300 ml de leite
sal q.b.

Para o recheio e decoração
creme de pasteleiro
chantilly
canela em pó

 

Preparação: Dos crepes
Coloque os ingredientes no copo da batedeira e misture muito bem. Aqueça uma frigideira, unte-a ligeiramente com margarina, coloque cerca de 2 colheres de sopa da mistura na frigideira, fazendo-a girar para cobrir completamente o fundo com uma camada fina. Deixe cozer, solte o crepe do fundo e vire-o com a ajuda de uma espátula. Deixe alourar, retire e vá empilhando os crepes. Depois é só rechear com creme de pasteleiro e enrolar. Decorar com chantilly e creme de pasteleiro e polvilhar a gosto com canela.
 





Notas:
- Foi um delicioso lanche num destes dias. Fui de propósito fazer uns crepes para rechear com os cremes que me tinham sobrado de um bolinho de aniversário.
- Como não se pode estragar nada, esta foi a minha opção e que maravilha!
- Este foi só para mim!!!
- Só fiz metade da receita, deu 2 crepes + 1 pequenito…
 
 
 
 

Sopa com Juliana de Courgette e Cenoura

Para aquecer um bocadinho, sim porque aqui está um frio que chega aos ossos, hoje trago uma deliciosa sopinha que fiz no passado fim de semana, para fugir um bocadinho à tradicional pizza de domingo!!!
 



Ingredientes:
batata
cebola
cenoura
abóbora
courgette
cenoura ralada
courgette ralada
rodelas de chouriço
massa
azeite
sal

 

Preparação:
Descasque e lave os legumes. Coloque todos os legumes cortados em pequenos pedaços, excepto os cortados em juliana, cubra com água. Tempere com um pouco de sal e deixe cozer tudo durante 30 minutos. Num tachinho à parte coza uma pequena porção de massa a gosto. Triture depois a sopa com a varinha mágica. Junte a cenoura ralada, a courgette ralada, as rodelas de chouriço e a massa. Rectifique os temperos e deixe ferver durante uns minutos. Desligue e coloque um fio de azeite. Sirva quente.

 

Notas:
- Espero que gostem e estejam à vontade para se servir!





 

Bolo Escangalhado com Creme

Depois desta experiência aqui, não me fiquei e voltei a tentar no fim-de-semana seguinte, queria algo fofo e saboroso e não é que CONSEGUI!!! Uma delícia… Ainda este ano não tinha comido nada do género que me soubesse tão bem e ainda estava morninho… Nem tenho palavras para o descrever… Deu trabalho, mas valeu mesmo a pena! O que variou foi mesmo a parte da massa do fermento que adaptei aquela que usei aqui neste bolo-rei.
 


Ingredientes:
Para a massa do fermento:
250 g de farinha de trigo
25 g de fermento de padeiro
3 dl de leite
1 ovo
2 gemas


Para a massa:
500 g de farinha de trigo
75 g de açúcar
75 g de margarina
5 g de sal
2 ovos
2 claras
1 cálice de Vinho do Porto
raspa de ½ laranja
3 gotas de aroma de baunilha


Para o creme:
200 g de leite
2 ovos
60 g de açúcar
20 g de maisena
20 g de manteiga
3 gotas de aroma de baunilha
casca de limão


Para o recheio:
fruta cristalizada
nozes picadas
amêndoa picada
pinhões
sultanas
canela em pó


Preparação:
Da massa do fermento:
Misture a farinha de trigo com o fermento, o leite, o ovo e as gemas. Amasse bem e deixe levedar cerca de 30 minutos.
 
 
Do creme:
Leve o leite ao lume com a manteiga, a casca de limão e o aroma de baunilha. Deixe ferver. À parte bata os ovos com o açúcar até fazer creme e junte a maisena. Retire a casca de limão ao leite, e junte aos poucos ao preparado anterior mexendo sempre. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Quando começar a engrossar, mexa vigorosamente com uma vara de arames para ficar homogéneo e retire imediatamente do lume, continuando a mexer por mais uns minutos. Tape com película aderente encostando mesmo ao creme para não ganhar crosta.
 
 
Do bolo:
Bata o açúcar com a margarina até obter um creme. Adicione os ovos, as claras, depois a farinha com sal, a raspa de laranja, o Vinho do Porto e o aroma de baunilha. Amasse tudo muito bem e junte a massa do fermento. Continue a amassar. Deixe depois levedar por 30 minutos. Estique um retângulo de massa com o rolo. Barre depois com o creme reservado e espalhe a fruta cristalizada e os frutos secos a gosto. Enrole como uma torta com recheio, apertando apenas o suficiente para manter o recheio. Corte o rolo em fatias com 4 cm de largura. Num tabuleiro com papel vegetal posicione as fatias meio por meio, simulando o efeito de uma trança. Termine com frutos secos e canela em pó. Leve ao forno a 190ºC por 30 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.






Notas:

- Desta vez tentei posicionar melhor as fatias, mas a massa cresceu tanto que depois tive que colocar fatias onde ainda havia espaço…

 

- A massa ficou um bocadinho mole, mas mesmo assim consegui colocar o creme e enrolar, com muito custo, mas consegui…

 

- Havia farinha por todo o lado! Eu sou assim… Meio atrapalhada, mas tento sempre desenrascar-me! Depois também tenho alguma dificuldade em ler/perceber bem as receitas e pensar ao mesmo tempo…



- Com o tempo acho que ainda vou lá!!! Ou não...
 
 
 
 

Mousse de Chocolate Pantagruel

Vou confessar! Esta foi a minha primeira mousse de chocolate, após MUITOS pedidos, lá me resolvi aventurar… Não foi uma aventura, mas nunca me tinha chamado muito a atenção… Fui adiando, adiando e acabei por testar a receita que vem no chocolate para culinária Pantagruel.
 
Se gostei? Gostei!
Mas o meu marido… ADOROU!
 






Ingredientes:
200 g de chocolate Pantagruel
6 ovos
6 c. (de sopa) rasas de açúcar em pó
1 c. (de sopa) bem cheia de manteiga


Preparação:
Misture muito bem o açúcar e a manteiga. Junte em seguida, uma a uma as 6 gemas, continuando a bater. Quando obtiver um creme esbranquiçado, adicione o chocolate, previamente derretido em banho-maria a baixa temperatura. Depois de tudo muito bem misturado, junte a pouco e pouco as claras batidas em castelo bem firme. Leve ao frigorífico antes de servir e deixe repousar.
 

Notas:
- Decorei com amêndoa e umas folhinhas da minha hortelã chocolate, que acabei por comer! Tem aquele gostinho a after eight!
 
 
 
 

Bolo de Rosas com Creme e Frutos Secos

Quando vi uma receita no blog da Sandra, pensei logo que não ia passar desse fim de semana, mas como não encontrei no supermercado a farinha que ela mencionava, tive que recorrer à “fonte” onde a Sandra se inspirou… Resumindo fiz a massa com base aqui e o creme com base aqui!
 
Tudo muito certo e muito saboroso, mas podia ter ficado melhor… Deixei uma massa para trabalhar com o rolo, que mais parecia massa para bolachas… Esqueci-me que a massa da pizza é uma massa maleável e também se trabalha com o rolo!!!
 
Aqui está o resultado da minha primeira experiência, sim, porque não me fiquei e no fim de semana seguinte tive que voltar a tentar para ajustar uns pormenores…
 







Ingredientes:
Para a massa do fermento
125 g de farinha de trigo
25 g de levedura fresca
0,75 dl de leite

Para a massa
500 g de farinha de trigo
75 g de açúcar
75 g de margarina
5 g de sal
3 ovos
1 cálice de Vinho do Porto
raspa de ½ laranja
3 gotas de aroma de baunilha
leite para obter o ponto da massa

Para o creme
200 g de leite
2 gemas
60 g de açúcar
20 g de maisena
20 g de manteiga
3 gotas de aroma de baunilha
casca de limão

Para o recheio
fruta cristalizada
nozes picadas
amêndoa picada
pinhões
sultanas
canela em pó


Preparação:
Da massa do fermento:
Junte os ingredientes da massa de fermento, amasse e deixe levedar por 30 minutos.
 
Do creme:
Leve o leite ao lume com a manteiga, a casca de limão e o aroma de baunilha. Deixe ferver. À parte bata as gemas com o açúcar até fazer creme e junte a maisena. Retire a casca de limão ao leite, e junte aos poucos ao preparado anterior até as gemas estarem completamente dissolvidas. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Quando começar a engrossar, mexa vigorosamente com uma vara de arames para ficar homogéneo e retire imediatamente do lume, continuando a mexer por mais uns minutos. Tape com película aderente encostando mesmo ao creme para não ganhar crosta.
 
Do bolo:
Bata o açúcar com a margarina até obter um creme. Adicione os ovos, depois a farinha com sal, a raspa de laranja, o Vinho do Porto e o aroma de baunilha. Amasse tudo muito bem e junte a massa do fermento. Continue a amassar e junte leite se necessário para obter uma massa que dê para esticar com o rolo. Deixe levedar por 30 minutos. Estique um retângulo com o rolo. Barre depois com o creme reservado e espalhe a fruta cristalizada e os frutos secos a gosto. Enrole como uma torta com recheio, apertando apenas o suficiente para manter o recheio. Corte o rolo em fatias com 4 cm de largura. Num tabuleiro com papel vegetal posicione as fatias meio por meio, simulando o efeito de uma trança. Termine com frutos secos e canela em pó. Leve ao forno a 190ºC por 30 minutos. Retire do forno e pincele com geleia a gosto. Deixe arrefecer.

 

Notas:
- Parece complicado, mas até não é… Quando se acaba de fazer uma coisa, começa-se logo a fazer a outra e é assim até colocar o bolo no forno!
- Não ficou uma fofura, mas ficou bem saboroso e não sobrou nada…
- Fiquei com uma dor nos braços, sim, porque amassei à mão, mas o resultado compensou!
- Em breve apresento-vos a segunda tentativa e as respectivas alterações.
 
- Beijinhos e bom fim de semana.
 
 
 
 

Joaninha Voa Voa - EVA

Reciclar e dar uma nova vida é o tema do momento e da atualidade, pelo menos para mim. Para quem me acompanha sabe o quanto gosto de fazer isto, só tenho pena de não ter mais dias criativos, sim porque há dias, por muito que queira, não consigo fazer mesmo nada…

Depois de ter feito uma para a minha afilhada Beatriz, aqui está uma nova joaninha voa voa, para miúdos e graúdos, como foi o caso! A pedido da professora Cacilda, saiu uma latinha para colocar na sua sala de aula. Espero que tenham gostado!









E para quem gosta de fazer uns presentinhos, pode ser que esta latinha sirva de inspiração para este Natal! Quem é que gostava de ter assim uma latinha personalizada? Eu gostava, mas ainda não tenho… Em casa de ferreiro, espeto de pau, lá diz o ditado e é bem verdade!!!
Foi tudo cortado com a tesourinha!
Espero que tenham gostado. Beijinhos e até breve!

Russos de Dióspiro

Sim, não está calor nenhum para saborear esta maravilha, mas já começava a ficar aqui esquecida e coisas boas como esta, não podem ser esquecidas… Mas sentadinha à lareira, ainda me vou deliciar… Sempre ajuda um bocadinho a derreter!!! Vi esta sugestão aqui, e na altura como tinha tantos, mas tantos dióspiros, decidi arriscar e em boa hora o fiz! Mais uma receitinha aprovada.
 






Ingredientes:
2 ovos
100 g de açúcar
2 dl de natas
5 dl de puré de dióspiros

 

Preparação:
Passe uma forma ou caixa de plástico por água e forre-a com película aderente. No fundo do recipiente coloque 2 dl de puré de dióspiro, espalhe bem e leve ao congelador até estar bem firme. Bata as claras em castelo, junte 25 g de açúcar e volte a bater mais um pouco. Bata as gemas com o restante açúcar até obter um creme leve, adicione 1 dl de puré de dióspiro. Bata as natas em chantilly e adicione ao preparado de dióspiro, juntamente com as claras, envolvendo bem. Deite o preparado sobre o puré gelado e leve ao congelador até endurecer. Depois por cima espalhe o restante puré. Leve novamente ao congelador até que tudo esteja bem solidificado. Antes de servir, corte em cubos, usando uma faca ligeiramente aquecida.

 

Notas:
- Para o puré de dióspiro, triture bem a polpa e passe-a por uma peneira de rede fina.

 
- Só a parte do meio também é bem interessante! Cremosa e muito saborosa!
 

- Ainda tenho uns cubinhos no congelador, alguém quer experimentar?
 
 
 
 

Caldo Verde

Caldo verde, caldo verde, o que tem de especial?
- Tem tudo e não tem nada… Desta vez decidi juntar uma courgette… Estava tão bom!!!
 
Os ingredientes para os meus caldos e sopinhas são sempre a olho e com o que está mais há mão…
 




Ingredientes:
couve cortada em caldo verde
batatas
courgette
cebola
dentes de alho
chouriço
azeite
sal


Preparação:
Arranje as batatas, a courgette, a cebola e os alhos. Ponha tudo a cozer numa panela com água e uma pitada de sal. Quando estiver tudo cozido, triture tudo muito bem com a varinha mágica. Ponha, novamente, ao lume o preparado e junte a couve e o chouriço em rodelas. Deixe cozer e rectifique os temperos. No final desligue e coloque um fio de azeite.
 
 
Notas:
- Quem é que aceita um caldinho acompanhado de uma fatia de broa? Uma ou duas, estejam à vontade...
 
 
 
 

Crepes com Licor Beirão

Eu ADORO crepes doces, com tudo e mais alguma coisa, e quando vi esta receita na página do Facebook do LicorBeirão, não resisti. Assim que tive oportunidade lá fui eu experimentar.
 
Receita testada e aprovada, um verdadeiro mimo! É sem dúvida uma receita para repetir. Em lista de espera está o bolo e a mousse de chocolate com Licor Beirão.
 


Ingredientes para os crepes:
125g de farinha sem fermento
2 ovos
Sal q.b.  
300 ml de leite

Ingredientes para o molho:
25g de manteiga
1 casca de laranja
1 casca de limão
150g de açúcar
1dl. de sumo de laranja
15 cl. de Licor Beirão


Preparação dos Crepes:
Coloque os ingredientes no copo da batedeira e misture muito bem. Aqueça uma frigideira, unte-a ligeiramente com margarina, coloque cerca de 2 colheres de sopa da mistura na frigideira, fazendo-a girar para cobrir completamente o fundo com uma camada fina. Deixe cozer, solte o crepe do fundo e vire-o com a ajuda de uma espátula. Deixe alourar, retire e vá empilhando os crepes.


Preparação do Molho:
Leve ao lume a manteiga numa caçarola, junte-lhe a casca de laranja e do limão e, quando começar a alourar, adicione o açúcar e mexa. Adicione o sumo de laranja e, com cuidado, o Licor Beirão. Deixe apurar. Envolva então as folhas de crepe, uma de cada vez. Está pronto para servir.







Notas:

- Uma deliciosa sobremesa, que foi repetida ao lanche!

- Adorei!!!
 
 
 
 

Pudim de Claras com Chocolate Granulado e Doce de Ovos







Ingredientes para o pudim:
16 claras
16 c. (de sopa) rasas de açúcar RAR
chocolate granulado
manteiga para untar a forma

 

Preparação:
Ligue o forno a 200º C. Bata as claras em castelo e quando estiverem bem firmes, junte o açúcar batendo mais um pouco. No final adicione o chocolate granulado e envolva bem. Unte uma forma de chaminé com manteiga. Verta no seu interior o preparado de claras e leve ao forno durante 16 minutos. Baixe a temperatura para os 180º C depois de colocar o preparado no forno. Assim que terminar o tempo, desligue o forno e entreabra a porta do mesmo com uma colher de pau. Deixe arrefecer no interior do forno e desenforme só quando já estiver frio.

 

Ingredientes para o doce de ovos:
6 gemas
6 c. (de sopa) rasas de açúcar RAR
6 c. (de sopa) de água

 

Preparação:
Num tachinho coloque as gemas, o açúcar e a água. Leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente.

 

Quando desenformar o pudim, espalhe o doce de ovos e polvilhe a gosto com canela.
 
 
 
 
Com esta receita aproveito para participar no Desafio de Natal da minha Amiga Piteca! Um desafio muito interessante e sem Likes!!! Assim vale a pena participar...
 
 



Um bom fim de semana para todos. Beijinhos doces.
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...