Boas Festas * Video

 














O meu centro de mesa, que vai alegrar a mesa hoje à noite.






Se encontrarem esta estrelinha é porque estão à minha porta!!!

 
 
Espero que consigam visualizar o vídeo, foi a minha primeira tentativa e tive que o converter para ser mais rápido, por isso é que ficou pequenino, mas não aguentava estar à espera!!!
 
De qualquer modo, espero que gostem das minhas imagens. Este ano não consegui preparar nada de especial, ainda bem que o meu marido deu uma Boa ajudinha!!! Montar árvore de Natal e presépio, não é de todo o meu forte.
 
Beijinhos grandes para vocês! Hoje fiquei muito contente quando aqui cheguei, ontem tive um pico de “audiências”…
 
Até 2013, para mais momentos de partilha, alegria e amizade!
 
***** BOAS FESTAS *****
 
 
 
 

Bolachas de Gengibre e Limão

Quando vi estas bolachinhas no blog da Duxa, adorei! Fiquei com a receita para assim que tivesse oportunidade, experimentar com a filhota, que à tanto tempo me anda a pedir para fazer bolachinhas!!! Foi um fim de tarde bem passado, no estende e põe no forno…
 




Ingredientes:
250 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento para bolos
150 g de açúcar mascavado
50 g de margarina amolecida
1 c. (de chá) de gengibre
raspa da casca de 1 limão
1 pitada de sal
1 ovo médio

 

Preparação:
Bata a margarina com o açúcar e o ovo, até obter uma mistura homogénea. Adicione a raspa do limão, o sal e o gengibre, continuando a bater. Misture a farinha peneirada com o fermento, até que fique bem incorporada. Se necessário junte mais um pouco de farinha, de modo a que fique moldável, forme uma bola, e deixe descansar 1 hora no frigorífico. Estenda a massa com um rolo em cima de uma bancada enfarinhada, deverá ficar com uma espessura de 3mm, recorte as bolachinhas com um corta-bolachas a gosto. Leve a cozer em forno quente (200ºC), na parte central do forno, durante 15 a 20 minutos. Retire-as e deixa arrefecer em cima de uma grelha. Depois de frias guarde-as dentro de uma caixa hermética.




Notas:

- Aqui nestas estrelinhas utilizei umas letras para marcar o nome da filhota!

 

- Ela adorou, usou o seu chapéu de cozinheira feito na escolinha, e lá tentou estender a massa com o rolo! Mas não conseguiu… Mas os moldes ela sabe usar muito bem!

 

- São deliciosas estas bolachinhas!
 
 
 
 

Esparguete á Bolonhesa

Uma refeição simples e deliciosa que desaparece num abrir e fechar de olhos, ou quase! Mas regra geral é sempre benvinda e ninguém reclama.
 




Ingredientes:
500 g de carne de vaca picada
1 linguiça
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate
azeite
sal
pimenta
vinho branco
esparguete
queijo ralado 
 
 
Preparação:
Pique a linguiça e misture-a com a carne de vaca picada. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com o azeite. Junte a carne e deixe cozinhar, mexendo até a carne perder o tom avermelhado. Adicione o tomate picado e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta, tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 30 minutos, sobre lume muito brando, mexendo de vez em quando. Entretanto coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite, quando estiver cozido, escorra bem e sirva misturado com a carne. Polvilhe com queijo ralado.
 
 
 
Vamos jantar?
 
 
 
 

Pudim de Amêndoa e Noz


Vi uma sugestão no blog da Luísa Alexandra e tive mesmo que experimentar, mas há última hora percebi que não tinha a quantidade suficiente de amêndoa… Não desisti, tinha lá umas nozes já partidas e juntei à amêndoa. Ficou bem interessante. Todos gostaram do pudim! Ficou aprovado… Aprovadíssimo.

 





Ingredientes:
6 ovos
1 lata de leite condensado (390 g)
70 g de miolo de amêndoa com pele picada grosseiramente
70 g de miolo de noz picada grosseiramente
1 lata (medida) de leite
caramelo líquido

 

Preparação:
Numa tigela, misture os ovos com o leite condensado. Acrescente de seguida o miolo de amêndoa, o miolo de noz e o leite. Unte uma forma de buraco com o caramelo e verta dentro o preparado. Leve a cozer em banho-maria, a 180ºC, entre 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer, de preferência de um dia para o outro. Desenforme para um prato de servir e delicie-se!
 
 
 
Notas:
- Obrigada Luísa por esta doce partilha, a repetir mais vezes!!!

 
- É muito fácil de fazer, e não dá trabalho nenhum.


- Experimentem!

 
 
 

Empadão de Carne de Vaca com Cogumelos e Puré






Ingredientes: ( Para 2 pessoas )
2 dentes de alho
1 cebola
1 dl de azeite
½ chouriço
250 g de carne de vaca picada
3 tomates maduros
50 ml de vinho branco
1 c. (de sopa) de concentrado de tomate
1 raminho de tomilho
1 lata de cogumelos laminados
1 ovo batido
sal
pimenta

 
Preparação:
Refogue o alho e a cebola picados no azeite, juntamente com meio chouriço picado e a carne. Deixe refogar um pouco e junte o tomate em pedaços, sem pele nem sementes. Refresque com o vinho, junte o concentrado de tomate e tempere de sal e pimenta. Deixe estufar durante 25 minutos, mexendo de vez em quando. No final junte o tomilho e os cogumelos. Entretanto prepare o puré de batata. Deite a carne num prato de forno, cubra com o puré de batata. Ligue o forno na opção grill. Pincele o puré com o ovo batido e leve ao forno até dourar. Sirva de imediato.
 
 
Notas:
- Este tabuleiro deu para 2 adultos, 1 criança e ainda sobrou… Somos uns piscos!!!
 
 
 
 

Trança Folhada com Creme e Maçã

Eu vi uma sugestão na página da minha amiga Ana Madeira e como não tinha a receita daquele creme maravilhoso, tive que ir buscar uma ao meu livro de receitas… Juntei a maçã e ficou muito bom!









Pizza Palhais Salada Caprese

Depois da onda da pizza alta e fofa, passámos para uma igualmente boa, mas mais baixinha… A mesma receita, mas tudo em menor quantidade. Desta vez a escolha do ingrediente principal recaiu sobre a Salada Caprese da Palhais… Foi uma excelente aposta!!!
 






Ingredientes:

Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal



Para o recheio:
polpa de tomate
queijo flamengo
bacon
milho
cogumelos
azeitonas
Palhais Salada Caprese

orégãos
queijo mozzarella ralado

sementes de sésamo



Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Polvilhe a gosto com os orégãos. Cubra com o queijo flamengo e depois espalhe a carne bolonhesa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno micro-ondas, ou num forno normal até ficar douradinha.



A sobremesa… Gostam?


Arroz Doce Alsa

Esta foi a primeira vez que utilizei um preparado para Arroz Doce! É uma das minhas sobremesas preferidas e festa que é festa tem que ter Arroz Doce!!! Gosto de preparar o meu de forma tradicional, com ou sem ovos, mas como tinha recebido uma embalagem deste preparado, não podia desperdiçar a oportunidade de experimentar! Os gulosos lá de casa aprovaram! Fiz de acordo com as instruções da embalagem. 
 
 




Utilizei um dos meus moldes preferidos, mas a pressa é inimiga da perfeição!!! E o recipiente onde o coloquei também não ajudou… Mas comeu-se tudo!!!


Entretanto volto a fazer, mas da minha maneira!!!
 
 
 
 

Macarrão com Atum Gratinado

A receita já a publiquei e partilhei várias vezes, mas é tão boa, que vale sempre a pena relembrar… Num dia em que o tempo não era muito, saiu esta maravilha para o almoço… Está tão bom, Mãe!!! Fico toda contente!!!
 






Ingredientes: ( Para 2 pessoas )
200 g de macarrão
1 cebola
2 dentes de alho
2 c. (de sopa) de polpa de tomate
2 c. (de sopa) de azeite
2 latas de atum
200 ml de molho béchamel
queijo ralado
sal


Preparação:
Coza a massa em água e sal e reserve. Entretanto, refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Junte a polpa de tomate e, mais tarde, o atum. Deixe ao lume por uns minutos, mexendo de vez em quando, para não pegar. Misture o preparado de atum com a massa e metade do molho béchamel. Envolva bem e de seguida, verta este preparado num pirex de ir ao forno. Cubra com o restante molho e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar.
 

Notas:
- As quantidades são variáveis, esta é apenas uma base por onde me guio…

- Quantos são para o jantar?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...