Pudim de Abóbora-Menina

Como estava a precisar de algum espaço na arca congeladora e porque já estava com saudades, decidi repetir a experiência deste pudim, mas desta vez com abóbora-menina! E como não houve energia eléctrica nesse sábado, lá cozi o pudim em banho-maria no bico do fogão. Aqui está o resultado…
 
 






Ingredientes:
500 g de miolo de abóbora menina limpa
50 g de coco ralado
4 ovos inteiros
250 g de açúcar
1 c. (de sopa) de farinha Maizena
50 g de margarina
3 gotas de aroma de baunilha
1 pau de canela
caramelo líquido

 

Preparação:
Coza a abóbora com o pau de canela e depois de bem escorrida, reduza a puré. Numa taça coloque a abóbora e os restantes ingredientes e bata muito bem até ficar uma mistura homogénea. Forre a forma de pudim com o caramelo e coloque o preparado do pudim na forma. Leve a cozer em banho-maria durante 50 a 60 minutos. Deixe arrefecer completamente (de preferência de um dia para o outro) antes de servir.

 

Notas:

- Uma verdadeira maravilha!
 
- Como não tinha energia, tive que passar a abóbora pelo passe-vite manual.
 
- Beijinhos!!!
 
 
 
 

Frango Assado no Forno com Castanhas






Ingredientes:
Frango
Sal
Pimenta
Tomilho
Alho
Limão
Azeite
Castanhas
Cebola

 

Preparação:
Corte o frango em pedaços e tempere a gosto com sal, pimenta, tomilho, alho e limão. Deixe marinar durante alguns minutos. Num tabuleiro de ir ao forno coloque rodelas de cebola e o frango. Regue com um fio de azeite e leve ao forno a 200º C cerca de 60 minutos ou até estar assado. A meio da cozedura, convém virar os pedaços para o frango assar e alourar do outro lado. Aí junte as castanhas. No final do tempo, retire o frango e as castanhas e sirva com batatas fritas e uma saladinha a gosto.



Notas:
- Eu optei logo por cortar o frango antes de assar, porque assim acho que assa mais rapidamente e bastou tirar o tabuleiro do forno para servir!

- Espero que gostem.

 

Beijinhos



Palitos La Reine com Café e Creme Custard

Num fim de semana de pouca inspiração, mas com intenção de preparar algo para a sobremesa de domingo, lá me decidi por esta combinação.
 



Ingredientes:
Palitos La Reine
café forte
½ l de leite
2 c. e ½ (de sopa) de Custard
3 c. (de sopa) de açúcar
50 g de manteiga
1 casca de limão
1 pau de canela
2 dl de natas
2 c. (de sopa) de açúcar em pó

 

Preparação:
Passe os Palitos La Reine pelo café e disponha-os lado a lado numa taça de servir. Dissolva o custard em ¼ de litro de leite e misture bem. Adicione os restantes ingredientes e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter um creme (ponto de estrada). Coloque por cima dos palitos e deixe arrefecer. Depois bata as natas bem firmes e junte o açúcar em pó. Coloque por cima do creme e decore a gosto. Sirva bem fresco.









Notas:
- Uma sobremesa simples e rápida!

- As natas só as coloquei uma hora antes de servir.



Peito de Frango com Maçã e Arroz Árabe

Uma receita que não tem nada de especial, mas que é do agrado da pequena lá de casa! E porque será? Por causa das sultanas e dos pinhões, que são sempre os primeiros a desaparecer do prato!
 




Ingredientes:
Peito de frango
Sal
Pimenta
Azeite
Margarina
Maçãs
Mostarda
Cerveja
Arroz
Pinhões
Sultanas
Alho
Caldo Galinha

 

Preparação:
Corte o peito de frango em bifinhos. Tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve. Num tachinho prepare o arroz, coloque um fio de azeite, o alho, o arroz, os pinhões, as sultanas e deixe fritar. Quando o arroz estiver frito, junte o caldo de galinha e água a ferver na quantidade necessária para cozer o arroz. Quando o arroz estiver quase cozido, desligue e tape. Ele vai acabar de cozer enquanto frita os bifinhos. Numa frigideira coloque um bocadinho de azeite e de margarina, junte alhos laminados e uma folha de louro. Core os bifinhos de frango dos dois lados. Junte a maçã descascada e laminada. Quando estiver macia, junte a mostarda e a cerveja. Mexa bem e deixe apurar. Sirva com o arroz e com uma salada a gosto.



Beijinhos



Aletria - Dia de Reis

Aqui está a sobremesa que preparei para o jantar de Dia de Reis. Confesso que não era lá muito fã de Aletria, mas decidi experimentar e adorei. Fiz uma breve pesquisa e a minha escolha foi para a receita da Neuza do Saborintenso, mas fiz apenas metade da receita, só para ver se me saia bem.
 




 
Ingredientes:
125 g de aletria
900 ml de leite
225 g de açúcar
1 pau de canela
1 casquinha de limão
25 g de manteiga com sal
2 gemas de ovo
canela em pó q.b.



Preparação:
Numa panela, leve ao lume o leite deixando um pouco para misturar com as gemas. Junte a casquinha de limão, o pau de canela, a manteiga e deixe ferver. Logo que comece a ferver, junte a aletria, partindo antecipadamente os novelos com as mãos para que a aletria vá solta. Depois de começar a ferver, deixe cozer a aletria durante 3 minutos. Depois da aletria cozida, junte o açúcar e deixe cozinhar 5 minutos. Entretanto, misture muito bem as gemas com o restante leite. Passados os 5 minutos, junte as gemas à aletria e deixe cozer as gemas sem deixar ferver. Antes que comece a ferver, apague o lume. Depois da casca de limão e o pau de canela retirados, sirva num prato grande e fundo ou em tacinhas. Depois de frio, polvilhe com canela e está pronto a servir.
 
 
Notas:

- Uma excelente oportunidade para usar os meus moldes de acetato.
 




Beijinhos e um bom fim de semana.
 
 
 
 

Tentáculos de Potas à Lagareiro com Migas


A minha mãe experimentou, uma, duas, três,… e eu nada! Oh mãe? Mas como é que tu fazes mesmo os tentáculos? Foi desta… A minha pequena não gosta nada, mas eu gosto! Adoro.

 


Ingredientes:
Tentáculos de pota
Batatas
Sal
Pimenta
Alecrim
Alho
Louro
Azeite

 

Preparação:
Coza os tentáculos de pota em água a ferver, cerca de 30 minutos, ou até estar macio. Lave bem as batatas e com a ajuda de uma colher de sopa faça os cortes. Leve-as a cozer, durante alguns minutos em água temperada de sal. Num tabuleiro, que possa ir ao forno, coloque os tentáculos e tempere com sal, pimenta. Junte depois as batatas e tempere tudo com alhos laminados, alecrim, folhas de louro e regue generosamente com azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 minutos. Sirva com um acompanhamento a gosto.
 
 
Notas:
- Eu acompanhei com umas migas, que é um dos meus acompanhamentos de eleição principalmente nesta altura do ano.

- A receita das migas podem ver aqui.







Aqui está a sobremesa da minha filhota, ela não gostava da nossa sobremesa… Aletria!






Beijinhos
 
 
 
 

Tarte de Amêndoa

Apetecia-me comer um bolinho, que fosse rápido e prático escolhi esta sugestão que encontrei aqui, que é nada mais, nada menos, que a famosa tarte de Santiago, que já tive oportunidade de provar. Mas como não tinha o símbolo à mão, optei por usar um dos meus moldes preferidos e assim tive que dar outro nome à tarte! Espero que gostem.
 





Ingredientes:
5 ovos
250 g de açúcar
250 g de amêndoa moída
½ c. (de café) de canela
raspa de meio limão
açúcar em pó



Preparação:
Numa taça junte os ovos e o açúcar. Mexa muito bem com a vara de arames manual. Junte a amêndoa aos poucos, a raspa de limão, a canela e mexa até ficar um preparado homogéneo. Verta a massa numa tarteira, untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 30 minutos. Polvilhe com açúcar em pó.
 
 
 
 
Obrigada pela visita.
Beijinhos



Rabanadas no Forno

Quando vi esta sugestão no blog da Anabela, ficou logo debaixo de olho para fazer assim que fosse possível e na tarde do Dia de Reis, lá fui eu para a cozinha dar o gosto ao dedo e preparar um lanchinho bem apetitoso. Sugestão aprovadíssima. O meu marido adorou e eu comi 3, umas atrás das outras! Gulosa é certo, mas ficaram uma maravilha!
 
 


Ingredientes:
3 c. de (sopa) de açúcar
3 gotas de aroma de baunilha
400 ml de leite
2 ovos
3 c. de (sopa) de água
1 baguete
1 c. de (sopa) de manteiga ou margarina
canela em pó
açúcar
raspa de limão

 

Preparação:
Numa tigela junte o açúcar, o leite e o aroma de baunilha. Mexa bem. Bata ligeiramente os ovos e adicione a água. Pré aqueça o forno. Unte um tabuleiro antiaderente com manteiga ou margarina, passe o pão (já fatiado) no leite, depois nos ovos batidos e coloque as fatias lado a lado no tabuleiro. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C, durante 10 a 15 minutos, vire a metade do tempo. Depois de assadas, junte açúcar e canela a gosto num recipiente e passe as rabanadas na mistura. Raspe um limão para cima das rabanadas e delicie-se!









Notas:
- Obrigada Anabela por esta deliciosa partilha, que sabe sempre bem em qualquer altura do ano!
- Daqui para a frente esta vai ser a opção, para além de simples é muito rápida e prática.
- Só não experimentei no Natal, porque o forno mesmo assim, não parou toda a tarde!
 
 
 
 

Pescada Frita com Migas

Migas é um acompanhamento que gosto de fazer ao fim de semana, porque ficam sempre bem e todos gostamos. Desta vez acompanhei com pescada frita, que temperei com sal, pimenta e sumo de limão.
 





Ingredientes:
folhas de couve
batatas aos cubinhos
feijão encarnado cozido
broa de milho
dentes de alho
folha de louro
sal
azeite
 


Preparação:
Lave as folhas de couve, enrole-as e corte em juliana. Leve-as a cozer em água temperada de sal juntamente com as batatas. No final da cozedura junte o feijão cozido. Num tacho refogue no azeite os dentes de alho com a folha de louro e a broa de milho esfarelada. Junte as couves bem escorridas com o feijão e as batatas. Envolva bem. Sirva de imediato.

 

Notas:
- Sempre que posso gosto de fazer um bocadinho a mais de migas para servir de acompanhamento para outra refeição.
- Depois é só colocar uns minutinhos no micro-ondas e ficam uma maravilha!
 
 
 
 
 

Torta de Laranja

Aqui está ela, a minha deliciosa torta de laranja. É uma excelente sugestão para utilizar uma boa quantidade de ovos! Esta ficou mesmo com a textura no ponto certo, loirinha quanto baste e à segunda tentativa, lá consegui que ficasse bem enroladinha! As aparas serviram logo para provar, senão a torta também não cabia na tarteira :)
 






Ingredientes:
10 ovos
250 g de açúcar
50 g de farinha
10 g de fermento em pó
125 g de sumo de laranja
25 g de manteiga derretida
raspa de 1 laranja grande
manteiga
açúcar


Preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Numa tijela, misture o açúcar com a farinha, o fermento, a raspa de laranja e o sumo. Junte os ovos, ligue muito bem, sem bater demais para não ganhar espuma. Antes de colocar no forno, junte a manteiga. Deite a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve a cozer cerca de 25 minutos. Verifique se está cozida e retire do forno. Vire o tabuleiro com cuidado sobre um papel vegetal polvilhado com açúcar. Enrole a torta cuidadosamente com a ajuda do papel, apertando bem. Deixe arrefecer. Sirva-a cortada às fatias.
 




Notas:

- Este nosso amiguinho, o Boneco de Neve, eu posso garantir que era Branco, mas o maroto apanhou-me distraída e toca a comer laranjas! Comeu tantas, que ia ficando sem sumo para a torta e ele ficou todo amarelinho :)

 

- A minha filhota, durante a festa teve uma ideia muito boa e apetitosa… Espalhou a “neve” (coco ralado), por cima da torta toda, como se estivesse a nevar e não é que fica uma combinação deliciosa!





Beijinhos e bom fim de semana.
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...