Folhadinhos de Alheira com Sementes de Sésamo





Ingredientes:
Massa folhada retangular
Alheira
Sementes de sésamo
Mostarda



Preparação:
Retire a pele à alheira e corte-a em rodelas. Estique a massa folhada e corte-a em tiras da largura da rodela da alheira. Enrole e coloque cada rolinho, no tabuleiro usando o papel que vem com a massa folhada. Coloque o fim do rolinho virado para baixo e pincele a parte superior com um bocadinho de água. Deixe cair por cima as sementes e calque ligeiramente. Leve ao forno a 200ºC entre 20 a 30 minutos ou até ficarem douradinhos.



Notas:
- Estes rolinhos serviram de entrada antes de uma deliciosa sopinha de espinafres.
 
- Coloquei no pratinho montinhos de mostarda, que fazem uma combinação excelente.
 
- Quando os levei ao forno, estavam todos ao alto, mas a meio da cozedura, alguns desmaiaram… Deve ter sido da ventilação ou então cansaram-se de estar em pé!!!
 
- É uma sugestão a repetir mais vezes assim ou com algumas alterações!
 
 
 

Parabéns Diana!

Muitos Parabéns Filhota! Hoje é o teu dia de anos e já está quase a chegar ao fim... 5 anos! Que crescida que tu estás e reguila também, mas essa parte deves ter herdado do pai, que hoje também está de Parabéns… 5 anos passados depois daquela operação de urgência à cabeça.
Sei que adoraste o bolinho que preparei ontem à noite para a tua festa de anos na escolinha, o teu olhar brilhou quando o viste esta manhã!
 


Desejo que sejas muito feliz e que eu possa acompanhar sempre de perto o teu crescimento! Enquanto escrevo estas palavras choro, mas de felicidade, por fazeres parte da minha vida, por existires.
 
ADORO-TE! Um beijo enorme filhota linda.
 
 
 
 

Queijadas de Amêndoa / Coco

A dar umas voltinhas às revistas de cozinha, encontrei esta sugestão na Mulher Moderna na Cozinha de Março de 2004… Altura em que a minha mãe ainda comprava esse tipo de revistas! Como pretendia algo simples onde pudesse usar alguns ovos em que não fosse preciso separar a gema da clara, esta foi a sugestão ideal!
 
A pedido da educadora de infância da filhota, lá fui eu furar os ovinhos… buraquinho em cima, buraquinho em baixo e toca a SOPRAR!!! A Páscoa está quase a chegar e lá vou eu continuar a SOPRAR!!!
 






Ingredientes:
500 ml de leite
25 g de manteiga
4 ovos
300 g de açúcar
100 g de farinha
75 g de amêndoa

 

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com açúcar. Aqueça o leite com a manteiga. À parte, junte os ovos com o açúcar e a farinha. Triture a amêndoa na picadora eléctrica e adicione-a ao preparado de ovos. Junte o leite e mexa bem. Com o auxílio de uma concha, distribua o preparado pelas formas. Leve ao forno, sobre o tabuleiro, em banho-maria, e deixe cozer, por 30 minutos. Retire as queijadas do forno e deixe arrefecer. Desenforme-as e sirva.

 

Notas:

- Optei por fazer apenas metade da receita e reduzi o açúcar.

- Decidi também seguir a sugestão e em metade das queijadinhas adicionei coco ralado.

- Quais é que são as melhores? – Para mim, são os dois tipos!!! Adoro queijadinhas.




Estas estrelinhas foram-me oferecidas pela minha amiga S. e ainda não tido oportunidade de as experimentar. Adorei, ficam mesmo lindas as queijadinhas.



Aceitam uma estrelinha?
 
 
 
 

Espirais Gigantes com Salmão, Molho de Tomate e Bacon

Duas postas de salmão a descongelar e uma nova sugestão para experimentar, mas na falta de um ingrediente que achei fundamental, decidi adiar a experiência e preparar este pratinho. Simples e apetitoso.
 






Ingredientes:
espirais gigantes Milaneza
salmão em posta
bacon em fatias
dentes de alho esmagados
sumo de limão
cogumelos laminados
molho de tomate
azeite
margarina
coentros picados
sal e pimenta



Preparação:
Com a ajuda de uma faca bem afiada, comece por eliminar a pele e as espinhas das postas de salmão. Tempere a gosto com sal, pimenta, alhos esmagados e sumo de limão. Reserve. Coza as espirais em água abundante a ferver, temperada com sal, durante o tempo indicado na embalagem. Numa frigideira grande, coloque um fio de azeite e um bocadinho de margarina, escorra os pedaços de salmão e frite levemente de ambos os lados. Junte o bacon e os cogumelos, agitando a frigideira de vez em quando. Depois junte o molho de tomate e um bocadinho de água se necessário, deixando ferver e apurar um bocadinho. Rectifique os temperos e desligue. Polvilhe com coentros frescos picados e acompanhe com as espirais.
 
 
 
Notas:
- Ficou um pratinho bem saboroso. Espero que gostem.
 
 
 

Bolsa de Ganga com Crochet para Telemóvel

Porque eu também mereço e o meu telemóvel também, lá decidi fazer uma bolsinha nova. A outra estava mesmo a precisar da reforma! Então, mais uma vez e porque é muito mais rápido, lá aproveitei uma das partes que sobra das minhas calças de ganga, sim, porque eu sou tão grande, que tenho que cortar um bom bocado às ditas!!!
 






Depois foi só agarrar na agulha e dar a voltinha. Confesso que já não me lembrava muito bem como é que se começava, mas depois lá foi… Mais uma florzinha e já está!
 
A argola para pendurar nas calças, dá-me imenso jeito, quando ando nas minhas atividades rurais!
 
 

*** Mensagem Agendada ***



Latinha E.V.A. Personalizada



Hoje venho partilhar com vocês mais uma encomenda… É sempre bom, ter alguém que nos vá desafiando a fazer alguns trabalhos e este é um deles, mas o melhor, ainda está para vir!!!




Eu sempre disse que não seria capaz de repetir a proeza, mas esta pessoa, fez-me ver, que afinal conseguia e ainda melhor, na minha modesta opinião claro, mas esse trabalho fica para partilhar lá mais para a frente.





Estes trabalhos ajudam a desanuviar a alma, enquanto se tenta criar uma nova peça, o tempo parece que voa! Mas quando corre mal, parece que o dia nunca mais tem fim!


*** Mensagem Agendada ***

Torta de Noz com Creme Russo

Já tinha saudades de fazer uma torta! Quando vi a da minha amiga Maria, fiquei cheia de vontade para experimentar… Fiz quase "igual", só alterei algumas coisinhas, o recheio, não usei o licor e acabei por aproveitar umas gemas que sobraram de outra receita. Nada se perde e quase tudo se transforma… Ao início não estava muito confiante, quando a comecei a enrolar, mas não desisti e toca a apertar! Elas adoram um bom aperto!
 


Ingredientes

Para a torta:
200gr de nozes picadas
6 ovos

4 gemas
200gr de açúcar fino Sidul
100gr de manteiga
100gr de farinha
1 colher de café de fermento




Para o creme russo:
4 folhas de gelatina branca
100 g de açúcar fino Sidul
1 colher de sobremesa de farinha
3 ovos
2,5 dl de leite
1 pitada de baunilha

 

Preparação:
Da torta
Comece por untar um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal anti aderente. Coloque as nozes na picadora e triture-as o mais possível. Numa tigela bata o açúcar com a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, até obter um creme esbranquiçado. Posteriormente adicione-lhes as gemas. Bata tudo muito bem e adicione as nozes picadas. À parte, bata as claras em castelo até ficarem bem firmes. Aos poucos vá adicionando as claras ao creme das gemas, alternando com a farinha (previamente misturada com o fermento) e envolva tudo sem bater. Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 180ºC, aproximadamente 20 minutos. Tire a torta do forno e desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar.



Do Creme Russo
Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria à parte, misture o açúcar, a farinha e a baunilha. Junte as gemas e 1 dl de leite frio. Dissolva tudo muito bem. Leve o restante leite a ferver e junte-lhe o preparado anterior e a gelatina escorrida. Leve novamente a ferver e deixe arrefecer. Junte cuidadosamente as claras batidas em castelo. Deite o creme dentro de um tabuleiro e coloque no frigorífico até solidificar ligeiramente.

 

Barre a torta com o creme russo e, com a ajuda do pano, enrole a torta. Decore-a com o creme restante e com metades de noz.








O pratinho da filhota, com um garfinho muito especial!




*** Beijinhos e Bom Fim de Semana ***
 
 
 
 

Arroz de Grelos com Rojões de Porco

A minha sugestão de hoje é simples mas muito saborosa e bem ao gosto do Pappy e da filhota!
E numa altura em que há muitos grelos, há que aproveitar, nem que sejam os dos vizinhos… Se há muitos têm que se apanhar, para continuarem a produzir e a renovar! Eu não percebo muito dessa parte, mas a minha mãe dá-me uma grande ajuda!!! Escolhidos e tudo? Vale ou não vale a pena!
 



Ingredientes:
carne de porco em rojões
massa de pimentão
dentes de alho
folhas de louro
vinho branco
azeite
coentros picados
arroz
grelos
sal
pimenta

 

Preparação:

Da carne
Coloque os rojões dentro de um recipiente com a massa de pimentão, alhos esmagados, o louro, vinho, sal e pimenta. Deixe marinar 30 minutos. Core os rojões bem escorridos no azeite. Verta a marinada sobre a carne e leve a estufar, em lume brando, 15 minutos. No final polvilhe com os coentros picados.

 

Do arroz
Escolha os grelos e lave-os bem. Num tacho, com água a ferver e temperada de sal, junte os grelos. Deixe ferver e junte o arroz, deixe cozer em lume brando, calcando os grelos de vez em quando. Quando o arroz estiver cozido, desligue o tacho e com a ajuda da tampa, retire toda a água restante. Coloque um fio de azeite e aguarde uns minutinhos antes de servir.
 
 
*** Bom Apetite ***
 
 
 

 

Bolo de Cenoura e Courgette

Depois da massinha que publiquei ontem e como a courgette que utilizei era enorme, decidi fazer um bolinho com ela. Porque numa experiência anterior, adorei a textura que a mesma transmite aos bolos. Desta vez também não correu nada mal a experiência, só pecou pelo tempo que esteve no forno, quase 1 hora… Mas quem me manda a mim utilizar uma forma sem buraco!!!
 
Mas eu queria experimentar a forma que a Parmalat me tinha enviado! Acho que esta receita também vai funcionar muito bem no formato queque! Eu decidi ralar tudo na parte mais grossa do ralador para que ficasse um bolinho bem colorido e não me enganei.
 
Não queres comer courgette na massa, vou-te fazer um bolo! E não é que ela nem chegou a provar o bolo? Assim que o tirei do forno e depois das fotos, esta bela fatia marchou logo… Tinha que testar se estava bom…
 
Depois levei para o lanche da manhã e da tarde, quando cheguei à noite… Olhei para o prato… Vazio!!! Pappy?!? Onde é que está o bolo? Ele só se ria… Foram os vizinhos, vieram cá e olha… Estavas a contar com ele para amanhã? Pois bem, já não há!
 
Malandrice, pá! Isto não se faz… Resultado, a piquena não provou!!!
 






Ingredientes:
170 g de courgette
170 g de cenoura
3 ovos
140 g de açúcar
70 g de margarina
30 g de óleo
50 g de coco ralado
220 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento

 

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Separe as gemas das claras. Lave a courgette e descasque a cenoura, rale ambas para uma tigela. Bata as gemas com o açúcar. Junte a margarina derretida e o óleo, envolvendo bem. Junte o coco, a cenoura e a courgette, mexendo bem. Envolva a farinha peneirada com o fermento. Bata as claras em castelo firme e misture na massa. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque o preparado e leve ao forno, durante 50 minutos.

 

Notas:

- Para uma próxima, vou colocar apenas 150 g de cada legume, vou eliminar o óleo e utilizar uma forma diferente…

- E porquê? Porque o Pappy sugeriu essas pequenas alterações…

 


Fonte de inspiração:
http://eusougulosa.blogspot.pt/


Que por sua vez se inspirou aqui:
http://www.luisaalexandra.com/



Frango com Legumes e Massa

Mais uma deliciosa sugestão que saiu aprovada do livrinho de Receitas Rápidas da Vaqueiro. Nada melhor do que de vez em quando, experimentar umas receitinhas novas. Foi uma sugestão bem agradável e saborosa. Não consegui que a pequena comesse a courgette, mas tentei!
 




Ingredientes:
alho francês
courgette
abóbora
peito de frango
natas
vaqueiro
azeite
noz-moscada
sal
pimenta
tomilho
massa 



Preparação:
Coza a massa em água a ferver temperada com sal e reserve. Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem. Derreta a vaqueiro numa frigideira larga, juntamente com um fio de azeite. Junte o alho francês e o peito de frango cortado em bifinhos, deixando saltear. Entretanto, lave a courgette e corte-a em cubos pequenos. Corte a abóbora também em cubos. Deite a courgette e a abóbora na frigideira, tape e deixe suar durante cerca de 5 minutos sobre lume brando. Tempere com sal e pimenta. Adicione a massa cozida e misture muito bem. Regue com as natas, perfume com noz-moscada e tomilho, e deixe levantar fervura, mexendo de vez em quando.

 

Notas:

- É uma sugestão bem rápida e deliciosa. Diferente, como diz o Pappy, mas saborosa!
- Coitadinho do Pappy, que antigamente não gostava nada de natas e agora até aprecia… Eh!Eh!Eh…
- Esta receita teve o patrocínio da Milaneza (Hélices) e da Parmalat (Nata Levíssima).
- A qualidade das fotos não é a melhor, porque fiquei sem bateria e foi um stress para conseguir estas! Mas lá consegui!!!
 
 
 
 

Pudim de Groselha e Simples com Doce de Ovos








Ingredientes para o pudim:
15 claras
15 c. (de sopa) de açúcar
1 c. (de sopa) de corante vermelho
1 c. (de sopa) de xarope de groselha
manteiga para untar a forma
 


Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Bata 10 claras em castelo e quando estiverem bem firmes, junte 10 c. (de sopa) de açúcar batendo mais um pouco. Unte uma forma de chaminé com manteiga. Verta no seu interior o preparado de claras. Bata as restantes claras em castelo e quando estiverem bem firmes, junte o restante açúcar batendo mais um pouco, o corante e o xarope de groselha. Coloque por cima das claras simples compactando bem e leve ao forno, durante 15 minutos. Deixe arrefecer no interior do forno e desenforme só quando já estiver frio.

 

Ingredientes para o doce de ovos:
5 gemas
5 c. (de sopa) de açúcar
5 c. (de sopa) de água

 

Preparação:
Coloque o açúcar e a água num tachinho e deixe ferver cerca de 3 minutos ou até dissolver o açúcar. Bata as gemas e passe-as por um passador de rede fina. Junte à calda de açúcar, mexendo sempre e leve ao lume até engrossar. Retire do lume e continue a mexer mais uns minutos. Reserve no frigorífico.
 

Notas:
- Quando desenformar o pudim, regue com o doce de ovos e decore a gosto.
 
- Modéstia à parte, este pudim molotof, ficou uma maravilha, no ponto certo. Para uma próxima vou marmorizar, colocando montinhos alternados!
 
- Desapareceu num instante!
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...