Fios de Ovos - Video

Fios de ovos… Desde que experimentei, que não quero outra coisa, na minha opinião até é fácil e relativamente rápido, por isso decidi partilhar com vocês a minha técnica. Isto para não estar a comprar um funil próprio… Também podem utilizar uma garrafa pequena de plástico e fazer 2 ou 3 furos na tampa e abrir uma abertura no fundo da garrafa, na parte lateral, de modo a que possam poisar a garrafa, sem entornar gemas… Eu assim, vou tapando com o dedo, que depois fica lindo… Mas os nutrientes das gemas também devem ser bons para a pele!
 

 

 
 
A primeira vez, quando ainda não temos calda pronta, é que pode demorar um bocadinho mais, porque eu nas vezes seguintes, uso a calda que me sobrou da vez anterior para colocar os fios de ovos a arrefecer! Acaba por ser mais rápido…
 
Com apenas 4 gemas consigo fios de ovos suficientes para decorar uma sobremesa… Para decorar a Pavlova é que fiz com 6 gemas, assim, não se perdeu nada.
 
Quem é que vai experimentar?
 
Aguardo a vossa opinião. Beijinhos e fiquem bem.
 
 
 
 

Arroz de Bróculos e Cenoura Bom Sucesso






Ingredientes:
Cenoura
Bróculos
Arroz carolino Bom Sucesso
Sal
Azeite
 

 
Preparação:
Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos. Corte os bróculos em pequenos raminhos e lave bem. Num tacho, com água a ferver e temperada de sal, junte a cenoura e os bróculos. Assim que voltar a ferver, junte o arroz e deixe cozer em lume brando. Retifique o tempero. Quando o arroz estiver cozido, desligue o tacho e com a ajuda da tampa, retire toda a água restante. Coloque um fio de azeite e aguarde uns minutinhos antes de servir. Acompanhe a gosto.
 
 
Notas:
- Uma sugestão rápida e prática bem ao nosso gosto. E vocês gostam?
 
- Com esta sugestão aproveitei para participar no passatempo da Katia - Entre Tachos e Bimby
 
 
 
 
 
 
 
 

Pavlova com Morangos - WBD

Apesar de não ter sido convidada para o fazer, não quis deixar de participar nesta iniciativa mundial que pretende encorajar as pessoas a fazer bolos, a testar bolos, a desafiarem-se na cozinha com um delicioso resultado. Eu escolhi fazer uma pavlova, que é uma sobremesa em forma de bolo e que tem uma base de merengue. Esta sobremesa foi partilhada com família e feita com tudo caseiro, desde os morangos aos fios de ovos…

 




 
Ingredientes:
6 claras
24 c. (de sopa) de açúcar
1 c. (de chá) de vinagre de vinho branco
3 c. (de chá) de maisena
3 gotas de aroma de baunilha
200 ml de natas
20 g de açúcar em pó
morangos
fios de ovos
chocolate de culinária
folhas de hortelã chocolate

 

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Bata as claras em castelo, mas não demasiado firmes. Adicione depois o açúcar aos poucos, batendo sempre. Junte o vinagre, a maisena e o aroma de baunilha, envolvendo cuidadosamente com uma colher. Forre um tabuleiro com papel vegetal antiaderente. Com a ajuda de um prato médio e um mais pequeno, desenhe dois círculos no papel vegetal e sobre os círculos disponha a mistura de claras, de modo a formar dois discos (Um maior e outro mais pequeno). Coloque no forno e baixe imediatamente a temperatura para os 150ºC. Coza durante 45 minutos. Desligue o forno e deixe a mistura de claras no forno. Retire apenas quando estiver fria. Depois coloque o merengue maior no prato de servir com cuidado. Bata as natas com o açúcar em pó até ficar em chantilly e coloque uma parte sobre o merengue. Decore com morangos e sobreponha o disco mais pequeno, utilizando o restante chantilly. Decore a gosto com morangos, fios de ovos, folhas de hortelã chocolate e chocolate derretido.
 




Notas:

- Eu coloquei tudo no mesmo tabuleiro, os discos cresceram e deram um beijinho, como já não fazia há algum tempo, já não sabia o que acontecia, mas apesar desse percalço, ficou uma maravilha!

 

- Vale a pena partilhar o meu passo-a-passo dos fios de ovos e das decorações de chocolate?

 

- Espero que gostem desta minha sugestão. Continuação de um Feliz Dia World Baking Day.







Com esta minha sugestão aproveito para participar no desafio do Cantinho da Somi.



 

Cookies M&M’s

- “Oh Mãe é hoje que fazemos as bolachas?”
- “Oh Mãe, quando é que fazemos as bolachas?”
- “Oh Mãe!!!”
 
Até que chegou o dia de fazer as tão ansiadas bolachinhas… Mas se não correr bem, não vão para a escola, certo? – “Sim, mas são boas! E eu quero levar para os meus amigos!”
 
Realmente ficaram boas, apesar de terem ficado quase todas “beijadas”… Mas no meio da correria entre tirar o jantar do forno e colocar as bolachas, foi o que consegui… 2 tabuleiros a abarrotar de bolachas… Quem mandou deixar as bolachas pouco afastadas? Eu tentei, mas parece que não foi o suficiente. Mas é uma receita a fazer mais vezes, porque mesmo sem os M&M’s são muito boas e estaladiças!
 
Bolachinhas para todos os meninos/meninas da sala da Nina, que quiseram provar!
A receita vem do livro “Ideias de Natal da M&M’s”
 
 






Ingredientes:
180 g de margarina
200 g de açúcar
1 ovo
300 g de farinha
1 c. (de chá) de bicarbonato de sódio
1 pacote M&M’s de amendoim



Preparação:
Bata a margarina com o açúcar até obter um creme homogéneo. Em seguida, junte o ovo à mistura e bata mais um pouco. Junte a farinha previamente misturada com o bicarbonato de sódio e misture sem bater. Para fazer as bolachinhas, use formas ao seu gosto, juntando farinha se necessário e coloque-as em tabuleiros forrados com papel vegetal. Distribua os M&M’s por cima das bolachas. Coloque no forno a 180º C durante 15-20 minutos ou até ficarem douradinhas.
 
 
Notas:
- Com este tempo até sabe bem ficar em casa e preparar estes pequenos miminhos com os mais pequenos. E os adultos também agradecem.
 
Beijinhos e bom fim de semana.
 
 
 

Frango Gratinado com Massa e Cogumelos

Uma refeição rápida e deliciosa, quando já se tem o frango cozido :)
 




Ingredientes:
massa
frango cozido
cogumelos laminados
milho
cebola
dentes de alho
molho béchamel
azeite
pão ralado

 

Preparação:
Leve ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Deixe ferver e coloque a massa. Numa frigideira leve ao lume a cebola picada e o alho, regue com azeite e deixe refogar. Junte o frango desfiado, os cogumelos, e deixe cozinhar. No fim, junte o milho, envolva tudo e deixe refogar mais uns minutos. Retire e reserve. Ligue o forno a 230º C. Escorra a massa, coloque-a num pirex e cubra com a mistura reservada. Envolva tudo e cubra com o molho béchamel. Por fim, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno até dourar.
 
 
 
Notas:
- Quando coloco um frango a cozer para fazer uma canja, sobra-me quase sempre um bocadinho, que depois utilizo para fazer este prato ou algo do mesmo género.
 
 
 
 

Semifrio de Morango com Palitos


Os morangos começam agora a aparecer em abundância, por isso há que aproveitá-los da melhor forma. É claro, que a melhor e mais saudável forma de os consumir é ao natural, mas também podemos fazer assim uns miminhos, que agradam sempre ao olhar e ao paladar. Não tem muito que saber e é bem simples esta minha sugestão, não era a receita que tinha pensado fazer, mas na hora H, descobri que em vez de chocolate em pó tinha cacau… e não me agradou o rumo que a receita estava a tomar, logo, lá voltei a desfolhar o meu livro de receitas e tirei um bocadinho desta receita e outro bocadinho desta.

Na minha opinião esta receita pode ter diversos efeitos visuais. Podia ter utilizado a gelatina toda de modo a que os palitos ficassem todos rosa, assim sobrou-me duas tacinhas de gelatina… podia ter colocado palitos ao meio… não o fiz, porque não dava para colocar toda a mousse, mas fazendo apenas metade da receita, deveria ficar bem, tanta coisa que eu podia ter feito, MAS…


Depois de uma caminhada de 35 km, ao fim do dia, foi o que consegui preparar!


Na manhã seguinte, é que fiz os fios de ovos com as gemas que sobraram e as decorações de chocolate.




Pescada Gratinada com Espinafres

Quando vi esta sugestão aqui, gostei bastante e ficou na minha lista. Assim que tive oportunidade experimentei, com algumas alterações. Obrigada pela partilha Mariana.
 





Ingredientes:
Pescada cozida, sem espinhas e desfiada
Delícias do mar cortadas as rodelas
Folhas de espinafres
Batatas
Bechamel
Cebola picada
Alho picado
Pão ralado
Queijo ralado

 

Preparação:
Coloque a pescada em água a ferver e deixar cozer durante 3 minutos, desligue e reserve. Num tacho, aloure a cebola e o alho com um fio de azeite. Depois junte os espinafres, envolva bem e deixe cozinhar ligeiramente. Adicione depois a pescada em lascas e as delícias do mar. Misture bem. Frite as batatas em cubos e depois envolva-as ao preparado de pescada e espinafres. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque a mistura e deite por cima o molho bechamel. Polvilhe a gosto com pão e queijo ralado. Leve ao forno até ficar douradinho.
 
 
 
Espero que gostem.
 
 
 
 

Pizza Ananás, Bacon e Cogumelos




Ingredientes:
Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal



Para o recheio:
polpa de tomate
cebola
queijo flamengo
cogumelos
bacon
ananás
azeitonas
sementes de sésamo
orégãos
queijo mozzarella ralado 



Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos. Coloque uma folha de papel vegetal não aderente num tabuleiro de ir ao forno e deite a massa. Polvilhe com farinha e achate a massa com as mãos até formar um círculo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Coza a pizza durante 10-15 minutos na função Pizza, ou numa função normal até ficar douradinha.





Aceitam uma fatia?
 
 
 
 

Pastéis de Nata

Há cerca de 2 meses voltei a repetir a minha primeira experiência com pastéis de nata. Já não me lembrava como tinham ficado da outra vez. Gostei, mas não era bem aquele o resultado que pretendia! Pesquisei, pesquisei e encontrei aqui e aqui sugestões que me agradaram bastante, receitas muito idênticas por sinal em que variava apenas a quantidade de açúcar… Eu que sou alérgica a receitas com grandes quantidades de açúcar… Reduzi… No açúcar e fiz apenas metade da receita, que rendeu cerca de 12 deliciosos pastéis.
 





Ingredientes:
1 massa folhada
250 ml de leite
125 g de açúcar
30 g de farinha de trigo sem fermento
125 ml de água
1 casca de limão
1 pau de canela
4 gemas de ovo



Preparação:
Dissolva a farinha em 100 ml de leite. Leve o restante leite ao lume, com o pau de canela e a casca de limão. Quando estiver a ferver, junte-lhe o leite com a farinha dissolvida e mexa bem. Assim que levantar fervura desligue o fogão. Num tacho, leve ao lume o açúcar com a água e mexa. Deixe ferver durante 3 minutos. Desligue e retire do fogão. Junte a calda de açúcar em fio ao leite e misture bem. Deixe arrefecer completamente. Separe as gemas das claras, bata as gemas levemente com um garfo e passe-as por um passador de rede. Junte as gemas ao creme e mexa bem. Corte rodelas de massa folhada e forre com elas pequenas formas de alumínio previamente untadas. Distribua o creme pelas formas. Leve ao forno a 250º C durante 30 minutos ou até ficarem coradinhos.





Notas:

- Fiquei bastante agradada com o resultado final! E não é que a Nina não quis comer nenhum… Logo ela que adora pastéis de nata!?! Só a mim! Quando estavam quase a acabar é que decidiu provar e disse: “- Os teus pastéis são muito bons!!! Melhores do que os da avó! (Que ela compra)”

 

- Coloquei forminhas de silicone dentro das formas de alumínio e depois é que apliquei a massa e enchi com o preparado, mas para uma próxima, com mais tempo, vou colocar diretamente nas formas de alumínio para ver a diferença.

 

- Espero que gostem desta minha sugestão. Beijinhos e fiquem bem, porque eu também vou tentar… Ficar bem!
 
 
 
 

 

Batatas a Murro no Microondas com Espetadas Grelhadas





Este pratinho não tem mesmo nada de especial, mas foi a minha primeira experiência este ano com as batatinhas novas e nada mais rápido do que confecioná-las no micro-ondas.
Preparei as batatinhas como já partilhei AQUI e enquanto isso, foi só temperar as espetadas com sal, pimenta e mistura de Limão e Salsa da Espiga; e depois colocar a grelhar… Lavar os legumes e preparar a salada, temperar tudo muito bem e servir! Soube-me mesmo bem… Já tinha saudades.
 
 
 
 

Dia da Espiga


Hoje é o dia da Espiga ou 5.ª feira de Ascensão e como é tradição é dia de ir apanhar um raminho, mas hoje o São Pedro não se estava a portar lá muito bem… Os passarinhos estavam super contentes, cantavam que se fartava… Posso mesmo dizer que faziam uma grande algazarra! É bom viver no campo e na hora de almoço, lá fui eu em busca da Espiga… Para o ramo apanhei:

- 3 Espigas de trigo – pão, fartura e alimento;

- 3 Malmequeres amarelos e 3 brancos – riqueza, ouro e prata;

- 3 Papoilas – amor e vida;

- 1 Raminho de oliveira em flor – azeite e paz;

- 1 Esgalho de videira com cacho – vinho e alegria;

- 1 Raminho de alecrim – saúde e força;

- 1 Raminho de rosmaninho – saúde e força.

Quando chegar a casa vou colocar o ramo por detrás da porta, onde deverá ficar até ao dia da Espiga do próximo ano.

 












Ontem fiz um pequeno filme com as plantas que neste momento estão em flor e se quiserem podem ver aqui... 
 






O vídeo não tem grande qualidade porque foi feito com a máquina fotográfica, mas fica a minha tentativa. Espero que gostem!
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...