Tarte de Courgette e Coco

2.ª feira --- Caldo Verde com Courgette
3.ª feira --- Courgette gratinada com Carne
4.ª feira --- Tarte de Courgette e Coco
 
O que vos parece? Sopa, prato principal e sobremesa… Falta uma entrada e mais qualquer coisa… Talvez um licor? Não ainda não fiz…
 
Quando vi esta sugestão aqui no blog da Nel, pensei:
-“É isto que me está a faltar!”
 
Se tinha tantas courgettes há que experimentar! Podia andar a perder algo muito bom. E não é que andava mesmo? Até a Nina ficou fã da tarte… Pesquisei também aqui onde a Nel se baseou e lá fui eu tentar a minha sorte.
 


Ingredientes:
1 base redonda de massa folhada fresca
1 courgette média ( a minha tinha +/- 400 g)
2 ovos + 2 ovos
120 g de açúcar
70 g de margarina vegetal
50 g de coco ralado
1 pitada de sal
3 gotas de aroma de baunilha

 

Preparação:
Forre uma tarteira de fundo amovível com a base de massa folhada sem tirar o papel que a envolve. Enrole o excedente da massa para dentro da forma. Corte o excesso de papel com uma tesoura. Pique a massa com um garfo e reserve. Lave a courgette, corte-a em pedaços e pique-a numa picadora. Numa batedeira, coloque o açúcar, os ovos (2), a margarina amolecida, o coco e bata bem. Junte depois a courgette ralada, a pitada de sal e o aroma de baunilha, batendo tudo novamente de modo a ficar uma mistura homogénea. Deite o preparado na tarteira e leve a cozer cerca de 30 minutos a 200º C ou até estar dourada.






Notas:
- Eu tive que juntar 2 ovos à receita inicial e porquê, perguntam voçês?
 
-Então foi assim:
 
- Estava eu com quase tudo pronto para colocar o recheio na tarte, quando de repente me batem à porta e tive que sair… Ufa, ainda bem que não tinha colocado a tarte no forno!!! Deixei a base no frigorífico e como achei que o preparado estava com muito líquido devido à courgette, deixei o preparado a escorrer (Porque achei que como estava não ia correr bem!)
 
- Quando voltei, pensei… Os ovos devem ter desaparecido… Então decidi juntar novamente dois ovos para que a tarte ficasse com alguma consistência e não se desmanchasse para todo o lado.
 
- Penso que foi a opção certa, para a próxima terei que escorrer a courgette antes de a juntar ao preparado, mas foi tudo tão rápido que nem tive muito tempo para pensar.
 
- Resumindo… É uma tarte deliciosa, que deixa os provadores curiosos com a cor… Estava quase a enrolar alguém a dizer-lhe que era pepino!!! Marota eu…
 
- Experimentem e depois partilhem a vossa opinião.
 
 

Courgette Gratinada com Carne

Depois do caldinho de ontem, hoje trago-vos esta pequena maravilha também com courgette. No meu primeiro ano a plantar courgettes, isto não está a correr nada mal, a courgette aqui em casa, daqui a pouco vai a todas… Já experimentei tanta coisa, que nunca me passou pela cabeça, mas todas elas com resultado aprovado e não só por mim…
 
O melhor é que a produção das mesmas está quase a chegar à média… 20 por pé… Tenho feito um registo diário de cada apanha para ver se realmente é verdade e para saber o que devo fazer para o próximo ano. Quem sabe vender courgettes…
 


Ingredientes:
courgette
carne picada
cebola picada
dentes de alho
polpa de tomate
queijo mozzarella ralado

sementes de sésamo
azeite
sal
pimenta

 

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Lave a courgette e corte-a ao meio, no sentido do comprimento. Escave o seu interior com a ajuda de uma colher de sopa. Reserve o miolo. Coloque as metades de courgette num tabuleiro que possa ir ao forno. Regue-as com um fio de azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Leve o tabuleiro ao forno durante 15 minutos. Entretanto pique o miolo da courgette com os dentes de alho e depois refogue numa frigideira, juntamente com um fio de azeite e com a cebola. Junte a carne e deixe cozinhar até a carne perder o tom avermelhado. Adicione a polpa de tomate. Envolva bem e tempere com sal e pimenta. Retire a courgette do forno e recheie com a mistura de carne. Polvilhe a gosto com queijo ralado e com sementes de sésamo. Leve ao forno até o queijo gratinar. Sirva com uma salada a gosto.







Notas:

- Esta foi uma refeição e peras! Tinha preparado também uma sopinha para depois desta maravilha, caso não fosse suficiente, mas a sopinha teve que ficar para outro dia.
 
 
 
 
 
 

Caldo Verde com Courgette

Como hoje aqui por estes lados está de arrepiar devido a um ventinho que não me toca, mas só de o ouvir, já fico gelada :) trago-vos um caldo verde bem quentinho, feito maioritariamente com courgette, acompanhado com um bocadinho de broa de milho, vendida pelo meu simpático padeiro de sábado, António, Tó para os amigos…
 
Geralmente, só “vejo” o padeiro ao sábado e é ele que me dá conta do roteiro mais animado para o fim de semana. Muito bom, não é?
Mas passemos lá ao caldinho, que festas nesta altura há muitas, é só escolher consoante o vento ;)
 





Ingredientes:
Couve galega cortada em caldo verde
courgettes
batatas
cebola
dentes de alho
chouriço
azeite
sal



Preparação:
Arranje as batatas, a courgette, a cebola e os alhos. Ponha tudo a cozer numa panela com água e uma pitada de sal. Quando estiver tudo cozido, triture tudo muito bem com a varinha mágica. Ponha, novamente, ao lume o preparado e junte a couve e o chouriço em rodelas. Deixe cozer e retifique os temperos. No final desligue e coloque um fio de azeite.
 
 
Notas:
- Como fiz este caldo verde com mais courgettes do que batatas, ficou ligeiramente verdinho, retirei a casca às ditas, mas mesmo assim não foi o suficiente, verdinho ou não, ficou uma maravilha.





Beijinhos e fiquem bem.
 
 
 
 
 
 

Tarte Folhada de Ananás e Amêndoa

Olá, olá!!!
Mais uma semana que termina e num abrir e fechar de olhos já estaremos em Agosto!!! E assim sendo, como hoje está a ser um dia particularmente feliz, venho aqui trazer uma tarte que me deixa assim… FELIZ…
 
E porquê, perguntam vocês?
 
- Porque mal sai do forno, desaparece que é um instante e pecado, pecado é só conseguir comer um pedacinho desta maravilha.
 
Alguém já experimentou? Uma vez que já a partilhei AQUI e AQUI, mais coisa menos coisa… De qualquer modo sai novamente a receita.
 






Ingredientes:
Massa folhada
1 cháv. (de chá) de leite
1 Casca de limão
1 c. (de sopa) de farinha
2 c. (de sopa) de açúcar
2 Gemas
Rodelas de ananás
Cerejas cristalizadas
Amêndoa laminada
Geleia de marmelo
Coco ralado

 

Preparação:
Estenda a massa folhada. Dobre um rebordo de cada lado com 2 cm de largura. Com um garfo pique a parte central do retângulo. Ferva o leite com a casca de limão. Num tacho, misture muito bem a farinha com o açúcar, junte-lhe as gemas de ovo e mexa bem. Adicione o leite (já sem casca de limão) mexendo bem. Depois leve ao lume, até levantar fervura, sem parar de mexer. Retire do lume. Espalhe o creme já frio, no centro do retângulo, em todo o comprimento. Corte as rodelas de ananás em quartos e disponha-as sobre o creme, assim como as cerejas e a amêndoa laminada. Coloque o retângulo de massa no tabuleiro do forno e leve a cozer a 180º C durante cerca de 45 minutos ou até ficar douradinha. Ao fim desse tempo, retire, pincele a tarte com a geleia e polvilhe o rebordo da massa com o coco ralado.

 




Beijinhos e fiquem bem… Acho que ainda volto hoje!
 
 
 
 
 
 

Entremeadas Grelhadas com Courgette e Arroz de Cenoura e Bróculos

E assim foi a inauguração do nosso grelhador a carvão!!!
 
Ao fim destes anos todos a fazer grelhados num grelhador elétrico, eis que o Pappy decidiu comprar um grelhador a carvão… E até sei quem é que o “levou” a fazer tal compra… e não fui EU!!!
 
Para mim o elétrico servia perfeitamente, como comemos grelhados no carvão muitas vezes em casa dos meus pais, não sentia essa necessidade. Mas pronto!
 
Compra feita, há que testar o material… Escolhi então umas belas entremeadas e decidi juntar umas tiras de courgette. O acompanhamento perfeito para um almoço de fim de semana, sim porque isto de grelhados ao ar livre, só mesmo quando à tempo para isso.
 
Mesmo assim, não me estou a ver a acender o carvão, de todo… Uma ajudinha na altura de grelhar ainda se arranja, quanto ao resto o Pappy vai ter que alinhar e é se quiser grelhados!!!
 
Elétrico, eu não te abandonei...
 
 




Ingredientes:

Cenoura
Bróculos
Arroz
Sal
Azeite
 

 

Preparação:
Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos. Corte os bróculos em pequenos raminhos e lave bem. Num tacho, com água a ferver e temperada de sal, junte a cenoura e os bróculos. Assim que voltar a ferver, junte o arroz e deixe cozer em lume brando. Retifique o tempero. Quando o arroz estiver cozido, desligue o tacho e com a ajuda da tampa, retire toda a água restante. Coloque um fio de azeite e aguarde uns minutinhos antes de servir. Acompanhe a gosto.
 
 




Depois do arroz pronto, lá fui eu levar as entremeadas e as tiras de courgette já temperadas para o Pappy grelhar :)
 
 
 
 
 
 

Limonada de Laranja com Groselha



Ingredientes:
5 Laranjas
2 Limões
3 c. (de sopa) de Xarope de groselha
Água fresca
Tiras de gelo
Folhas de hortelã laranja
Açúcar amarelo ou mascavado
Pau de canela

 

Preparação:
Lave bem os limões e as laranjas. Esprema 1 limão e 4 laranjas. Coe o sumo para o jarro que deve estar gelado. Corte o restante limão e laranja em fatias e depois em quartos. Deite para o jarro. Junte açúcar amarelo, o xarope de groselha, folhas de hortelã laranja a gosto e o pau de canela. Mexa bem até dissolver o açúcar. Por fim acrescente as tiras/cubos de gelo e preencha o jarro com a água bem fresca. Refresque-se e divirta-se!

 

Nota:

- Se não gostar de um sabor muito acentuado a hortelã, deve retirá-la passados uns minutos.



 

Aqui está a minha sugestão de ontem, já fria e acompanhada de uma saladinha. Juntando esta bebida temos um acompanhamento perfeito. A receita destes Quadrados de Courgette e Bacon podem ver AQUI!

 




Beijinhos e fiquem bem :)
 
 
 
 
 
 

Quadrados de Courgette e Bacon


Com uma produção de courgettes tão grande, que agora não faço outra coisa que é experimentar novas receitas onde o elemento principal é a Courgette… Algumas vez eu pensava que seis pés me davam tanta produção… Nunca na vida e até já dei por mim a experimentar as flores macho da mesma… Eh Eh… Muito bom… Em breve partilho a minha experiência! A sugestão veio deste blog, a quem eu muito agradeço, porque ficou uma verdadeira maravilha. É uma sugestão deliciosa para levar para um picnic ou algo do género.

 


Ingredientes:
1 cebola
1 fio de azeite
tomilho
4 ovos
200g de queijo ralado
4 fatias de bacon
2 courgettes
1 cenoura
140 g de farinha de trigo
1 c. (de sopa) de fermento em pó
sal
pimenta

 

Preparação:
Numa frigideira, salteie a cebola num fio de azeite. Junte o tomilho, as fatias de bacon cortadas em pedaços e deixe refogar, sem deixar queimar. Reserve. Numa tigela bata os ovos, junte o queijo ralado e mexa. Acrescente a courgette ralada com casca, a cenoura, a farinha peneirada com o fermento e o preparado de cebola e bacon. Tempere com sal e pimenta. Forre um tabuleiro com papel vegetal não aderente, verta a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 min. Retire do forno e desenforme. Corte em fatias e sirva simples ou acompanhando com uma salada a gosto.
 





Notas:

- Eu fui testar esta maravilha, mas só comi uma fatia na altura que a tirei do forno… Era hora do lanche e estava divinal, quase que parecia uma pizza!!! Depois fui jantar numa festa de verão aqui na terra, comer o belo do frango assado… E esta maravilha ficou em casa a arrefecer…
 
- No dia seguinte, serviu de refeição ao jantar, acompanhada de uma boa saladinha. É uma sugestão muito leve e agradável que se come muito bem tanto quente como fria. Antes ou depois de uma sopinha…
 
- Uma sugestão muito versátil, onde podemos adicionar os ingredientes mais ao nosso gosto.
 





- Espero que gostem e experimentem claro!
 
 
 
 
 
 

Brisas do Lis

Numa altura em que tinha muitos ovos lá por casa, numa pequena pesquisa encontrei aqui uma sugestão que pela foto me saltou logo à vista. E eu não me fiz rogada, assim que tive um tempinho, lá fui eu pegar nas minhas forminhas. Tenho a dizer que adorei tudo, o sabor, a textura, enfim… MARAVILHA!
 


Ingredientes:
8 gemas
2 ovos inteiros
250 g de açúcar
100 ml de água
100 g de amêndoa moída
1 c. (de sopa) de manteiga derretida

 

Preparação:
Leve o açúcar e a água num tachinho ao lume até fazer ponto de pérola. Retire e deixe arrefecer. Misture os ovos, as gemas e amêndoa. Junte a calda e a manteiga. Unte forminhas pequenas com manteiga e polvilhe-as com açúcar. Encha-as até 2/3 e leve a forno pré-aquecido a 200º C durante cerca de 15-20 minutos, num tabuleiro com água quente (esta não deverá passar metade da altura das formas). Deixe arrefecer e desenforme.






Estava tão interessada neste bocadinho que nem o consegui agarrar na posição certa!





Notas:

- Há primeira vista pode parecer algo muito doce ou calórico, mas não é, não comemos tudo de uma só vez! E também temos que partilhar, não é verdade?
 
- Adorei e certamente vou fazer estes miminhos mais vezes.
 
 
 
 

Beijinhos e fiquem bem.
 
 
 
 
 
 

Limonada de Laranja

Não há dia em que a Nina e o Pappy não peçam uma bebida natural para acompanhar a refeição, outras vezes é a mim que me apetece… O que tenho feito é misturar alguns ingredientes e ir variando outros de modo a obter sabores ligeiramente diferentes. Há que dar uso às várias hortelãs que há lá por casa :)
 


Ingredientes:
5 Laranjas
2 Limões
Água fresca
Tiras de gelo
Folhas de hortelã chocolate
Açúcar amarelo



Preparação:
Lave bem os limões e as laranjas. Esprema 1 limão e 4 laranjas. Coe o sumo para o jarro que deve estar gelado. Corte o restante limão e laranja em fatias e depois em quartos. Deite para o jarro. Junte açúcar amarelo e folhas de hortelã chocolate a gosto. Mexa bem até dissolver o açúcar. Por fim acrescente as tiras/cubos de gelo e preencha o jarro com a água bem fresca. Refresque-se e divirta-se!






Notas:
- Sempre que me lembro ou que ainda tenho um tempinho antes da refeição, coloco o jarro onde vou servir o refresco no congelador, umas vezes vazio, outras vezes já com água e com os quartos de fruta, varia conforme o tempo e a minha disposição. Mas ajuda bastante o gelo a manter-se durante mais tempo.
- Gosto também de ter as laranjas no frigorífico, o que é uma verdadeira maravilha!



 

Espero que gostem desta minha sugestão. Fiquem bem e até já!
 
 
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...