Migas com Entremeadas Grelhadas

Vamos fazer umas migas? O acompanhamento fica ao vosso gosto, se bem que eu acompanhei as minhas com umas entremeadas grelhadas e umas batatinhas palha d’ A Saloinha.
 



Ingredientes:
Folhas de couve
Feijão encarnado cozido
Broa de milho
Dentes de alho
Folha de louro
Sal
Azeite 

 

Preparação:
Lave as folhas de couve, enrole-as e corte em juliana. Leve-as a cozer em água temperada de sal. No final da cozedura junte o feijão cozido. Num tacho refogue no azeite os dentes de alho com a folha de louro e a broa de milho esfarelada. Junte as couves bem escorridas com o feijão e envolva bem. Sirva de imediato.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Refresco de Pêra, Laranja, Amoras e Sumol Limão


Um novo refresco cheio de cor e vitaminas. Este foi feito para dar uso a algumas peras lá da quinta que estavam bem madurinhas, bem mais que esta da foto. Este ano há muitas e todas elas muito boas.

 

 




Ingredientes:
2 Laranjas
2 Peras
1 Mão cheia de amoras (usei congeladas)
1 Sumol Limão
Água fresca
Gelo

 

Preparação:
Esprema as laranjas. Descasque as peras e coloque-as num copo medidor, junte as amoras e um pouco de sumo de laranja. Triture tudo muito bem e junte o restante sumo de laranja. Reserve. Deite o Sumol para dentro de um jarro e coe o preparado reservado. Acabe de encher o jarro com a água fresca, passando-a também pelo passador. Acrescente cubos de gelo e mexa bem. Sirva de imediato.
 

Notas:

- Este refresco não necessitou de adição de açúcar, porque o Sumol já contém o suficiente.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook. 

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Torta Simples com Recheio de Manga

Mais uma sugestão doce para participar no passatempo promovido pela Koala e pelo blog Cinco Sentidos na Cozinha.
 


Ingredientes:

Para a massa
6 ovos
200 g de açúcar
190 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento em pó

 

Para o recheio
2 c. (de sopa) de açúcar
1 c. (de sopa) de farinha
400 g de polpa de manga Koala

 

Preparação:
Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar. Peneire a farinha com o fermento e junte ao preparado. Verta dentro de um tabuleiro com 30x30 cm, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha, e leve a cozer a 190ºC, por 20 minutos. Para o recheio, misture o açúcar com a farinha e a polpa de manga. Leve ao lume e mexa com uma vara de arames, até ferver e engrossar um pouco. Retire do lume e reserve. Retire a massa do forno e disponha-a sobre uma folha de papel vegetal, polvilhada com açúcar. Recheie com o preparado de manga e enrole cuidadosamente com a ajuda do papel. Deixe arrefecer. Decore a gosto.

 
 
Notas:
 - Utilizei papel vegetal anti-aderente, o que torna facilitada a tarefa de untar e polvilhar o tabuleiro, que fica limpinho!
- Utilizei uns moldes feitos por mim em acetato para fazer a decoração com açúcar em pó. 
 
 
 
 
 
 
Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook. 
© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Refresco de Laranja, Morango e Sumol Limão


Mais uma experiência deliciosa com o Sumol Limão. Este refresco já não necessita de adição de açúcar. O Sumol Limão fica muito bem com esta combinação de ingredientes. Experimentem!

 






Ingredientes:
3 Laranjas
300 ml de Morangos (usei congelados)
2 Sumol Limão
Gelo

 

Preparação:
Esprema as laranjas. Coloque os morangos num copo medidor, junte um pouco de sumo de laranja e triture tudo muito bem. Junte o restante sumo de laranja com o sumo/polpa de morango e deite tudo para dentro do jarro. Junte o Sumol de Limão bem fresco e acrescente cubos de gelo. Mexa bem e sirva de imediato.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Charlote de Manga e Coco


Uma charlote deliciosa e fresquinha para participar no passatempo promovido pela Koala e pelo blog Cinco Sentidos na Cozinha.

 


Ingredientes:
- 1 torta de compra
- 7 folhas de gelatina incolor
- 1 lata de leite condensado
- 1 dl de leite de coco Koala
- 5 dl de polpa de manga Koala
- 6 dl de natas frias
- 50 g de açúcar
 


Preparação:
Coloque um aro sobre um prato de servir. Corte a torta às fatias e forre as paredes e o fundo do aro. Para a mousse, demolhe as folhas de gelatina em água fria, por dois minutos. Escorra e derreta em banho-maria. Misture ambos os leites com a polpa de manga e envolva a gelatina no preparado, assim como as natas batidas com o açúcar. Transfira a mousse para o aro e leve ao frio para solidificar. Decore a gosto.
 

 
Notas:
- Para decorar utilizei um bocadinho do creme de chocolate, uma fatia de manga natural e um fisális.
 
 
 
 
 
Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.
 
© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Tomatada


Que saudades eu tinha de fazer este pratinho! Este verão já tinha comido uma vez feito pela minha mãe, mas aqui em casa, foi a primeira vez este verão e soube-me mesmo bem. É claro que este pratinho pode ser feito durante o ano inteiro, mas só agora no verão é que o gosto de comer, apesar de ser quente!

 





Ingredientes:
1 cebola
tomates maduros
1 folha de louro
1 dl de azeite
1 dente de alho
1 haste de tomilho
1 haste de orégãos
ovos
sal


 
Preparação:
Num tacho, coloque o azeite, a cebola cortada ás rodelas, a folha de louro, o dente de alho e deixe refogar um pouco. Vá adicionando os tomates limpos de peles e sementes, espremendo um pouco com as mãos para os desfazer um bocado. Tempere a gosto com sal, tape e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Depois adicione os ovos, o tomilho e os orégãos. Retifique os temperos. Quando os ovos estiverem cozidos retire do lume e sirva.

 

Notas:

- Adoro molhar o pãozinho neste molho!!!

 

 
 
 
 
 

Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Massas Coloridas com Atum e Delícias do Mar

Bem simples e colorida esta refeição, quase do agrado de todos, uma vez que a Nina não gosta de delícias do mar, nem de berbigão, ou tudo o que tenha a ver com isso, mas também não faz mal…
 


Ingredientes:
Massas coloridas
Miolo de camarão
Atum
Delícias do mar
Miolo de berbigão
Milho
Sal
Azeite
Margarina

 

Preparação:
Num tacho com água a ferver, temperada de sal, coza a massa de acordo com as indicações da embalagem. Enquanto isso, coloque numa frigideira um pouco de azeite e margarina. Quando estiver quente, junte o miolo de camarão e deixe saltear. Acrescente depois o atum em lascas, o milho, as delícias do mar e o miolo de berbigão, deixando saltear levemente. Escorra a massa e envolva no preparado anterior. Sirva de imediato.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Refresco de Fisális, Laranja e Sumol Limão

Depois de ter apanhado os fisális todos e de ter dado uma boa poda às plantas, uma vez que já estavam a precisar, estava na altura de fazer um refresco com eles. Lá estive eu a abrir papelotes :)
 
A Nina adora dar uma ajudinha… a comer! Posso comer este? E este?
 
Este refresco não necessitou de adição de açúcar e ficou muito saboroso!
 


Ingredientes:
4 Laranjas
300 ml de Fisális já descascados
1 Sumol Limão
Água fresca
Gelo

 

Preparação:
Esprema as laranjas. Coloque os fisális num copo medidor, junte um pouco de sumo de laranja e triture tudo muito bem. Junte o sumo de laranja com o sumo/polpa de fisális e coe tudo por um passador para dentro do jarro. Deite um pouco de água fresca através do passador e junte depois o Sumol de Limão. Acrescente os cubos de gelo e mexa bem. Sirva de imediato.






Notas:

- Depois do refresco bebido, podemos aproveitar as sementinhas de fisális que ficam no fundo do jarro e colocar a secar, para depois semear.


- Se tiverem interesse nas sementinhas de fisális, enviem email para: martasdcf@gmail.com, para mais informações.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos e bom fim-de-semana ©
 
 
 
 
 
 

Pica Pau

Por aqui continua-se a ouvir os ensaios do Canto Firme, possivelmente para os concertos de encerramento que vão decorrer no dia 23 e 24 de Agosto aqui na cidade de Tomar. Enquanto os ensaios não acabam, o melhor é petiscar qualquer coisita… Vamos lá então ao nosso pica-pau.
 


Ingredientes:
Carne de porco
Sal
Pimenta
Alho
Louro
Pickles
Espiga Alho & Jindungo
Espiga Limão e salsa
Azeite
Margarina
Cerveja

 

Preparação:
Corte a carne em tiras fininhas e tempere-as a gosto com todas as especiarias mencionadas. Deixe marinar durante alguns minutos. Coloque uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e margarina. Quando estiver quente, junte a carne e deixe fritar de ambos os lados. Regue com cerveja a gosto e deixe apurar. Sirva de imediato com os pickles cortados em pedaços.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Pizza Tropical

Já tinha saudades de uma pizza com ananás :) Ao início não gostava assim tanto, mas em pedaços grandes e com o bacon, adoro! Quem ficou muito feliz, foi a Nina, por poder comer as azeitonas da minha pizza… 




 
Ingredientes:


Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal

 
Para o recheio:
polpa de tomate
cebola
queijo flamengo
bacon
cogumelos laminados
rodelas de ananás cortadas em quartos
azeitonas
sementes de sésamo
sementes de papoila
orégãos
queijo mozzarella ralado

 

Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal não aderente e polvilhe com um pouco de farinha. Deite a massa e espalme-a com as mãos até formar um círculo. Depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa, polvilhe com orégãos. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Ligue o forno a 250º C. Quando colocar a pizza reduza para 200º C e coza a pizza durante 14-15 minutos, ou até ficar douradinha.



 
Pronta para ir para o forno!
 







Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Carne de Porco com Amêijoas e Uma Salada Especial





Ingredientes:
carne de porco em rojões
massa de pimentão
dentes de alho
folhas de louro
vinho branco
azeite
amêijoas
batatas
raminho de coentros
sal e pimenta q.b.


 
Preparação:
Coloque os rojões dentro de um recipiente com a massa de pimentão, alhos esmagados, o louro, vinho, sal e pimenta. Deixe marinar 30 minutos. Core os rojões bem escorridos no azeite. Verta a marinada sobre a carne e leve a estufar, em lume brando, 15 minutos. Entretanto, lave bem as amêijoas até ficarem limpas de areia. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Frite-as em óleo abundante. Escorra-as e reserve. No final da cozedura da carne, junte as amêijoas. Agite e deixe cozinhar até as amêijoas abrirem. Retire do lume e acrescente as batatas. Sirva polvilhado com os coentros picados.
 

Acompanhei este prato com esta salada de tomate, alface, cebola e courgette. Tudo muito bem temperadinho com sal, azeite e vinagre. Na falta do pepino, a courgette foi o que de melhor se arranjou e é uma maravilha. Já experimentaram?








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...