Bolo de Coco

Na realidade, não sei bem o que é que me cativou neste bolo que vi aqui. Não sei se foi pelas excelentes fotos, se pela simplicidade da receita. Coisas simples são mesmo comigo. Às vezes um bolo pode ter uma aparência fantástica, mas se a lista de ingredientes for demasiado extensa, lá se vai a possibilidade de eu o experimentar. Não é que isso não possa acontecer, mas às vezes torna-se difícil reunir todos os ingredientes de uma só vez… Tenho que estar mesmo inspirada para tal.
 
Mas neste fim-de-semana estava mesmo inclinada para os lados do leite condensado e saíram duas pequenas maravilhas… Uma que faço ocasionalmente e esta que experimentei!
 
Para quem adora coco como eu, esta é uma boa escolha! Decidi fazer a receita tal e qual. Obrigada DUXA pela excelente partilha.
 
A orquídea foi-me oferecida pela minha mana no ano passado, e este ano tive o gosto de a ver florir na minha cozinha! Sempre pensei que não conseguia, mas segui à risca as indicações da mana que é florista e o resultado está à vista. Não ficou como quando ela ma ofereceu, mas o mais importante é que floriu.
 
 


Ingredientes:
4 ovos
1 lata de leite condensado
150 g de coco
1 c. (de chá) de fermento
raspa de 1 limão

 

Para a cobertura:
1 clara de ovo
70 g de açúcar em pó
sumo de 1/2 limão
coco ralado para polvilhar

 

Preparação:
Aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de 22 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha. Bata as gemas com o leite condensado. Envolva o coco, a raspa do limão e o fermento. Bata as claras em castelo e envolva no preparado delicadamente. Leve ao forno cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito.

 

Para o glacé:
Bata o açúcar com o sumo do limão e a clara de ovo, até engrossar. Fica pronto a utilizar.
 

 
Depois do bolo frio, desenforme e decore com o glacé. Polvilhe com coco ralado e decore a gosto.

 

Notas:

- O meu glacé ficou um pouco líquido, na minha opinião, mas estava com tanta pressa para finalizar o bolo que nem conseguia pensar. Mesmo assim, ficou muito bom.

 

- O ideal teria sido colocar apenas umas 2 ou três gotas de limão, mas a Martinha é tão exagerada, que nem pensou!!! Queria mesmo era ir ver a minha série preferida… Quando não dá, já nem o domingo é a mesma coisa… Arrow!

 





Aceitam uma fatia?








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Perca Estufada com Espirais

Eu prefiro este peixinho grelhado, é sempre uma boa escolha, mas de vez em quando temos que variar um bocadinho. Acompanhado com uma massinha grossa não há quem reclame, já se fosse com batatas cozidas, o assunto já era outro.
 


Ingredientes:( Para 2 pessoas )
2 postas de perca
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates pelados
1 dl de azeite
1 folha de louro
1 dl de vinho branco
1 c. (de sopa) de massa de pimento
1 caldo knorr marisco
ervas de provence
massa
sal
pimenta
coentros picados


 
Preparação:
Tempere o peixe a gosto com sal, pimenta e ervas de provence. Reserve. Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem. No fundo de um tacho coloque a cebola cortada às rodelas, os dentes de alho, a folha de louro, o azeite e deixe refogar lentamente. Entretanto, junte o tomate cortado em pedaços e a massa de pimento. Refresque com o vinho branco e deixe ferver. Junte as postas de perca, o caldo de marisco e um bocadinho de água se necessário. Tape e deixe cozinhar. Retifique os temperos e sirva com a massa. Polvilhe a gosto com coentros picados.









Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Sopa de Agrião

Aqui está um molhinho dos meus agriões!!! Que maravilha, lá fui eu apanhar alguns que já estavam a ficar crescidinhos… E quem é que eu voltei a ver lá? A minha amiga rãzinha!!! Afinal ela não se foi embora…
 
Ter uma torneira a pingar, até não é mau de todo… A caixa está cheia de agriões :) Para algumas sopinhas e saladas. Estou a adorar!
 





Ingredientes:
batatas
cenouras
courgette 
cebola
agriões (folhas e talos)
azeite
água
sal 

 

Preparação:
Lave bem os legumes, descasque-os e corte-os em pedaços. Escolha os agriões, separe as folhas e aproveite os talos mais tenros. Numa panela, coloque todos os legumes, menos as folhas de agrião e cubra com água. Tempere de sal, tape e deixe cozinhar durante 30 minutos. Depois de tudo cozido, triture a sopa com a varinha mágica. Retifique o tempero e se necessário, junte um pouco mais de água, deixe ferver e junte as folhas de agrião. Deixe ferver durante 3 minutos e desligue. Coloque um fio de azeite e está pronta a servir.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Pudim de Ovos Royal com Fios de Ovos

Por falta de tempo, vontade e sei lá mais o quê… no sábado à noite, optei mesmo por preparar um Pudim de Ovos instantâneo para a sobremesa do almoço de domingo… Muito rápido e prático, uma vez que o preparado já vem com uma saqueta de caramelo. Como os fios de ovos já tinham sido feitos. No próprio dia só foi necessário desenformar e espalhar os fios de ovos, que ficaram envolvidos no caramelo… Muito bom para adoçar o dia de domingo.
 








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Pão Torrado com Ovo Estrelado em Forma de Pimento Vermelho

Foi com muito agrado que recebi a informação de que o meu blog tinha sido selecionado para participar no passatempo "MARMITA PALADIN".
Mais agradável ainda foi receber um cabaz de Temperos PALADIN. O meu muito OBRIGADA à empresa Mendes Gonçalves! Já experimentei alguns produtos e até agora os resultados são bastante positivos.
 
Para participar no passatempo, escolhi uma sugestão bem simples, que fiz para o jantar de ontem como uma pequena entrada antes da sopinha! Perguntei se queriam primeiro a minha sugestão ou a sopinha… E a escolha foi primeiro esta pequena maravilha, claro!!! A sopinha podia esperar…
 
 



Ingredientes:
Pão de forma
Mostarda PALADIN
Ovo
Pimento vermelho
Batatas fritas palha
Alface
Tomate
Agrião
Cebola
Sal
Azeite
Vinagre de Fruta com Manga PALADIN


 
Preparação:
Com um rolo de cozinha, espalme levemente a fatia de pão de forma. Coloque na torradeira. Na frigideira coloque um fio de azeite, uma rodela de pimento vermelho e parta para lá o ovo. Tempere a gosto com sal e deixe estrelar. Deite um pouco de mostarda PALADIN no pão torrado e coloque por cima o ovo estrelado no pimento. Acompanhe com batatas fritas palha e com a salada preparada com a alface, o tomate, a cebola e o agrião, temperando tudo com sal, azeite e o vinagre PALADIN.









Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Pescada Frita com Arroz de Feijão

Agora que o outono já chegou, esta é uma das muitas sugestões que me agrada e que sabe sempre bem.
 


Ingredientes:
pescada para fritar
farinha
sal
pimenta
limão
azeite
alho
arroz
massa de pimento
caldo knorr galinha
feijão cozido
coentros picados

 

Preparação:
Tempere as postas de pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve. Num tachinho coloque azeite e os dentes de alho cortados às rodelas grossas. Frite um bocadinho e depois junte o arroz, mexendo sempre até absorver o azeite. Envolva a massa de pimento. Adicione depois com cuidado água a ferver e o caldo knorr. Mexa bem e deixe cozer. Quase no final, junte o feijão, envolvendo bem. Polvilhe com coentros picados, tape e desligue. Passe as postas de pescada por farinha. Frite em azeite bem quente, virando dos dois lados. Escorra sobre papel absorvente e sirva acompanhando com o arroz.



 
 
 
 
 
Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.
© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Refresco de Laranja, Maçã e Pêra Aromatizado

Hoje que é um dia diferente e bem especial, vamos lá saborear uma bebida bem fresquinha e refrescante. Aceitam? É do melhor que há, principalmente quando é feita com produtos naturais acabados de colher no pomar. Este refresco não necessitou de adição de açúcar, apenas de um pau de canela para aromatizar.
 
 


Ingredientes:
3 Laranjas
2 Peras
2 Maçãs
Água fresca
Cubos de Gelo
Pau de Canela

 

Preparação:
Esprema as laranjas. Descasque as peras e as maçãs e coloque-as em pedaços num copo medida. Junte um pouco de sumo de laranja e triture tudo com a varinha mágica. Depois coloque no jarro, junte o pau de canela, o restante sumo de laranja e mexa bem. Acrescente os cubos de gelo e acabe de encher com água bem fresca. Sirva de imediato.









Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Bolo de Noz com Cobertura de Doce de Ovos

Na passada semana, foi dia de aniversário lá por casa! O Pappy completou 35 primaveras…
 
O bolo que tinha idealizado, era mais uma vez o bolo de bolacha tradicional, por ser mais simples e para não ter que ligar o forno, mas quase há ultima da hora, mudei de opinião e graças a uma publicação que vi no blog da Anabela. Achei logo que seria a opção ideal para o jantar de aniversário em família… E não me arrependo nada, porque o bolo foi bem elogiado e ficou aprovadíssimo! Obrigada Anabela, por esta doce partilha.
 
O bom mesmo, foi que o Pappy uns dias antes tinha partido uma caixa cheia de nozes… Ele sabe que eu gosto petiscar umas nozes quando chego a casa e ele sempre que pode dá-me uma ajudinha!  Um querido, por isso é que teve direito a um bolinho assim, bem fofo e húmido.
 






Ingredientes

Massa:
8 ovos
180 g de açúcar
1 c. (de chá) de fermento em pó
160 g de miolo de noz moído

 

Doce de ovos:
200g de açúcar
200ml de água
8 gemas
1 casca de limão


 
Preparação:
Ligue o forno a 190ºC. Unte com margarina uma forma com 25 cm de diâmetro. Coloque uma rodela de papel vegetal não aderente no fundo. Polvilhe a lateral da forma com um pouco de farinha. Reserve. Bata as claras em castelo firme. Reserve. Com a batedeira, bata bem as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Junte depois o fermento em pó e o miolo de noz moído. Por fim, envolva as claras em castelo. Misture bem com uma vara de arames. Verta a massa na forma, alise a superfície e leve a cozer durante, cerca de, 30-40 minutos. Desenforme depois de frio. Cubra com o doce de ovos e decore a gosto.  

 

Para o doce de ovos:
Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão, mexa até que o açúcar se dissolva e deixe fazer uma calda. Após isto, deixe arrefecer um pouco. À parte bata ligeiramente as gemas com um garfo e passe-as por um passador fino. Adicione depois as gemas à calda, envolvendo sempre com uma vara de arames. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco. Deixe arrefecer e aplique depois no bolo.



Notas:
- Para a decoração utilizei fios de ovos feitos por mim, que podem ver aqui como é relativamente fácil obter uma boa quantidade para um simples bolo. Usei 6 gemas e ainda me sobraram fios :)
 
- Para as decorações de chocolate, coloquei uns cubinhos de chocolate a derreter em banho-maria e depois coloquei num cartucho feito com papel vegetal, desenhando de seguida sobre papel vegetal não aderente.
- Para as flores, folhas e números usei pasta de açúcar.
- Tanto os fios de ovos, como as restantes decorações foram feitas no dia anterior.




 




Uma fatia!!! Que tentação!







Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Febras Aromáticas com Fettuccine com Cogumelos

Estou super contente agora que os meus agriões começaram a crescer! Consegui depois de ter feito a plantação através de estacas em Março... Elas cresceram, deram sementes que caíram para a água e agora há novamente muitos agriões, já dão para preparar uma sopinha, no entanto, apanhei uns quantos para juntar a esta saladinha… Adoro!
 


Ingredientes:
Febras
Sal
Pimenta
Limão e Salsa Espiga
Fettuccine com Cogumelos
Courgette
Cebola
Alho
Folha de louro
Cerveja
Azeite
Margarina

 

Preparação:
Tempere as febras a gosto com sal, pimenta e a mistura de Limão e Salsa. Reserve. Coza o Fettuccine com Cogumelos de acordo com as instruções da embalagem. Numa frigideira coloque um pouco de margarina, um fio de azeite, o alho laminado, a cebola em rodelas e a folha de louro. Junte as febras e deixe corar de ambos os lados. Junte depois a courgette em rodelas deixando corar. Regue depois tudo com cerveja e deixe apurar. Acompanhe com a massa e uma salada a gosto.










Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Tarte de Pera com Amêndoa e Noz

As saudades que eu já tinha de fazer algo doce!!! Até cheguei a pensar que andava doente, mas no passado fim de semana depois de vir do Festival Estátuas Vivas, lá me enchi de coragem e toca a por a mão na massa. Foi o melhor que fiz, porque esta sugestão que eu reproduzi inspirada na revista Saberes & Sabores – Outono 2013, é do melhor que há!
 


 

Ingredientes:
250 g de açúcar
2 dl de água
1 limão
3 peras
8 gemas
250 g de amêndoa ralada
50 g de miolo de noz picado
1 c. (de café) de canela em pó
15 g de Vaqueiro
1 massa quebrada refrigerada

 

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Deite o açúcar num tachinho, junte a água e leve a ferver sobre lume brando. Lave o limão, rale o vidrado da casca num ralador e reserve. Desfaça as gemas com uma vara de arames, junte a amêndoa ralada, o miolo de noz picado, a canela em pó e misture bem. Junte na calda de açúcar a Vaqueiro e mexa até envolver bem. Junte depois a calda de açúcar à mistura de amêndoa e noz, mexendo energicamente. Deite o preparado de novo no tacho e leve a engrossar sobre lume brando, mexendo sempre. Retire do lume e misture a raspa da casca do limão. Desenrole a placa de massa sobre uma tarteira, com cerca de 26 cm de diâmetro e fundo móvel, mantendo no fundo o papel que vem com a massa. Pique o fundo com um garfo. Por cima espalhe o creme de amêndoa e noz. Descasque as peras, corte-as ao meio e golpeie cada metade na parte abaulada com uma faca afiada, mas sem separar as fatias. Regue com um pouco de sumo de limão e aplique de seguida cada metade sobre o creme, fazendo uma ligeira pressão sobre o recheio da tarte. Leve ao forno durante 35 minutos ou até a tarte ficar douradinha.





Com esta deliciosa sugestão, junto-me assim à festa de aniversário da minha amiga Mariana, participando também no seu passatempo! Esta tarte tornou o dia mais feliz de quem a provou, sendo muito apreciada, para além de ter sido feita com as peras lá da quinta, da mesma qualidade da que aparece na foto.




Esta fatia é para ti, Mariana. Espero que gostes!










Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...