Bolo de Abóbora Halloween

Quando vi esta sugestão na página do Lidl, não resisti e tive que a fazer. Como não tinha abóbora manteiga, substitui por abóbora-menina e decidi reduzir um pouco no açúcar. Acho que correu bem. Ficou um bolo bem fofinho e húmido. Só tenho a agradecer ao Chef Hernâni pela excelente receita e claro ao Lidl. Eu sou fã de muitos dos seus produtos e não os troco por nada. O papel vegetal que utilizei para fazer as decorações é um deles :)
 






Ingredientes:
400 g de abóbora menina
3 ovos
2 dl de óleo
350 g de açúcar
300 g de farinha com fermento
1 c. (sopa) de fermento em pó
1 c. (chá) de canela moída  
100 g de metades de noz  
Creme vegetal (para untar)
Farinha (para polvilhar)

 

Cobertura
1 pacote de natas para bater
45 g de açúcar
Chocolate para culinária
Papel vegetal


 
Preparação:
Ligue o forno o 180º C. Unte uma forma redonda e sem buraco com creme vegetal e polvilhe com farinha. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte o óleo e bata mais um pouco.
 
De seguida, adicione a abóbora-menina cozida e reduzida a puré, a canela, as metades de noz previamente picadas, a farinha, o fermento e misture delicadamente. Deite o preparado na forma e leve ao forno a cozer durante 60 minutos.
 
Verifique a cozedura com um palito. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme.
 
Prepare a cobertura:
Parta o chocolate em pedaços, deite para uma tigela e leve a derreter em banho-maria, mexendo sempre para não agarrar.
 
Bata as natas frescas com o açúcar, até ficarem espessas.
 
Cubra o bolo com as natas. Faça um pequeno cone com papel vegetal, encha com o chocolate derretido e deixe cair pequenos círculos de chocolate sobre a cobertura. Com a ajuda de um palito faça pequenos riscos no chocolate para que o bolo fique com o aspeto de uma teia de aranha.
 
Para as aranhas e para as teias, faça desenhos sobre uma folha de papel vegetal não-aderente e leve ao congelador durante alguns minutos. Retire depois do papel e decore o bolo a gosto.
 
Sirva bem fresco.





Notas:

- Coza a abóbora com antecedência e coloque de seguida num escorredor para que largue o máximo de água possível.
 
- Como comecei por fazer as decorações, quando fui fazer a teia no bolo o chocolate já estava a passar do ponto. Foi super fácil desenhar a espiral a toda a volta, o pior foi quando tentei passar o palito… O chocolate queria vir atrás… Malandreco!
 
- Este bolo sem cobertura é igualmente bom e até o podem confecionar numa forma com buraco, para reduzir o tempo no forno.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Fitas Finalista E.V.A.

Olá! Esta mensagem já está um bocadinho atrasada, mas foi passando, passando… Há uns tempos já tinha partilhado as fotos na página do Facebook do blog, até que chegou o dia de partilhar aqui também, para quem apenas me acompanha por aqui.
 
Foi todo um trabalho manual para os finalistas da sala da Nina na escolinha, no ano letivo 2012/2013.
 
Como não tirei nenhum curso deste material e nem tenho nenhuma maquineta para facilitar certas peças, continua tudo a ser manual…
 
A que me deu mais gosto fazer, foi mesmo a da corujinha… Desde aí que estou fascinada por tudo o que é corujinha :)
 
Espero que gostem e se inspirem, quem sabe para fazerem outro tipo de trabalhos. Basta apenas copiar a imagem ao vosso gosto, ampliar ou reduzir e imprimir…
 
Bom trabalho!
 
















Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Cotovelos Gigantes Gratinados com Carne

Os pratos gratinados de massa chamam por mim como quem não quer a coisa. Não consigo mesmo resistir. Como tinha estas massas gigantes para experimentar, achei que esta seria uma boa sugestão e não me enganei.
 
 
A Nina dizia que cheirava a pizza! Ela já está bastante familiarizada com o queijinho derretido…
 
Tinha pensado rechear os cotovelos, mas a falta de minutos no meu relógio :) fez com que simplificasse a ideia…
 

 
Ingredientes:
Cotovelos gigantes
Carne picada
Cebola
Dentes de alho
Folha louro
Polpa de tomate
Massa de pimento
Azeite
Sal
Pimenta branca Suldouro
Vinho branco
Orégãos
Molho béchamel
Queijo mozarella ralado
Sementes de sésamo
Vinagre de fruta com frutos vermelhos PALADIN
 


Preparação:
Refogue o alho e a cebola picados no azeite. Junte depois a carne picada. Deixe refogar um pouco e junte a polpa de tomate e a massa de pimento. Refresque com o vinho e tempere de sal e pimenta. Se achar necessário, junte um bocadinho de água. Deixe estufar durante 20 minutos, mexendo de vez em quando. No final junte os orégãos e retifique os temperos. Entretanto coza a massa em água temperada de sal e de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiver cozida, escorra bem e coloque num pirex. Deite por cima o preparado de carne e regue a gosto com o molho béchamel. Salpique com o queijo ralado e com as sementes de sésamo. Leve ao forno até gratinar. Retire e sirva de imediato, acompanhando com uma salada a gosto e temperada com sal, azeite e vinagre.






Notas:
- Este vinagre é tudo de bom. Desde que o experimentei, que não quero outra coisa.
 
- Assim como o moinho de pimenta branca! ADORO :)








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Delícia de Boudoirs e Custard

Mais uma semana que começa e que tal começar com um docinho, bem rápido e prático. Aceitam esta minha sugestão? Ficou uma maravilha. Já tinha saudades de um docinho assim :)
 
 
Ingredientes:
½ l de leite
2 c. e ½ (de sopa) de custard
3 c. (de sopa) de açúcar
50 g de manteiga
1 casca de limão
1 pau de canela
Café forte
Canela em pó Suldouro
 
Preparação:
Passe os Boudoirs pelo café frio e cubra o fundo de um pirex com os mesmos. Reserve. Dissolva o custard em ¼ de litro de leite e misture bem. Adicione os restantes ingredientes e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher, até se obter um creme. Depois coloque o creme por cima dos biscoitos reservados e deixe arrefecer. Polvilhe a gosto com canela em pó e sirva fresco.
 





Notas:

- Para a decoração utilizei folhas naturais. Espetei um alfinete em cada folha e polvilhei com canela em pó usando um passador bem fininho. Depois foi só pegar pelo alfinete para retirar as folhas. Boa?










Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Pizza de Esparregado, Frango e Salsicha

Hoje trago-vos uma pizza que fiz usando o que sobrou desta refeição aqui. Sobrou um pouquinho daquela refeição e eu pensei guardar. Quando foi para escolher os ingredientes para colocar na pizza, pensei: -“Porque não?”
 
Ninguém se mostrou contra e lá fui eu… Agarrei no frango e coloquei-o na picadora. E depois foi só colocar uns montinhos de esparregado.
 
Devo dizer-vos que adorei e fiquei mesmo fã!
 




Ingredientes:

Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal

 

Para o recheio:
polpa de tomate
cebola
queijo flamengo
salsicha
esparregado de espinafres
frango frito picado
sementes de sésamo
sementes de papoila
orégãos
queijo mozzarella ralado
 


Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal não aderente e polvilhe com um pouco de farinha. Deite a massa e espalme-a com as mãos até formar um círculo. Depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa, polvilhe com orégãos. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella e com as sementes. Ligue o forno a 250º C. Quando colocar a pizza reduza para 200º C e coza a pizza durante 14-15 minutos, ou até ficar douradinha.




Aceitam uma fatia?









Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Semifrio de Morangos e Iogurte

E aqui está um semifrio delicioso que eu já tinha visto há algum tempo no site da Vaqueiro, como ando numa de dar uso aos morangos que congelei, esta foi mais uma receita testada e aprovada. A parte boa é que não leva natas, nem leite condensado. Só fiz alguns ajustes que considerei necessários.
 
Quando comecei a fazer a base, já dizia mal da minha vida, porque aquilo não ficava firme e estava toda receosa quando fui desenformar o semifrio. Até cheguei a ter dúvidas que conseguisse tirar uma fatia de jeito, mas na verdade, acabei por me enganar. Consegui tirar as fatias completas na perfeição.
 





Ingredientes:
200 g de bolachas tipo digestivas (usei do Continente)
50 g de Vaqueiro
7 folhas de gelatina
500 g de morangos (usei congelados)
2 c. (de sopa) de açúcar
4 iogurtes cremosos de morango (usei tipo grego Paturages)
2 claras
2 c. (de sopa) de açúcar

 

Preparação:
Pique as bolachas até ficar uma mistura fininha. Coloque a Vaqueiro uns segundos no micro-ondas até derreter e misture com as bolachas moídas. Coloque um aro amovível sobre um prato de servir e disponha a toda a volta uma tira de acetato. Espalhe a mistura de bolacha fazendo uma base. Calque com a mão e reserve.
 
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Leve um tachinho ao lume com os morangos congelados e com o açúcar. Deixe ferver 5 minutos e desligue. Triture. Deixe arrefecer ligeiramente e junte os iogurtes mexendo bem.
 
Bata as claras em espuma, junte o açúcar e continue a bater até estarem bem espessas. Adicione a mistura de morangos às claras, a pouco e pouco, envolvendo delicadamente. Escorra a gelatina e leve a derreter com uma colher de sopa do preparado de morango. Junte a gelatina derretida ao preparado de iogurte e morangos.
 
Deite sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico de um dia para o outro. Na altura de servir, retire o aro amovível e a folha de acetato. Decore a gosto.



Experimentem e depois partilhem comigo a vossa opinião.








Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Lacinhos com Bacon e Camarão

Uma sugestão bem rápida e deliciosa que cativa pelas cores e pelos sabores. Chegar a casa e não ter nada preparado? Basta dar uma olhadela pelo congelador e despensa e em poucos minutos temos uma criança feliz… 2,3… Afinal, todos temos uma criança cá dentro :)
 


Ingredientes:
Massa
Fatias de bacon
Cebola
Milho
Cogumelos
Pimento vermelho
Miolo de camarão
Miolo de berbigão
Azeite
Sal
Pimenta


 
Preparação:
Coloque a massa a cozer num tacho com água temperada de sal, de acordo com as instruções da embalagem. Entretanto, coloque numa frigideira um pouco de azeite. Junte a cebola, o pimento cortado em cubinhos e as fatias de bacon cortadas em pedaços. Deixe saltear. Acrescente depois os cogumelos, o miolo de camarão e de berbigão. Quase no final acrescente o milho e tempere a gosto com pimenta. Escorra a massa e envolva todo o preparado. Sirva de imediato.









Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

Peito de Frango Panado com Iogurte Natural

Há dias quando fomos jantar a casa de uns amigos, fomos presenteados com 2 tipos de frango, um deles era frango panado com iogurte. Achei curioso, porque nunca tinha comido, mas adorei. Uma perninha bem estaladiça e saborosa. Decidi tentar a minha sorte, mas com peito de frango. Foi aprovado por todos, principalmente pela Nina que dizia: “-Mãe, a carninha é muito boa! Gosto muito.”
 
 
 
Como tinha uma boa quantidade de espinafres congelados e precisava de espaço, decidi preparar um esparregado. Uma excelente combinação.
 
 



Ingredientes:
Peito de frango
Sal
Pimenta Branca Suldouro
Iogurte Natural
Farinha
Espinafres
Alho
Azeite
Margarina
Leite
Arroz
Caldo de galinha

 

Preparação:
Transforme o peito de frango em bifes ou em pequenas tiras. Tempere a gosto com sal e pimenta branca moída na altura. Reserve.
 
Numa panela com água a ferver e temperada de sal, coloque os espinafres. Deixe cozer. Depois escorra bem a água. Numa frigideira coloque um pouco de azeite e um pouco de margarina. Deixe derreter e junte o alho bem picadinho. Junte depois os espinafres já escorridos e deixe saltear. Tempere utilizando o moinho de pimenta branca. Depois passe com a varinha mágica. Junte a farinha e envolva bem. Acrescente leite até obter a consistência desejada. Reserve.
 
Num tachinho, coloque um pouco de azeite e junte o alho laminado, deixando fritar levemente. Junte o arroz e envolva bem, deixando fritar também. Junte depois água a ferver na quantidade necessária e junte o caldo de galinha. Quando o arroz estiver quase cozido, desligue e reserve.
 
Passe os bifinhos de frango por iogurte natural e depois por farinha. Leve a fritar em azeite bem quente. Frite de ambos os lados até ficar douradinho e retire, colocando de seguida sobre papel absorvente. Sirva com o arroz frito e com o esparregado.
 
Notas:
- Deveria ter colocado umas gotas de vinagre no esparregado, mas com a distração acabou por me passar, mas mesmo assim estava uma delícia.










Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...