Folar de Páscoa - Lidl

Sempre disse e continuo a dizer, que por aqui, não há grandes tradições na Páscoa, pelo menos na minha família… Talvez por isso os folares nunca me disseram muito… 

Mas este ano e quem sabe se para virar tradição, decidi por as mãos na massa e na 6.ª feira Santa, perto da hora de almoço, lá estava eu a amassar… A receita já tinha sido escolhida de véspera… Ao desfolhar umas revistas gratuitas que em tempos eram oferecidas pelo Lidl, reparei que o folar era sempre o mesmo… Então era porque devia ser bom. Vamos lá testar. À sempre uma primeira vez…

Só tenho a dizer que gostei tanto da experiência, que no dia seguinte já estava de novo a amassar :) Também já tinha despachado estes e nós também merecíamos! Verdade?




Os ingredientes que utilizei nesta receita…


Tempo de preparação: 120 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: farinha
Prato: bolo


Ingredientes: 
600 g de farinha
120 g de açúcar
100 g de manteiga amolecida
3 c. (de sopa) de leite morno
4 ovos
12 g de fermento de padeiro
3 ovos cozidos
Raspa de 1 limão
Amêndoa laminada
Ovo para pincelar
Açúcar em pó para polvilhar



Preparação:

Dissolva o fermento no leite e deixe repousar durante 10 minutos. Numa tigela misture a farinha com o açúcar, a raspa de limão, a manteiga, os 4 ovos e amasse muito bem. Junte a mistura do fermento e torne a amassar.

Deixe levedar durante 30 minutos. Passado esse tempo divida a massa em 3 bolas iguais.


Divida depois cada bola em 2 rolos iguais e enrole-os um no outro de modo a ficarem entrançados. Depois, una as pontas e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal não aderente. Coloque o ovo cozido no centro do folar e pincele a massa com o ovo batido. Polvilhe com a amêndoa e deixe repousar durante 30 minutos. Leve ao forno a 180º C durante 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó.




Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 


Pizza Mamma Mia

No domingo passado, foi mesmo o dia de por a mão na massa! Depois da batedeira ter amassado o folar de maçã e de eu o ter colocado a levedar, foi a minha vez de amassar a massa para esta pizza deliciosa! Ao folhear um dos livros da Vaqueiro, deparei-me com esta sugestão… Li, reli e apesar de nunca ter provado, pareceu-me bem… perguntei a opinião ao Pappy e a sua resposta foi positiva, perguntei à Nina e ai a conversa já era outra…

- “Eu não gosto de banana assim!”
- Mas já provaste?
- “Não… Mas não gosto… Eu sei!”


Bom… opiniões ouvidas… Massa a levedar… Vamos lá preparar os ingredientes para o recheio da pizza. Faltava o fiambre… substitui por bacon em fatias!


Tempo de preparação: 60 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: farinha
Prato: prato principal



Ingredientes:
 
Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal



Para o recheio:
polpa de tomate
bacon
cogumelos laminados
milho
pimento vermelho
banana
orégãos
queijo mozzarella ralado
azeite



Preparação:

Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal não aderente e polvilhe com um pouco de farinha. Deite a massa e espalme-a com as mãos até formar um círculo. Depois, pique-a com um garfo.

Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa, polvilhe com orégãos. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Ligue o forno a 230º C. Coza a pizza durante 15 minutos, ou até ficar douradinha.



Notas:
- Então lá tivemos uma pizza em que numa fatia não existia nem pimento, nem banana.

- Eu, que até nem aprecio muito o pimento, acabei por comer tudo… Muito bom!





Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Folar de Maçã

Quando recebi a revista Doces Momentos - Primavera 2014, fiquei logo de olho na receita da capa. Na altura da Páscoa não tive oportunidade de testar a receita, mas como da Páscoa à Ascensão amêndoas se dão, então também podemos fazer folares ;) 

Assim, ontem ao chegar a casa depois de um pequeno passeio, lá fui eu por a batedeira a funcionar… 

Adorei a experiência e é uma receita a repetir, certamente com algumas alterações, mas mesmo que não o seja, assim já é suficientemente boa :)

A Kika testou a receita e disse que não tinha colocado o açúcar todo e que tinha ficado uma receita light… Eu pesei o açúcar todo, mas na altura de o espalhar, achei que era tanto que acabei por usar apenas 90 g… Ficou bom, mas se calhar não perdia se tivesse levado um bocadinho mais… Ou uma pitada de canela, ficaria igualmente bom.


Alguns dos ingredientes utilizados nesta receita…Faltam aqui o sal, a geleia e os fios de ovos :)


Tempo de preparação: 155 m
Dificuldade: **
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: farinha
Prato: lanche


Ingredientes:
600 g de farinha
175 g de margarina líquida
150 g de açúcar amarelo
100 g de amêndoa palitada
3 maçãs
3 ovos
1,5 dl de leite morno
15 g de fermento de padeiro
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal fino
margarina líquida
geleia de marmelo
fios de ovos



Preparação:

Numa tigela, dissolva o fermento no leite morno. Coloque as varas de amassar na batedeira e junte a margarina, os ovos, a farinha, a pitada de açúcar, a pitada de sal e o leite com o fermento dissolvido. Amasse até ficar uma massa homogénea. Polvilhe com farinha, cubra com um pano e com uma manta. Deixe levedar durante 60 minutos ou até ficar com o dobro do volume. Amasse novamente e estenda a massa em forma de retângulo. Barre-a com a margarina líquida, polvilhe-a com o açúcar amarelo, espalhe por cima as maçãs descascadas e cortadas em cubinhos e também a amêndoa palitada. Enrole, corte em fatias grossas e disponha as rodelas numa forma untada com margarina vaqueiro. Cubra novamente com um pano e com uma manta e deixe levedar novamente durante 30 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 45 a 50 minutos. Retire e pincele a gosto com a geleia. Deixe amornar e desenforme para um prato de servir. Sirva decorado com fios de ovos.


Notas:
- Marta?!? Farinha com fermento e ainda mais fermento?

- Sim… Só tenho usado este tipo de farinha em bolos e como tenho gostado do resultado, em equipa que ganha, não se mexe, não é verdade?

- Não sei o que se passa, mas por vezes algumas farinhas estão esgotadas nos hipermercados aqui da zona, então por norma, apenas compro dois tipos, uma para as massas tipo pão e esta para as massas de bolos. Só raras excepções é que sou “obrigada” a comprar outros tipos…

- As maças ainda utilizei das minhas… Quase, quase a terminarem, mas mesmo assim ainda muito boas!

- Os fios de ovos já sabem! Podem ver aqui!




Aqui fica uma fatia! E não se esqueçam que estamos a 20 dias do dia mais doce do ano… WBD!




Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Frango Estufado Simples

Esta receita é tão simples e saborosa, que a confeciono diversas vezes. Fica um frango bem saboroso e suculento, bem polvilhado com coentros picados, uma maravilha! A minha mãe faz de uma maneira ligeiramente diferente, mas é igualmente bom… Tenho que registar a sua receita para depois poder partilhar aqui!



Tempo de preparação: 45 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: frango
Prato: prato principal


Ingredientes:
1 frango
2 cubos de caldo de galinha
1 limão
2 cebolas cortadas às rodelas
2 dentes de alho picados
azeite
coentros picados



Preparação:

Corte o frango em pedaços e junte o sumo de limão. Doure as cebolas em azeite e junte o alho. Adicione o frango escorrido, o caldo de galinha, os coentros picados, um copo de água, tape e deixe cozinhar em lume brando 25 minutos. Retifique os temperos e acompanhe a gosto.




Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Queques de Cenoura e Atum

Assim que vi esta sugestão do Chef Hernâni Ermida na Dica da Semana do Lidl, ficou logo marcada para testar assim que tivesse oportunidade… Há dias aproveitei que precisava de uma sugestão leve para alguém levar num passeio e lá experimentei a receita.

Gostei muito, para além de saborosa é muito prática… Quase que não iam ao passeio :) Fiz apenas umas ligeiras alterações à receita original… Ralei a cenoura crua e utilizei…


Tempo de preparação: 60 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: atum
Prato: entrada



Ingredientes:
300 g de cenoura ralada
2 latas de atum ao natural
80 g de queijo ralado
3 ovos
220 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento em pó
1 dl de azeite
1 dl de leite meio-gordo
1 ramo de salsa
1 c. (de sopa) de farinha
sal



Preparação:

Escorra o atum e desfaça-o ligeiramente. Ligue o forno a 180ºC. Tempere os ovos com uma pitada de sal e bata-os até duplicarem de volume. Acrescente o azeite em fio batendo sempre, junte o leite, a farinha e o fermento e bata bem. Polvilhe a cenoura ralada com uma colher de sopa de farinha e junte-a à massa que preparou anteriormente, adicione o atum, o queijo ralado e a salsa picada, misture tudo delicadamente. Divida a mistura por forminhas de silicone e leve ao forno durante 20 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Quando os queques estiverem cozidos retire-os do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva-os mornos ou frios.





Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Bacalhau Estufado com Pimento e Delícias do Mar

Para o almoço de sexta-feira Santa foi esta a sugestão escolhida por mim! Já andava com saudades de comer puré e o bacalhau acompanhou muito bem…  

Uma sugestão rápida e muito saborosa… Se preferirem podem acompanhar com umas batatas cozidas…


Tempo de preparação: 20 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: bacalhau
Prato: prato principal


Ingredientes: (Para 2 pessoas)
2 postas de bacalhau
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 tomates pelados
1 c. (de sopa) de massa de pimento
1 dl de azeite
1 caldo knorr marisco
1 dl de vinho branco
delícias do mar
pimento vermelho
coentros picados
sal e pimenta q.b.



Preparação:

Refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Junte o tomate, a massa de pimento, o vinho branco, a folha de louro, o pimento cortado em tirinhas e o caldo de marisco. Tape e deixe cozinhar por uns minutos. Adicione o bacalhau e um pouco de água. Deixe cozinhar e passados uns minutos retifique os temperos. Desligue e coloque as delícias do mar. Polvilhe generosamente com coentros picados. Sirva acompanhando a gosto.






Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 


World Baking Day - 18 de Maio 2014

A Vaqueiro prepara-se para celebrar, pelo segundo ano consecutivo, o World Baking Day, a 18 de maio.

2014 tem como desafio "Faça mais um Bolo"

E nós? Vamos fazer mais um bolo?
Juntos podemos adocicar o mundo…

Faltam 26 dias, para esse dia tão doce e especial... Comecem desde já a puxar pela imaginação, para que em família possam partilhar uma atividade de prazer e descontração.

Não tem que existir um motivo para fazer um bolo, pois não? Vamos lá para a cozinha fazer um bolo…

A vida precisa de momentos doces e fazer um bolo não é assim tão difícil... Mais simples ou mais elaborados, o mais importante é mesmo meter mãos à obra.





A Vaqueiro enviou um pequeno cabaz com um formato bem simpático e original a que a Nina achou imensa graça e eu também, para que os pudesse acompanhar neste desafio!


Já temos os produtos ideais para a confeção de um bolo, vamos lá então para a cozinha!





Faça mais um bolo com Vaqueiro Líquida!


Empadão de Esparguete Gratinado

Olá! Espero que tenham passado uma boa Páscoa! Por aqui correu tudo bem, mas ainda não comi nenhuma amêndoa :) Gosto! Mas não sou muito apreciadora, desta vez, fiquei-me pelos folares e pelos bolos.

Como prometido e para compensar as partilhas doces da passada semana, trago hoje um pratinho bem ao agrado de todos lá de casa. Aproveitei também para fazer uma saladinha bem colorida e já com os rabanetes que semeei no mês de março… Estavam deliciosos!



Tempo de preparação: 40 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: carne de porco
Prato: prato principal


Ingredientes:
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
500 g de carne de porco picada
1 chouriço de carne picado
polpa de tomate
massa de pimento
orégãos
sal
pimenta
vinho branco
esparguete
queijo ralado



Preparação:

Pique a cebola com os alhos e leve ao lume com o azeite deixando alourar. Junte a carne com o chouriço e deixe refogar um pouco, juntando os restantes ingredientes. Deixe cozinhar durante uns 20 minutos, agitando o tacho ocasionalmente. Retifique os temperos. Entretanto coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite, quando estiver cozido, escorra e reserve. Num pirex coloque uma camada de esparguete, outra de carne picada e termine com esparguete. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Sirva bem quente.




Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...