Cheesecake de Morango

Há uns dias vi esta receita num blog que gosto muito, o da São, e daí a fazê-la não demorei muito… Ao visitar o Lidl, lembrei-me de procurar o queijo quark e encontrei! Pelos vistos aqui em Tomar era um produto NOVO!!! Tive sorte e trouxe logo uma embalagem comigo, porque tinha ideia que era para usar numa receita que tinha gostado… Ao chegar, lá encontrei a receita e percebi que me faltava outra embalagem… Lá fui eu no dia seguinte comprar uma nova embalagem! Tinha que experimentar!!!

Na altura de por em prática a receita, deparei-me com um pequeno problema… pareceu-me que a minha forma de aro amovível era muito larga para esta sobremesa e que ia ficar muito baixinha… Então peguei apenas nas minhas tiras de acetato e criei o meu próprio aro, tendo o auxílio inicial de uma forma de alumínio para fazer o molde… Mas não foi fácil!!! Preciso urgentemente de um aro de 18 ou 20 cm para semifrios mais pequenos…


Tempo de preparação: 30 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: queijo quark
N.º de porções: 10
Prato: sobremesa
Forma: 18 cm 



Ingredientes:
200 g de bolachas Oreo
50 g de manteiga sem sal (á temperatura ambiente)
285 g de morangos (usei congelados)
500 g de queijo quark
1 iogurte de aroma de morango
200 g de açúcar
1 c. (de sopa) de leite
7 folhas de gelatina vermelha



Preparação:
Num tacho, junte os morangos com o açúcar e deixe cozer. Triture depois e deixe arrefecer. Entretanto, retire o recheio das bolachas e triture. Junte a manteiga e amasse um pouco. Forre o fundo de um aro forrado com folhas de acetato com este preparado. Reserve no frio. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Numa taça junte o puré de morango, o queijo quark e o iogurte, triture tudo muito bem, até obter um preparado homogéneo. Esprema as folhas de gelatina e coloque-as num tacho, juntamente com o leite. Mexa bem para que as folhas se dissolvam. Misture depois no creme, envolvendo bem. Verta o preparado em cima da base de bolacha. Leve ao frio de preferência de um dia para o outro. No momento de servir, desenforme e decore a gosto.



Notas:

- Para a decoração, utilizei o recheio das bolachas.






Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Sopa de Nabiças

Nestes dias mais frios, que bem que sabe uma sopinha!!! Aproveitei que me ofereceram um molhinho de nabiças e fiz esta sopa! Já tinha saudades, confesso. A minha mãe costuma juntar um bocadinho de arroz ou massa, mas eu desta vez, fiz apenas assim. Estava muito boa…


Tempo de preparação: 45 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: legumes
Prato: sopa


Ingredientes:
1 courgette
2 batatas
1 cebola
3 cenouras
1 molho de nabiças
água
azeite
sal



Preparação:

Lave e escolha muito bem as nabiças. Corte-as em pedaços pequenos. Reserve. Lave e descasque os restantes legumes. Corte tudo em pedaços ou rodelas e coloque numa panela. Cubra com água, tempere de sal e leve ao lume a cozer. Quando os legumes estiverem cozidos, retire algumas rodelas de cenoura; corte a cenoura em cubinhos e reserve. Triture depois a sopa com a varinha mágica. Junte as nabiças e a cenoura, deixe ferver até as nabiças estarem cozidas. Retifique o tempero, desligue e deite um fio de azeite. Sirva de imediato. 




Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência.


Dia Internacional dos Museus, 18 de maio de 2014

No passado domingo em Tomar, tive a oportunidade de participar com o Pappy e a Nina na visita animada "Gualdim Paes tem visitas" (parceria do Convento de Cristo e da Companhia de Teatro Fatias de Cá). 



Foi um evento realmente animado. Eu gostei muito e penso que é importante existirem eventos desta natureza, para que os mais pequenos e não só, fiquem a perceber um pouco do que se passava antigamente.















No final da animação teve lugar um lanche típico, onde não faltaram as deliciosas compotas e enchidos, muito bem acompanhados por pão e refrescos bem fresquinhos…





Estava tudo muito bom e no final tínhamos direito a lavar as mãozinhas de uma forma bem tradicional…


Muitos parabéns à organização e continuem… Tomar precisa de ação e movimento!


Hoje tem inicio a Festa Templária, que dura até ao próximo domingo. 
Se puderem apareçam :)


Beijinhos e fiquem bem.




Retângulos Folhados com Pêssego e Amêndoa

Qualquer desculpa é boa para fazer estes folhadinhos, com pêssego, com maça, com doce,… Sempre que uma massa folhada chama por mim a primeira sugestão que me ocorre é uma versão deste tipo… Rápida e fácil…



Tempo de preparação: 30 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: massa folhada
Prato: lanche/sobremesa
Nº de porções: 10


Ingredientes:
1 massa folhada retangular (Lidl)
1 lata de pêssego em calda
açúcar
canela em pó Suldouro
amêndoa picada grosseiramente
geleia de marmelo



Preparação:

Ligue o forno a 200º C. Estenda a massa no tabuleiro, utilizando o papel que vem com a massa. Corte-a em retângulos pequenos. Eu dividi ao meio no sentido do comprimento e depois em 5 partes +/- iguais, ficando com 10 retângulos. Corte o pêssego em fatias finas e coloque-as a gosto, sobre os retângulos de massa. Polvilhe a gosto com açúcar e canela em pó. Polvilhe com a amêndoa picada. Leve ao forno, durante 20 minutos ou até ficarem folhadinhos e douradinhos a gosto. Retire e pincele de imediato com a geleia de marmelo. Deixe arrefecer antes de servir.





Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência.




Salada Russa Simples

Uma refeição simples e bem saborosa, que já não fazia há algum tempo, mas aproveitei que tinha ervilhas fresquinhas e combinei com uma salada de agrião e rabanetes, lá da minha pequena produção… Adoro!


Tempo de preparação: 25 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: legumes

Prato: prato principal


Ingredientes:
batata cortada em cubos
cenoura cortada em cubos
ervilhas
ovos
atum
azeite
sal


Preparação:
Coloque ao lume uma panela com água. Assim que ferver junte a cenoura, deixe ferver durante alguns minutos e acrescente depois as batatas. Quase no final da cozedura acrescente as ervilhas. Tempere a gosto com sal. Coza os ovos à parte com uma pitada de sal. Assim que estiver tudo cozido, escorra os legumes e sirva com o atum e os ovos partidos em gomos. Acompanhe com uma salada a gosto e regue tudo com um fio de azeite.



Notas:

- Este era o meu prato… Simples. O Pappy optou por envolver tudo com maionese… A Nina não foi por aí… Ela adora o molho de azeitonas e orégãos da Paladin!





Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Quadrados Gulosos de Morango

Olá! Apesar de estar um bocadinho atrasada, não queria deixar de partilhar o bolo que preparei ontem para celebrar o WBD… Com várias iniciativas a decorrer durante o fim de semana na cidade de Tomar foi-me de todo impossível passar por aqui ontem para partilhar com vocês estes quadradinhos.

A inspiração veio da revista Saberes & Sabores n.º 217… Tinha os ingredientes todos para experimentar uma receita, mas como não ia ter tempo para preparar o creme, fazer decorações,… tive mesmo que improvisar e em vez de abrir uma lata de polpa de maracujá, onde ia utilizar apenas metade, optei por utilizar iogurte de morango… Com outro sabor penso que ficará igualmente bom!


Tempo de preparação: 40 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: margarina
Prato: bolo
Nº de porções: 15
Tabuleiro: 22x35 cm


Ingredientes:
250 g de Vaqueiro (à temperatura ambiente)
225 g de açúcar + 75 g
250 g de iogurte de aroma de morango
150 g de farinha com fermento Nacional
100 g de amido de milho Maizena
1 c. (de sobremesa) de fermento em pó
4 claras
Vaqueiro Líquida



Preparação:

Coloque a Vaqueiro na batedeira e bata-a um pouco até ficar macia. Junte as 225 g de açúcar e volte a bater até obter um creme. Adicione o iogurte de morango e continue a bater. Peneire a farinha juntamente com o amido de milho Maisena e o fermento em pó e adicione a pouco e pouco ao creme preparado, batendo levemente entre cada adição. Bata as claras à parte com o restante açúcar até estarem bem firmes e envolva-as delicadamente na massa. Espalhe-a sobre o tabuleiro previamente pincelado com Vaqueiro Líquida. Bata com o tabuleiro sobre a bancada de trabalho para ajudar a nivelar a massa e leve a cozer no forno a 180º C durante cerca de 30 minutos. (Faça o teste do palito) Retire e coloque a arrefecer em cima de uma rede. Desenforme segurando pelas pontas do papel e corte em quadradinhos. Coloque-os a gosto num prato de servir. Sirva bem fresco. 







Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...