Marmita #7

Salteado de Legumes com Tirinhas de Perú




Ingredientes:
Bife de peru
Sal
Pimenta
Azeite
Alho
Folha de louro

Kid smile da McCain
Couve Lombarda
Cenoura
Alho
Azeite

Preparação:
Tempere o bife de peru com sal e pimenta a gosto; corte-o em tirinhas. Numa frigideira coloque um fio de azeite, o alho laminado e uma folha de louro; frite as tirinhas de peru de ambos os lados. Reserve.

Corte a couve em juliana e lave-a bem. Coloque-a a cozer numa panela com água temperada de sal. Numa frigideira coloque um fio de azeite e alho esmagado. Descasque e rale a cenoura. Junte-a à frigideira juntamente com a couve bem escorrida e deixe saltear.

Prepare os Kid smile de acordo com as instruções da embalagem. Coloque tudo nas caixinhas e feche, colocando de seguida no termo.

Notas:
Veja AQUI algumas dicas de como preparo a Marmita ;)




Tempo de preparação: 15 min | Tempo de cozedura: 15 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: peru | Prato: prato principal



Aletria



Ingredientes:
125 g de aletria
900 ml de leite
225 g de açúcar
1 pau de canela
1 casquinha de limão
25 g de manteiga com sal
2 gemas de ovo
canela em pó q.b.

Preparação:
Numa panela, leve ao lume o leite deixando um pouco para misturar com as gemas. Junte a casquinha de limão, o pau de canela, a manteiga e deixe ferver. Logo que comece a ferver, junte a aletria, partindo antecipadamente os novelos com as mãos para que a aletria vá solta. Depois de começar a ferver, deixe cozer a aletria durante 3 minutos. Depois da aletria cozida, junte o açúcar e deixe cozinhar 5 minutos. Entretanto, misture muito bem as gemas com o restante leite. Passados os 5 minutos, junte as gemas à aletria e deixe cozer as gemas sem deixar ferver. Antes que comece a ferver, apague o lume. Depois da casca de limão e o pau de canela retirados, sirva num prato grande e fundo ou em tacinhas. Depois de frio, polvilhe com canela e está pronto a servir.




Tempo de preparação: 10 min | Tempo de cozedura: 8 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não 
Para crianças: sim | Ingrediente principal: aletria | Prato: sobremesa



Frango à Graciosa c/ Arroz de Passas






Ingredientes:
1 frango
1 cerveja pequena
1 sopa de tomate
1 lata de ananás
1 lata de cogumelos inteiros
1 cebola
Pinhões
Passas uva
Azeite
Alho
Sal
Arroz

Preparação:
Corte o frango em pedaços e coloque-os dentro de uma taça. Deite por cima o conteúdo da sopa de tomate e envolva bem todos os pedaços de frango. Reserve. Descasque a cebola e corte-a às rodelas. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque as rodelas de cebola e por cima os pedaços de frango. Abra a lata de ananás e corte algumas rodelas em pedaços a gosto. Espalhe por cima do frango, assim como os cogumelos inteiros. Deite a calda de ananás na taça onde reservou o frango e envolva dissolvendo o restante preparado de tomate. Deite por cima do frango. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 60 minutos, virando o frango a meio do tempo, deixando a pele virada para cima. Se necessário, regue com a cerveja.

Num tachinho coloque um fio de azeite e o alho laminado, deixando refogar. Adicione depois o arroz, os pinhões e as passas de uva, envolvendo bem. Acrescente depois água quente na quantidade necessária para cozer o arroz. Tempere a gosto.

Acompanhe o frango com o arroz e uma salada a gosto.




Tempo de preparação: 10 min | Tempo de cozedura: 60 min | Dificuldade:  | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: frango | Prato: prato principal



Marmita #6

Bacalhau Salteado com Grão



Ingredientes:
Bacalhau
Grão
Pimento verde
Pimento vermelho
Cebola
Alho
Ovo
Salsa
Azeite
Pimenta
Sal

Preparação:
Coza o bacalhau, depois desfaça-o em lascas e reserve. Coza o ovo com uma pitada de sal. Quase no final da cozedura, junte o grão. Retifique o tempero. Numa frigideira com um fio de azeite, refogue o alho e a cebola, ambos picados. Junte depois o bacalhau lascado. Tempere a gosto com pimenta. Junte os pimentos cortados em cubos e deixe saltear. Acrescente depois o grão e envolva bem. Descasque o ovo e corte-o em rodelas. Coloque tudo na caixinha e polvilhe a gosto com salsa picada. Feche bem, colocando de seguida no termo.

Notas:
Veja AQUI algumas dicas de como preparo a Marmita ;)




Tempo de preparação: 15 min | Tempo de cozedura: 15 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: grão | Prato: prato principal



Tronco de Natal


Ingredientes:
Para o bolo de limão
3 ovos
100 g de açúcar
100 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
30 ml de leite
raspa de limão

Para o recheio e cobertura
150 g de manteiga ou creme vegetal
150 g de açúcar em pó
1 café forte (bica) 

Para a decoração
raspas de chocolate

Preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 1800C. Unte um tabuleiro retangular de 25x30 cm com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha com o fermento e reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno e vire o bolo sobre um pano, polvilhado com açúcar em pó. Descole o papel vegetal.

Preparação do recheio:
Bata bem a manteiga com o açúcar e por fim envolva o café. Continue a bater, até obter um preparado homogéneo. Barre o bolo com parte do creme e enrole-o com o auxílio do pano, até obter uma torta. Corte os topos da torta e monte o tronco a gosto, com o auxílio do creme. Barre todo o tronco com o restante creme. Decore a gosto.

Nota:
- Os fios de ovos podem ser feitos com alguns dias de antecedência, de modo a facilitar a agitação na cozinha nos dias de festa.






Tempo de preparação: 40 min | Tempo de cozedura: 12 min | Dificuldade: ** | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: farinha | Prato: bolo
N.º de porções: 10 | Forma: 25x30 cm

Pizza Estrelas de Fiambre

Agora que o Natal está quase aí à porta e que tal dar um arzinho de festa à pizza? Claro que a sugestão foi bem apreciada pelos provadores… Mas pronto, tratando-se de pizza, está tudo dito!



Ingredientes:

Para a massa:
250 g de farinha
15 g de levedura fresca
150 ml de água
30 ml de azeite
sal

Para o recheio:
polpa de tomate
tirinhas de bacon
cogumelos laminados
fatias de fiambre
orégãos
queijo mozzarella ralado
azeite
  
Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal não aderente e polvilhe com um pouco de farinha. Deite a massa e espalme-a com as mãos até formar um círculo. Depois, pique-a com um garfo.  

Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa, polvilhe com orégãos e depois com o queijo mozzarella. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Regue com um fio de azeite. Ligue o forno a 230º C. Coza a pizza durante 15 minutos, ou até ficar douradinha.

Nota:
- Para fazer as estrelas de fiambre, utilizei 3 fatias de fiambre sobrepostas e um cortador metálico em forma de estrela, um maior e outro mais pequeno, para um melhor aproveitamento das fatias de fiambre...






Tempo de preparação: 10 min | Tempo de descanso: 30 min | Tempo de cozedura: 15 min
Dificuldade: * | Vegetariano: não | Para crianças: sim | Ingrediente principal: farinha
Prato: prato principal/lanche

Gelado de Maracujá

Sábado passou a ser dia de experimentar um gelado novo, digo… Sabor novo, sim, porque a receita, utilizei a mesma… Depois da 1.ª experiência, chegou a vez de experimentar o gelado de maracujá, mas sem sementes… Sim, porque eu não sou lá muito fã das mesmas.

Mas o resultado foi ligeiramente diferente… Não sei se pelo fruto em si, uma vez que utilizei polpa de maracujá ou se por ter utilizado morangos congelados…
Enquanto o de morango quase ia saltando pelo bucal ao fim dos 40 minutos, o de maracujá ao fim desse mesmo tempo ainda não tinha atingido o cimo da taça… Mas devo dizer que passadas umas horas no congelador… Estava maravilhoso!



Ingredientes:
350 g de polpa de maracujá (sem sementes)
200 ml de leite meio gordo
200 ml de natas
150 g de açúcar
1 iogurte natural

Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa taça e triture bem. (Eu utilizei a varinha mágica). Leve o preparado ao frigorífico entre 3 a 4 horas. Passado esse tempo, monte a máquina o mais rapidamente possível e coloque-a em funcionamento. Deite o preparado pela abertura própria e deixe a máquina em funcionamento durante 40 minutos. Ao fim desse tempo, desligue a máquina e passe o gelado para uma caixa, colocando-a de seguida no congelador. Retire a caixa do congelador uns minutos antes de servir.  

Nota:
A cuba da máquina deverá ser colocada no congelador durante 24 horas, devidamente fechada num saco de plástico, de modo a não criar gelo.





Tempo de preparação: 10 + 40 min | Tempo de congelação da cuba: 24 h
Tempo de refrigeração do preparado: 3 - 4 h | Dificuldade: * | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: morangos | Prato: sobremesa/lanche




Moldura Judoca - EVA

Uma moldura para o aniversário de um judoca, feita com toda a minha dedicação. Gostam? 




Marmita #5

Arroz de Bróculos com Salsichas


Ingredientes:
Arroz
Bróculos
Salsichas de Aves
Azeite
Água
Sal

Preparação:
Corte os bróculos em pequenos raminhos e lave bem. Num tacho, com água a ferver e temperada de sal, junte os bróculos. Assim que voltar a ferver, junte o arroz e deixe cozer em lume brando. Retifique o tempero. Quando o arroz estiver quase cozido, junte as salsichas cortadas às rodelas. Desligue depois o tacho e com a ajuda da tampa, retire toda a água restante. Coloque um fio de azeite. Coloque tudo na caixinha e feche bem, colocando de seguida no termo.

Notas:
Veja AQUI algumas dicas de como preparo a Marmita ;)





Tempo de preparação: 10 min | Tempo de cozedura: 12 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: arroz | Prato: prato principal



Torta de Laranja

A receita já não é novidade por aqui, mas para quem chega pela primeira vez, é sempre nova e para quem ainda não se decidiu a experimentar, pode ser que seja desta! Agora que o Natal está quase aí à porta... Fica a sugestão.





Ingredientes:
10 ovos
250 g de açúcar
50 g de farinha
10 g de fermento em pó
125 g de sumo de laranja
25 g de manteiga derretida
raspa de 1 laranja grande
manteiga
açúcar

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Numa tijela, misture o açúcar com a farinha, o fermento, a raspa de laranja e o sumo. Junte os ovos, ligue muito bem, sem bater demais para não ganhar espuma. Antes de colocar no forno, junte a manteiga. Deite a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve a cozer cerca de 25 minutos. Verifique se está cozida e retire do forno. Vire o tabuleiro com cuidado sobre um papel vegetal polvilhado com açúcar. Enrole a torta cuidadosamente com a ajuda do papel, apertando bem. Deixe arrefecer. Apare as extremidades. Sirva cortada às fatias.




Tempo de preparação: 10 min | Tempo de cozedura: 25 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: ovos | Prato: sobremesa | Tabuleiro: 28x30



Entrecosto com Molho Agridoce

Para esta refeição, inspirei-me em mais uma das receitas da revista Teleculinária n.º 1852… Como não tinha ananás natural, decidi fazer à mesma a receita e substitui o mesmo por laranja. Uma refeição que me agradou imenso.





Ingredientes:
0,5 kg de entrecosto
1 laranja
1 cerveja de 20 cl
2 dentes de alho
1 folha de louro
Coentros
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Arranje o entrecosto e corte-o em pedaços. Coloque num tabuleiro de forno. Lave e pique finamente os coentros. Tempere o entrecosto com os coentros picados, o alho esmagado, folha de louro, sal, pimenta e a cerveja. Leve ao forno a 180º C durante 30 minutos. Retire do forno e sirva com a laranja cortada em gomos. Salpique a gosto com coentros picados.

Acompanhei com Gomos de batata Barbecue McCain, que preparei no forno de acordo com as instruções da embalagem e uma saladinha.

Muito bom!





Tempo de preparação: 10 min | Tempo de cozedura: 30 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não 
Para crianças: sim | Ingrediente principal: entrecosto | Prato: prato principal



Empadão de Atum com Camarão

Depois da sobremesa de ontem, hoje é o dia do prato principal… E tão bom que ele estava… Uma deliciosa sugestão da revista Teleculinária n.º 1848. Aprovada e a repetir mais vezes. Para além de muito simples é um verdadeiro aconchego para o estômago. Se quiserem agilizar a refeição, sempre podem preparar um puré instantâneo… Fica a sugestão.



Ingredientes:
800 g de batatas
100 g de miolo de camarão
3 latas de atum
1 cebola
2 dentes de alho
100 g de polpa de tomate
40 g de manteiga
1,5 dl de leite
1 gema misturada com 2 c. (de sopa) de leite
0,5 dl de azeite
Salsa picada q.b.
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Lave as batatas com a pele, corte-as ao meio e coza. Depois escorra-as, deixe amornar e retire a pele. Reduza-as a puré, junte a manteiga, a noz-moscada, sal e pimenta e envolva, regue com o leite e misture bem. Reserve.

Aqueça o azeite e refogue a cebola e os dentes de alho picados até ficarem dourados, junte o miolo de camarão e deixe cozinhar até ficar cozido. Junte o atum escorrido, a polpa de tomate e a salsa picada. Retifique os temperos, mexa bem e retire.


Num tabuleiro disponha metade do puré de batata, depois a mistura do atum e do camarão e o restante puré. Alise, pincele com a mistura da gema e do leite e leve ao forno pré-aquecido a 200º C até que fique coradinho.







Tempo de preparação: 60 min | Dificuldade: * | Vegetariano: não
Para crianças: sim | Ingrediente principal: batatas | Prato: prato principal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...