Tronco de Natal 2019


Para a mesa de Natal consegui fazer este tronco fofinho e guloso! Confesso que Já tinha saudades… Obrigada ao Chef Hélio pela partilha e pelos ensinamentos... O açúcar dentro da água e não o contrário, isto no que diz respeito à calda! Optei por fazer uma versão mais reduzida e prática da receita.



Ingredientes:
Para o bolo
100 g de açúcar
3 ovos
2 gemas
100 g de farinha
Raspa de limão

Para a calda
50 g de açúcar
50 g de água
Casca de limão
Pau de canela

Para o recheio
Doce de ovos

Para a cobertura
Mousse de chocolate

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro retângular com papel vegetal não aderente. Peneire a farinha. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas com os ovos, o açúcar e a raspa de limão até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa.

Aos poucos junte a farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 10 minutos). Retire o bolo do forno e desenforme-o para cima de um pano polvilhado com açúcar. Descole de imediato o papel vegetal, mantendo-o por cima do bolo até ele arrefecer.

Num tachinho, coloque a água, o açúcar, a casca de limão e pau de canela e ferva cerca de 3 minutos. Deixe arrefecer um pouco e pincele todo o bolo.


Espalhe depois o recheio em todo o bolo. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe assim durante algum tempo. Depois desenrole o pano e apare a torta nas duas extremidades com um corte oblíquo. Com um bocado do recheio, cole uma das extremidades, dando um efeito de tronco. Barre o tronco a toda a volta com a mousse de chocolate, deixando os topos visíveis. Decore a gosto.






Bom Apetite!
Marta


1 comentário:

  1. Que tentação... que aspecto maravilhoso. Dá água na boca só de olhar...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...