Tarte de Sericaia

Deixar para amanhã o que ainda posso fazer hoje? Claro que não, ainda tenho um tempinho e vou experimentar esta nova receita, que me pareceu muito bem ao desfolhar o suplemento n.º 187 - O melhor da Cozinha Portuguesa, da revista Tv 7 Dias. Poucos ingredientes e de fácil confecção, é mesmo a receita ideal!

Agora deixo a receita:








Ingredientes:
1 massa quebrada, 200 g de açúcar, 50 g de farinha com fermento, 5 ovos, 4 dl de leite, 1 casquinha de limão, canela em pó q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 1800C. Unte uma tarteira de 25 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe-a com farinha. Forre-a com a massa quebrada, ajustando-a com a mão. Corte o excedente com uma faca e reserve. Para o recheio: Numa tigela, misture o açúcar com a farinha e as gemas e mexa. Num tacho, junte o leite com a casca de limão e leve ao lume até ferver. Junte-lhe o preparado de gemas e leve novamente a lume brando, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, elimine a casca de limão e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo firme e envolva-as delicadamente ao preparado anterior. Verta na tarteira. Polvilhe com canela e leve a meio do forno, cerca de 45 minutos. Retire e deixe arrefecer. Desenforme para um prato e sirva.

Notas:
- Adorei…

- Foi um riso total quando eu olhei para o forno e pensei: - “Mas eu não estou a fazer um molotof!”

- Gostei bastante da consistência… Só faltava mesmo a Ameixa de Elvas…

13 comentários:

  1. Que bonita ficou a tua tarte, a cor está mesmo apelativa!

    ResponderEliminar
  2. Marta adorei muito o aspecto desta tarte e por isso levo esta receitinha comigo, seu aspecto é fantàstico amiga, obrigado pela partilha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou simplesmente maravilhosa...um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. esta com um aspecto super tentador
    ja estou a babar-me

    ResponderEliminar
  5. Ficou fantástica.
    Deve ser uma delicía.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito bonita...adorei ver também na revista e a tua ficou igualzinha...bjokitas

    ResponderEliminar
  7. Que linda.... Deve ter ficado deliciosa!
    :)
    Beijinhs

    ResponderEliminar
  8. Olá Marta,

    andava a pensar o que havia de fazer com uma massa quebrada que lá tenho à algum tempo, cá está vou experimentar. Sericaia já fiz, agora a tarte não.
    Bom fim de semana
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não uso leite. Posso substituir por Iogurte natural ou bebida vegetal?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...