Bolo de Dióspiro Passo-a-Passo


Com tantos dióspiros lá por casa, tinha mesmo que fazer um bolinho. Como pedi ao Pappy para ir apanhar uns fresquinhos, então tinha mesmo que o fazer, já não havia desculpa. As nozes já as tinha partido com alguma antecedência, mas coloquei-as no congelador, porque senão já sabia que não ia ter nozes quando quisesse fazer o bolinho. Todos os ingredientes reunidos, vamos a isso!


 Vejam aqui o passo-a-passo:





Ingredientes:
1 ovo
250 g de açúcar
2 c. (de sopa) de manteiga derretida e arrefecida
4 dióspiros maduros (450 g de polpa)
1 c. (de chá) de canela
raspa de ½ limão
¼ c. (de chá) de sal
300 g de farinha
2 c. (de chá) de fermento
½ cháv. (de chá) de nozes picadas

Preparação:
Bata a gema e adicione progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim, introduza as nozes e junte a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher. Leve a cozer a 180º C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, cerca de 50 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar em pó.

O bolo foi aprovado pelo mini T, que me “obrigou” a desenformar o bolo ainda morno e a primeira fatia teve mesmo que ser para ele, que não se calava a pedir bolo! 


Bom Apetite!


Marta


7 comentários:

  1. Uma boa sugestão para aproveitar oa diospiros,por acaso ja o fiz ha uns anos e lembro me que era um bolo diferente mas não muito apreciado pelos miudos hehe.
    Beijinhos até breve.

    ResponderEliminar
  2. Esse bolinho tem um aspeto tão bom! Não sei se este ano vou conseguir dióspiros para o poder fazer, tenho esperança que sim! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi bolos com dióspiros , tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Isso deve ser muiitooooo bom!
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um óptimo aspecto. Este ano ainda não fiz bolo de dióspiro. Mas o ano passado fiz e gostamos imenso. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...