Pastéis de Nata

Há cerca de 2 meses voltei a repetir a minha primeira experiência com pastéis de nata. Já não me lembrava como tinham ficado da outra vez. Gostei, mas não era bem aquele o resultado que pretendia! Pesquisei, pesquisei e encontrei aqui e aqui sugestões que me agradaram bastante, receitas muito idênticas por sinal em que variava apenas a quantidade de açúcar… Eu que sou alérgica a receitas com grandes quantidades de açúcar… Reduzi… No açúcar e fiz apenas metade da receita, que rendeu cerca de 12 deliciosos pastéis.
 





Ingredientes:
1 massa folhada
250 ml de leite
125 g de açúcar
30 g de farinha de trigo sem fermento
125 ml de água
1 casca de limão
1 pau de canela
4 gemas de ovo



Preparação:
Dissolva a farinha em 100 ml de leite. Leve o restante leite ao lume, com o pau de canela e a casca de limão. Quando estiver a ferver, junte-lhe o leite com a farinha dissolvida e mexa bem. Assim que levantar fervura desligue o fogão. Num tacho, leve ao lume o açúcar com a água e mexa. Deixe ferver durante 3 minutos. Desligue e retire do fogão. Junte a calda de açúcar em fio ao leite e misture bem. Deixe arrefecer completamente. Separe as gemas das claras, bata as gemas levemente com um garfo e passe-as por um passador de rede. Junte as gemas ao creme e mexa bem. Corte rodelas de massa folhada e forre com elas pequenas formas de alumínio previamente untadas. Distribua o creme pelas formas. Leve ao forno a 250º C durante 30 minutos ou até ficarem coradinhos.





Notas:

- Fiquei bastante agradada com o resultado final! E não é que a Nina não quis comer nenhum… Logo ela que adora pastéis de nata!?! Só a mim! Quando estavam quase a acabar é que decidiu provar e disse: “- Os teus pastéis são muito bons!!! Melhores do que os da avó! (Que ela compra)”

 

- Coloquei forminhas de silicone dentro das formas de alumínio e depois é que apliquei a massa e enchi com o preparado, mas para uma próxima, com mais tempo, vou colocar diretamente nas formas de alumínio para ver a diferença.

 

- Espero que gostem desta minha sugestão. Beijinhos e fiquem bem, porque eu também vou tentar… Ficar bem!
 
 
 
 

 

24 comentários:

  1. Isto não se faz! Colocar aqui estas maravilhas! Esta ultima foto deixou-me mesmo a babar e cheia de fome!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que fome me deu olhar para esses pasteis de nata, comi-a já um!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  3. que maravilha!!!! Esse creme tá a chamar por mim !!!
    Beijinho e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Deliciosos...... Adorei e vou tirar 2 :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Como eu gosto de pasteis de nata!!! Tao lindos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficaram fantásticos estes pasteis de nata :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Ai que maravilha adorooo!!

    Parabéns ficaram lindos!

    ResponderEliminar
  8. Marta, mas que delícia estes pasteizinhos!! Adorei :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  9. ainda preguntas se gosto, mas é claro que sim quem é que nao gosta hehe eu sou fan quando vou a Portugal so para mim sao logo dois de uma vez hehe adorei os que estao mt bonitos bjs bfs

    ResponderEliminar
  10. Que lindos pastéis!! Ficaram com um aspecto delicioso!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Ummmmmmmmmmm Marta, que delicia¡¡¡¡ me quedo tu receta, besos

    ResponderEliminar
  12. Os teus pastéis de nata ficaram mesmo lindos, que cor deliciosa!

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito da receita !! Eu adoro pastéis de nata e esse ficaram perfeitos, na cor na textura e certamente no sabor !!

    Bjs e um ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. Que óptimo aspecto, deviam estar deliciosos!!!!

    ResponderEliminar
  15. Olá Marta! Mas alguém consegue resistir a um Pastel de Nata? E os teus ficaram tão lindos. Que cor fantástica, devem estar uma delicia. ;)
    Beijinho.

    Célio Cruz
    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Maravilhosos Martinha, quem dera poder provar "umzinho" só que fosse hehehe

    beijinho amiga!

    ResponderEliminar
  17. Que delicia Marta. A cor ficou soberba.... Adorei! Um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  18. Uma maravilha e com ovinhos caseiros :) lindos, bjokitas

    ResponderEliminar
  19. Bem bonitinhos!!! Gosto mesmo mto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ai Ai Marta!!! Vê lá se guardas uns desses para mim sim?? :P
    Ficaram lindos, muito apetitosos!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  21. Hace un montón que los quiero hacer ya que seguro que me gustan pero es que además a ti te han quedado perfectos.

    besos

    ResponderEliminar
  22. Estão fantásticos, adorei.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  23. Olá! Os pastéis de nata estão lindos e parecem deliciosos.

    A massa folhada que usou é de quantos gramas?

    Obrigada!! :-D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...