Parabéns Tomás!!!


O fofo cá de casa completou 4 aninhos na passada 5.ª feira e estava tão feliz! Por opção ainda não anda no jardim-escola, mas eu tinha-lhe prometido que quando fizesse os 4 anos que iria para a escolinha… A segunda coisa que me perguntou quando acordou foi se ia para a escolinha… A primeira foi se era o seu dia de anos! Muito fofo este menino… Parabéns filhote! Que a vida te sorria…
 




Ingredientes:
3 ovos
100 g de açúcar
100 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
30 ml de leite
raspa de limão

Para o recheio
Chantilly
Ananás em calda

Para a cobertura e decoração
Chantilly

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga, forre o fundo com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha, com o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 12 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer.

Prepare o chantilly.


Corte o bolo ao meio e coloque uma parte no prato de servir. Regue com um bocadinho da calda de ananás e recheie com o chantilly, espalhe por cima o ananás cortado em pedaços e coloque por cima a outra metade do bolo que regou também com a calda. Barre o bolo a toda a volta com o restante chantilly e decore a gosto. Sirva fresco! 




Bom Apetite!
Marta


2 comentários:

  1. Parabéns ao Tomás :) E aos papás tb!
    O bolo ficou bem bonito, de certeza que ele adorou!
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...