Bolo de Aniversário da Beatriz

Hoje trago-vos algumas imagens do bolinho que preparei para o segundo aniversário da minha afilhada Beatriz, que foi no dia 4 de Outubro. Quis-lhes preparar uma surpresa e acho que consegui. A receita escolhida foi nada mais nada menos que o bolo Formiga, que já não fazia desde o aniversário da minha filhota e quando abri o meu livro de receitas foi precisamente nessa página que ficou, pensei, para quê procurar mais? Acho que todos gostaram do bolo, é que só sobrou mesmo um bocadinho para alguém que vinha atrasado!!!






Bolo FormigaIngredientes:

Para o bolo
- 6 ovos
- 2 cháv. (de chá) de açúcar
- 2 cháv. (de chá) de farinha
- 1 cháv. (de chá) de leite
- 150 g de manteiga
- 150 g de côco ralado
- 100 g de chocolate granulado

Para a cobertura- 150 g de chocolate
- 1 dl de natas
- 1 c. (de sopa) de manteiga

Para a decoração
- coco ralado verde
- 1 gema
- 1,25 dl de leite
- 10 g de farinha custard
- 25 g de açúcar




Preparação:
Aqueça o forno a 180º C. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a manteiga derretida, o leite morno e o côco ralado. Junte a farinha e envolva as claras previamente batidas em castelo. Por fim, envolva o chocolate granulado. Leve a cozer numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante 50 minutos. Retire e deixe arrefecer em cima de uma rede. Depois prepare a cobertura, junte os ingredientes num tachinho e leve a lume brando, mexendo sempre até obter a consistência desejada. Deite por cima do bolo, deixando escorrer. Polvilhe o bolo a toda a volta com o coco ralado verde e reserve. Prepare agora o creme para fazer a dedicatória. Numa tigela misture o açúcar com a gema e bata bem. Junte depois a farinha custard. Adicione o leite, mexendo sempre. Leve esta misture ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer um pouco, mexendo ocasionalmente. Depois coloque o creme numa seringa com um bico fino e escreva a sua dedicatória a gosto. Troque a ponteira da seringa e faça pequenos montinhos a toda a volta do bolo com o restante creme. Dê largas à sua imaginação e divirta-se como eu!!!




Espero que tenham gostado da receita assim como eu gostei do bolo!







A pequena está cada vez mais linda!!! Agora que já tirou o gesso, depois de uma operação para a correcção da anca, vai poder começar a treinar novamente os primeiros passos... Agora deixo-vos a receita, até gostava de vos contar como ficou a minha cozinha, mas não vale a pena estar a falar de coisas menos boas...

3 comentários:

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...