Caracóis à Portuguesa









Durante o mês de Maio, pelo segundo ano consecutivo, o meu marido andou a apanhar caracóis. Sempre que vinham uns aguaceiros, lá andava ele... Durante esse tempo, fomos alimentando os bichinhos com umas folhinhas de alface bem fresquinhas. Uns dias antes do Grande Dia, comeram farelos. Dizem que é bom e não custa nada tentar. Pelo meio, foram tomando umas banhocas, onde o meu marido ia eliminando aqueles que iam morrendo... Mas o Grande Dia chegou e lá foi ele dar-lhes a banhoca final!!!

Foram separados pequenos para uma panela pequena, grandes para uma panela grande! Dos pequenos não tenho foto, estava tão entretida a comê-los que me esqueci... mas foram confeccionados da maneira mais simples, apenas com os temperos abaixo mencionados. Também foram os primeiros a ser servidos!

Depois foi então a vez dos maiores, que dão menos trabalho a comer e como vinham acompanhados do chouriço e do bacon, ainda melhores!

Agora deixo-vos a receita. Espero que gostem...

Caracóis à Portuguesa

Ingredientes:
3 kg de caracóis, 1 ramo orégãos, 2 folhas louro, 2 caldos knorr galinha, 1 limão, 4 dentes de alho, 1 cebola, 1 chouriço, 1 pedaço de bacon, sal, pimenta e piripiri q.b.

Preparação:
Lave bem os caracóis em água corrente até não deitarem qualquer sujidade. Coloque-os numa panela grande e cubra com água dois dedos acima dos caracóis. Leve a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos caracóis da casca. Quando começar a ferver, coloque o lume no máximo, adicione os temperos, juntamente com o chouriço e o bacon cortado em tirinhas grossas. Deixe ferver cerca de 30 minutos e no final, rectifique os temperos. Conserve-os no líquido da cozedura até à altura de servir. Sirva quente num prato com um pouco de caldo da cozedura. Coma com o auxílio de palitos.

Notas:
- Pois é, parece que desta vez me correu mesmo bem este petisco, porque foram muito comentados!

- Valeu a pena!

3 comentários:

  1. nós cá em casa costumamos alimentar os bichos com umas rodelas de batata branca e batata doce, ficam uma maravilha.
    este ano também tem havido muitos caracóis nesta zona, e este é um petisco que eu gosto muito...

    ResponderEliminar
  2. Ui que saudades, ja disse ao homem que tinhamos que comprar pra comer (ja feitos).
    Antigamente o meu pai fazia com um caldinho muito bom pra molhar o pao.... mas n ficamos com a receita dos caracois agora n acertamos a receita.

    ResponderEliminar
  3. Adoro caracóis e é com saudade que recordo os que o meu pai fazia com uma cebolada e tomate, que era de lamber os dedos :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...