Bacalhau Fresco com Presunto e Mil-Folhas de Espinafres


A IGLO e o chef Tiago Bonito desafiaram-me a criar uma receita original com a nova Tranche Inteira de Bacalhau Fresco.

Desafio aceite! 

A nova Tranche Inteira de Bacalhau Fresco, pescado em alto mar e congelado com toda a qualidade é ideal para toda a família! 

Então para um jantar em família saiu uma refeição bem saborosa e muito apreciada por todos! O bom desta minha sugestão é que enquanto o bacalhau está no forno, temos tempo para preparar o acompanhamento… A filhota adorou o bacalhau e os discos de broa! A repetir.



Ingredientes:
1 Tranche de Bacalhau Fresco Iglo
sal
pimenta
sumo de limão
3 fatias de presunto
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite
broa de milho
salsa picada
azeitonas

Para o puré de batata
750 g de batatas
375 ml de leite
sal
pimenta
noz-moscada
2 c. (de sopa) de manteiga

Para o mil-folhas de espinafres
200 g de broa de milho
2 dentes de alho
1 ramo de coentros
0,5 dl de azeite
1 clara
1 molho de espinafres
2 dentes de alho
azeite
sal
pimenta

Preparação:
Descongele a Tranche de Bacalhau Fresco de acordo com as instruções da embalagem. Tempere a gosto com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.

Num tabuleiro coloque a cebola cortada em meias-luas finas, os dentes de alho laminados e a folha de louro. Divida a Tranche de Bacalhau Fresco em 3 postas. Com uma faca afiada, abra cada posta no sentido longitudinal e introduza uma fatia de presunto. Coloque as postas no tabuleiro por cima da cebola. Cubra as postas com uma meia-lua de cebola e polvilhe com broa esfarelada. Regue tudo generosamente com azeite.

Ligue o forno a 200º C.

Corte a broa em fatias finas; coloque-as numa picadora com os dentes de alho, o ramo de coentros e o azeite. Triture-os e acrescente a clara. Envolva muito bem; com uma espátula faça pequenos discos com este preparado, num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal não aderente. Leve-os ao forno, em simultâneo, com o tabuleiro de bacalhau, durante 20-25 minutos.

Descasque as batatas, corte-as às rodelas e leve-as a cozer numa panela com água e sal. Depois de cozidas, escorra as batatas e reduza a puré. À parte aqueça o leite. Leve novamente as batatas a lume brando, adicionando o leite morno, a pimenta, a noz-moscada e a manteiga. Mexa até ficar com a consistência a gosto. Reserve.

Arranje os espinafres e coza-os em água temperada com sal. Salteie os espinafres no azeite e nos alhos laminados. Tempere a gosto com pimenta.

No prato em que vai servir, disponha uma porção de puré de batata, por cima o bacalhau recheado com presunto e a cebolada; um pouco de espinafres sobre um disco de broa; repita a operação e finalize com um disco de broa. Regue tudo com um fio de azeite e salpique com a salsa picada. Sirva de imediato e Bom APETITE!!!



#Igloportugal #bacalhaufresco #CesarCastro

Espero que apreciem esta minha sugestão.
Beijinhos e até breve.



6 comentários:

  1. Que maravilha! Bem que podia ser o meu almoço hoje!
    Pedro Costa

    ResponderEliminar
  2. Ficou maravilho e com certeza uma delicia para um bom jantar...um beijinho,

    ResponderEliminar
  3. Nunca usei bacalhau fresco, esse tem tudo para me agradar,uma excelente refeição.

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspeto... a delicia q não será...
    Carla Silva

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...