Bacalhau da D. Alegria


Há uns tempos fui almoçar a casa de um casal amigo e para além de outros pratos, tive a oportunidade de experimentar uma receita de bacalhau que me agradou imenso. Estava uma verdadeira maravilha. Eu nunca tinha feito nada do género… Então e como é que faz… e não faz… Lá vim eu com a ideia na cabeça para um dia experimentar. Batizado já estava, pois claro, teria o nome de quem o confecionou. Então eu, recentemente, lá me pus a jeito para recriar este bacalhau. Digo recriar, porque acho que não consegui chegar aos calcanhares do outro, que me soube maravilhosamente bem! Acho que deixei os cubinhos de batata demasiado grandes... Oh! Que chatice... Lá vou eu tentar melhorar e repetir a receita para ver se me aproximo daquilo que me ficou gravado na memória...


Ingredientes:
Bacalhau
Batatas
Couves
Cebolas
Cenoura
Alhos
Folha de Louro
Broa
Azeite
Sal

Preparação:
Coza o bacalhau e deixe arrefecer. Entretanto coza as batatas cortadas aos cubinhos juntamente com a cenoura também cortada aos cubinhos; quase no final da cozedura junte as couves cortadas em juliana. Numa frigideira coloque azeite, a cebola cortada às rodelas, os dentes de alho esmagados e a folha de louro; deixe refogar. Lasque o bacalhau, retirando a pele e as espinhas; junte ao refogado de cebola e envolva bem. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma camada de batatas, cenoura e couves; regue com azeite e coloque por cima a mistura de bacalhau. Espalhe por cima a broa esfarelada e regue novamente com azeite. Leve ao forno até dourar. Sirva de imediato. 


Bom Apetite!



6 comentários:

  1. Tem bom aspeto! Adoro bacalhau por isso levo para experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esse bacalhau tem mesmo um aspecto delicioso, vou levar a receita para experimentar.
    Bom fim de semana Marta

    ResponderEliminar
  3. Mesmo que não tenha ficado igual ao que provaste, o aspecto é delicioso na mesma e dá vontade de comer :)
    PS: devias ter pedido a receita com passo a passo e tudo, eu faço isso sempre que gosto de algo dos familiares ou amigos e não dou descanso até me darem a receita :P
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Menuda pinta rica que tiene este bacalao, te cogía una buena ración ahora mismito

    besos

    ResponderEliminar
  5. Adoro estes pratos de bacalhau, ficou fantástico, parabéns! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...