Arroz Doce - Clara de Sousa - Companion


Quando vi a receita da Clara de Sousa, fiquei logo entusiasmada, porque quem me acompanha sabe o quanto eu gosto de arroz doce! Assim, logo que tive oportunidade, decidi testar a receita no meu robot de cozinha, sim, porque convenhamos estar sempre a mexer o arroz não é uma tarefa que me agrada… Pensei, seja o que Deus quiser! Bem, tenho a dizer que todos gostaram do arroz doce. A filhota que anda toda esquisita, comeu uma tacinha ao lanche e outra ao jantar… Esta receita rendeu 8 tacinhas iguais à da foto.

Se deu um bocadinho mais de trabalho em relação a outros que tenho feito no robot? Sim, deu, porque vamos adicionando o leite aos poucos e temos que ir ouvindo/vendo quando temos que ir juntando mais leite, mas não pegou nadinha ao fundo da taça, o que geralmente me tem acontecido com outras receitas…


É uma receita a repetir mais vezes garantidamente! Obrigada Clara de Sousa por mais uma deliciosa receita!


Ingredientes:
100 g de arroz carolino
250 ml de água
uma pitada de sal
1 lt de leite meio-gordo
150 g de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
canela em pó

Preparação:
Coloque o leite a aquecer. Leve ao lume um tacho, com a água, a pitada de sal e o arroz. Quando o arroz absorver toda a água, junte duas conchas de leite quente, para cobrir, mais a casca de limão e o pau de canela. Mantenha ao lume, sempre a fervilhar e sempre mexendo, em movimentos lentos e circulares. O restante leite continua sempre ao lume, no mínimo, para se manter bem quente. À medida que o arroz for absorvendo o leite, o creme fique mais denso e a fervura faça bolhas maiores, coloque mais duas conchas de leite. Repita o processo, mexendo sempre, até esgotar todo o leite. No final, terá um creme nem demasiado líquido, nem demasiado denso. Desligue o lume, junte o açúcar e mexa até estar bem envolvido. Retire as casquinhas de limão e o pau de canela. Coloque numa taça ou em tacinhas. Deixe arrefecer. Quando já estiver frio, polvilhe com canela em pó. Sirva à temperatura ambiente.


Preparação na Companion:
Coloque o leite a aquecer.

Acessório misturador
Na taça coloque a água, a pitada de sal e o arroz.
Vel 3/ 95º C/ 5 min – Com tampa
Vel 3/ 90º C/ 5 min – Com tampa

Retire a tampa.
Vel 3/ 90º C/ 55 min
Deite duas conchas de leite quente e junte a casca de limão e o pau de canela. À medida que o arroz for absorvendo o leite, o creme fique mais denso e a fervura faça bolhas maiores, coloque mais duas conchas de leite. Repita o processo até esgotar o leite quente.

Quando terminar o leite e o creme já tiver a consistência desejada, prove um bago de arroz e verifique se está bem cozido. Junte o açúcar.
Vel 3/ 5 min

Coloque numa taça ou em tacinhas. Deixe arrefecer. Quando já estiver frio, polvilhe com canela em pó. Sirva à temperatura ambiente.


Notas:
Eu passei o leite por um coador de rede fino antes de o juntar ao arroz pelo bucal.

Primeiro programei 30 minutos, mas depois verifiquei que ainda faltava algum tempo para gastar todo o leite, daí ter programado mais 25 minutos, mas a cremosidade/consistência ficará ao vosso gosto. Daí terem a necessidade de aumentar ou diminuir o vosso tempo.

Ao arrefecer o arroz ficará mais denso.



Bom Apetite!
Marta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...