Pudim de Claras com Noz






Ingredientes:
12 claras, 200 g de açúcar, 70 g de miolo de noz triturado.

Decoração:
70 g de açúcar, 40 g de água, 2 gemas e miolo de noz q.b.

Preparação:Ligue o forno a 190º C. Bata as claras em castelo firme e, aos poucos, vá adicionando o açúcar. Junte o miolo de noz triturado. Unte com gordura e polvilhe com açúcar uma forma redonda com 22 cm de diâmetro. Preencha com o preparado anterior e bata com a forma em cima de uma mesa para retirar o ar das claras. Leve ao forno por 15 minutos. Deixe arrefecer e desenforme. Prepare o doce de ovos. Coloque o açúcar num tachinho e cubra com a água. Leve ao lume até obter ponto de pérola. Retire do lume e deixe amornar. Entretanto, bata as gemas com um garfo e misture-lhes em fio e batendo sempre, a calda de açúcar. Leve de novo a lume brando, não parando de mexer, para não talhar nem se pegar ao fundo e deixe cozinhar, até obter a consistência desejada. Coloque o doce de ovos num saco de pasteleiro com boquilha fina e lisa e risque toda a superfície do pudim. Decore com miolo de noz.

Notas:- Esta receita foi adaptada da revista Cozinha Semanal n.º 422 de 7 a 13/01/2010.

- É uma receita adaptada porque só tinha 12 claras e também resolvi fazer um ajuste ao açúcar!!!

- Aproveitei que lá tinha muitas nozes já partidas e foi super rápido.

- Devo confessar que nunca me tinha passado pela cabeça utilizar uma forma redonda para este tipo de pudim e até estava receosa, mas depois do resultado final, é sem dúvida uma excelente opção!

- Devo dizer que preparei este pudim num sábado ao final do dia e só abri o forno no domingo de manhã para o colocar um bocadinho no frigorífico... As temperaturas agora também não estão muito altas.

- Todos gostaram e até estavam admirados com o aspecto interior.

- Se tiverem oportunidade experimentem e depois comentem!

- Beijocas para todos e até breve!!!

3 comentários:

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...