Bolo Rei


Se há bolo que não pode faltar na mesa de Natal é mesmo o bolo rei! Eu adoro, principalmente se tiver uma enorme casca de laranja… Para mim, quase que podia ser só casca de laranja. Mas desta vez na falta das ditas, decidi colocar as cerejas, que também aprecio. É tão bom por a mão na massa!


Ingredientes:
750 g de farinha de trigo
25 g de fermento de padeiro
3 dl de leite
1 ovo
2 gemas
100 g de açúcar
75 g de manteiga
1/2 cálice de Vinho do Porto Branco
raspa de 1 laranja
passas
pinhões
nozes
amêndoa laminada
fruta cristalizada

Decoração:
ovo batido
cerejas cristalizadas
metades de noz
miolo de amêndoa


Preparação:
Misture 250 g de farinha de trigo com o fermento, o leite, o ovo e as gemas. Amasse bem e deixe levedar cerca de 30 minutos. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado e polvilhado com farinha. Noutro recipiente, amasse a restante farinha com o açúcar e a manteiga. Junte à massa anterior já levedada. Verta o Vinho do Porto e amasse. Envolva as passas na massa, assim como as nozes, as amêndoas, os pinhões e a fruta cristalizada. Amasse mais um pouco. Polvilhe a massa com farinha, tape-a com um pano e deixe-a levedar por 30 minutos.


Com as mãos, dê a forma pretendida à massa. Coloque o bolo no tabuleiro e, com um copo enfarinhado, faça um buraco no centro. Ligue o forno a 190ºC. Pincele o bolo com ovo batido, decore-o com frutos secos. Deixe descansar por 10 minutos. Leve-o, de seguida, ao forno e coza-o entre 30 a 35 minutos. 



Bom Apetite e Boas Festas!

1 comentário:

  1. O bolo rei está LINDO!! Muito bem feito e perfeito! Adorei!
    Ainda não tive coragem de me aventurar nesse bolo....talvez um dia :)
    Beijinhos Marta e votos de um Feliz Natal

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...