Bolo Colchão de Noiva com Creme e Massa Folhada



Aqui está a receita do meu bolo de aniversário! Espero que gostem! Eu ADOREI!!! Vou repetir esta receita, mas certamente com algumas variantes, quanto mais não seja no que diz respeito à decoração...




Ingredientes:
- 1 massa folhada rectangular

Para o bolo- 6 ovos, 250 g de açúcar, 100 g de fécula de batata, 1 c. (de sopa) de farinha, 1 c. (de chá) de fermento, sumo de ½ limão.

Para o creme
- 6 gemas, 7,5 dl de leite, 60 g de farinha custard, 165 g de açúcar, 1 limão (casca), 1 pau de canela.





Preparação:Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa folhada no tabuleiro do forno, pique-a com um garfo e leve-a ao forno, até ficar dourada. Depois de cozida, retire-a do forno e reserve. Enquanto a massa folhada coze, bata as claras em castelo. Depois, sem bater, misture o açúcar e a farinha. Mexa bem e junte as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão. Verta o preparado para um tabuleiro previamente forrado com papel vegetal anti-aderente e leve ao forno cerca de 30 minutos. Retire e reserve. Prepare agora o creme para o recheio e cobertura. Leve o leite ao lume, juntamente com a casca de limão e o pau de canela, até ferver. Numa tigela misture o açúcar com as gemas e bata bem. Junte depois a farinha custard e mexa bem. Adicione o leite coado e em fio, mexendo sempre. Leve esta misture ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer um pouco, mexendo ocasionalmente. Num prato de servir, coloque a massa folhada aparada na medida do bolo. Barre generosamente com o creme e cubra com o bolo reservado. Barre o bolo todo com o restante creme e decore a gosto.




Notas:- A receita do bolo partiu do blog da Anabenfica, acho que ainda não tive oportunidade de lhe deixar um comentário, mas assim que vi o bolinho que ela fez para o seu marido, fiquei rendida ao aspecto exterior! Depois segui a ligação para outros bolos que ela fez e disse tenho que experimentar!





- A receita do creme partiu do blog da Juliana Santos, quando vi um bolo de aniversário que ela fez, achei que este creme seria a opção ideal, e não me enganei!




- Juntei a massa folhada, porque achei que seria uma combinação interessante.



- Agora vamos à decoração. Depois de ter montado o bolo, chegou a vez de juntar um bocadinho de chocolate em pó ao creme, até obter a cor desejada. Coloquei o creme na seringa, e lá fui eu dar largas à imaginação! E eu que nunca me tinha atrevido a escrever nada, prefiro usar moldes, mas acho que até me safei, o creme é mesmo bom!



- Comprei os canudinhos de chocolate no Lidl e intercalei-os com aparas da massa folhada, que lá conseguiram escapar às investidas da minha filhota! A marota não me queria deixar decorar o bolo, já me estava a passar, até que o pai teve a feliz ideia de a levar a ver a horta. Ela queria chupar tudo! Assim que vê um creme diz: -"Mãe? Posso chupai?". Eu quando era mais pequenina também adorava rapar as tigelas...



- A palmeira e as joaninhas fazem parte de alguns enfeites que já tinha lá por casa e achei que dão um colorido muito bonito aos bolos.

- Gostaram?


Uma verdadeira delícia e vale sempre a pena experimentar coisas novas em ocasiões especiais!

4 comentários:

  1. Parabéns
    Hummmmmm
    que delicia =D
    JInhos fofos

    ResponderEliminar
  2. Parabens....Tem um aspecto delicioso esse bolo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo muito bonito o bolo, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. o bolo esta uam maravilha. ao tempo que nao faço adoro.
    e ao tempo que nao conseguia te visitar mas ca estou para evr o que tenho perdido.beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...