Aletria

Para quem antigamente até não apreciava aletria… acho que ando a abusar :) É o que eu digo… Deve ser da idade… ela trás tudo… Em vez de fazer ½ dose como da última vez, acabei mesmo por fazer a receita completa e em boa hora o fiz, porque só me apetecia tirar mais um bocadinho e mais um bocadinho… Tirem-me a travessa da frente s.f.f. :)

Desta vez para a decoração utilizei paus de espetadas sobrepostos, que deram origem à decoração que podem ver… Não ficou uma perfeição, porque deixei a decoração mesmo para a hora de servir a aletria… Então foi tudo ligeiramente à pressa e meio a tremer… É que os paus teimavam em querer fugir… Mas como sou teimosa… Arregalei-lhes os olhos e eles lá pararam de se mexer ;) ... Ou não!



Tempo de preparação: 40 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: leite
Prato: sobremesa




Ingredientes:
125 g de aletria
900 ml de leite
225 g de açúcar
1 pau de canela
1 casquinha de limão
25 g de manteiga com sal
2 gemas de ovo
canela em pó q.b.



Preparação:

Numa panela, leve ao lume o leite deixando um pouco para misturar com as gemas. Junte a casquinha de limão, o pau de canela, a manteiga e deixe ferver. Logo que comece a ferver, junte a aletria, partindo antecipadamente os novelos com as mãos para que a aletria vá solta. Depois de começar a ferver, deixe cozer a aletria durante 3 minutos. Depois da aletria cozida, junte o açúcar e deixe cozinhar 5 minutos. Entretanto, misture muito bem as gemas com o restante leite. Passados os 5 minutos, junte as gemas à aletria e deixe cozer as gemas sem deixar ferver. Antes que comece a ferver, apague o lume. Depois da casca de limão e o pau de canela retirados, sirva num prato grande e fundo ou em tacinhas. Depois de frio, polvilhe com canela e está pronta a servir.




Experimentem e depois partilhem comigo a vossa experiência. 




12 comentários:

  1. Very delicious! Blessings dear. Catherine

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não sou apreciadora, mas ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  3. Aletria, gosto muito também, e se for morna, ainda mais :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro aletria e a decoração ficou linda!!

    ResponderEliminar
  5. também não sou fã de aletria... mas a mim ainda não me convenceu...para já!
    Ficou muito bonita essa :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. muito bom!! gosto muito mas prefiro arroz doce ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gosto imenso e esta tua ficou mt bonita, parabens!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Muy rica Marta, me encanta la aletria, besos

    ResponderEliminar
  9. Martinha ficou como sempre a maior delicia eu adoro manda ai um prato cheio e fica a dieta para a próxima...um beijinho o teu trabalho antes deste ficou lindo tu és uma grande artista em tudo o que fazes.

    ResponderEliminar
  10. Normalmente faço pelo Natal, mas depois de ver a tua até fiquei com vontade :)
    Gostei da decoração.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficou tão linda e gulosa.
    Uma sugestão que sabe tão bem.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...