Favas Guisadas com Enchidos - Companion


Este ano não semeámos favas, mas tivemos favas para apanhar… Possivelmente caíram sementes para a terra o ano passado e acabaram por nascer algumas faveiras. Ao final do dia o Pappy foi apanhá-las com o Tommy e depois os três lá descascaram uma parte enquanto eu fazia o jantar desse dia. Mas como são uns queridos, deixaram uma parte para eu também descascar depois de jantar. Deu para esta refeição e ainda fiquei com umas quantas congeladas para outra refeição. Eu até gosto de favas, melhor aprendi a gostar e de vez em quando sabem muito bem! Os enchidos são da mãe, por isso ficou uma refeição bem caseira! Acompanhei com uma bela salada de alface, mas só agora percebi que não ficou na foto.
 

Ingredientes:
Favas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cebola
1 dl de azeite
2 chouriços
2 morcelas
2 entremeadas
3 c. (de sopa) de polpa de tomate
1 c. (de sopa) de massa de pimento
1 dl de cerveja
Hortelã
Sal
Pimenta
Água a ferver

Preparação:
Descasque os dentes de alho e a cebola; pique-os e refogue no azeite, juntamente com a folha de louro. Adicione 1 chouriço cortado às rodelas, a entremeada cortada aos cubos, tempere com pimenta e deixe refogar um pouco. Adicione a polpa de tomate, a massa de pimento e refresque com a cerveja. Acrescente depois as favas e cubra com água. Por cima coloque as morcelas e o outro chouriço; tudo bem picado com uma faca para não rebentarem, deixe cozer. No final retifique os temperos e junte um raminho de hortelã. Sirva de imediato.



Preparação na Companion:
Lâmina picadora
Corte a cebola em 4 partes. Adicione os dentes de alho.
Pulse 5 s (Raspar + Pulse 5 s se necessário)
                                               
Acessório misturador
Adicione o azeite e a folha de louro.
Slow Cook P1/5 min

Adicione 1 chouriço cortado às rodelas, a entremeada cortada aos cubos e tempere com pimenta.
Slow Cook P1/5 min

Adicione a polpa de tomate, a massa de pimento, a cerveja e as favas. Cubra com água a ferver. Por cima coloque as morcelas e o outro chouriço; tudo bem picado com uma faca para não rebentarem.
Slow Cook P2/100º C/45 min


A 5 minutos do fim do programa, retire os enchidos para cortar às rodelas, retifique o tempero. Adicione as rodelas dos enchidos e envolva bem. Deite por cima a hortelã e deixe terminar o programa. Sirva.



Bom Apetite!
Marta


1 comentário:

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...