Queixadas Assadas no Forno Com Batatas Assadas e Esparregado


Andava há muito tempo à procura de bochechas de porco ou queixadas. Assim que as encontrei vieram logo comigo para preparar o mais rápido possível. Aproveitei para as confecionar para um almoço em família. Esta refeição foi para mim simplesmente maravilhosa. É claro que a menina Diana nem quis provar e o pequeno Tomás seguiu-lhe os passos. Lá tive que arranjar algo que substituísse aquela pequena/grande maravilha! As batatinhas ficaram deliciosas e a carne então… Top! Se quando vivia em casa dos meus pais não apreciava muito esta iguaria, que só aparecia de vez em quando… porque os porcos só têm 2… o que não se sucede com outras partes do bicho, que se “multiplicam”, agora para mim isto é um verdadeiro manjar! Pode ser que um dia ela também aprecie!


Ingredientes:
Queixadas de porco
Sal
Pimenta
Dentes de alho
Folha de louro
Massa de pimento
Cerveja
Cebola grande
Batatas para assar
Espinafres
Azeite
Margarina
Leite
Farinha sem fermento
Vinagre

Preparação:
Comece por temperar a carne com sal, pimenta, massa de pimento, dentes de alho esmagados, folha de louro e cerveja. Reserve pelo menos uma hora. Num tabuleiro coloque a cebola cortada em meias luas, dentes de alho laminados e folha de louro. Regue com azeite. Descasque as batatas, tempere-as com sal e um pouco de massa de pimento. Espalhe-as a toda a volta do tabuleiro. Junte depois as queixadas e a marinada. Regue tudo com azeite e leve ao forno a 200º C cerca de 40 minutos ou até a carne e as batatas estarem cozinhadas. Vire a carne e as batatas durante a assadura. Junte mais cerveja se necessário. 

Numa panela com água a ferver e temperada de sal, coloque os espinafres já arranjados. Deixe ferver 5 minutos. Depois escorra bem a água. Numa frigideira coloque um pouco de azeite e um pouco de margarina. Deixe derreter e junte o alho bem picadinho. Junte depois os espinafres já escorridos e deixe saltear. Tempere com pimenta. Junte farinha e envolva bem. Acrescente leite e mexa até obter a consistência desejada. Salpique com umas gotas de vinagre e envolva bem. Acompanhe com as batatas assadas e as queixadas. 



Bom Apetite!
Marta


2 comentários:

  1. Aqui em casa só eu é que gosto de bochechas de porco, essas tem um excelente aspecto e estão muito bem acompanhadas.

    ResponderEliminar
  2. Hummmm tão bom, aspecto delicioso!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...