Bolo ou Queijada de Dióspiro



Ingredientes:
- 1 gema
- 250 g de açúcar
- 2 c. (de sopa) de manteiga derretida e arrefecida
- 4 dióspiros maduros
- 1 c. (de chá) de canela
- raspa de ½ laranja grande
- raspa de ½ limão grande
- ¼ c. (de chá) de sal
- 300 g de farinha
- 2 c. (de chá) de fermento
- ½ cháv. (de chá) de nozes picadas
- 1 clara




Preparação:
Bata a gema e adicione progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim, introduza as nozes e junte a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher. Leve a cozer a 180º C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, aproximadamente 1 hora. Desenforme depois de frio e decore a gosto com açúcar em pó.





Notas:
- Lá está! Quando vi a minha casa repleta de dióspiros desesperei! E eu que nem gostava nada desta fruta! O P. é que é bastante apreciador, já tentei convencer a pequena D. a comer, mas ela já provou e não ficou de todo entusiasmada... Decidi fazer uma pesquisa, para ver se encontrava alguma receita para lhes dar uso, pelo menos a alguns...

- Este ano pelas minhas contas, apanhámos cerca de 50 dióspiros... Por curiosidade pesei um que tinha 365 gramas! Outros andam pelas 300 g, 325 g,...

- Encontrei a receita do bolo aqui e mais algumas em outros blogs, mas verifiquei que tinham todos a mesma origem. Achei a receita muito simples e tinha tudo para a confeccionar! Pus mãos à obra e preparei o bolo, mas...

- Algo correu mal, em vez de um bolo com aparência igual ou parecida com aqueles que tinha visto, tinha uma queijada de dióspiro. O sabor era realmente fantástico, mas o bolo era um bocadinho enqueijado.

- Será que foi por ter usado uma forma de silicone sem buraco? Ou foi por excesso de polpa de dióspiro? Eu pesei os 4 dióspiros inteiros e tinham 1 kg e 165 g, não escolhi os maiores, mas possivelmente foi excesso de polpa. Nem sequer ponderei usar apenas 3... há dias assim!!!

- De qualquer modo, o bolinho desapareceu num ápice... talvez pela curiosidade em provar! Eu nunca me tinha imaginado a fazer um bolo com esta fruta, mas temos que dar o braço a torcer. Vale a pena, mesmo que não corra assim tão bem!

- Beijos e até breve...

5 comentários:

  1. eu ainda não me decidi a usar dióspiros nos bolos... é que como não gosto da fruta nem me atrevo a experimentar, embora o aspecto seja tentador.

    ResponderEliminar
  2. ficou muito bem mesmo,tb fiz uma coisa maluca com diospiros mas não ficou grande foto ;o)bjokinhas

    ResponderEliminar
  3. Este bolo está maravilhoso...

    Vou experimentar também...

    Sempre receitas maravilhosas...

    jinhos

    ResponderEliminar
  4. Amiga o bolinho ficou fantástico! Eu adoro bolos enqueijados, portanto esse é perfeito para mim...eh eh eh! Ás vezes também tenho imensos dióspiros cá em casa e o meu homem não gosta, portanto esta é mais uma excelente ideia para eu os usar!! Já guardei a receitinha!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  5. eu di fruto nao sou grande apreciadora
    mas acho que em bolinhos ja ia melhor
    esta lindo
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...