Fisális - Cultivo






















Depois de vários pedidos, deixo aqui a minha dedicação a esta planta.
Na verdade, não lhes dedico tanto tempo como desejava, mas faço o que posso! Neste momento tenho 4 pés de Fisális, que me dão algum trabalho e uma produção suficientemente boa!

- Quando temos um Fisális num vaso e este já tem cerca de 25 cm, podemos fazer a transplantação do mesmo para um local definitivo (Abril - Maio), onde apanhe muito sol e onde possa ser regado regularmente.

- Depois, podemos criar desde logo, uma estrutura à sua volta com paus, canas ou ferros para que se possa ir atando a planta e fazer com que os Fisális fiquem bonitos e não cresçam no chão.

- Em alternativa podemos deixar crescer a planta livremente, se bem que ela tem tendência em alastrar-se pelo chão e ocupa muito espaço. E os frutos podem ficar sujos com a terra, quando chove ou quando são regados.

- Se possível a rega nos dias de maior calor deverá ser diária ou então alternada.

- As flores do Fisális são muito bonitas e de onde cai a flor é que começa a crescer o papelote (como eu lhe chamo) e no seu interior o fruto. O Fisális deve ser colhido preferencialmente quando o pé do papelote já se encontra seco ou então quando espreitamos para dentro do papelote e o Fisális já se encontra bem amarelinho.

- Também varia, se gostamos deles mais ácidos ou docinhos! A planta dá frutos durante muitos meses (Junho-Outubro) variando consoante a data da plantação e o inicio das geadas.

- Este ano, como os meus fisális estavam enormes, mesmo com estrutura de suporte, foi impossível ter mãos neles (dias muito ventosos). Assim em meados de Agosto, tive que proceder à poda mais cedo, para poder colher os frutos existentes e ver se ainda consigo obter novos frutos.

- Com a chegada do Inverno, a planta deverá ser bem protegida da geada, para não corrermos o risco da planta secar completamente.

- Com o fim das geadas podemos proceder à poda (se restou alguma coisa da planta) ou esperar que a planta rebente por baixo, o que geralmente acontece.

- Se só tivermos uma planta, convém secar alguns frutos ou guardar algumas sementes para em Janeiro ou Fevereiro, podermos semear.

- Os Fisális são fáceis de distinguir no meio das ervas daninhas, para isso basta apenas ter um bocadinho de atenção quando estamos a arrancar as ervas daninhas.

- Também são muito fáceis de reproduzir!

- Dentro de um vaso também conseguimos obter frutos, eu pelo menos já fiz essa experiência e tive um fruto, mas também não dei muita atenção ao vaso!

- Seja qual for o vosso método escolhido, desejo-vos uma boa sementeira e uma melhor colheita! Aproveitem depois para confeccionar o doce e digam depois de vossa justiça!

- No entanto, se existirem mais dúvidas, não hesitem em as colocar. Assim que tiver oportunidade respondo.

- A agricultora de fim-de-semana sempre ao dispor.

- As minhas plantas ficaram assim… foi uma poda e tanto!!!

78 comentários:

  1. Nunca soube delas! como faço pra ter uma muda, tem ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angela! Se encontrar o fruto à venda pode aproveitar as sementinhas que estão no seu interior e semear num vaso ou diretamente na terra. Na minha opinião demoram um bocadinho de tempo a nascer, é preciso ter paciência! Mas vale a pena, porque este fruto é delicioso e tem muitas vitaminas! Bjs

      Eliminar
    2. Olá. Vivo em Campo de Ourique, Lisboa, posso dar-lhe uma muda de Physalis. Mail: sediruan@netcabo.pt

      Eliminar
    3. Olá. Vivo em Campo de Ourique, Lisboa, posso dar-lhe uma muda de Physalis. Mail: sediruan@netcabo.pt

      Eliminar
  2. Parabens Marta pela produção de fisalis.
    Uma dúvida: qual a adubação que utilizou??
    É importante citar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandre e Alana! Geralmente uso adubo universal que dá para vários fins, não utilizo nenhuma marca em especial e só o costumo fazer uma vez por ano, se vir que é necessário! Obrigado pela atenção. Bjs

      Eliminar
  3. amei sua materia...gosto muito desta fruta,me lembra infancia no interior da Bahia casa dos meus avós...estou lendo sua materia e degustando varios que minha mãe trouxe de sorocaba..grd bj

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Marta, ontem ganhei de minha irmã 3 mudas e ja plantei, nunca comi a fruta, mas espero em breve poder postar as minhas também.
    Obrigada por compartilhar tua plantaçao.
    Abraço
    Salma

    ResponderEliminar
  5. Ola Ola!
    Tenho fisalis em vaso, no Porto-Portugal (Abril/Maio 2012), e esta enorme e cheinho de frutos. É muito facil de cuidar. Procuro saber como podar, ja que a planta esta a ficar grande de mais: mas quero continuar a deliciar-me com os frutos ehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo! Eu geralmente só podo as minhas plantas depois de cair a geada, quando começam a rebentar (Fev/Mar)... Depois deixo crescer o ano inteiro... Só quando me chateio com aquele tamanho todo é que podo, o mais abaixo possível para rebentar com força... Depois ficamos um mês ou outro sem frutos, o ideal é só podar metade, deixar crescer e depois podar a outra parte se necessário. Espero ter ajudado. Continuação de boa produção, porque os frutos são mesmo deliciosos!

      Eliminar
    2. Olá Marta vivo em Lisboa e tenho uns pés de fisalis plantados em vasos que levam muito pouca terra e apesar de terem muitos frutos as folhas das plantas estão a ficar todas amarelas e até a cair. Qual será o problema?

      Eliminar
    3. Olá Anónimo! Neste momento também está a acontecer o mesmo às minhas plantas e estão plantadas na terra! Na minha opinião será falta de adubo! Mas geralmente nunca me importo muito com isso porque no meu caso o fisális continua a crescer e a dar frutos. Poderá ser carência de fertilizante ou excassez de água ou excesso da mesma! Se vir que está mesmo a perder a planta faça uma poda de modo a poder dar-lhe força e passe-as para um vaso maior se tiver essa possibilidade! A planta pode estar "cansada" e precisar de rejuvenescer! Espero ter ajudado. Bjs

      Eliminar
    4. Muito obrigada Marta meu nome é Cidalina fiquei muito feliz por me ter respondido vou seguir o seu conselho beijinhos

      Eliminar
  6. Marta olá. o meu obrigada, gostei muito da maneira que explica como podemos ter e cuidar os fisális. A dias vi uns com o papelote laranja lindos lindos... não sei se seram de comer ou de jardim, em tudo são iguais aos outros.beijinhosss, uma vez mais obrigada.M.j.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M.J.!
      É com todo o gosto que partilho as minhas experiências com os fisális, que é uma planta que adoro! Os que viu, possivelmente seriam de comer, desconheço se existem de jardim. Espero continuar a receber as suas visitas. Obrigada pelo seu comentário.

      Eliminar
  7. fiquei seduzido por estes frutos, após oferta de alguns por uma colega de serviço.
    como fazer para os semear? será como se faz com os tomateiros?, deixar secar um fruto e espalhar depois as sementinhas em "bocado de terra, tipo viveiro e transplantar para zona definitiva os pés, ou enterrar o fruto todo ( seco ou ainda maduro?)no sitio definitivo??,

    arménio santana
    ( se possivel, agradeço resposta para armenio.santana@iefp.pt)

    ResponderEliminar
  8. ola Marta adorei tua semsibilidade de partilhar teus fisalis ,estou começando alguns pes e isto vais me ajudar muito Obrigadoooooo

    ResponderEliminar
  9. Olá. gostaria de ter alguma ajuda com as fisalis. eu vivo numa zona em Alenquer que forma muita geada, e as minhas nunca conseguiram sobreviver ao Inverno. crescem bem no Verão, mas com as primeiras geadas em Novembro começa a amarelar. o ano passado protegi com um plástico por cima, mas morreu na mesma. O ano passado tivemos muitas geadas (e ate mesmo gelo) durante muitos dias quase ate Março (acho que devido à seca houve mais geada)por isso foi quase impossível de escapar, até pq a planta estava talvez ainda pouco estabelecida por ser o primeiro ano :/ É uma planta e fruto que muito aprecio, gostava de a ter aqui no quintal, tem algum conselho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá James!

      Aqui na minha zona (Tomar), também cai muita geada... Nos primeiros anos protegia sempre as minhas plantas (fisális) com umas paletes à volta e depois cobria com um tecido branco chamado geotêxtil. Ainda se queimavam algumas pontas, mas depois na primavera acabavam sempre por rebentar! Quando as destapava estavam muito frágeis, porque tinham continuado a crescer... Mas tinham escapado ao inverno e durante o verão lá ganhavam força.

      Agora já não o faço, porque já lá estão há algum tempo e tenho sempre a esperança que rebentem novamente. De qualquer modo sempre vão nascendo novas plantas todos os anos!

      Pode sempre optar por podar um bocadinho a planta e se tiver possibilidade destapar a planta de dia e tapar ao fim da tarde! Assim não vai ficar tão frágil e vai estar mais preparada para suportar o inverno!

      Espero que obtenha bons resultados!
      Um Bom Ano!

      Eliminar
  10. Gostaria de saber quanto tempo leva para germinar as sementes de fisális qual a melhor época para semear e fazer o plantio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O plantio pode ser realizado o ano inteiro. O solo deve contar com bastante matéria orgânica. Antes, faça o plantio em copos de plástico de 300 mililitros. Coloque uma semente em cada copinho, que deve contar com substrato próprio para hortaliças. A germinação ocorre entre 10 a 20 dias. O transplante deve ser feito para o local definitivo quando a muda tem entre 20 a 30 centímetros.

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  11. Marta amei a forma como mostrou o fisalis,as minhas estão em vasos, mas estaqueadas,o que mais quero saber é como se faz o doce dele, pode me dar a receita?

    janeterraecor@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jane,

      Já lhe respondi por email, mas deixo aqui o link para a receita do doce de fisalis:
      http://o-cantinho-da-marta.blogspot.pt/2010/09/doce-de-fisalis.html

      Espero que goste.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. boa noite,Marta adorei ver tudio isto,mas fikei curioso,e tambem kero plantar,sera k tambem pega se espetar rebentos na terra sem raiz? obrig. aguardo resposta,..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo,

      Obrigada desde já pelo seu comentário, mas na minha opinião os rebentos sem qualquer tipo de raiz não vão pegar, porque o fisalis é demasiado sensível, por exemplo, assim que podo a planta e a coloco de lado, começa logo a murchar.

      Mas claro, sempre se ouviu dizer que não há nada melhor do que experimentar. Tente utilizar hastes mais antigas com cerca de 20 cm... E não se esqueça de as regar, o fisális adora água!

      Espero ter ajudado.
      Volte sempre

      Eliminar
    2. claro que pega de estaca.

      Eliminar
  13. Ola,
    Tenho um planta de fisalis no meu quintal e à uns meses atrás um colega meu é que me explicou o que eu ali tinha, pois até então não fazia ideia, inclusive falou-me na possibilidade de comercializar o fruto.
    A minha questão é se posso colher e vender? E se me puder ajudar a quem posso e devo vender? Já agora em média quanto ronda o preço do quilo de fruto.
    Desde já agradeço a possível resposta, e espero que compreenda vivemos tempos difíceis estou desempregado e tenho contas no final do mês para pagar, sei que não é solução mas sempre ajuda.
    Por favor responda para adrianofortes@gmail.com

    Adriano Fortes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Adriano,

      Acabei de lhe enviar email com o solicitado.
      Espero ter ajudado.

      Marta

      Eliminar
    2. ola Marta, também gostaria de me aventurar como o Sr. Adriano na produção e comercialização deste fruto, mas tenho muitas duvidas, haverá uma associação de produtos desta fileira em Portugal? Quais os preços praticados? Em áreas grande como os protego da geada? Só com estufa? Deixo o meu contacto anasimao007@hotmail.com

      Eliminar
  14. Boa noite,
    Só à uns meses atrás soube que tenho no meu quintal uma planta de fisalis.
    Como todos nos sabemos os tempos que correm são difíceis e no meu caso em concreto estou desempregado, se me puderem ajudar, este fruto posso vender? Quanto ao quilo? E já agora se tiverem uns contactos sobre a quem vender agradecia.

    Obrigado, de preferência responda para adrianofortes@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Boa Noite

    Há algum tempo que tenho explorado alguma informação sobre a planta de fisalis.
    Gostei muito das suas dicas e conselhos.
    Será que me podia dar alguma informação adicional relativamente à possibilidade de venda deste fruto, bem como possiveis contatos.


    Se puder responder para o email: josemvg@sapo.pt

    Grato pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acabei de lhe enviar email de acordo com o solicitado.
      Espero de alguma forma ter ajudado.

      Marta

      Eliminar
  16. boa tarde,
    Será que me podia dar alguma informação adicional relativamente à possibilidade de venda deste fruto, bem como possiveis contatos.

    manuel-t-silva@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. olá Marta , eu também tenho um pé enorme de fisalis. agora está carregadinho, sou confeiteira e semana passada fiz alguns doces decorados com as minhas fisalis, fiquei muito feliz. mas tenho uma duvida, quanto a conservação das frutas depois de colhidadas, para durarem mais.e se posso lavá-las, será que não vai estragar as folhinhas ? e para vender quanto custa mais ou menos o kilo. moro no rio grande do sul, sul do Brasil. aqui é muito frio. se puder me ajudar responda para meu email; alcendina_alves@hotmail.com . muito obrigada um abraço

    ResponderEliminar
  18. ola marta gostaria de saber onde poso adquirir as sementes para produção de fisalis sou do norte Viana do castelo Portugal aqui lhe envio o meu mail. to_afonsinho@hotmail.com

    ResponderEliminar
  19. Olá Marta, entrei aqui para saber como fazer a poda do physalis e ainda não sei como fazer. Você pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celina,

      Depois das geadas, ou espero que a planta comece a ganhar rebentos, o que geralmente acontece na parte mais perto do solo e podo as partes queimadas/secas pelas geadas... Ou se a planta ainda estiver verde e viçosa tento sempre fazer uma poda o mais abaixo possível de modo a que a planta não perca a força e rebente cheia de vitalidade.
      Espero ter ajudado.
      Bjs

      Eliminar
  20. Boa tarde
    Comprei umas sementes de physalis e pos elas pa germinar mas ainda n apareceu nada. Pode dizer.m quanto tempo demorou as suas pa germinar.
    Pode responder para
    jose.anastacio@live.com.pt

    ResponderEliminar
  21. ola Marta, assim como o Sr. Adriano e outros seguidores do seu blog, também gostaria de produzir este fruto e comercializa.lo. Mas tenho muito que aprender e tenho muitas duvidas, relativamente ao preço por kilo pago ao produtor, se existe associações de produtores desta fileira de modo a dar assessoria e contactos de escoamento da produção? Se sim onde? em grandes áreas como as protego das geadas? A plantação e feita em jan/fev e quando começa a colheita depois da plantação ? É feita apenas uma colheita por ano? Sei que algumas perguntas são quase básicas, mas tenho de começar por algum lado. Agradeço desde já a atenção dispensada, e espero que me possa ajudar anasimao007@hotmail.com

    ResponderEliminar
  22. Olá ,
    Parabéns desde já.
    O que gostaria de saber se possivel , é o porque da phisalis (no meu caso )dar flores e não vingar.
    Elas caem , mas o pé continua bonito e florindo ( só não frutifica )
    Obrigado e continue sempre.

    ResponderEliminar
  23. oi marta eu moro em irece,aqui e muito calor,tem pouca agua pra minha plantação,e tbm nao chove muito.Tenho condições de plantar aqui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá David,

      Possivelmente não. Por experiência própria, a planta gosta de alguma água... Mas tente a sua sorte, nunca se sabe...

      Eliminar
  24. Boa tarde dona Marta... Estou a fazer uma plantação de physalis, e a planta está em fase de desenvolvimento , mas algumas plantas estão a ficar com as folhas amarelas, é normal?

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde, Marta.
    Há algum tempo que tenho explorado alguma informação sobre a planta physalis.
    Gostei muito das suas dicas e conselhos.
    Será que me podia dar alguma informação adicional relativamente à possibilidade de venda deste fruto, bem como possiveis contatos.

    responda por favor para silviarodcoelho@sapo.pt

    ResponderEliminar
  26. ola Marta bom dia gostaria de saber se vc tem conhecimento de como germina essas sementes:
    Orquidea
    Uvas
    Laranja
    e rosas?
    Por favor me de um retorno se caso saiba ou nao para esse email.
    igor.assinaturas@hotmail.com

    Bjs e muito obrigado!

    ResponderEliminar
  27. Olá Marta, gostaria de saber sobre uma minha physalis que tenho num vaso na varanda e está cheia de um bichinho branco que voa com facilidade e tenho medo que empeste as outras plantas, já deitei inseticida p/plantas.obrigado

    ResponderEliminar
  28. Olá Marta, tenho uma planta dessas num vaso e está cheia de um bichinho branco o que devo fazer?já deitei inseticida para plantas. (physalis).Obrigado

    ResponderEliminar
  29. Olá Marta, chamo me Daniela, moro no Algarve Portugal e tenho uma planta fisalis num vaso, apesar de aqui ser muito soalheiro, a minha varanda apanha pouco sol (de manhã até às 11h e ao fim da tarde). Li no teu post que se colhe os frutos entre Setembro e Outubro.... O meu problema é que estamos quase em Dezembro e a minha planta está cheia de frutos e flores!!! O que faço???
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela,

      O ideal será proteger a planta de possíveis geadas e assim que se vislumbrarem os frutos amarelinhos por dentro, mesmo que o papelote por fora esteja verde, colhe-los. Por aqui as geadas já começaram a cair e as plantas começam a morrer, mas depois na primavera, voltam a rebentar. Como estamos em zonas diferentes, é natural que a altura de floração e frutos seja diferente. As minhas plantas estão mesmo na terra, o que também difere. Beijinhos e uma boa colheita.

      Eliminar
  30. Boa tarde Marta ! Tenho bastantes pés de fisális, sou da zona da figueira da foz e gostava, se possível que me enviasse informaçao sobre a comercialização do fruto. Onde e a quem posso vender, qual o preço ao quilo etc, para o meu email joo.roe@gmail.com . Muito obrigado

    ResponderEliminar
  31. Fiquei encantado com os comentários que fez ao Physalis que não conheço. Será que me poderia informar como ou onde posso obtar plantas ou sementes para usar? Embora estando agora a escrever de Portugal onde me encontro, moro no Brasil no sul de Minas. Obrigado pela atenção que puder dar ao meu pedido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia flamaro,
      Aqui em Portugal pode comprar o fruto, que se encontra à venda em alguns hipermercados e guardar as sementes, para depois semear onde quiser.

      Eliminar
  32. Olá marta queria que tira se uma duvida os meus physalis estao muito grandes e cheio de fruto se apanhar o fruto verde e depois amudrece e precisa de uma poda radical mas tem muito fruto tenho pena que o fruto fique podre obrigada

    ResponderEliminar
  33. Olá marta queria que tira se uma duvida os meus physalis estao muito grandes e cheio de fruto se apanhar o fruto verde e depois amudrece e precisa de uma poda radical mas tem muito fruto tenho pena que o fruto fique podre obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      Pode apanhar os frutos mas possivelmente nem todos vão amadurecer. Convém ficarem espalhados para que não apodreçam. Também pode fazer uma poda parcial... Ou tentar aguentar a planta mais um mês.

      Eliminar
  34. Ola
    Como extrair as sementes do fruto?
    São tao pequenas!
    Obr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Jorge,
      Para extrair as sementes do fruto pode colocar alguns frutos num copo com um pouco de água e usar a varinha mágica, depois é só coar as sementes e colocar a secar. Se for para semear, pode esborrachar o fruto diretamente na terra.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  35. Olá Marta,

    Sou Teresa e resido no norte de Portugal como estou doente decidi dedicar-me as plantas para me distrair e como a physalis tem propriedade que melhora os nervos opticos onde tenho problema, decidi plantar e comer o fruto!
    No inicio achei o sabor um pouco diferente mas rapidamente aprendi a gostar e a planta desenvolveu muito bem nesta zona,não sei como vai ser no inverno, decidi fazer uma pequena estufa para semear physalis e tentar vender as plantar e/ou frutos na proxima primavera e verão.
    Tem conhecimentos de empresas ou contactos no norte de Portugal? Estava a pensar começar por contactar os viveiros desta zona mas este indecisa porque é a primeira vez que faço este tipo de contactos...
    o meu mail é cardosojtfr@hotmail.com.
    Obrigada
    Teresa

    ResponderEliminar
  36. Olá Marta! Ganhei 3 mudinhas há um tempo atrás e tbm ganhei uma frutinha, dá qual tirei as sementes e acho q todas germinaram... RSS
    Dei mudas pra toda a família...
    Agora os pés estão enormes mas acho q o vaso q eu plantei não comporta mais... Vou trocar. A minha dúvida é sobre as frutas, até chegaram a abrir flores,as caíram e agora os pés estão cheios de brotinhos, mas não estão indo muito adiante... O q eu faço??? Vc acha q só de colocar num vaso grande, já resolve?? Terra com. Húmus e esterco?
    As minhas são as amarelas, mas se vc ou outra pessoa tiver de outras qualidades e quiser me doar algumas sementes, vou ficar muito feliz!!!
    Obrigada... Espero q vc possa me ajudar...

    ResponderEliminar
  37. Olá Marta
    Tenho um fisalis num vaso. A planta cresce bastante mas as olhas ficam amarelas muito rapidamente. Não apanha sol direto mas tem muita luz. Será falta de sol? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  38. Olá, muito boa tarde. Tenho apenas 1 planta, que quase morreu ao mudar de casa mas depois cresceu bem. Minha dúvida é porque os frutos estão a cair antes de amadurecer, dá uma pena enorme porque floresce bem e dá muitos frutos, mas caem ainda verdes. Tem alguma dica para me dar? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  39. Bom dia, me chamo Dalma Lapa.Em outubro de 2017,transplantes na terra em novembro. Estamos em março e até agora,nada de flores.os pés estão grandes mas as folhas amareladas bastante. Qual período devo semear e transplantes e quando devo podar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Dalma,

      É normal que as primeiras flores ainda não tenham aparecido. Lá para Maio/Junho é possível que apareçam, vai depender um pouco das condições atmosféricas. Pode colocar um pouco de adubo azul e eliminar as folhas amarelas. Pode semear em qualquer altura, podem é demorar mais ou menos tempo para nascer. Eu podei a minha em Fevereiro... Mas geralmente faço podas quando vejo que a planta precisa e está a enfraquecer.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  40. Olá, boa tarde. Tenho uma plantinha dessa ainda pequena mais já produzindo, Porém seus frutos estão caindo ainda verdes, sabe oque pode estar acontecendo e oque eu poderia fazer para resolver o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Don,
      Isso acontece com todos os frutos? A planta está na terra ou num vaso? Pode ser da planta ainda ser nova e se estar a ambientar ao espaço... Pode ainda estar numa zona desabrigada ou muito ventosa... Pode faltar algum mineral à terra... Ou algum pássaro/animal, que os faça cair... Poderá ser apenas uma fase e os próximos já atingirem a maturação certa.

      Eliminar
  41. Boa noite. Meu nome é Rute. Estou a pensar num projeto da planta fisalis. Com cerca de 1.5 hectares gostaria de saber como se processa o escoamento do fruto. Com os melhores cumprimentos Rute Peixoto

    rutecatarina30@hotmail.com

    ResponderEliminar
  42. Olá Marta! Os meus fisalis estão em vasos e estão lindos, cheios de frutos!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  43. Estou tendo dificuldade de conseguir manter saudáveis e produzindo os meus Fisális, pois estão com bolinhas nos caules e aí param de produzir. Como combater essa praga?

    ResponderEliminar
  44. Bom dia! Tenho 4 pés de fisális, estou tendo muito problema com um cascudinho, aqui no sul conhecido como fede fede, eles estão comendo todas minhas frutas entram no envelope e ali se criam, você saberia uma técnica pra espantar esses cascudinhos da minha planta? Muito obrigada. Lisiane

    ResponderEliminar
  45. Bom dia! Tenho 4 pés de fisális, estou tendo muito problema com um cascudinho, aqui no sul conhecido como fede fede, eles estão comendo todas minhas frutas entram no envelope e ali se criam, você saberia uma técnica pra espantar esses cascudinhos da minha planta? Muito obrigada. Lisiane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisiane,
      Por aqui ainda não há esse problema, mas pode experimentar fazer em uma planta o seguinte: Num 1 litro de água, misture 180 ml de detergente neutro e aplique com um borrifador na planta e arredores. Se funcionar numa, depois pode fazer nas restantes.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  46. Fruto muito bom.
    Eu sou produtor physalis e é 1 coltuta muito bonita mas muito trabalhosa.

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde, tenho fisalis em vaso já algum tempo e esta bonita e crescida mas nunca deu fruto! Porque será? Obrigada. Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ana!
      Coloque um pouco de adubo azul e faça uma rega diária ou dia sim dia não, em dias de calor. Coloque-a directamente ao sol. Espero ter ajudado.
      Bj

      Eliminar
  48. Olá,boa tarde Marta,tudo bem? Plantei a minha fisalis num vaso e ela está super carregada de flores, no entanto as folhas em volta estão murchando. Pode ser devido ao frio? Não está faltando água porque tem chovido nos ultimos dias. Corro risco dela morrer?

    ResponderEliminar
  49. Bom dia Pedro,

    O fisális é uma planta resistente. Pode até passar sede, que depois de regado volta a arrebitar, nesta condição os frutos não vão ter a mesma qualidade, mas é só para tentar explicar que a planta é resistente. A sua planta pode estar a precisar de ser adubada ou colocada num vaso maior, se bem que é natural que algumas folhas vão caindo. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  50. Transplantar fisalis do quintal para um vaso grande tem que ser a planta com raiz ou só mesmo as sementes? Tenho pés grandes na aldeia e gostava de trazer algum para o Porto mas não sei como fazer. Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...