Bolo Rainha

Na minha cozinha, já cheira a Natal!!! Como nunca tinha feito um bolo rainha, nem utilizado fermento de padeiro, depois de dar uma vista de olhos em algumas receitas decidi-me por esta receita da revista “Doces Momentos” n.º 30 – Natal 2008. Como vêem já estou um bocadinho atrasada!

Foi-me sugerido que se o queria fazer bem, deveria experimentar a receita antes da hora H. E a minha resposta foi: -“Claro que sim, porque com um bocado de sorte, nos dias em causa, nem me vou atrever a pôr as mãos na massa!” É que eu geralmente quero fazer sempre tanta coisa, que alguma tem que ficar para trás… mas até lá, vamos fazendo o que vai dando.
Fiz algumas alterações à receita original por achar serem mais convenientes… reduzi a quantidade de fermento, não utilizei gila e deixei levedar a massa durante mais uns minutos…







Agora deixo-vos a minha receita:

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo, 25 g de fermento de padeiro, 1 dl de leite morno, 160 g de açúcar mascavado, 140 g de manteiga, 1 c. (de chá) de sal, 50 g de mel, 2 ovos, 1 cálice de Vinho do Porto branco, raspa e sumo de 1 laranja, 400 g de: nozes, amêndoas, pinhões, sultanas.


Decoração:
1 ovo para pincelar, nozes e amêndoas, açúcar em pó, geleia q.b.


Preparação:
Numa tigela grande desfaça o fermento com o leite morno. Adicione o açúcar mascavado, a manteiga amolecida, o sal, o mel, os ovos, a raspa e o sumo de laranja e a farinha. Amasse tudo envolvendo o Vinho do Porto aos poucos. Deve obter uma mistura homogénea e com elasticidade. Estenda a massa, espalhe os frutos secos e forme uma bola. Tape a massa com um pano húmido e deixe-a levedar durante 60 minutos. Faça um buraco no centro da bola dando a forma de uma argola. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente e pincele a superfície da massa com o ovo batido. Decore o bolo com nozes e amêndoas e deixe levedar durante mais 30 minutos. Leve ao forno a 180º C durante 30 minutos. Depois de cozido, pincele com geleia e decore com montinhos de açúcar em pó.

Notas:
- Devo dizer-vos que fiquei muito surpreendida com o resultado! E adorei o sabor! Era tudo de bom… Se tiverem oportunidade experimentem!

- Beijos e abraços.

- Até breve…

7 comentários:

  1. Irei experimentar , sem duvida o aspecto ficou 5*

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Tmb tenho andado à procura de uma receita de bolo rainha, parece-me óptima, vou experimentar de certeza. bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. ficou super mas super bonito adorei vai ficar muito bem na mesa de Natal parabens beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. O bolo ficou muito bonito. Parabéns.
    A receita agrada-me bastante.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. O teu bolo está uma autêntica maravilha, tão bonito!

    ResponderEliminar
  6. Têm um optimo aspecto... Hum... Fabuloso!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...